terça-feira, 14 de outubro de 2014

Resenha: Eriana, Filha da Morte e Vida – Marcelo Paschoalin


Título: Eriana, Filha da Morte e Vida
Autor: Marcelo Paschoalin
Ano de lançamento: 2011 (Li a edição de 2014)
Editora: Letra Impressa
Número de páginas: 96 (Edição de 2014)


Sinopse oficial:

Até onde irias por tua fé?
Morte e vida. A díade que rege o universo acompanha cada um de nós, manifestando-se a cada momento como lágrima e riso, dor e prazer, ódio e amor.
ERIANA conhece essa essência dual. Guiada por seus sonhos, ela mergulha no desconhecido em busca de respostas para os desaparecimentos que têm ocorrido, encontrando mistério e aventura enquanto enfrenta desafios que porão em dúvida sua própria crença no divino.
Acompanhe essa jornada e descubra um mundo novo, repleto de suspense e emoção!

___________________­_____|||______________________

Lá vamos nós para mais uma resenha do talentosíssimo Marcelo Paschoalin!

Primeiro, a música que me lembra demais o livro – ou seria o livro que me lembra a música? – é Ameno, do grupo Era. Combina o estilo de música, a letra, tudo.... Acho essa música maravilhosa, assim como todas as outras da banda!


Quem leu minha resenha de A Última Dama do Fogo sabe que amei o livro e se tornou um dos meus nacionais favoritos! Deora é uma personagem fantástica e deliciosamente complexa. Desde que tive contato com a obra, fiquei na expectativa de ler outro livro do autor. Para isso, aproveitei o Desafio Literário de setembro, que pedia a Leitura de um livro de uma editora nova no Brasil. Como esse ano não estou morando no Brasil, não poderia comprar o livro físico de nenhuma dessas editoras, então me lembrei da editora do Paschoalin, a Letra Impressa, e me lembrei que ele vende seus livros em ebooks. Foi perfeito para o que eu estava precisando e pude, finalmente, ler mais um livro do autor.
Decidi comprar Eriana, Filha da Morte e Vida, pois os outros livros dele – Regência de Ossos e Crença de Ossos – pretendo comprar não o ebook, mas sim o livro físico. Bom, lá fui ler Eriana, cheia de expectativas, e acho que esse foi meu erro...

Eriana, Filha da Morte e Vida não é um livro grande, pelo contrário. Tende mais para um conto, apesar de ser maior que os contos costumam ser. Eu diria que ele está no meio do caminho entre um conto e um romance, com suas 96 páginas.

Acho que por falta de espaço, a personalidade de Eriana não foi tão bem trabalhada quanto a de Deora. Ela é uma personagem interessante mas não conseguiu me cativar, como Marcelo conseguiu fazer com Mirhanna, Deora e até mesmo Ivoreen. Sim, eu preciso parar de comparar os livros e personagens dele com A Última Dama do Fogo. Prometo trabalhar isso!

Em Eriana, acompanhamos a sacerdotisa da deusa
Gwyanna em uma missão. Por alguns dias, ela vem tendo um sonho recorrente. Achando que não pode ser uma coincidência e sim um sinal da deusa a quem serve, ela parte para tentar desvendar os mistérios que lhe são apresentados nos sonhos. Onde estão as mulheres que estão desaparecendo? Em sua busca, acaba chegando a uma antiga abadia. Quais mistérios estarão encerrados nessas paredes? Como sacerdotisa da dausa da Morte e Vida, Eriana tem o poder de enviar os espíritos para o outro lado, libertá-los de suas amarras no plano terreno.

Mais uma vez, Paschoalin escolheu o português erudito para uma melhor ambientação da sua estória e, mais uma vez, achei que caiu muito bem. Não deixa a leitura monótona e pedante, mas dá uma ar mais medieval à leitura.

Considerando o diminuto número de páginas, a trama é bem trabalhada e bem estruturada, mas senti que faltou algo, embora não saiba determinar exatamente o que foi. Talvez tenha sido o que disse acima, sobre a personalidade de Eriana. Não achei que ela me convenceu como uma sacerdotisa. Parecia que ela não era “forte” o suficiente para o se propunha a fazer, embora o seu caráter e sua fé se mostrassem inabaláveis.

Apesar disso foi um livro bom e a leitura foi rápida, mesmo eu não tendo aquela vontade louca de virar as páginas.

Como minhas expectativas eram bem altas, acabei me desapontando um pouco. Ainda assim recomendo a leitura e minha curiosidade a respeito dos outros livros do autor segue inabalável!



Samy =)

4 comentários:

  1. Tem sinopses que falam demais, outras quase não dizem nada. Essa é uma delas. Não sei se eu leria o livro. Como ainda não li nada do autor, não tenho nenhuma expectativa, por isso não me decepcionaria, mas acho que não gostei muito da história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você pegue A Última Dama do Fogo! Se gosta de fantasia, não vai se decepcionar!!

      Excluir
  2. Oi Samy!
    Acho que não leria o livro por causa do português erudito... Eu ia acabar cansando no meio leitura. :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! A menos q vc realmente não goste, não fica nem um pouco cansativo, nem pedante. Eu não tenho muito costume de ler livros assim e não me incomodou nem um pouco. Pelo contrário, acho que dá um charme a mais às obras dele! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...