terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Além do Infinito: Livros de papel versus e-books

Desde que os e-books ficaram mais comuns e as vendas dos e-readers dispararam, surgiram várias discussões a respeito. Seria o início do fim dos livros de papel? Quem iria continuar comprando livros para acumular nas estantes, sendo que você pode ter milhares dentro de um único aparelhinho? (EU! o/) Diversas pessoas defendendo a permanência dos livros de papel e outras tantas opinando sobre o fim deles.

Bom.... eu sempre fui do tipo que, mesmo já tendo lido determinado livro – emprestado – se eu tiver gostado muito, compro depois e leio de novo.
Acho que as duas “modalidades” têm seus prós e seus contras.

Há uns 3 anos comprei um kindle (aquele antiguinho que nem é touchscreen) e amei! Achei muito bom para viagens e para ter na bolsa todo dia. Usei bastante, só não usei com mais frequência porque quando comprei não tinha Amazon no Brasil e os livros em português eram escassos – eu já preciso ler tanto em inglês, profissionalmente, que quando leio por hobby prefiro o bom português – gosto de fazer valer o trabalho dos tradutores! =) . Atualmente, com a Amazon Brasil eu baixei de graça e comprei vários e-books e pretendo usar muito mais meu kindle. Também sempre li muito pelo computador e no tablet. Nunca tive problema de dor nos olhos e nem dor de cabeça por ler muito nesses aparelhos. Acho que quase metade dos livros que li nos últimos 4 anos foi por um deles.

Em compensação acho tão bom poder pegar no livro, virar as páginas, ficar olhando e analisando cada detalhe das capas favoritas. Principalmente aquelas capas que têm alto ou baixo relevo, é uma delícia ficar passando a mão. Além do mais, sempre levo um livro ou outro dentro da bolsa. Claro que não é fácil levar um George Martin, mas tem vários outros que são pequenos/leves e podem morar na bolsa de dia a dia. Esses fatores, citados acima, os livros digitais nunca poderão alcançar. Serão sempre no mesmo formato. Acho isso um tanto sem graça. Outro problema dos e-readers é o retratado na tirinha abaixo do Cyanide and Happiness:

Tradução: "Haha, ainda lendo livros?", "Você deveria comprar um kindle como o meu, é muito melhor", "Por favor, desliguem todos os seus aparelhos eletrônicos senhor, o avião está prestes a decolar".

 Pois é. Quando andamos de avião, durante a decolagem e pouso, os aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Apenas colocar no modo avião não basta. Da última vez, eu já tinha terminado a leitura do meu livro de papel e estava lendo no tablet. Na hora de decolar e pousar tive que bicar o livro do Felipe. Era um que eu já tinha lido e fiquei lendo junto com ele até a hora que podia ligar o meu de novo. Isso é uma grande desvantagem, ao meu ver! Principalmente para quem viaja muito de avião não é exatamente meu caso, mas mesmo assim acontece às vezes.

Eu penso que declarar o fim dos livros de papel é um tanto precipitado. Pode ser que a venda diminua, mas acabar mesmo, acho que não. Espero sinceramente que não! Isso aconteceu com os vinis e também já aconteceu com os CDs, mas espero que os livros não virem raridade nas estantes de umas poucas pessoas.

 Mesmo no futuro, eu pretendo continuar comprando livros e, quando tiver um filho, comprarei para ele e o ensinarei a gostar, ter carinho, tratar com cuidado (como eu já faço com meus priminhos pequenos). Como eu gosto muito de ter uma estante cheia e bonita, pretendo passar isso adiante! Continuarei enchendo meu kindle, certamente, mas o livro de papel tem um lugar cativo no meu coração. E por via das dúvidas, vou garantir os meus preferidos que ainda não tenho, enquanto é tempo!

E você?? Qual sua opinião a respeito? Não deixe de nos contar nos comentários!

Samy =)

7 comentários:

  1. Eu não acho que o livro impresso vai deixar de existir, exatamente por haver pessoas que os adoram. Eu mesma prefiro o papel e também adoro analisar as capas, informações editoriais e etc. Olho tudinho antes de iniciar a leitura!
    Esse tipo de questionamento também aconteceu na minha área em relação às agências e o consultor de viagens X vendas de pacotes de viagens na internet. Começaram a achar que as agências fechariam e que o consultor seria um profissional abandonado, mas os consumidores que gostam de ir até à agência e ouvir sobre o pacote diretamente do consultor mantiveram as lojas abertas e vendendo bastante. Ou seja, enquanto tiver consumidor para a versão em papel haverá o livro impresso. Eu não posso comprar como eu deveria, mas espero que sempre haja uma loja ou biblioteca com estantes lotadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, adorei sua analogia entre livros de papel e o consultor de viagens! Inclusive, estou precisando de um para olhar um pacote de viagem. Você trabalha com isso? Se sim, entre em contato comigo: gabrielanunes84@gmail.com. Obrigada. Abraços

      Excluir
    2. Oi Tati! Eu realmente espero que aconteça como vc pensa! Eu penso dessa mesma forma! Já o Felipe acha que vai acontecer o mesmo que aconteceu com os CDs e vinis. Eu acho que o público que realmente gosta de livros de papel é mais fiel que o público de CDs. Acho que só nos resta esperar para ver! Eu sei que vou continuar fazendo a minha parte e comprando os livros de papel! Mesmo que seja aproveitando as promoções do Submarino!! hehehehehe

      Excluir
  2. Eu ADORO livro de papel, a sensação de carregar, perceber a capa, o editorial, passar as páginas... e o cheirinho de livro novo! Eu quero, como a Samy disse, ensinar o gosto pela leitura aos meus filhos (e afilhados)! Espero mesmo que o livro de papel não acabe, pois quero ver minha estante encher cada vez mais!
    Obs: Outro motivo de gostar de livros de papel: meus companheiros de viagem, descolando ou aterrissando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pras viagens eu ainda fico com o kindle, apesar do inconveniente de ter que desligar, por causa do peso e volume - e um amigo garantiu que em breve não vai ser necessário desligar mais, apenas o wifi. Como temos um limite meio restrito, faço a opção do que ocupa menos! Mas fora isso, em casa ou só para andar na cidade mesmo, ainda fico com o livro de papel! Não tem igual ver aquela folha amarelada e as capas lindas!

      Excluir
  3. Com certeza fico com os livros de papel! Eles têm uma magia a mais! Além, é claro, de nos proporcionarem o prazer do cheirinho do livro, como a Gabi lembrou ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm acho que eles têm uma magia a mais! Disse tudo Sarah! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...