terça-feira, 29 de março de 2016

Resenha de HQ: O Monstro, Lembranças – Fábio Coala

Título: O Monstro
Autor: Fábio Coala
Ano de lançamento: 2013
Editora: Jupati
Número de páginas: 240

Sinopse skoob:

Cuidado: este livro contém um monstro.

Na verdade, dependendo da interpretação, pode ter vários. Etimologicamente, a palavra vem do latim monstrum, e pode significar "mostrar", "advertir" ou até mesmo "segredo divino". Mas, o significado mais comum é "criatura abominável, deformada e cruel que vai arrancar sua cabeça e jogar futebol com ela", ou mais ou menos isso.
Não tenho medo de monstros. Descobri cedo que o mundo está cheio deles, inclusive dos mais abomináveis. Mas este livro não é sobre esses, é sobre o outro tipo, o que gosta de "mostrar" e "advertir". Um tipo mágico que, provavelmente, você já encontrou em algum momento da sua vida. Mas, se ainda não encontrou, não perca a esperança, pois uma das poucas certezas que tenho é que esses monstros existem.

  ___________________________|||__________________________

Bom... eu sou um pouco suspeita para falar porque adoro o trabalho do Coala em suas tirinhas – não conhece??? O que está esperando?? Clique aqui e delicie-se! – então quando me deparei com ele vendendo a HQ de história única do Monstro não resisti. Aliás, comprei os dois, já que era o lançamento do segundo volume.

O Monstro é... como eu posso dizer isso sem chocar vocês?... bom, um monstro. Sim. Ele é enorme, roxo, tem um olho azul, o outro verde e um narigão rosa. Eu mencionei as asinhas e o topete amarelo? Sim, tem isso também. E ele tem rabo.



(Gente, Gandalf fez questão absoluta de aparecer nesse post. Eu já tinha todo o esquema montado pras fotos, mas ele realmente quis. Então aguentem, tá?)

Para quem não o conhece, o Monstro pode parecer aterrorizador, né?

(Ok, gente, vamos imaginar um monstro aterrorizante, porque ele é grande, afinal. Não é porque ele é roxo e peludo que vamos falar assim de cara que ele é fofo, tá?).




Voltando... ele pode parecer aterrorizador – sim essa palavra existe, eu chequei – mas ele não é. Ele é um fofo que só quer ajudar as crianças que se encontram em situações desesperadoras e que estejam desamparadas.

Vocês já sabem onde tem que clicar para ver mais, certo? Lá em cima!


E a graphic novel segue esse mesmo princípio das tirinhas e fez com que eu me apaixonasse mais uma vez pelo Monstro. O livro é tocante, emocionante, me fez chorar, mas ao mesmo tempo esquenta nosso coração e nos faz pensar que nem tudo está perdido. Pode ser que só precisemos de um “monstro” para nos ajudar a reerguer, a seguir em frente.


Ele é meio possessivo com os livros "dele", sabe?


Bem, olhando assim até parece um livro de auto-ajuda, mas está longe disso. Apesar de que ele ajuda sim quando estamos meio desesperados, pensando em desistir, achando que nada dá certo na nossa vida. Nesses momentos o Monstro está ali para nos dar força, segurar nossa mão e falar “vai lá, você sabe que consegue”.




Então... a história é boa. Mas a uma graphic novel não basta ter uma boa história, senão poderia ser um livro “comum”, certo? Aí que entra toda a arte do Coala. Gente, o cara é bom. O traço dele é um dos meus favoritos dentre os cartunistas brasileiros. É um traço cativante, que te dá vontade passar cada vez mais páginas, ver mais e mais de suas obras. E não é só com o Monstro não. Todas as categorias do blog dele seguem o mesmo traço característico e apaixonante.




É aquele livro que você lê de uma vez e logo depois se arrepende, porque acabou rápido demais. Quer continuar virando as páginas, mas elas acabaram e você pensa “poxa, podia ter lido mais devagar para durar mais”. Mas já era, já acabou. Ainda bem que tem o volume 2 – que não se chama O Monstro 2 – para nos fazer felizes mais uma vez. Será que esse eu consigo ler devagar para durar mais tempo?

Resumindo, comprem O Monstro – e outras HQs e graphic novels – e incentivem os quadrinistas nacionais. O trabalho do Coala é brilhante e merece todo o reconhecimento! Não deixem de conferir!




PS: Recentemente uma de suas histórias ganhou movimento. É isso aí, um fã traduziu a HQ e colocou no 9gag, o animador Jacob Frey gostou tanto que resolveu transformar num curta. Ficou lindíssimo, não deixem de conferir. A HQ é esta e o curta pode ser visto aqui! Vale o clique!


Samy =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...