quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Por trás do lápis: Bianca Sousa

Hoje eu vim aqui com mais uma entrevista com autor nacional! \o/

A entrevistada de hoje é a querida Bianca Sousa, escritora de New Adult, Fantasia e Romance.

"[A autora] Participou da coletânea "A arte de enganar o Google" publicada pela editora Terracota em 2013. Em janeiro de 2014 publicou o conto solo “O dia que o Sol não nasceu”. E em abril de 2014 estreou como romancista com o livro “Eterna: o som do amor”.

Casada, viciada em séries e chocolate, gosta de histórias que a fazem chorar, mas adora rir também. Do Rock à música clássica, aprendeu a 'dançar conforme à música'. Não à toa, tem uma vida agitada como qualquer paulistana, mas não abre mão de um fim de semana sossegado na companhia de seus dois cachorros e um gato danado. Ufa!"




Primeiro, Bianca, gostaria de te agradecer pela atenção e boa vontade em conversar um pouco conosco ! É um prazer te receber aqui no Infinitos Livros! 
Você já tem um livro publicado, além de um spin-off e um conto. Nos conte um pouco sobre você e sobre como começou a escrever!

Sou uma romântica incorrigível e adoro um bom thriller! Amo histórias fantásticas com seres sobrenaturais e mitológicos. Então vocês sempre podem esperar de mim algo inusitado! Gosto de inovar, por isso, sempre escrevo coisas que normalmente ninguém escreveria e unir tudo isso em um universo fantástico cheio de amor. Risos.



Você é uma leitora desde a infância ou foi um hobby adquirido mais tarde? Quais são seus autores e livros favoritos?

Sempre gostei muito de ler e escrevia na adolescência, mas não era nada sério na época e nem imaginava que um dia eu fosse ser escritora. Essa minha paixão por escrever só foi descoberta mais tarde, na fase adulta. Foi quando eu realmente parei e pensei “Será que posso ser escritora?” E aí eu descobri que sim.
O input de amar livros se deu depois de “Harry Potter”. Não tem como, essa história revolucionou o mercado editorial e os nossos mundos trouxas! Risos.


Ai, nem me fala. Era um sofrimento ficar o ano todo esperando o próximo volume! hahaha
Então HP foram os que te mais serviram de inspiração?

Não. Sou muito eclética em relação à leitura, então às vezes leio clássicos ou um best-seller contemporâneo. De aventura e policial a erótico. Leio de tudo. Sou sem preconceitos. Acredito que todo escritor, tem de beber de várias fontes para conhecer o mundo através dos livros e não se limitar.


Nos conte um pouco sobre suas obras já publicadas!

Levei 3 anos para escrever “Eterna: o som do amor” e foi um dos melhores aprendizados da minha vida. Além de desenvolver minha escrita como romancista, aprendi muito sobre música clássica (amo demais!), ciência, filosofia, religião e crenças. Aprendi muito sobre o amor também. Eterna fala sobre tudo isso e para conseguir escrevê-lo tive de pesquisar e estudar muito.


Como foi criar seus personagens, principalmente o Bernardo, que parece ser mais complexo com toda a “situação” em que se encontra?

Foi muito louco! Por que me colocava no lugar dele para escrever suas cenas. Fechava os olhos e me imaginava como um homem de 28 anos, rico, violoncelista e ressuscitado! Haha! Foi muito profundo. Como disse acima, um aprendizado sem igual.



"Bernardo Milano é um violoncelista talentoso que tem sua vida arrancada de forma abrupta: é assassinado no dia de sua estreia como solista no Theatro Municipal de São Paulo.

O crime choca todo o país, em especial a cientista Cecília Ferreira que sem saber, faz um trato com uma entidade voodoo. Bernardo desperta de seu túmulo, mas o milagre vem acompanhado de uma maldição: se de dia ele vive, à noite sua verdadeira face cadavérica é exposta.

Contra todas as (im)possibilidades, Cecília e Bernardo recebem do destino uma segunda chance. Conseguirão burlar a morte e fazer com que esta não se revele um caminho sem volta?"




Você já pincelou isso acima, mas fale mais sobre as pesquisas que precisou fazer para construir sua estória. Que tipo de pesquisa foi?

Todas que você puder imaginar! Sobre teoria musical, sobre o instrumento violoncelo. Cheguei até a entrevistar alguns cellistas para entender melhor o universo deles e construir o Bernardo com o máximo de verdade. Também conversei com alguns químicos, assisti a aulas sobre química orgânica para a Cecília. Além de pesquisar sobre a cidade de São Paulo. Apesar de ter nascido e morar aqui, tem muita coisa a se descobrir nessa cidade. Por exemplo, a data do primeiro capítulo de Eterna, é de verdade a reinaugaração do Theatro Municipal de São Paulo. Por aí vai!


E o que podemos esperar dos seus próximos projetos? Tem algum já engatilhado?  A estória de Bernardo já terminou ou você ainda pretende explorar, retornar a esse universo de alguma forma?
Segredo!


Opa!! Novidade por aí! Hehehehe
O que você tem achado da recepção do seu livro? Como o mercado como um todo te recebeu? Outra pergunta ligada a esse é, como foi o processo de publicação?

Eterna teve uma adesão maravilhosa! Agradeço demais aos leitores que desde o começo acreditaram nesta estória que me orgulho muito de ter escrito.
Sobre o processo de publicação, optei pela Amazon que dá um suporte maravilhoso para quem está começando.


Você acha, então, que as portas estão se abrindo mais aos autores nacionais?

Com certeza! Com a Amazon no mercado brasileiro, mais autores estão mostrando suas caras e suas estórias. Então agora temos uma gama de opções muito maior e mais variada que antes.


Alguma coisa mudou agora que você é uma autora publicada?

Agora tenho o carinho dos meus leitores! <3


Isso é sempre bom! :)
Bianca, muito obrigada por ter vindo aqui nos contar um pouco mais sobre você e suas obras! Desejo muito sucesso a você! ;)

Eu que agradeço e um super beijo para vocês e todos que acompanham o blog.


Gente, no meio tempo que fiz a entrevista até publicar surgiu uma novidade! Os que vão na Bienal no Rio, poderão aproveitar o lançamento do novo romance da Bianca, O Canto do Cisne! Aproveitem por mim e passem no stand da Amazon, onde ela vai estar! ;)

Em tempo, para quem quiser adquirir qualquer uma de suas obras, além de poder comprar na Amazon, pode comprar diretamente com a autora na sua loja virtual!

Samy =)

21 comentários:

  1. Olá,
    Acredito já ter visto algo a respeito dos livros dela, mas nunca tive muita curiosidade em ler. Entretanto gostei da entrevista, a autora é super simpática.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito simpática mesmo Inês! Eu ainda não li o livro, mas estou bem animada!

      Excluir
  2. Oi!
    Eu já tinha lido algumas resenhas de Eterna e tenho curiosidade sobre a história, mas o lançamento O canto do cisne chamou ainda mais minha atenção! A autora parece ser muito simpática :)
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito simpática mesmo Evelise!
      Estou mais curiosa com Eterna, mas quero conferir O Canto do Cisne também!

      Excluir
  3. Oi Samy, Tudo Bem?

    Eu adoro ler entrevistas de autores, pois traz uma aproximação com eles. E a Bianca transmitiu ser tão simpática na entrevista. Eu já li resenha do livro dela, mas ainda não tive oportunidade. Vou procurar conquistar um livro dela para ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito simpática mesmo Kênia! Pretendo ler o livro em breve também! ;)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora, mas já tinha lido uma resenha sobre "Eterna" e confesso que a premissa me agradou. Adoro ler entrevistas, é muito bacana poder conhecer um pouquinho sobre o autor.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal poder conhecer mais sobre eles né? Também adoro! ;)

      Excluir
  5. Adoro autores nacionais... Fico sempre feliz por conhecer algum(a)
    Obrigado pela oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos o possível para sempre apresentar autores nacionais para vocês, Tico! Fique de olho que em breve vai aparecer mais! ;)

      Excluir
  6. Wow, não conhecia a autora e adorei saber sobre a elaboração do livro dela. Adoro quando uma autora se dedica a pesquisar para produzir sua história e caracterizar seus personagens, Isso significa que ela se importa em tornar a sua história o mais verossimilhante possível e valorizo muito isso.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pesquisa feita pelo autor faz toda a diferença né Francine? Acho que torna tudo mais interessante! :)

      Excluir
  7. Olá!
    Não conhecia a autora, mas fiquei curiosa para ler sua obra. O estilo literário dela parece muito com o meu gosto, então espero não me arrepender lendo.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Juliana! Estou esperando gostar da obra! Principalmente Eterna! :)

      Excluir
  8. Olá.. tudo bem?
    Nossa eu tinha visto esse livro por ai... mas nunca tinha me interessado em saber mais... só que lendo a entrevista... nossa mudei de ideia... achei bem legal a premissa... é que a capa dá um outro tipo de ideia rsrsrs... mas adoro uma coisa meio macabra sabe... tipo morto vivo... gostei muito da entrevista... a autora parece muito simpática... desejo mais sucesso a ela... xero!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você mudou de ideia Diana! Realmente a capa passa uma ideia mais romântica e a obra parece não ser só isso! Estou bem curiosa também! :D

      Excluir
  9. Olá! Adorei a entrevista com a autora, ficou super completa! Gostei muito da parte em que ela fala que lê de tudo. Infelizmente, hoje em dia vejo muitos leitores falando 'não gosto de tal gênero, ou não gosto de clássicos', sem ao menos experimentar, sair da zona de conforto... Como a Bianca disse, toda experiência de leitura é válida e agregadora! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Camila! Eu tenho meus gêneros favoritos, mas para dizer que não gosto de algum, eu li e experimentei se era ou não minha praia, antes de destilar preconceitos por aí.
      O principal é cada um ler o que lhe agrada e ninguém se achar melhor por causa das leituras que faz! :D

      Excluir
  10. Olha eu gostei bastante da sua entrevista.
    Não conhecia a autora e nem sua obra.
    Achei bastante interessante tudo que ela contou.
    Espero ter a oportunidade de ler o seu livro assim que possivel =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/dia-de-quote-8.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que a oportunidade chegue em breve Silvana! ;)

      Excluir
  11. Olá,
    Adorei a entrevista, e depois que vi a capa lembrei que existe outro livro nacional com a mesma identidade kkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...