quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Resenha: Prince of Thorns – Mark Lawrence


Título: Prince of Thorns
Título Original: Prince of Thorns (The Broken Empire Trilogy)
Autor: Mark Lawrence
Ano de lançamento: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: DarkSide
Número de páginas: 360


Sinopse skoob:

As estradas do Império Destruído. Um cenário abandonado há milênios pelos enigmáticos Construtores. É nessa nova era medieval que o Príncipe Honório Jorg Ancrath se vê obrigado a amadurecer para saciar seu desejo de vingança e poder. Jorg testemunhou o brutal assassinato da rainha-mãe e de seu irmão caçula, ainda criança. Jogado à própria sorte em um arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. Quatro anos depois, o Príncipe dos Espinhos lidera uma irmandade de assassinos. E a única intenção é vencer o jogo. O Jogo que os espinhos lhe ensinaram.

 ______________________­_____|||_________________________

Honório Jorg Ancrath foi torturado. Sofreu um tipo diferente de tortura, já que os torturadores não tinham consciência do que faziam com ele. Mas isso não significa que eles não gostariam de fazê-lo, se soubessem que tinham a chance.

E depois o que sobra é o sofrimento. O sentimento e a necessidade de vingança. Sobreviver para se vingar. Se vingar para continuar vivendo.

O príncipe Jorg de Ancrath sofreu o pior tipo de tortura. Viu sua mãe e irmão caçula sendo assassinados, enquanto sofria, ele próprio, de dores inimagináveis nas mãos de uma roseira-brava. Será que ele não saiu de lá em auxílio aos seus por medo ou por incapacidade mesmo? Essa dúvida e culpa serão companhia constante do jovem rapaz que decide deixar a vida no palácio e seu pai frio, distante e calculista, em busca de vingança – mesmo que tenha apenas 10 anos. O conde de Renar iria sofrer. E Jorg não iria descansar até conseguir seu intento.




Descobri esse livro em 2013, quando apenas ele, da trilogia, tinha sido lançado. A capa me chamou muita atenção. Quando vi que não era brochura, mas capa dura, caí mais de amores ainda! Como sempre, fiquei aguardando o resto da trilogia ser lançada para começar a ler. Mal o último livro saiu e já corri para comprar.

Não é novidade para ninguém que a DarkSide tem sido a editora mais incrível dos últimos tempos, certo? Livros em capa dura, interior diferenciado, lombadas coloridas, fita como marca páginas em alguns livros. Lançamentos interessantes. Com a Trilogia dos Espinhos não foi diferente. Os livros estão maravilhosos por dentro e por fora.


Perdão pela foto meio desfocada. As vezes o celular dá uma trollada na gente e só percebemos quando é tarde demais.


Além disso, pensando em facilitar a nossa vida, a DarkSide mudou a fonte da narrativa quando se passava 4 anos antes e no presente. Achei isso bem legal. Adoro quando a editora pensa nesses pequenos detalhes. Mostra cuidado e carinho na confecção da obra.

No que diz respeito à escrita de Mark Lawrence, eu não sabia muito o que esperar, já que evitei ler muitas resenhas a respeito da trilogia. O que encontrei foi uma escrita poética e linda. Apesar de narrar fatos asquerosos e personagens duvidosos, Lawrence nos conquista com sua forma de contar a história de Jorg, nos fazendo acreditar que ainda há alguma coisa ali dentro que pode ser salva.

Jorg não foi criado para ser amado. Ele foi criado para ser adoravelmente detestável, até perverso. Ele sofreu na mão dos homens, por causa dos homens. E se tornou um canal de fazer os outros sofrerem também. Ele não liga para a honra, para a moral. Ele mata por prazer. Tortura para conseguir qualquer coisa que queira. Saqueia, queima. Seu coração endureceu. E ele quer fazer todos acreditarem que foi completamente e para sempre.


Quem não ama livros com mapas??? <3


Apesar disso, a maioria dos leitores criou uma afeição pelo garoto. Por que? Pena? Compaixão? Identificação? Não sei. Só sei que me lembrou muito a afeição sentida pelos leitores por Alex DeLarge, o asqueroso e adorável protagonista de Laranja Mecânica. Também nesse caso a maioria dos leitores gosta do personagem, apesar de ele ser desprezível – e eu estou incluída nessa conta.

Parando para pensar, acho que a narração em primeira pessoa ajuda, e muito, na identificação com o personagem, mesmo ele tendo atitudes mesquinhas e detestáveis – desde que seja um personagem bem construído e sem mimimi. Assim como Alex, Jorg conversa com o leitor. Expõe seus pensamentos mais sujos. E tenta não demonstrar fraqueza. Porque quem é fraco, perde o jogo. E ele vai vencer.



Não me decepcionei com o livro. Embora deva dizer que demorou um pouco até que eu me apegasse à obra a ponto de não poder largar. Eu esperava não conseguir soltar o livro desde o início da leitura, mas isso não aconteceu. Talvez o fato de ficar imaginando um garoto de 10 anos – e depois 14 – fazendo todas aquelas coisas, tenha me parecido um pouco forçado. Tudo bem que na época medieval os acontecimentos eram mais precoces, mas não gostei muito. Acharia mais fácil engolir se ele fosse mais velho quando começa a comandar uma trupe de bandidos da pior espécie.

Mesmo assim é um livro que merece muito ser lido! E que venha a coroa de King of Thorns!



Samy =)

28 comentários:

  1. Oi Samy.

    Esse é um dos livros que desejo comprar da editora Darkside. Minha vontade é ter todos, pois são edições bem caprichadas. Sua resenha deixou essa vontade ainda maior.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Kênia, eles são lindos mesmo! A Darkside capricha com vontade!!
      Ele tem ficado baratinho na amazon e submarino. Tava 23 outro dia! Para um livro de capa dura, achei um ótimo preço! ;)

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Já conhecia essa série, mas nunca li ela nem nada da Darkside, mas o trabalho pelo pouco que já vi é sensacional mesmo, capas lindas, gostei da resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho da Dark é incrível mesmo. E eles têm trazido livros muito bons! :D

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, acho que vi a divulgação dele em um canal nerd no youtube.
    Essa edição da dark side é linda, e o tema é bem interessante também

    ResponderExcluir
  4. O ponto que você citou no final de gatos de 10 e 14 anos fazendo ações forçadas, é o que tem me cansado na maioria dos livros. Adorei a resenha e o enredo, mas se comprasse o livro, seria para meu enteado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe você não compra pra ele e arrisca ler né? ;)

      Excluir
  5. Oie
    Eu não curto o gênero, mas confesso que a premissa me deixou curiosa.
    É triste saber que o personagem foi criado para ser detestavel e não amado e que ele sofreu muito.
    Eu não sei se um dia lerei o livro, mas se eu ler, pode ter certeza que foi por causa da sua resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3
      Quem sabe se um dia quiser sair da zona de conforto né?? ;)

      Excluir
  6. Sim, tenho que concordar com você que a editora Darkside capricha nas publicações dos livros é muito amor e gosto muito da editora por isso. Sobre o livro adoro o gênero e exatamente por isso ele já está incluso na minha lista, gostei de saber que um personagem tão jovem é tão cruel não esperava que ele fosse assim, me interessei mais pelo livro.

    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, crueldade é com ele mesmo Giselly. Mas não podemos dizer que ele não tinha de onde aprender!
      Tomara que curta o livro! :D

      Excluir
  7. Olá!
    Mesmo não gostando do gênero amo as capas da editora.
    Adoro quando ela tem todo cuidado para deixar o livro mais belo.
    Tbm só leio quando uma série ou trilogia está completa
    Assim evito de sofrer rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito sofrimento ficar angustiado esperando a continuação né Ana? Sem ter começado é mais fácil aguentar a curiosidade! hehehehe

      Excluir
  8. Minha prima tem esse livro e ele é lindo, realmente a Dark arrasa nas publicações. Sobre o genero e o livro, não tenho vontade de ler, mas gostei de saber sua opinião.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou doida para ler essa trilogia devido a intensidade de dor que nosso protagonista passou, imagina a dor e raiva que ele carrega querendo se vingar. As capas são lindas e a diagramação perfeitas. Vou esperar uma promoção para comprar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar Joyce! Mas tem que ter estômago!
      Ele estava 34 reais (o primeiro + segundo volumes) no submarino há pouco tempo! ;)

      Excluir
  10. Oi Samy, sua linda, tudo bem
    Personagens que buscam a vingança, vivem pela vingança, geralmente são muito sofridos, muito intensos, não tem como não se envolver com eles e torcer para que se curem e desistam dessa jornada. Tenho certeza de que irei me emocionar com ele. Também adoro as edições da editora. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intenso ele é viu? Nossa!
      O livro não é perfeito, mas vale a leitura, com certeza!!

      Excluir
  11. Olha eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e achei muito boa toda a trama. Mas eu não tive ainda interesse de ler ele por conta dos momentos que estou passando sabe? Estou preferindo livros mais leves ultimamente, mas mesmo assim eu vou anotar a dica, porque a estória me parece ser bem interessante. Eu adorei a diagramação. Está linda demais e a Darkside tem caprichado muito nas edições. Parabéns pela sua resenha viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-menino-de-vestido.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo demais Silvana! Eu sou assim também. Tou meio fora da vibe de livros que fazem chorar, por exemplo. Preferindo mais ação.
      Quando você se animar, leia sim, a escrita do autor é ótima!

      Excluir
  12. Olá!
    Eu adquiri essa trilogia completa, mas ainda não tive tempo de lê-la. Concordo com você que a editora é muito cuidadosa e cada um dos seus livros é uma verdadeira obra de arte. Enfim, gostei da sua perspectiva sobre a história. Acho interessante que o protagonista não tenha sido criado para ser amado. Tenho certeza de que vou "adoravelmente detestá-lo" (rs). Espero não sentir, no entanto, o mesmo que você sobre a idade dele… Seria ruim realmente achar que com 10 anos algumas cenas são "forçadas".

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse ponto não te incomode Francine! O Jorg não me conquistou de cara, mas no fim das contas ele conseguiu! Agora quero começar o segundo volume! Meu marido gostou mais ainda.

      Excluir
  13. Olá!

    O livro parece ser bastante bonito, mas não é o meu gênero preferido, por isso nem leio. Mas uma excelente resenha.
    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    A sua resenha está maravilhosa, mas não é o estilo de livro que gosto.
    A diagramação dele é linda e a capa maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    É possível amar um livro sem nunca tê-lo lido antes? Se sim, comigo foi amor á primeira vista ♥ Estava há 1 ano namorando essa trilogia. Recentemente consegui comprar Prince Of Thorns por um preço muito acessível. Espero comprar os outros 2 volumes para enfim iniciar minha leitura.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...