quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Resenha: Escolhas – Cristina Valori

Título: Escolhas
Autora: Cristina Valori
Ano de lançamento: 2015
Editora: Qualis Editora
Número de páginas: 254


Sinopse skoob:

Quem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa?
Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta.
Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão.
Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada? E por quê? Porque ela estava sendo
testada daquela forma?
Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos.
E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?

 ______________________­_____|||_________________________

Quando eu li uma resenha desse livro em um blog – me desculpem, mas não lembro qual foi – sabia que era exatamente o tipo de leitura que não me agrada. Mesmo assim, a resenha deixou algumas perguntas no ar que me deixaram muito curiosa e acabei indo na Amazon e pegando o ebook para ler. Isso que é uma boa resenha né? Mesmo sabendo que não é o tipo de livro que gostamos, ficamos querendo saber o que acontece.

Pois é... tanto pela sinopse quanto pela resenha que li, eu sabia que não gostaria nem um pouco de Fabiana e foi exatamente o que aconteceu. Cogitei nem resenhar o livro, mas como já tinha lido, decidi colocar aqui o que pensei.


A protagonista foi com seus cunhados fazer uma nova tatuagem e seu marido foi acompanha-la. Lá no estúdio a moça se apaixona perdidamente, no primeiro olhar, pelo tatuador – sim, com seu marido ao lado. Gustavo sente a mesma paixão irrefreável por Fabiana, após um único olhar. Eu confesso que tenho preguiça desse tipo de “amor” totalmente inverossímil. O fato de Fabi ser casada não a impede de se apaixonar por outro, obviamente. Mas acho patético a pessoa não ter coragem de tomar uma atitude digna e terminar com o parceiro, já que deixou de ama-lo ou de ter vontade ficar com ele.

A narração em primeira pessoa tenta nos deixar mais próximos da protagonista. Ela conversa com o leitor e tenta expor tudo aquilo que pensa, para que entendamos suas ações, mas foi aí que ela não conseguiu me ganhar. Achei suas justificativas para não abrir o jogo com o marido bem pobres e mesquinhas. Lá para o final ela consegue ficar mais insuportável e infantil ainda.

Tive preguiça da tentativa patética da Fabiana em culpar o “destino” por suas escolhas e por sua decisão de enganar o marido. Como se ela estivesse de mãos atadas e nada pudesse fazer a respeito.

Depois de alguns capítulos a narração pula para Gustavo e para o marido de Fabiana, sempre acontecendo em primeira pessoa. As partes que mais gostei foram as narradas pelo marido. Foi o personagem que menos me incomodou e o que mais me cativou. Gustavo foi um personagem mais ou menos. Não me irritou tanto, mas também não conseguiu me ganhar. Eles são bem construídos, disso não há do que se reclamar, mas não me conquistaram.



No meio da enrolação de Fabiana para contar tudo ao marido, surge uma nova carta no baralho. E foi exatamente isso que me deixou tão curiosa depois da resenha que li. Qual seria esse plot twist na trama? O que aconteceria com Fabi? O que seu marido fez para mudar tão completamente o rumo das coisas?

Posso dizer que essa dúvida foi a única coisa que me fez prosseguir na leitura e não parar na terceira página. Imaginei vários cenários possíveis, mas confesso que não descobri o que era. Se eu soubesse de antemão teria me poupado o trabalho de ler o livro. Pensando nisso hoje, eu deveria ter procurado um spoiler por aí e ficado satisfeita, mas nem sempre fazemos a melhor escolha (sacaram meu péssimo trocadilho?? Rá!).

O nome do marido de Fabi só mencionado lá pelo meio do livro e achei que isso seria algo relevante na estória, mas não foi. Até agora não entendi o motivo da autora esconder seu nome por tanto tempo. Talvez eu que seja meio obtusa e pouco sensível e não percebi... vai saber.

Eu sei que muita gente gosta desse tipo de livro e digo: se você gosta, sei que não vai se deixar abalar pela minha resenha tão negativa, então vá e leia, provavelmente você vai gostar! Mas para mim não colou. Do mesmo modo, sei que muita gente vai se identificar comigo e não ter vontade de ler o livro. Se for esse o caso e vocês ficarem curiosos para saber o plot twist, como eu fiquei, vou deixar na aba de spoilers para quem quiser ler! Vocês já devem ter percebido que algumas resenhas tem essa aba para quem gosta de saber muito do enredo as vezes até o final antes de começar a ler o livro existe doido para tudo nesse mundo!

Infelizmente não foi uma leitura que me agradou, mas espero que agrade a muitos de vocês que gostam desse tipo de livro!



(Você quer saber spoilers da trama? É só escolher a pílula vermelha e você irá perceber que foi apenas o começo!)

 


Então... o caso é que Fabiana protelou a revelação ao marido até ele marcar um jantar com ela para fazer ele próprio uma revelação. Essa revelação era que ele estava doente e quase morrendo. Pois é. Bem clichê assim. Apesar disso eu não desconfiei. A partir daí Fabiana decide continuar com ele, que começaria seu tratamento contra o câncer (sim, foi usada a doença mais obvia de todas e mais abordada em livros). Gustavo, como um bom príncipe encantado – mas que não tem pudores em se envolver com mulheres casadas – diz que vai esperar Fabiana pelo tempo que for necessário.

Depois que Fábio, o marido de Fabiana, morre ela fica esperando a volta de Gustavo, mas como entrou em uma depressão, ele continua aguardando até que ela esteja realmente pronta para ele.

Nesse meio tempo, a ex-mulher e filho de Gustavo sofrem um acidente de carro e ele se muda para a casa dela, pois a moça fica paraplégica. Fabiana surta ao descobrir que ele tinha voltado a morar com a ex, mesmo sabendo que ele já tinha saído da casa da moça há algum tempo. Essa foi a parte que a protagonista ficou mais chata e mesquinha, já que ela tem todo o direito de errar e trair, mas o cara que ela supostamente ama tem que ficar à disposição e não pode sequer escorregar – o que, na verdade, nem foi um escorregão.

No fim, obviamente ela perdoa ele e todos vivem felizes para sempre. Fim.
Samy =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...