terça-feira, 5 de janeiro de 2016

TAG: Livros Nacionais


Estava querendo fazer uma TAG para começar o ano e achei que nada melhor que uma sobre livros nacionais, que estou tentando ler cada vez mais! Vi a TAG no blog Romances e Leituras! Para responder usei somente livros que já tenho na minha estante em formato físico.

Só para constar, já que algumas perguntas se referem a livros que estou lendo agora, ou o último que li, essa TAG foi respondida e programada no blog no dia 20/12/2015.


1. Qual o último livro nacional que leu?




Estou participando de um desafio e precisava ler um livro cujo autor ganhou algum prêmio. Estava com esse do Ângelo Machado aqui, recém adquirido, e louca para ler – ele ganhou um Prêmio Jabuti em 1993. Aproveitei a chance e não me arrependi nem por um segundo! Livro sensacional!

2. Que livro nacional está lendo?




Estou lendo A Auriflama do Caos. Já gostaria de ter terminado, mas por causa dos vários desafios que participei esse ano, precisei intercalar a leitura dele com esses outros, então acabou demorando mais do que eu gostaria. Fiquei um pouco chateada com isso porque o livro é bom demais e estou super curiosa com os desdobramentos!


3. Qual o próximo livro nacional que irá ler?




Meu próximo que está na mesa de cabeceira será Mademoiselle Zaira. Já era para ter lido e resenhado também, mas pelo mesmo motivo anterior, não consegui. Li o início quando o autor estava divulgando e achei bem original, já que é narrado por um feto – depois um bebê. Bem inusitado. Em breve trago a resenha para vocês, ok?


4. Um livro nacional que você amou?




Ai gente, essa foi difícil! Tenho amado tantos nacionais ultimamente. Para facilitar e eliminar vários amados, vou me ater aos que li no segundo semestre de 2015 e que não foi citado em nenhuma outra pergunta, ok? Fico com Os Verdadeiros Gigantes de Charles Krüger, A Profecia de Samsara de Letícia Vilela e Ouro, Fogo e Megabytes de Felipe Castilho. Tenho milhares de outros para indicar, mas fico com esses hoje! ;)


5. Um nacional que te decepcionou?




Não Pare! foi um livro que teve muito alvoroço em torno e eu achei que seria bem interessante! Acabei achando quase insuportável, com personagens chatíssimos e por pouco não abandonei na metade. Infelizmente foi uma leitura que eu tinha certas expectativas que acabaram sendo frustradas. :-/


6. Uma capa que você amou?






A primeira vez que vi a capa de Exorcismos, amores e uma dose de blues já amei! Esse gatinho onírico, a cidade no topo da capa, tudo lindo! Outra que amo é a da trilogia Dragões de Éter. Me lembra muito as capas do Simonetti, que amo de paixão!


7. Uma capa que você odiou?




Cheguei à conclusão que não tenho nenhum nacional na minha estante que tenha odiado a capa, então vou escolher uma que não amei. Como não sou muito fã de capas com modelos, escolhi a de Sabores Mortais. (Como eu disse, não significa que eu acho feia ou odiei, só não é um estilo que é dos meus favoritos).


8. Um livro que deu vontade de ler várias vezes?


Foto de Jana P. Bianchi




Não tenho tido tempo para releituras, mas acho que leria várias vezes Lobo de Rua da Jana Bianchi, ainda mais que é uma novela, bem curtinho! Hehehehe
Também leria várias vezes Pó de Lua da Clarice Freire, por serem poemas, dá para abrir em qualquer página, ler o quanto quiser e parar.


9. Livros nacionais lidos em 2015?

Esse ano li bastante nacional, foi o meu record. Mas estou prevendo que ano que vem será ainda melhor nesse quesito! Os de 2015 foram:

1. Tempestade e Fortaleza, de Eduardo Prota
2. A Queda, de Nazarethe Fonseca
3. Onze Minutos, de Paulo Coelho
4. O Senhor da Luz, de Graciele Ruiz
5. Horas Noturnas, de Bianca Carvalho
6. Os Verdadeiros Gigantes, de Charles Krüger
7. Filhos do Fim do Mundo, de Fabio Barreto
8. Enigma, de Rita Pinheiro
9. Pó de Lua, de Clarice Freire
10. A Luz de Cada Mundo, de Rennan Andrade
11. Escolhas, de Cristina Valori
12. A Torre Acima do Véu, de Roberta Spindler
13. Lobo de Rua, de Jana P. Bianchi
14. Ouro, Fogo e Megabytes, de Felipe Castilho
15. Exorcismos, amores e uma dose de blues, de Eric Novello
16. Não Pare!, de FML Pepper
17. Eterna, o Som do Amor, de Bianca Sousa
18. A Profecia de Samsara, de Letícia Vilela
19. Will Tirando, de William Leite
20. A Morte e os Seis Mosqueteiros, de Anatole Jelihovschi
21. Haakon, Estações de Caça, de Lauro Kociuba
22. Ima Sempre em Frente, de Eric Peleias
23. Borboletas Eróticas, de Ângelo Machado


E é isso pessoal! Não vou indicar ninguém para a TAG, mas quem animar responder, me conte aqui! :D

Samy =)

6 comentários:

  1. Estou gostando bastante dos seus posts sobre literatura nacional! Sempre tem uns livros que eu não conheço.
    Quero muito ler Exorcismos, amores e uma dose de blues, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Então meu propósito de espalhar a literatura nacional está dando certo!! hehehehe
      Exorcismos é ótimo! Leia!

      Excluir
  2. Olá!
    Quantos nacionais!! Em 2015 eu li alguns também, acho que foi o ano em que mais li nacionais.
    Não li nenhum dos que você citou, mas realmente, muita gente falou muita coisa sobre o Não Pare.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu fiquei decepcionada. Mas tomara que você goste! Muita gente mesmo tem gostado! :D
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Samy!
    Ótimo post. Como você bem sabe, sou uma leitora viciada em fantasia e apesar de não ter lidos muitos nacionais (não cheguei nem perto de 23!), já é mais do que li em toda a minha vida. Quero muito Auriflama e fiquei meio triste por Não Pare! agora, porque o hype de fato foi tão grande ao redor dele que eu estava louca pra ler.

    Até mais, Celly do Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano eu realmente me superei na leitura de nacionais, em grande parte graças às maratonas Me Livrando! :D
      Não deixe de ler Não Pare! não. Vai que você gosta! :***

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...