quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Resenha do leitor: A Coisa – Stephen King


Título: A Coisa
Título original: It
Autor: Stephen King
Ano de lançamento: 1986
Ano de lançamento no Brasil: 2001
Editora: Objetiva
Número de páginas: 832
Foi lida a edição da Suma de Letras, de 2014 com 1104 páginas
Sinopse oficial adaptada:

Nesse romance o mestre do terror nos leva de volta ao tempo em que acreditávamos mais em nossa imaginação, em nossos sonhos e também em nossos pesadelos...
Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigos inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que vão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Uma época em que vão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Este será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que vão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na calma Derry. O ser sobrenatural que apresenta um apetite especial por inocentes crianças.
Maio de 1985. O tempo passou deixando suas marcas em cada um deles. Já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir novamente suas forças. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry.
Apenas eles podem vencer o poder maléfico da Coisa. 

___________________­_____|||______________________

Hoje trouxemos, mais uma vez, uma Resenha do Leitor! O convidado de hoje é o Matheus que vai resenhar para nós um livro do Stephen King, mesmo porque medrosa do jeito que sou, se dependesse de mim, nunca iria aparecer um livro dele aqui! Hahaha

A música escolhida para hoje foi totalmente pelo clipe! Confiram e tirem as próprias conclusões! Mr. Sandman do Blind Guardian.


E agora, vamos à resenha! Com a palavra, Matheus!

“Por muito tempo resisti voltar ao universo literário de Stephen King. Essa resistência veio da decepção após ler o livro À Espera de um Milagre (o filme é muito melhor, na minha opinião). Decidi então, depois de alguns anos, fazer uma nova tentativa. Para não errar escolhi logo um dos clássicos de terror do autor, A Coisa, sempre muito bem cotado em avaliações por leitores. E certamente esse livro entrou na minha lista dos favoritos!

O primeiro aspecto que me chamou atenção na obra foi a construção dos personagens principais. O autor traça o aspecto físico e psicológico dos personagens com tamanho cuidado que a impressão que tive é que também pertencia àquele universo.  Os sete amigos de infância que acabam formando, meio que ao acaso, o Clube de Otários. Impossível não querer fazer parte desse grupo. O líder do “bando”: Bill, que é gago e carrega um sentimento de culpa até a idade adulta. Um dos raríssimos casos em que um personagem central não me desperta antipatia. Eddie, o garoto mais frágil do grupo, vivendo à sombra de sua mãe hipocondríaca; Ben, o gordinho com baixa auto-estima; Richie, o palhaço do clube, suas tiradas rendem momentos de risadas ao longo da leitura, especialmente na fase da infância do personagem. Stan é o judeu e mais cético. Mike, um garoto negro, que sofre preconceito em sua cidade. Por fim, a garota do grupo Bevvie, que encara um drama familiar.  A manifestação da força sobrenatural, a Coisa, para todos é a força que impulsiona a união e amizade desse grupo.

Outro ponto positivo da narrativa é a cidade de Derry, onde os personagens passam a infância e se reencontram 27 anos depois. A descrição detalhista dos locais onde a Coisa aparece, sem deixar chata a narrativa, é um ponto a favor e favorece muito a sensação de terror dos personagens (só deles, hehe). O mote central da estória é o retorno da Coisa 27 anos após sua primeira aparição para os personagens. Diante disso, os amigos cumprem a promessa de retornar a Derry para enfrentar a força sobrenatural. A narrativa se passa, portanto em dois tempos, o que confunde um pouco no início mas depois é o elemento que o autor usa para gerar ainda mais suspense e prender o leitor.

A imaginação e os medos da infância são abordados de maneira intensa e não muito óbvia no livro, mais uma ótima sacada do autor. Fica interessante também a reflexão de como a idade adulta interfere na forma como os personagens lidam com a Coisa.

Livro mais que recomendado, são mais de 1000 páginas de uma estória muito bem construída, narrativa amarrada, com passagens de humor, terror e suspense intensos. Aos que tiveram medo de palhaço na infância deve ser ainda mais divertido!”

Pois é... agora fiquei com vontade ler o livro. E agora? O que fazer? Algum medroso aí que teve coragem de encarar o mestre do terror e sobreviveu (com poucos pesadelos)?? Me conta aí que tou precisando de incentivo! :P


Samy =)

48 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler algum livro do Stephen King, e esse é um dos que está na listinha. Li pouquíssimos livros de terror na vida e em geral não tenho medo, tenho mais é medo de ter medo, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suuuuuper medrosa! Chega a ser ridículo, sério! Mas não tem nada q posso fazer a respeito! hehehehe
      Até estou me aventurando em uns livros mais assustadores ultimamente, mas nada perto de King! hehehe

      Excluir
  2. Gosto bastante dos livros dele. Só acho que demoram muito para engrenar, mas quando acontece a gente não consegue mais largar. Eu li esse livro basicamente quando era criança e foi um dos primeiros que li dele e lembro que na época fiquei com muito medo heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase fui convencida pelo Matheus a ler esse. Vou tentar! Espero não ter pesadelos horríveis! hahahahaha
      Geralmente não ligo do livro demorar a engrenar não, acho q esse não vai ser um grande problema pra mim! Mas amo os que não conseguimos largar! hehehe

      Excluir
  3. Primeiramente: Matheus, você escreve muito beeeeem! Em segundo, não vá pro Clube dos Otários, vem pro meu clube ficar comigo que é muito melhor, HAHAHAHA. Tô brincando pra descontrair e tals...

    Bom, eu confesso que eu já li King outras vezes. O mais recente foi o Novembro de 63 que eu ganhei de um amigo e a capa era bonita. Sou esquisita, mas não acho que ele no geral é um TERRORRRRR, acho que ele é um suspense misturado com um sentimento estranho, sabe? Entendem?!

    Mas bem! Nunca li a Coisa. Sempre achei grande demais e tenho um problema pessoal com "Palhaços". Olhem a capa, e tals. Olhem de novo...
    Então, eu não li. Mas eu confesso ter muita vontade porque O que é a Coisa? Por que ela surge e desaparece? O que ela pode influenciar esses personagens?
    Gente, sério?

    O que é a COISA?!!! AAAAAAAAAH!!!!

    hahahaha.

    Samara, leia King sim. Não temas!!!! Qualquer coisa, cê dá a mão pro Pou. Vá na féeee!!!

    ResponderExcluir
  4. Samy e Matheus, eu nunca li nada do Stephen King! Sempre fiquei ali no "quase", sabe? Sempre gosto muito dos filmes adaptados nos livros dele, mas sempre que vou pegar o livro para ler, acaba surgindo outro (de outro autor) que eu gostaria muito mais de ler... E aí vocês conhecem essa história, né?
    Bem, pelo que o Matheus disse, fiquei com a impressão de que A Coisa poderia ser um bom livro para eu me iniciar em tudo isso. Né? Então farei isso.
    Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a lê-lo agora Monalisa e está correspondendo às expectativas! Quando tiver a oportunidade, leia sim! ;)

      Excluir
  5. Eu sou super fã de King e um dia terei lido todos os seus livros, esse ainda está entre os desejados.
    Comparar o livro ao filme é sempre covardia, tanta coisa fica de fora de um filme, mesmo que ele seja fiel ao livro em que foi baseado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti a nenhum filme do autor Fernanda, mas não é segredo que ele critica severamente a todos né? Hehehehe

      Excluir
  6. nunca li nenhum livro dele, mas confesso que tenho vontade, já vi varios elogios sobre os livros dele, em breve irei ler um para ver se eu gosto :)

    ResponderExcluir
  7. Então, eu também estou no clã das medrosas literárias, tenho dor de barriga e isso é sério, todo mundo dá frouxos de risos da minha cara quando relato isso! Já peguei A Coisa e me deu pânico... sério...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tentando nesse momento Lilian!! Até agora ele não foi assustador não! Mas parece que essa parte que estou entrando agora é pior! Quando eu acabar te dou um parecer mais preciso! hehehe

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?

    Nossa esse livro é muito grande. haha. Mais de 1000 páginas de puro terror? é isso produção? Não sei se encaro, apesar de curtir King. Mas It ainda não entrou para minha lista, acho que talvez por causa do tamanho.kk Mas adorei a resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha
      É isso mesmo Ana! 1000 páginas de tensão e assassinatos! hehehhe
      Eu comecei a ler e percebi que não é tão assustador quanto eu imaginava. Ele é mais tensão que medo sabe? Mas o tamanho intimida mesmo! :P

      Excluir
  9. Vi várias vezes indicações deste livro, mas é a primeira resenha que leio. Vou me assumir medrosa. Mas também vou dizer que não me chamou muito a atenção.

    A resenha está belíssima, parabéns Matheus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão aparecer outras resenhas do Matheus aqui, Vanessa! Pode esperar! ;)
      Eu sou bem medrosa, mas estou percebendo que mais para filmes que livros! Ainda bem! :D

      Excluir
  10. Ola , ainda não parei para ler nada do mestre King acredita ? Mas preciso remediar isso, gosto do gênero, e lendo sua resenha o ponto positivo dos detalhes e a criação dos personagens só me deixaram mais curiosa . Jesuis 832 páginas , tenho que me programar para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, a edição que peguei da Suma de Letras tem mais de 1000! hahahahaha
      O livro é um tolete! Mas até agora estou amando a leitura!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    OMG! Nunca li nada do King e provavelmente não começarei com esse hahaha!
    Além de ser muito medrosa (apesar de me forçar a ler terror), mais de 1000 páginas é mais do posso suportar de terror em um livro só.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tentando a sorte Angélica! Estou abrindo meu coração para Stephen King justamente com It! hahahaha
      Ele é mais tensão que terror, pode tentar também! ;)

      Excluir
  12. Oi Samy,
    King é sempre sinônimo de boa leitura.
    Esse é um livro que está na minha lista mas não vou correr para ler, tenho certo medinho de palhaços rs. Adorei a resenha!

    Abraços
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe
      Eu sou super medrosa, mas palhaços nunca esteve no meu hall do medo não. Talvez por isso, por mais que eu seja medrosa, tentei a sorte com It e estou gostando bastante! ;)

      Excluir
  13. Queria muito ler alguma do Stephen, mas o que ele escreve não é o meu tipo de leitura favorita. Eu simplesmente não consigo gostar de literatura policial.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, mas King não é policial não. Pelo menos a maioria esmagadora de seus livros é terror ou horror. Esse A Coisa é mais um terror psicológico e tal. Tem momentos de tensão, mas quase nada de terror puro mesmo.

      Excluir
  14. Eu adoro terror. Na verdade gosto de tudo de me tira o chão. Eu confesso que só li A redoma de Stephen King. Não sei nem o motivo de não ter me dedicado mais aos livros dele.

    A coisa é um dos livros que me desperta curiosidade. Pela sua resenha, parece ser muito interessante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nilda! Matheus falou super bem do livro! Tanto que resolvi começar a ler! Estou curtindo a leitura e, até agora, sobrevivi! hehehehe

      Excluir
  15. Então, eu sou cagona, muito cagona. Eu não vejo terror, não leio terror e sou traumatizada até hoje com O Chamado ( fui presa no sofá aos 10 anos e obrigada a ver), ou seja, um vento na janela me assusta. Admiro muito o autor e toda a resenha que leio sobre qualquer livro dele é sempre elogiando, mas só de olhar pra capa me enche de medo. Quando você disse que aborda medos infantis, pow, para mim eles existem até hoje! HAHAHA
    Por mais que pareça bom, não é para mim haha
    ótima resenha
    beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah menina... O Chamado me marcou muito também (chamando Samara, é difícil não marcar né? hehehehe). E meu problema com filmes de terror é muuuuuito maior que com os livros!
      Se algum dia você resolver tentar o terror, indico começar com Joe Hill! Não tive problemas com seu Nosferatu não! ;)

      Excluir
  16. Olaaa
    Meeeu Deus, sou louca para comprar e ler esse livro, só ouço elogios sobre o livro. Já li um do autor e amei, só nao li mais por falta de oportunidade.
    Sua resenha esta está ótima e que bom que gostou da leitura.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro que estou lendo, mas Matheus falou tão bem dele que não resisti, mesmo sendo medrosa como sou! hehehehe

      Excluir
  17. Hey, tudo bem?

    Morro de medo desse livro apesar de ainda nem ter lido por causa da capa, ela me passa essa vibe do mal muito mesmo, principalmente esse negócio de medos infantis. Apesar disso também morro de curiosidade com essa leitura, até porque parece ser realmente muito legal.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabby! A minha curiosidade conseguiu superar o medo, nesse caso, e comecei a leitura! Não está muito assustadora mais! Mais tensa que assustadora! ;)

      Excluir
  18. Oi oi, como vai?
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nada do mestre do terro Stephen, mas A Coisa está no topo da minha wishlist e é o primeiro que pretendo ler dele.
    Adorei saber que os personagens são muito construídos e sei que não vou me decepcionar com a leitura.
    Espero poder apreciar em breve essa obra incrível.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou apreciando agora e não está decepcionando Gab! Espero que você goste também!! ;)

      Excluir
  19. OI, tudo bem?
    Adorei a ideia de abrir o espaço para resenhas de leitores. Se dependesse de mim, também nunca terá uma resenha do King no meu blog, porque também não curto livros de terror, rs.

    Oi Matheus, gostei muito da forma como você apresentou o livro. Uma coisa que sempre ouvi sobre King é sua habilidade de transmitir a mente e abordar as características psicológicas dos personagens.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruna! Não é porque não tenho interesse em determinado livro que ele não pode aparecer no blog, certo? ;)
      Apesar do que depois do Matheus falar tanto sobre o livro, peguei com ele e comecei a ler! Está agradando! :)

      Excluir
  20. Oie, já faz um tempão que li um livro do SS. Gostei da sua atitude, se não gosta, pelo menos tem alguém que goste para resenhas e informar seus leitores sobre o livro em questão. Não sou de ler muito terror, mas não é por medo, é mais falta de oportunidade mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não leio por medo mesmo Rose! hehehehe
      Mas não é por isso que vai deixar de aparecer aqui no blog!
      Apesar do que, criei coragem e comecei a leitura também! Em breve vai ter a resenha de uma medrosa aqui! :P

      Excluir
  21. Oie, Matheus! Oie, Samy!
    Quero muito ler A Coisa, e também assistir o filme. Nunca li nada do King, mas pretendo mudar isso logo e o admiro muito como pessoa.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca gostei dele como pessoa. O acho meio arrogante e ele desfaz muito de outros autores de forma meio rude. Mas não é por isso que deixarei de ler suas obras né? Uma coisa não elimina a outra! ;)
      Espero muito que você aproveite a leitura do que escolher para estrear o autor! :D

      Excluir
  22. AMO Stephen King mas MORRO de medo de palhaços, então apesar dessa obra estar na minha wishlist sempre fico adiando... Medo haha

    Lindo seu blog!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/c/HelloLiz?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehehe
      Agora fiquei chocada Luiza! Não esperava essa! Quem sabe você não cria coragem? De tanto Matheus falar na minha cabeça, decidi arriscar e comecei a ler! Mas eu não tenho problemas específicos com palhaços e sim com terror em geral, coisa que não é problema para você, que curte o gênero! ;)

      Excluir
  23. Menina essa resenha está incrível... mas minha nossa... eu quero ele bemmmmm longe de mim kkkk
    Eu sou muito medrosa... não posso com essas coisas não hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha
      Eu também sou assim Mayara! Mas resolvi arriscar e comecei a ler! Em breve uma resenha de medrosa para vocês! ;)

      Excluir
  24. Oie, tudo bom?
    Terror não é um gênero que me agrada, mas ainda quero ler algo do King. Acredito que ele tem uma escrita incrível e consegue criar tramas sensacionais que conquistaram leitores em todo o mundo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline! Por causa dessa fama dele que eu resolvi arriscar e ler A Coisa! Espero que eu consiga sobreviver! :P

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...