sábado, 28 de junho de 2014

Progresso de Junho do Desafio Literário 2014

Estou um pouco atrasada com as resenhas dos livros do Desafio, mas os do mês passado já foram todos postados e os desse mês vêm aí!

Fiquei com um pouco de dificuldade para escolher um dos livros, mas isso conto pra vocês já já. Vamos ao progresso do mês?

Como categoria obrigatória para junho tínhamos que Ler uma distopia. E já foi nessa categoria que agarrei! Saíram tantas distopias ultimamente que acabei ficando meio perdida. Várias delas ainda não li e quero ler quase todas. Mas ao mesmo tempo fiquei querendo pegar algum dos clássicos distópicos, como 1984 ou Admirável Mundo Novo. Acabei escolhendo:


 Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.

O primeiro livro opcional deveria se enquadrar na seguinte categoria: Ler um livro do John Green. Achei ótimo porque tinha comprado dois livros do autor ano passado, e lido somente um. Aproveitei a chance para ler o outro, que foi:


 O Teorema Katherine - John Green
 
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Para o último livro do mês, deveríamos Ler um livro que tenha um dos elementos na capa (fogo, terra, água e ar). Para esse foi fácil, porque era um livro que já estava na minha cabeça ser lido em breve.


O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Esse mês foi bem tranquilo nas leituras! Nenhum dos livros era muito grande. O que acharam das minhas escolhas? Em breve posto as resenhas aqui!

Samy =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...