Olás a todos!
Todo ano, o dia 25 de março é dedicado a ler Tolkien. No ano de 2003, a sociedade inglesa Tolkien Society, inspirada pelo Bloomsday – feriado irlandês em homenagem ao livro Ulisses de James Joyce –
decidiu que haveria também um dia dedicado a ler obras de Tolkien.
Desde então, eles sugerem que se façam grupos de leitura de qualquer uma
das obras do renomado escritor para estimular a interação entre os
diversos fãs da Terra-Média e homenagear um dos grandes gênios que esse mundo já viu.
O dia 25 de março foi escolhido pois foi nesse dia que ocorreu a queda de Sauron e o fim da Guerra do Anel.
Deixo para vocês um trecho de O Hobbit. Certamente não é o melhor do livro, mas é bem no início e retrata o meu personagem favorito de todos os tempos.
"Por um curioso acaso numa manhã distante, na quietude do mundo, quando havia menos barulho e mais verde, e quando os hobbits eram ainda numerosos e prósperos, e Bilbo Bolseiro estava parado à sua porta depois do desjejum, fumando um enorme cachimbo de madeira que chegava quase até os lanudos dedos dos seus pés (cuidadosamente escovados), Gandalf apareceu. Gandalf! Se vocês tivessem ouvido apenas um quarto do que eu já ouvi a respeito dele, e eu ouvi só um pouco de tudo o que existe para ouvir, estariam preparados para qualquer tipo de história surpreendente."
"Gandalf, Gandalf! Puxa vida! Não o mago errante que deu ao Velho Túk um par de abotoaduras de diamante que se abotoavam e nunca se soltavam até que fosse ordenado? Não o camarada que costumava contar histórias maravilhosas nas festas sobre dragões, orcs e gigantes e sobre resgates de princesas e sobre a sorte inesperada de filhos de viúvas? Não o homem que costumava fazer fogos de artifício especialmente maravilhosos! Eu me lembro deles! O Velho Túk costumava soltá-los na véspera do Solstício de Verão. Esplêndido! Eles subiam como grandes lírios e bocas-de-leão e laburnos de fogo, ficavam no céu durante todo o entardecer! [...] A vida costumava ser muito interessante... quero dizer, você costumava perturbar muito as coisas por estas bandas naquela época. Eu peço desculpas, mas não imaginava que ainda estava na ativa."
E agora vamos ler Tolkien ao som de Blind Guardian! Ou de Howard Shore!
Samy =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário