sábado, 4 de janeiro de 2014

Resenha: A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin



Título: A Guerra dos Tronos
Título oficial: A Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
Ano de lançamento: 1996
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: LeYa Brasil
Número de páginas: 592


Sinopse oficial adaptada:

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a mudar. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado e sua intenção é proteger o rei. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também toda sua família.
______________________________|||______________________________

Guerra dos Tronos é o primeiro volume da série Crônicas de Gelo e Fogo, lançado em 1996 pelo escritor George Martin. Conheci a série depois que a HBO transformou esse primeiro volume em um seriado e houve um boom de venda dos livros. Como eu sabia que ainda havia alguns volumes a serem escritos para concluir a série, não comprei, mas acabei ganhando de presente de Natal! Claro que adorei e comecei a ler em seguida! Seriam sete livros, mas de uns tempos para cá tio George diz que não garante nada e que não vai correr com a estória para acabar no sétimo. Se necessário, haverá um oitavo.

É uma estória que finge que não é fantasia, mas é. E também é um livro de guerra, um drama e medieval. Um prato cheio para quase qualquer tipo de leitor!
A escrita do George Martin é sensacional! Todo o livro é narrado em terceira pessoa, mas cada capítulo pelo ponto de vista de um personagem – e não são todos que têm a honra de ter um capítulo para eles. E o escritor é tão sacana, que acaba os capítulos nos momentos mais angustiantes e pula para outro personagem, te deixando com vontade de saltar vários capítulos até chegar naquele novamente!

A estória se passa em Westeros, um continente dividido em sete reinos mais “as terras depois da muralha”, que é uma “terra de ninguém”. Os Sete Reinos têm um só rei, mas cada um dos sete tem seu lorde, que governa aquela região – e todos são vassalos do rei. A trama gira em torno do Trono de Ferro e de uma guerra que se inicia – ou se reinicia – pelo direito de se sentar nele. Em torno desse eixo base, tem toda uma rede de traições, intrigas, amores, honradez e sofrimento.

Os personagens são muito bem construídos e com personalidades marcantes, além de todos terem um lado  bom e um lado ruim, como todos nós – okay, só não consigo ver um lado bom no Joffrey – e você acaba se apegando muito a um ou outro. Mas saiba que George ficou famoso por não ter dó nenhuma de matar seus personagens. Acho que é por isso que ele colocou tantos no livro! E esse é justamente um aspecto que fez algumas pessoas não apreciarem tanto a leitura. São MUITOS personagens. E alguns com nome parecido. No começo, dá pra confundir. Mas tem uma parte no final dos livros que é a relação de todos os membros de cada Casa e dá pra consultar quando surge a dúvida. Outra parte fundamental do livro são os mapas! Tanto no início quanto no fim de todos os livros, tem mapas dos Sete Reinos e de outros continentes que aparecem posteriormente na estória e eu os consultei vezes sem conta.

O livro não é indicado para aqueles que gostam de uma leitura leve, pois tem muita palavra de baixo calão, mortes violentas, estupro, incesto, mutilações. Mas acreditem, é muito bom!!

Só para finalizar, deixo uma passagem do livro – coisa que, em geral, não gosto de fazer, mas o Tyrion merece. "Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo." E, sim, como uma das minhas séries favoritas recomendo sem hesitar!


Samy =)


8 comentários:

  1. Vou confessar: conheci primeiro a série também e como sou uma aficcionada, foi o que eu fiz. Eu vi as temporadas um e dois e gostei. Achei instigante, interessante e ao mesmo tempo tomei uma birra do tal de "Winter is coming". Que joça é essa? E aí eu pensei em ler os livros, porque hoje são considerados como uma das 100 obras mais importantes da literatura mundial. Mas o que mais me dava medo era ouvir que "Ah, o autor é como se fosse um Tolkien americano". E eu detestei ler coisas de Tolkien, eu as larguei com pesar. Então eu li essa resenha e eu me motivei, porque sei que muitos amigos que são bons críticos gostam da leitura, apesar de leitura ser algo muito pessoal, também vejo que a saga é famosa demais em muitos meios - fato que me faz pensar que deve ser para quase qualquer leitor, como você disse, Samy - e aí o numero elevado de páginas deve ser mais fácil de passar.
    Eu quero ler, eu fiquei curiosa com essa trama. Acho que tá na hora de por nas metas de 2014 ter coragem de ler tudo isso aí. Talvez ocupe o ano inteiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado. Nunca cogitei comparar George Martin com Tolkien. O estilo de escrita deles não poderia ser mais diferente, ao meu ver.
      E o livro é bem denso mesmo. A leitura é mais demorada que o normal (pelo menos pra mim foi) pq tinha que reler umas partes, voltar pra lembrar quem é aquele personagem.... mas vale muito a pena!

      Excluir
    2. http://popwatch.ew.com/2012/11/13/lord-of-the-rings-game-of-thrones/

      Excluir
    3. Uma coisa é comparar personagens e o estilo de literatura, outra é comparar os autores e seus estilos de escrita! ;)
      Nunca cogitei comprar os autores.... amo esse vídeo, acho engraçadíssimo!

      Excluir
  2. Um monte de gente tem falado desse livro e, depois da resenha, fiquei curiosa pra ler. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo Tati! É MUITO boa! Diferente do que vemos por aí, mais realista (no que diz respeito às personalidades e ações dos personagens). Dps me conta! ;)

      Excluir
  3. Estou achando incrível como os capítulos sao bem divididos, como a gente nao se perde e como os personagens são uns fofos, voce realmente se sente dentro da historia. E é uma narrativa fantástica. Eu sempre tive medo de que o livro fosse melhor pela fama em cascata do que na verdade.... e esse nao tá me decepcionando em NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Georginho não decepciona! Pode ir sem medo até o fim!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...