sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Melhores personagens femininas de 2015


Ano passado eu decidi fazer uma lista das melhores personagens femininas literárias do ano. Nessa lista entraram as mulheres que tiveram um papel relevante nas obras que li naquele ano, não importando quando a obra foi lançada.

Achei tão legal fazer essa lista que decidi torna-la um ritual e agora vou fazer todos os anos.

Assim como fiz ano passado, para selecionar as participantes, escolhi apenas os livros que tenham personagens femininas com papel muito relevante no livro, seja de liderança, seja porque conta a vida dela, seja porque ela é a narradora, ou qualquer outro motivo, desde que ela seja fundamental para que a estória aconteça! Se ela é só a mocinha namorada do cara fodão, não vai entrar nessa lista, porque de personagens femininas assim, esse mundo já está cheio. Então na lista abaixo não tem todos os livros que li no ano.

Primeiro eu vou listar todos os livros que tenham personagens femininas importantes e aí vou fazer minha lista com as melhores, seja a mais influente, a mais complexa ou a mais bem construída.


Só um extra com as duas melhores protagonistas de filme de 2015! (Deviatnart)


Mais uma vez farei o teste de Bechdel em todos os livros para ver como vão se sair no quesito "igualdade de gêneros".

(Para quem não sabe o que é esse teste, explico rapidamente: são três perguntas feitas "para a obra". 1- Há mais de uma personagem feminina com nome? 2- Elas conversam entre si? 3- Sobre um assunto que não seja homem? Se as respostas forem sim, parabéns! A obra passou no teste. Para saber mais a respeito, entrem no Wikipedia.)
Vou colocar ao lado de cada livro em qual nível (ou qual das 3 perguntas) ele parou, ou se passou no teste. As notas serão zero, um dois ou três.


Então será: Nome do livro – Personagem interessante (Nota no teste)

Vamos lá para os livros que estão no páreo!

As Ibyranas, Tempestade e Fortaleza - Helena, Aurora e Anna (Teste de Bechdel: Três)

Saga Clã dos Magos - Sonea (Teste de Bechdel: Um - discutível)

A Queda - Zoe (Teste de Bechdel: Três)

O Menino da Mala - Nina (Teste de Bechdel: Três)

Onze Minutos - Maria (Teste de Bechdel: Três)

No Escuro - Catherine (Teste de Bechdel: Três)

Cidade dos Ossos - Clary (Teste de Bechdel: Três - discutível)

Os Segredos de Colin Bridgerton - Penélope (Teste de Bechdel: Três)

O Senhor da Luz - Lícia (Teste de Bechdel: Três)

Saga Gregor, o Guerreiro da Superfície - Lux (Teste de Bechdel: Três)

Horas Noturnas - Maryanne (Teste de Bechdel: Três)

A Síndrome E - Lucie Hennebelle (Teste de Bechdel: ?)

A Lista Negra - Valerie (Teste de Bechdel: Três)

Passarinho - Joia (Teste de Bechdel: Um - Discutível)

A Livraria 24h do Mr Penumbra - Kat (Teste de Bechdel: Zero)

Enigma - Hera (Teste de Bechdel: não lembro se duas mulheres conversam)

Caixa de Pássaros - Malorie (Teste de Bechdel: Três)

Se Eu Ficar - Mia (Teste de Bechdel: Três)

Americanah - Ifemelu (Teste de Bechdel: Três)

Orange is the New Black - Piper e diversas outras presas (Teste de Bechdel: Três)

Meu Primeiro Assassinato - Maria Kallio (Teste de Bechdel: Três)

A Luz de Cada Mundo - Chloe (Teste de Bechdel: Três)

Sangue na Neve - Tessa e D.D. (Teste de Bechdel: Três)

Escolhas - Fabiana (Teste de Bechdel: Dois)

A Torre Acima do Véu - Rebeca (Teste de Bechdel: Três)

Para Sir Phillip, com Amor - Eloise (Teste de Bechdel: Três)

O Príncipe da Névoa - Alicia (Teste de Bechdel: Três)

Saga Os Cinco Ancestrais - Hok (Teste de Bechdel: Três)

As Vantagens de Ser Invisível - Sam (Teste de Bechdel: Dois ou Três - discutível)

Eterna, o Som do Amor - Cecília (Teste de Bechdel: Três)

Não Pare! - Nina (Teste de Bechdel: Três)

A Coisa - Beverly (Teste de Bechdel: Dois)

A Profecia de Samsara - Draupadi e Asti (Teste de Bechdel: Três)

Watchmen - Sally e Laurie (Teste de Bechdel: Três)

Troopers da Morte - Zahara (Teste de Bechdel: Zero)

A Pousada Rose Harbor - Jo Marie e Abby (Teste de Bechdel: Três)

Ima Sempre em Frente - Julia (Teste de Bechdel: Três)

Bom, dos 37 livros ou sagas que eu selecionei, 26 passaram no teste! Foi melhor que ano passado, mas ainda assim eu esperava muito mais, já que minhas leituras em 2015 foram praticamente 50/50% no que diz respeito à distribuição de gênero - foram 34 livros escritos por mulheres e 36 escritos por homens. E apenas 13 dentre os 37 selecionados não foram escritos por mulheres. Eu realmente esperava mais. Ainda assim fico feliz que tenha havido uma melhora em relação ao ano passado.

Então quais, dentre as importantes acima, eu escolhi como as minhas favoritas de 2015??

10º lugar:



Sim, um romance de época! A Penélope foi uma personagem que me agradou muito, desde outros livros da autora. Ela não tinha pretensão nenhuma de conseguir um marido, porque não tinha tanto dinheiro e nem uma beleza que chamasse a atenção dos pretendentes da época. Mesmo isso sendo considerado o pior destino possível para as mulheres - apesar de eu conseguir pensar em muitos piores - ela levava tudo isso muito bem, obrigada. Se mostrou uma mulher forte e determinada. Justamente o fato de estar presa em um romance de época contou muito para ela.


9º lugar:


Nina não deu muita sorte pois a editora teve a infeliz ideia de compara-la justamente à Lisbeth Salander - se você não sabe de quem eu estou falando, trate de descobrir! A Nina não tinha chance nenhuma nessa comparação, então tentemos esquecer isso e focar na personagem sem comparações. Nina é uma personagem muito corajosa, com um coração enorme e que não hesita na hora de ajudar oprimidos. Fiquei muito satisfeita com a força que a personagem mostrou. Além de Nina, Sigita deve ser mencionada aqui por sua determinação e por lutar como uma leoa.


8º lugar:






Vemos aqui uma relação linda de amor fraternal - mas não do tipo Lannister. Rebeca faz de tudo por seu irmão, inclusive entrar sob o véu. Ela é uma personagem decidida e que quando foca em uma ação, quase nada pode detê-la. Achei que a autora foi muito feliz na construção da personagem, se tornando uma querida de 2015.


7º lugar:



Além de nos trazer uma das capas mais lindas de 2015, Caixa de Pássaros também nos trouxe uma personagem incrível! Malorie pode parecer meio dura com os filhos, mas no decorrer da trama vamos percebendo que isso nada mais era que o estritamente necessário para a sobrevivência de todos, na condição em que viviam. Uma personagem que chega a extremos para se salvar e aos seus.


6º lugar:





Draupadi foi uma personagem à qual me apeguei desde o início. Ela é uma guerreira impressionante, mas além de sua força física e capacidades extraordinárias, ela é sensível, carinhosa e muito determinada. Asti também foi uma personagem da qual gostei bastante.


5º lugar:





Joia é apenas uma criança, mas vive à sombra de seu irmão que ela nem conheceu. Após a morte de Passarinho tudo mudou na família Campbell e é Joia quem sofre as consequências. Ela mostra uma maturidade e força incríveis para uma criança da idade dela, considerando tudo que tem que passar. Merece estar aqui!


4º lugar:





Eu adoro policiais nos quais a detetive é mulher. Sangue na Neve foi uma grata surpresa, porque eu comprei meio sem expectativas e amei! D. D. Warren é uma detetive sensacional e a Tessa também é uma personagem incrível! Quando olhamos tudo que ela teve que fazer, que pensar. Muito bom mesmo! Lisa Gardner está de parabéns pela construção das personagens!


3º lugar:





Catherine ganhou a medalha de bronze por ter me explicado e me mostrado que as mulheres não ficam em uma relação abusiva porque querem, nem porque são idiotas ou trouxas. "Mas é só largar dele!! Qual a dificuldade", podemos pensar. Para quem está de fora, não há nenhuma dificuldade. Mas para quem está presa naquela relação... são muitos os motivos que levam a mulher a se sujeitar a isso. Obviamente ninguém fica porque gosta de ser espancada e violentada sempre que dá na telha do "parceiro". Medo de represálias, esperança em mudanças, não querer expor os filhos, vergonha de estar em uma relação doente. São tantas as razões que não dá para ficar aqui enumerando.


2º lugar:





O segundo lugar vai para Julia. Julia não é apenas uma personagem. Ela é uma mulher de verdade que teve que largar sua família para trás e tentar sobreviver sozinha após a Áustria ser anexada ao estado nazista. Foi sozinha para a Palestina, pois seus pais achavam que ela teria maiores chances de sobreviver. Teve a família desmembrada e não sabia se voltaria a ver qualquer um deles. Julia é uma sobrevivente de um dos capítulos mais tristes da história da humaninade, o holocausto.


1º lugar:





O primeiríssimo lugar vai para Ifemelu! Ifem conseguiu sair de uma Nigéria decadente para tentar a vida nos Estados Unidos. Sofreu como nunca poderia imaginar, por ser negra, por ser mulher, por ser africana. Conseguiu sobreviver a isso tudo e voltou à Nigéria. Por mostrar que os EUA estão longe de ser o país perfeito como muitos gostam de pregar. Por mostrar que o racismo está muito presente no dia a dia da sociedade. Por ajudar às mulheres negras a se aceitarem como são, Ifemelu ganhou o primeiro lugar dessa lista!

Espero que tenham gostado do meu top 10 personagens femininas! Quais foram as suas??

Samy =)

70 comentários:

  1. Muito legal sua lista, adorei como as personagens são variadas. Eu acho muito interessante aplicar o teste de Bechdel nos livros, mas sempre esqueço de verificar isso quando leio, haha. Quem sabe esse ano eu tente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca lembro também! Isso significa que sofro folheando os livros quando vou fazer a lista! hahahahahaha
      Faça sim!! Achei bem legal ir vendo a melhora! Espero que 2016 seja ainda melhor!

      Excluir
  2. Primeiramente gostaria de mencionar que gostei muito do seu TOP 10, fantástica ideia. Quanto as personagens, percebo que a cada blog que leio, aumento ainda mais minha lista enoooormeeeee de livros que quero (OMG).
    Dos que mencionou, um que me chamou muito a atenção foi a coleção da Julia Quin, desde o dia que ganhei os marcadores dessa coleção já me encantei.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótimos personagens, também tenho uma lista assim..é legal.

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, tudo bem?
    Eu adorei a sua lista e o livro/filme que eu curti basnte foi Se eu ficar, eu amei os dois e estava na sua lista, fiquei bem feliz de encontrar também o livro As vantagens de ser invisível. Incrível esses dois! Parabéns pelo post, curti demais <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karoline! Eu tenho achado bem interessante fazer essa análise no fim de cada ano! <3

      Excluir
  5. Oi!
    Já de cara cai de amores pela da Julia Quinn, fiquei super feliz por encontrar Sangue na Neve na sua lista, Pois tenho ele e estou doida pra ler e saber que Lisa Gardner, nos presenteou com Tessa, que esta em 4°lugar na sua lista das melhores. Fiquei super curiosa com o livro Americanah. Adorei sua ideia de fazer um top 1o diferente.
    bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que goste de Sangue na Neve! Eu achei que as personagens femininas roubaram a cena! E leia Americanah! É incrível!

      Excluir
  6. Das peresonagens escolhidas somente conheço 3 (No escuro, Caixa de Pássaros e A torre acima do véu) e elas são realmente personagens fortes e marcantes que gostei muito. BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conhece algumas das melhores, então está ótimo! hehehehe
      Espero que tenha oportunidade de conhecer as outras também! ;)

      Excluir
  7. Ei, tudo bem?
    Muito legal essa maneira de selecionar as leituras, vou tentar aderir nesse ano. Sobre seu top 10, não li nenhum dos livros, mas já tenho alguns aqui em casa e outros estão na minha lista. Espero poder conhecer as leituras em breve e me encantas com essas personagens de tanto valor.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a oportunidade de conferir essas personagens fantásticas chegue logo para você! <3

      Excluir
  8. Olá!

    Obrigada por me apresentar o teste de Bechdel! Nunca tinha ouvido falar nesse teste, mas tentarei fazê-lo com meus livros. Da sua lista não li nenhum, mas estou doida pra ler O Menino da Mala.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fico feliz que tenha descoberto o teste! Faça com suas leituras sim! <3

      Excluir
  9. Oi Samy,
    Tu acredita que nunca lembro dos nomes das personagens, mas agora que vi alguns que conheço na sua lista, concordei com a posição.
    Malorie, de Caixa dos Pássaros, é muito forte. Ela enfrentou cada coisa e viu cada coisa e ainda encontra garra para sobreviver.
    A Nina, de O Menino da Mala, muito corajosa como você falou.
    Dos que você citou e não li, fiquei muito interessada em ler No Escuro, pois esse é um tema ainda mais atual e precisamos de menos julgamento e mais ajuda.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe
      As vezes eu tenho dificuldade de lembrar dos nomes de alguns personagens também, a menos que tenham me marcado! Leia No Escuro é uma ótima reflexão e deveria ser lido por todos!

      Excluir
  10. Samy, que bacana esse teste, nunca tinha ouvido falar.
    Eu não conheço nenhuma das personagens que você citou, mas gostei da lista, principalmente por ter personagem de romance de época que tanto amo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente conhecer algumas dessas personagens! Não vai se arrepender! ;)

      Excluir
  11. Nossa, que postagem diferente e confesso que não conheço várias que tem nessa lista, mas que mesmo assim amei sua postagem! Estou aproveitando para anotar o nome de alguns livros como: Sangue na Neve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Aproveite para conhecer personagens incríveis! <3
      Espero que goste dos livros!

      Excluir
  12. Eu amei a ideia da lista e estou encantada com o primeiro lugar, esse livro da Chimamanda está me minha lista de leituras de 2016 :D Postagem encantadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Não deixe de ler não! Para esse ano estou com Hibisco Roxo, já na estante! <3

      Excluir
  13. Oiii que legal isso!!! Nunca tinha ouvido falarr... infelizmdessa lista nao conhecia muitas das personagens... só li o Horas Noturnas e o Se eu ficar...
    Mas tem vários dos citados que estao na minha lista

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de conhecer as outras personagens, Mayara! Todas do top10 eu recomendo fortemente! <3

      Excluir
  14. Gostei bastante da sua preocupação e comparação. Não só verificou se foram livros escritos por homens ou mulheres, como também analisou os personagens, suas personalidades e um teste muito bacana! Você pode juntar essas informações a cada seis meses ao invés de um ano e montar um gráfico comparativo de semestres dentro do ano. E futuramente, comparar os resultados ano a ano...
    Espero que consiga!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ideia bem legal Nuccia, vou ver se consigo fazer! :D

      Excluir
  15. Oiii
    Adorei o teste! Também vou fazer!!
    Adorei ler A lista negra e caixa de pássaros.
    Preciso ler Americanah urgente. Tá todo mundo falando muito bem desse livro!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o teste sim! É bem revelador!
      Americanah é sensacional, não deixe de ler! <3

      Excluir
  16. Oii!

    Muuuito legal esse tipo de post!
    A Sam <3 <3 <3 Adorei As Vantagens de Ser Invisivel. Eu não li ainda O Menino da Mala, mas ele está na minhas estante, vou prestar atenção na Nia :D
    A Nina da trilogia Não Pare é muito graça, ela vai evoluindo aos poucos e isso que é interessante <3
    Gostei muito da sua lista!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vou conseguir conferir a evolução de Nina de Não Pare!. Não tive saco nenhum para o livro, infelizmente. :-/
      Estava com tantas expectativas.

      Excluir
  17. Oiiieee! Adorei a sua lista, as personagens s'ao bem distintas. Confesso que, embora n'ao tenha lido nenhum do top 10, fiquei super animada pois no natal eu ganhei sangue na neve <3 Fiquei triste pq vi que era uma serie e esse [e o quinto livro, mas vi que assim como a serie Myron Bolitar do Harlan Coben, s'ao historias independentes. Ja vou pegar pra ler cheia de expectativas e sabendo que vou amar a personagem!Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os livros da Lisa Gardner são independentes. Mas eu sempre acho legal ler na ordem. Infelizmente as editoras não ajudam a gente nesse sentido. :-/

      Excluir
  18. Gostei da ideia, que tenhamos mais personagens femininos em 2016
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  19. Oie tudo bem? Achei a ideia do post bem interessante; tanto da lista em si quanto do teste. Muito bom. Só achei que você poderia ter feito um post pra cada (um para a lista de personagens e outro para o teste e as notas) pois o post ficou bem longo. Fora isso, perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esse tipo de post fica longo mesmo, Thaísa. Mas acho que separar faria perder o sentido, caso a pessoa veja apenas um dos posts, por exemplo. Obrigada!

      Excluir
  20. Oi! Tudo bom?

    Nossa, que post maravilhoso!!! Nunca tinha visto algo assim. Até que você leu bastantes livros, hein? Não estava ciente desse teste e achei um máximo, tentarei fazer. De todos os livros que listastes, eu não li nenhum =/ Mas pretendo ler Americanah em breve. Adorei o post, de verdade!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernando! Que bom que agora conheceu o teste! Tente fazer nas suas leituras também! Depois irei conferir se gostou de Americanah! ;)

      Excluir
  21. Oi!
    Que legal esse teste, ainda não conhecia! E adorei a ideia.
    Os segredos de Colin Bridgerton será uma das minhas próximas leituras. E No Escuro está na minha wishlist e parece ser uma leitura bem densa né. Espero apreciar todas as obras e vou começar a fazer esse teste e perceber se há igualdade de gêneros na escrita.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Escuro é uma leitura densa e importante. Foi muito marcante e reveladora para mim. Tomara que goste! <3

      Excluir
  22. Adoreiiii seu post e a ideia desse top foi sensacional.
    Eu amooooo Penélope, como ela enganou todo mundo, inclusive a gente é de tirar o chapeu.hahha.
    A torre acima do veu eu ja queria ler e agora quero mais ainda conhecer a Rebeca.
    Caixa de Pássaros é tudo de bom, acho que foi um dos livros revelações para mim.
    Os outros livros nao conhecia, mas foi bom saber mais dos personagens femininos.
    Beijo.

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito da Rebeca, mas sei de gente que não gostou. Tomara que você goste! Caixa de Pássaros foi um dos melhores do ano para mim! <3

      Excluir
  23. Oi Samy!
    Ai que vergonha, mas tenho que admitir que não li nenhum dos livros que vc citou... mas tenho vontade, principalmente Caixa de Pássaro e Sangue na Neve.
    Também livros com personagens femininos fortes, e se tratando desse tema sempre penso na Katniss de Jogo Vorazes ♥
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Katniss é um bom exemplo (só não entrou na lista pois não li esse ano!). Os dois que você citou são excelentes! Espero que goste!

      Excluir
  24. sou doida pra ler Sangue na neve, o menino da mala e Caixa de pássaros...
    nunca tinha ouvido falar desse teste e confesso que quando escolho as leituras do ano, não me atento a esse detalhe de ler mais homem ou mulher... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade minhas escolhas foram inconscientes quanto ao gênero e isso é a melhor parte. ;)
      Só no fim do ano fiz a contabilização.

      Excluir
  25. Mulher que post enorme, meus parabéns por ter escrito-o, ficou realmente muito bom.
    Gostei muito desse teste, não conhecia mais achei muito bacana.
    Das personagens e livros citados ainda não conheci nenhum, mas a maioria está na minha wishlist, e fico feliz em saber que eles têm personagens femininas tão legais.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gustavo!! Realmente ele fica maior do que eu gosto, mas não tem como dividi-lo e acho importante faze-lo! <3
      Que bom que gostou! Espero que tenha oportunidade de conhecer muitas dessas!

      Excluir
  26. Olá!
    De todos os que tem ai, AMEI TODOS! Porém, Sangue na neve é o livro que eu AMO! Também tenho esse gosto parecido com o seu de gostar de livros que contém policiais!

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Sangue na Neve foi realmente fantástico!
      Toca aí! Você tem muito bom gosto! hehehehehe

      Excluir
  27. Olá! De todos que citou, que me recordei foram apenas a de Caixa de Pássaros e As vantagens de ser invisível. Pelo jeito temos um gênero literário diferente. Adorei o post!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Larissa, mas aí que mora a graça né? ;)
      O bom da vida são as diferenças! Beijos moça!

      Excluir
  28. Oieee!!
    Que legal, não conhecia esse teste de Bechdel, agora vou sempre ficar me perguntando essas coisas huahauhuahahh
    Nina, do Menino na Mala é Maravilhosa!! Eu adoroooO! Também adoro A Mia de Se eu ficar, que bom que elas passaram no teste!!
    Não gostei muito de Caixa de Pássaros, mas Malorie é uma ótima personagem!!!
    Os outro ainda não li, mas adorei as suas escolhas! Deu trabalho esse post lindo, hein!?
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo, Lu! Coloca a gente pra refletir!
      Pois é, independente de gostar ou não de um livro, alguns personagens não dá para negar que são fortes né?
      Deu trabalho, mas sempre vale a pena esse post! <3

      Excluir
  29. Olá!
    Muito bacana esse teste, não conhecia. Da sua lista, conheço apenas Tessa e a detetive D.D duas mulheres determinadas e fortes.
    Quero muito ler "No escuro" tenho aqui na estante mais ainda não li.
    Caixa de pássaros está na minha lista de desejados e sempre leio resenhas positivas sobre ele. Não vejo a hora de conferir! Os livros nos apresentam mulheres fortes, determinadas e sempre com objetivos e fazem de tudo para alcança-los. Muitas delas nos inspiram. Adorei o post!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. D. D. Warren e Teresa, de Sangue na Neve, são realmente ótimas!! Adoro esse livro e o rumo que a autora deu à estória foi surpreendente.
    Sério que compararam essa personagem, Nina, com a Lisbeth rainha?! Bem... irei precisar conferir.
    Achei o teste meio confuso, mas gostei. E suas escolhas foram ótimas. Quero muito ler Americanah!

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Quando li No Escuro eu fiquei refletindo sobre as relações abusivas e teve um momento que eu achei o lance todo meio exagerado, como ele conseguiu entrar na casa e talz, mas depois percebi que isso de fato acontece e que é muito importante apoiar essas pessoas... A Nina de O Menino na Mala também é maravilhosa, embora eu ache bem desnecessário o fato de ela negligenciar os filhos: se não tem capacidade, que não os tenha né?
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu estava procurando por personagens femininas fortes, só tenho caixa de pássaros na estante, mas fica ai uma lista de livros que com certeza eu vou gostar de ler.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oii,

    Muito legal o seu post. Ainda não tinha visto um post assim.
    Tem alguns livros que não conhecia, mas que já anotei para saber mais sobre eles.

    beijos

    ResponderExcluir
  34. Dos citados eu só li um, que é Se eu Ficar e não concordo que a personagem seja marcante e um que ainda não terminei de ler é "No Escuro", bom, eu concordo se for a do presente que a do passado é irritante e deixa minha leitura muito lenta!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Luan, se você ler bem, eu não falei que a Mia é marcante. Só que ela é relevante para a história. Ela é a protagonista. O que não significa que eu tenha achado boa. ;)

      Excluir
  35. Samy, eu lendo o texto e pensando: mas isso é uma pesquisa acadêmica! Um post muito interessante para quem tem interesse em empoderamento feminino. Isso vai muito além de escolher livros escritos por homens e mulheres. Tem a ver com representatividade, questões políticas, sociais, antropológicas...

    Parabéns! Leituras tem que despertar mais coisas que estão dormecidas em nós. Não é só para ficar sonhando com o mocinho. É muito mais que isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, a melhor coisa do mundo é ler um comentário de alguém que entendeu a proposta do post!! Quase chorei! hahahahaha
      Fico feliz demais que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  36. Nossa que bacana isso de selecionar as melhores personagens femininas dos livros que vc leu durante o ano. Ainda mais agora que a luta das mulheres e a nossa voz está tão empoderada *--*
    Gostei de verdade da matéria e de descobrir essas mulheres, pesquisarei as obras ;)

    ResponderExcluir
  37. Post muito bacana e necessário. Adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...