quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Resenha: A Descoberta das Bruxas – Deborah Harkness


Título: A Descoberta das Bruxas
Título original: A Discovery of Witches
Autora: Deborah Harkness
Ano de lançamento: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Editora: Rocco
Número de páginas: 781


Sinopse oficial:

A professora Diana Bishop foi convencida pelo medo de que é melhor ser humana do que bruxa. Mas quando descobre um antigo manuscrito com a origem de espécies sobrenaturais, fica muito próxima do mundo do qual sempre fugiu. Demônios e vampiros passam a cruzar seu caminho, e o instinto de sobrevivência dessas criaturas faz Diana ser uma presa vulnerável… Até que ela seja capaz de dominar os próprios dons e usar seus poderes.

______________________­_____|||___________________________

A música de hoje é Every Breath You Take, do The Police! Quem leu o livro vai entender muito bem a escolha!



Esse livro foi escolhido para o mês de setembro do Desafio Literário 2014 que nos pedia para Ler um livro sobre bruxas. Escolhi esse sem saber nada sobre ele e sem nenhuma expectativa.

Bom… acabei descobrindo que, mais uma vez, eu quebrei meu trato comigo mesma e comecei uma série antes de todos os livros estarem lançados. Mas dessa vez tenho a meu favor um ponto… eu realmente não sabia que se tratava de uma trilogia. Tinha plena convicção que era um livro isolado e pronto. Só que vou falar para vocês... apesar de eu ter quebrado meu trato, fiquei muito feliz de saber que é uma trilogia! Porque dessa forma posso ficar mais tempo com Matthew e Diana! <3

Os dois primeiros volumes já foram lançados aqui no Brasil pela Rocco e o terceiro volume está programado para o ano que vem.

Em meio a tantos livros de diversos gêneros com personagens adolescentes (seja distopia, fantasia, romance) confesso que foi um bálsamo ler um livro com protagonistas maduros, decididos, que não ficam com os "decidi-mas-voltei-atrás" típicos da adolescência.

Veja bem... estamos falando de um livro de quase 800 páginas, mas que se lê rapidamente. Os personagens te cativam de uma forma que você até prende a respiração em momentos de perigo e tem vontade sacudi-los, quando fazem alguma burrada. Não são perfeitos e isso os torna mais cativantes. Fiquei caída por Matthew e achei Diana um encanto (com o perdão do trocadilho :P). Mesmo os personagens secundários como Ysabeau, Marthe, Sarah e Emily são muito bem estruturadas e têm uma personalidade muito bem formada. Gostei demais de todas elas! Diana não é aquela mocinha frágil que precisa de alguém a protegendo o tempo todo. Ao mesmo tempo, não é aquela protagonista inimaginável que consegue resolver tudo sozinha e nunca precisa de ninguém. Ela é um mix disso. É aquela pessoa que passa por situações complicadas e mostra que tem força quando precisa – mesmo que nem ela soubesse que tinha essa força.  

A certo ponto o protecionismo de Clairmont com Diana me cansou e chegou a irritar um pouco, mas na maior parte das vezes ele tinha razão em se preocupar com a segurança dela, então acabei deixando isso passar. O casal tem um entrosamento tão bom que o romance – apesar de não ser o foco da obra – ajudou a dar um charme a mais e nos aproximar dos personagens principais.

Algo que observei foi um vício de linguagem da autora – se bem que nem sei se posso chamar isso de vício de linguagem – mas tudo para ela é superlativo. Tudo bem que estamos tratando de vampiros e as coisas para essas criaturas tendem a ser superlativas mesmo, mas ela exagera nas descrições de cores e sabores e tudo é uma explosão de sentidos. Ora, "uma explosão de cores", ora "uma explosão de sabores". Acho interessante usar essas expressões vez ou outra, mas toda hora parece falta de criatividade.

A única parte do livro que me incomodou um pouco foi o ritmo um pouco mais lento em determinada parte da obra. Entre o inicio – bem movimentado – e o fim do primeiro terço do livro, achei meio morno. Não que tenha ficado ruim, mas depois entra em um ritmo tão acelerado, com seus mistérios e confusões que eu não conseguia largar, então essa parte mais lenta destoou um pouco do todo.

A estória te envolve de uma forma que parece que somos levados ora para Oxford, ora para a França, ora para os EUA. Eu quase conseguia me sentir na casa das Bishop – e realmente queria estar lá! E eu ainda nem falei nos demônios... pois é, junte aos vampiros e bruxas essa terceira entidade sobrenatural e está completa a obra! Eles têm uma menor participação nesse primeiro volume, mas ainda assim indispensável.

Resumindo... foi dos melhores livros que li esse ano e mal posso esperar para comprar a continuação e prosseguir no mundo das Bishop e dos Clairmont! A autora, que eu até então não conhecia, ganhou mais uma fã! Leitura altamente recomendada!!


Samy =)

17 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas parece ser bem interessante. Faz tempo que não leio livros sobrenaturais com adultos, realmente é diferente dos protagonistas jovens. Só tenho que vencer a preguiça pelo tamanho do livro e por ele ser série...
    E indiquei uma tag para você lá no meu blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, acho que serem personagens adultos fez toda a diferença pra mim. Estava cansada dos personagens adolescentes, sempre inseguros, com briguinhas bobas e sem razão. Qdo eu peguei não sabia que era série (por isso quebrei o trato de não começar séries antes de estarem 100% lançadas), mas valeu a pena demais! Deixa a preguiça de lado que vai valer a pena!! hehehehehe
      Respondi a tag já! Logo logo aparece aqui! ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz quando alguém gosta de livros que eu também gosto.
    Adorei sua resenha e tem razão, personagens adultos fazem toda a diferença. Eu andei lendo tantos livros com personagens adultos, que quando pego um com personagens adolescentes, fico até um pouco irritada às vezes com toda essa coisa de insegurança, ''briguinhas bobas e sem razão'', como vc disse pra Marília.
    Espero que goste do segundo também.
    Beijos
    Mel
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mel, gostei tanto e estou com tantas expectativas para o próximo, que preciso dar uma abaixada na bola para não me decepcionar.... hehehe
      Ir com altas expectativas, geralmente, não é uma boa ideia!
      Mal posso esperar para lançarem o terceiro, pois vou deixar para comprar os dois juntos!
      Beijos!

      Excluir
  4. Leitura interessante. Gostei principalmente das personagens, suas idades e personalidades. Continua assim, escrevendo suas maravilhosas resenhas. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luna! Realmente foi uma leitura que não tinha expectativa nenhuma e me surpreendeu demais! Vale a pena! ;)

      Excluir
  5. Das poucas resenhas suas que li, já posso dizer que você escreve muito bem! Livros sobre bruxas super me atraem, mas eu me assustei um pouco com a quantidade de páginas. A capa é linda e deve mesmo ser um livro incrível. Ah, adorei a música escolhida, de verdade :)

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! :D
      Olha, eu confesso que quando escolhi o livro não vi o número de páginas (era em ebook e o kindle só mostra a porcentagem :-/) senão eu teria me assustado também. Mas ainda bem que não vi, porque o livro passa tão rápido que nem parece ter tantas páginas! Pode ir sem medo!! ;)

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro mas agora fiquei curiosa...
    bacana saber que os personagens são maduros pra variar um pouquinho....
    Amei a capa do livro e a escolha da música!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto demais de The Police e a música tem tudo a ver com o casal protagonista! hehehehehehe
      Essa capa é maravilhosa né? Eu li o livro em ebook, mas só estou aguardando a Rocco lançar o último volume para comprar a trilogia e ter essas belezas na minha estante! :D

      Excluir
  7. Samy mais uma resenha incrível, tu é craque nisso menina.
    Eu tenho esse livro em ebook, deixei lá no cantinho da pasta, não tinha tanto gosto pra ler agora me deixou curiosa vou ter que conferir, espero a resenha da continuação.
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kammylla!!
      Foi exatamente isso que aconteceu comigo! Eu tinha ele aqui há um tempão mas nem lembrava e nunca tinha dado bola. Quando precisei de um sobre bruxas para o desafio, resolvi desencavar ele e valeu a pena, viu!!
      Quando acabar Psicose pode pegar esse sem medo! ;)

      Excluir
  8. Olá!

    Já ouvi falar muito desse livro, mas a capa nunca me animou. O terceiro livro da trilogia ganhou o Goodreads Choice Awards, ai fiquei tentada a começar a ler a trilogia, mas como ainda não tem a continuação publicada, acho que vou esperar.

    Sua resenha também me encantou!

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depois de ler eu comecei a gostar mais da capa do que antes de ler! hehehehe
      Acho que vale a pena mesmo esperar o lançamento de todos para começar a ler. Se eu soubesse, teria esperado! :)

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros sobre bruxas e nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas o achei bem interessante, embora a capa não tenha conseguido me conquistar. Confesso que ao saber que o livro faz parte de uma trilogia eu já fiquei um tanto desanimada, eu sempre fujo de séries/trilogias, mas pela sua resenha parece que vale a pena, né? Enfim, adorei a resenha, imagino que o livro deva ser muito bom mesmo, vou tentar ler ele assim que tiver oportunidade.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desanima um pouco mesmo Larissa, porque os autores hj em dia só escrevem séries. Não posso falar dos outros volumes, mas se seguirem com a mesma qualidade, vale MUITO a pena!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...