sábado, 9 de maio de 2015

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare


Título: Cidade dos Ossos
Título Original: City of Bones
Autora: Cassandra Clare
Ano de lançamento: 2007
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: Galera Record
Número de páginas: 459


Sinopse skoob:

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

 ___________________­_____|||______________________

Lembro que quando esse livro foi lançado eu estava no auge das leituras de fantasia adolescente e fiquei doida para ler! Mas foi aí que comecei minha resolução de ler começar a ler séries apenas após concluídas. Dessa forma, Os Instrumentos Mortais amargaram na fila de espera até todos os seis volumes serem lançados. Depois que todos já tinham sido publicados, eu ainda enrolei muito para ler, aí já não sei exatamente porque. Talvez a empolgação inicial já tivesse passado, talvez eu tenha só esquecido mesmo, talvez eu estivesse esperando uma promoção para comprar todos os livros.

Eis que de repente me bateu a vontade e comprei o primeiro livro para saber como seria, afinal, esse livro tão falado. Devo dizer que estava com altas expectativas e achei que seria o tipo de livro que eu iria gostar.


Infelizmente não foi nada disso que aconteceu. O início do livro não é parado, mas não posso dizer que foi muito interessante. Eu custei a vencer as primeiras páginas, mas consegui. Depois de uns dois ou três capítulos acaba ficando um pouco mais interessante, mas ainda assim estava muito aquém do que eu esperava da narrativa.

Os personagens não estavam me cativando, a trama não estava tão emocionante e envolvente quanto eu imaginava. Ainda assim prossegui na leitura, pois a escrita da autora é boa e eu tinha tantas expectativas para a série que não podia desistir tão fácil.

Para quem não sabe nada sobre a trama, Clary é uma adolescente totalmente normal, até um dia em que sai para se divertir com seu melhor amigo, Simon. Quando Clary percebe que está vendo pessoas que mais ninguém é capaz de ver, ela acha que tem algo estranho acontecendo – quanta percepção. Jace, Alec e Isabelle não são vistos por mais ninguém além dela própria, então ninguém os vê enquanto eles matam um outro garoto dentro de um depósito. Tudo só piora quando eles dizem que aquilo que mataram não é bem um garoto...

A partir daí o caminho de Clary insiste em se cruzar com o de Jace e tudo só piora quando sua mãe começa a esconder coisas dela. Mas será que as mentiras da mãe só começaram agora?

Um novo horizonte se abre para a adolescente quando ela é levada para o “quartel-general” dos Caçadores de Sombras. Muitas coisas lhe são reveladas, mas ela continua ignorante em mais coisas do que gostaria. Porque ela, uma mundana, consegue ver coisas que só os Caçadores ou pessoas do submundo conseguem ver? Porque ela foi envolvida em toda essa estória? E, por Deus, onde foi parar sua mãe?? A morte de seu pai tem alguma relação com isso?

O livro foi muito mais adolescente do que eu imaginei que seria e isso acabou me deixando bem desanimada no decorrer da leitura. A linguagem é bem simples e a construção dos personagens não me agradou. Quem conseguiu mais meu afeto foi Simon, mas mesmo assim não foi lá grandes coisas. Detestei Jace, Alec e Isabelle e a Clary é bem sem sal.

Confesso que fiquei bem desanimada com a série. Acho que vou esperar alguma promoção de ebook e comprar o próximo, ou tentar conseguir emprestado com alguém. Mas não me animei a gastar o valor dos 6 livros não. Vamos ver se o próximo me anima mais.



Samy =)

30 comentários:

  1. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Acho que posso gostar dele.
    Adorei a sua resenha.
    Eu leio voce depois. :)
    Boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você goste! :D
      Para mim não deu certo mesmo. :-/

      Excluir
  2. POxa.... Na real.... eu acho linda as capas, porém nunca li e nem sinto vontade, mas sempre vejo todos elogiando, mas hoje vendo seu desapontamento com a leitura... agora que não leio msm...
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo as capas!
      Acho cada uma mais linda q a outra. Mas a estória não deu mesmo. :-/

      Excluir
  3. Isso de 'empolgação inicial' também sempre acontece comigo e a minha vontade com o livro não é mais como antes. Agora que você disse que o livro é mais adolescente do que imagino, acho que me desanimei mais, não sou de definir minhas leituras por resenhas, é que já não estava muito animada e enfim... :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso Lilian! Me baseio em resenhas, mas nenhuma define absolutamente minhas leituras!

      Excluir
  4. Olá! Eu também não goste de livros que venham em série ou trilogias, sem terem terminado de lançarem todas as obras. Essa em questão, está na minha fila, mas ando adiando a leitura. Depois de ler aqui na sua resenha que o livro é bem juvenil, acho que vou deixar ele no banho maria mais um pouquinho! hahahahah
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resto da série seguirá em banho maria até eu conseguir empréstimo, porque não comprarei os outros de forma alguma! hehehehe

      Excluir
  5. Oláá
    Apesar dos elogios que vejo por ai nunca tive vontade de ler nada da autora e sua resenha só me confirmou que realmente não funcionaria para mim, ficou ótima, por sinal ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catharina! Eu estava bem animada! Maaaas, não deu. :-/

      Excluir
  6. Oie!!!!
    o mesmo aconteceu comigo em relação a essa série, quando foi lançada estava louca para lê-la, cheguei a comprar o primeiro livro mas só fui ler anos depois. No começo desse ano ganhei os demais livros, acho que vou finalmente irei termina-la por que quero acompanhar a série de Tv que já esta sendo produzida.
    beijão*...*
    http://notinahsderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se eu ganhasse terminaria de ler Thais! hehehehe
      Mas nada que me deixaria fervilhando de vontade, sabe?

      Excluir
  7. A sinopse do livro me animou, mas pelo que vi aí, realmente nao é pra mim mesmo!
    ):

    Lú!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sinopse eu achei que seria sensacional. Mas nheeee.

      Excluir
  8. Nunca tive vontade de ler essa série. Apesar do tema ser bem legal... Não me atrai mesmo :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih menina, se eu que era doida pra ler não gostei tanto, passa longe mesmo. hehehe

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca fiquei muito animada com essa série, mas sou apaixonada pelas capas kkkk Bom, a premissa do livro não chama muito a minha atenção e ver que a leitura não foi muito boa para você acabou me desanimando mais ainda, sabe? Além disso, eu sempre fujo de séries, então acredito que não lerei essa :c

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo as capas também Larissa!
      Se você foge de séries, imagina essa que é gigante né? hehehe
      E ainda tem outras séries que derivam dela...

      Excluir
  10. Oi Samy, tudo bem?
    Eu nunca tive vontade de ler os livros, assisti o filme e mesmo sabendo que é uma péssima adaptação, só me deixou com menos vontade ainda de ler.
    Não me recordo de ter lido outra resenha do livro, mas foi bom ler a sua para confirmar que não devo ler mesmo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda pretendo ver o filme, só pra ficar com mais raiva ainda. Hehehehe
      Essas adaptações de YA tão ficando péssimas, vide Eragon e Percy Jackson! Puxa vida!

      Excluir
  11. Eu adoro livros de fantasia, mas por incrivel que pareça ainda não conseguir ler esse, ele esta na minha lista, mas eu sempre acabo passando outro que eu estou muito a fim de ler, e acaba que nunca leio esse. Adorei a resenha, e planejo ler em breve para tirar minhas proprias conclusões da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que você goste mais que eu Brenda! Nada pior que quando um livro que temos muitas expectativas decepciona né? Mas assim é a vida. hehehehe

      Excluir
  12. Oi
    Menina sabia que vc nao é a primeira pessoa que me diz essas coisas sobre esses livros? Por essas e outras que eu me desanimei com a série e acho que no fundo estou como você esperando uma promoção para comprá-los e não se arrepender.
    Gostei muito da sua sinceridade ver.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que agora não compro nem em promoção viu? Hehehe
      A menos que consiga a 10 reais cada, ou algo do tipo! Pelo menos dá pra enfeitar a estante com essas capas lindas! hehehe

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu também estou postergando muito a leitura dessa série. Eu também tive uma fase de fantasias juvenis, mas depois fiquei saturada do gênero, e creio que se iniciar Os instrumentos mortais agora, também me decepcionarei. Tavlez você também esteja saturada de fantasias juvenis, kkkkk, por isso não curtiu tanto o livro, ainda mais por ter sido mais adolescente do que esperava.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja melhor vc fazer o que não fiz Bruna. Dê um tempo mesmo e quando estiver com muita paciência pra adolescentes em crise, vc lê! Hehehehe

      Excluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu nunca li nada da Cassandra Clare, mas fico enrolando para ler essa série por medo de me decepcionar como aconteceu com você. Não sabia que a história era tão adolescente e não tenho previsão de leitura ainda,
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere ter muita vontade ler Aline. E tente ir com menos expectativas! Pode ser que dê certo!

      Excluir
  15. Samy desisti não... Eu amo esses livros e já li todos que a Cassandra escreveu sobre os caçadores de sombras, o primeiro também não me convenceu muito mas depois melhora. Quando veio a segunda parte de Instrumentos Mortais achei que serie ruim e na verdade foi até melhor, e Peças Infernais é perfeito... e depois emenda com As Crônicas de Bane rs. A autora amara todos os livros muito bem, se for continuar sugiro que leia peças infernais depois de Cidade das cinzas pq tem um pequeno spoiler no final de Cidade do Fogo Celestial. Também gosto do Simon e ele melhora muito depois, e o Alec... não consegui gostar dele até hoje kkk. Espero que consiga se apaixonar por este mundo um dia eu particularmente amo e já quero mais livros sobre eles ;)
    Ps.: Só tenho os 3 primeiros livros (box em promoção no sub) e os outros peguei emprestado... estão caros de mais... mas um dia terei todos, espero rs.

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que os livros melhoram Jessica! Vou tentar ler o segundo então, para ver se me convence mais! Mas vou dar um tempo antes de pegar, para não ir com preconceitos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...