quinta-feira, 7 de maio de 2015

Além do Infinito: Envio de livros pelos correios

Gente, o post hoje é de utilidade pública. Conversando com a Marcelly do blog Me Livrando, percebi que muitas pessoas não conhecem a melhor forma de enviar livros pelos Correios. E por melhor forma, quero dizer, mais barata!


Há uns bons 6 anos, eu entrei no Skoob. Na época não existia o Plus, mas já existia troca de livros. Era só o esquema livro-livro e a gente combinava um dia certo para postar no correio e depois enviava o comprovante de postagem para o outro, simples assim. Mas acabava que às vezes a postagem ficava o preço de um livro novo, então valia a pena pela rotatividade dos livros, mas não valia a pena pelo preço, dependendo do caso.

Foi um pouco depois dessa época, depois que já tinha enviado vários livros por PAC registrado que descobri essa modalidade mais barata. Então vamos parar de bla-bla-bla e vamos ao que interessa!

Quando nós enviamos um produto, a gente escolhe a modalidade de envio e o registro. O comum é enviarmos com registro nacional, mas para envio de livros, existe o registro módico, no qual a tarifa é 50% inferior ao registro nacional. Caso vocês queiram ler direto no site dos Correios, esse é o link!




Além do registro, temos que escolher a modalidade. A mais comum para envio de livros é o Impresso Normal, mas ainda existe a Carta, o Impresso Especial e a Mala Direta Postal. Nunca usei nenhum dos serviços além do Impresso Normal, mas todas as opções com os devidos valores podem ser conferidas no site dos Correios.

A tarifa do Impresso Normal é calculada de acordo com o peso, então para saber quanto você vai pagar, confira o peso do livro, olhe na tabela o valor relativo a esse peso e some R$1,80 do registro módico. Por exemplo, um livro de 500g, ficará em R$6,70. O prazo de entrega é 5 dias úteis.


Para fazer a embalagem, eu sempre coloco em um envelope, ou os de papel pardo ou os amarelos e é importante escrever na frente: "Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT", caso você leve o envelope já fechado, pois eles podem querer conferir se é livro mesmo. É orientado também escrever próximo ao endereço do destinatário, Impresso Normal - Registro Módico. Não sei se esse escrito é obrigatório, mas é sempre bom garantir né?

As vezes nem os próprios funcionários dos Correios sabem dessa modalidade de envio, então eu sempre levo a página impressa, caso eles criem confusão, pois todas as agências são obrigadas a fazer esse envio. Tal serviço vem com registro para acompanhamento da encomenda, então quando fizerem a postagem, confiram se o número de registro está impresso no comprovante antes de sair da agência.

Em geral, antes de colocar no envelope pardo eu embalo em plástico bolha, então sempre escolho o envelope um pouco maior que o livro que vou enviar, para ter espaço para o plástico também.

O básico é isso aí, espero que ajude vocês! ;)

Samy =)

33 comentários:

  1. Uma das coisas que me impede de trocar livros na internet é isso de ter que mandar pelo correio (não é só pela questão de preço, é porque eu odeio ir ao correio :P). Já tinha ouvido falar desse registro módico, mas não sabia muito bem como funciona, então vou lembrar dele quando eu precisar enviar livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também detestava Lígia, até descobrir uma agência super vazia e fácil de chegar pertinho da universidade! Facilitou muito minha vida! hehehehe
      Acho que vale a pena trocar livros, principalmente os que li e não gostei. Troco todos!

      Excluir
  2. Adorei essa dica, tenho vários livros para enviar e vc acabou de facilitar minha vida e meu bolso, rs
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fernanda! Estamos aí pra isso! ;)

      Excluir
  3. Oi, Samy! Eu já sabia disso, e desde que descobri estou louca pra enviar um livro dos correios só pra usar o serviço! Hahaha :)
    Ótimo post o seu, sério mesmo. Eu penei pra encontrar todas essas informações, queria ter lido seu post antes! XD
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Monalisa! Espero poder ajudar pessoas em tempo ainda! Hehehehehe
      Eu também passei aperto antes de descobrir esse serviço!

      Excluir
  4. Oi, sua linda!
    Descobri essas maneiras de enviar livros mais baratos há alguns anos e só as utilizo, nunca tenho problema e a postagem não fica cara. Com a quantidade de sorteio que faço no Poesia na alma, iria a falência. Esse tipo de postagem coo a sua é bastante válida, espero encontrar mais, pois foi com postagens assim que fui melhorando meu blog
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu cheguei a pagar 13 reais em um envio de troca uma vez! Credo!!
      Muito obrigada! <3

      Excluir
  5. Olá, Samy, eu á conhecia essa modalidade dos correios, mas nunca cheguei a entender realmente como funciona.
    Parabéns pelo post, tenho certeza de que isso irá me ajudar quando for enviar um livro!

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre envio meus livros assim, mas fez bem em fazer o post, muita gente não conhece mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy,
    depois de uns bons 5 anos de blog isso é o tipo de coisa que a gente já é letrado.
    Mas muito bom o post pra quem tem pouca informação do assunto, foi muito instrutivo.
    beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  8. Oi, Samy o/
    Eu aprendi a usar essa forma de envio quando entrei em um grupo de trocas de livros e realmente poucas pessoas sabem que essa forma é mais barata, então eu também tive a ideia de postar sobre o Registro Módico no meu blog, mas faz um tempinho já. Enfim, esse post com certeza vai ajudar várias pessoas o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    Eu demorei a conhecer esse modo de envio e quando conheci, nunca mais parei de usar, pois é ótimo para nós que enviamos tantos livros, muito legal seu post, adorei a ideia de explicar por aqui ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que eu enviei um livro eu não tinha ideia de como era o certo, eu cheguei lá e pedi para ele enviar da forma mais barata, mas o cara não me explicou nada e cobrou 19 reais, serio paguei tudo isso para manda-lo então cheguei em casa e fui pesquisar e encontrei um post que falava sobre isso e desde então só envio por registro módico e nunca mais me deu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que raiva desse cara hein Brenda? Mas as vezes o coitado nem sabia. Mas que é um absurdo os funcionários não saberem as opções do lugar que trabalham, é!

      Excluir
  11. Não sou muito de trocar livros, mas por causa do blog tenho feito mais isso e também por conta dos sorteios.
    Da primeira vez que fui a moça me explicou tudo certinho e fiquei feliz de saber que tem um tipo de envio especial para livros, nunca deu nada errado e só uso o módico!
    Adorei o post, ficou bem esclarecedor para quem ainda não conhecia.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente! Que legal que a moça dos Correios te ajudou! Em geral eles nem conhecem essa opção e as vezes tentam empurrar envios mais caros! Por mais funcionários como essa moça! :D

      Excluir
  12. Gente, não é que esse post é de utilidade pública mesmo!? hahahhaa. Eu adorei!
    Não sabia dessa modalidade, mas agora será mais fácil quando eu for enviar meus livros, caso eu venda ou faça um sorteio no blog, enfim.
    Adorei!!!

    Beijos da Manu.
    Visite o Coisas do Tempo e seja feliz ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou Manuella! Fico feliz que o post atendeu ao propósito! :D

      Excluir
  13. Oiee, tudo bem?

    Ótimo post. Muita gente ainda se confunde na hora de colocar os livros no correio, mas também, muito correio é pilantra e dá a informação errada. Já cansei de ver gente reclamando do correio que afirmou que que livros com mais de 500g tinha que ir por PAC

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um horror Kel! Por isso sempre levo impresso do site dos Correios, porque assim eles não tem o que fazer além do que estou pedindo! :)

      Excluir
  14. Hoje mesmo eu fui aos correios enviar dois livros que foram sorteados no blog. Sempre envio pelo registro módico, ficar bem mais barato mesmo.
    Ótima dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Samy, tudo bem?
    Já conhecia o envio módico, quando fiz o primeiro sorteio no blog e precisava enviar o livro, fiz uma mega pesquisa de valores e tudo o mais.
    seu post ficou bem completo. Parabéns.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Ola lindona , ótima postagem muita gente que envia livro não sabe desse código que sai bem barato. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Você me salvou muito haha tô pensando em fazer sorteio no blog e queria saber qual seria o método mais barato pq né . utilidade bloguistica seu post
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Você me salvou muito haha tô pensando em fazer sorteio no blog e queria saber qual seria o método mais barato pq né . utilidade bloguistica seu post
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Ana! Essa foi a ideia do post e fico feliz em ter ajudado! ;)

      Excluir
  19. Oie, tudo bom?
    Seu post é muito informativo porque muitas pessoas não sabem disso e gastam uma grana nos Correios. Na agência que eu vou é bem tranquilo e sempre levo meus envelopes fechados, mas tem algumas que ficam reclamando e alguns funcionários nem sabem dessa modalidade. É até importante fazer o que você fez, levar as informações impressas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que vi várias pessoas falando que funcionários criaram caso, sempre tento levar impresso, Aline! É uma segurança a mais. ;)

      Excluir
  20. Oi Samy, é verdade.
    Muita gente não sabe qual é a melhor forme de enviar livros pelo Correio. Assim omo você descobri o Registro Módico atraves do Skoob e desde então só o uso.Muito legal o seu post, parabens pela iniciativa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá, Samy, tudo bem?
    Não sabia disso e você me tirou um bocado de dúvidas. Tava querendo faz tempo fazer isso, mandar livros pelo correio, mas não sabia e acabei desistindo. E não sabia que era tão baratinho assim. Assim que for aniversário de uns miguxos meus vou enviar, obrigado pela dica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thai! Esse tipo de informação eles não divulgam! Que bom que a dica te ajudou! :)

      Excluir
  22. Olá.
    Sempre utilizo o registro modico para enviar meus livros. Nossa sai muito mais barato que o normal. Muito interessante seu post, tomara que muitas pessoas possam se beneficiar dele.
    Um abraço.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...