sábado, 30 de janeiro de 2016

Resenha: Versos Sombrios – Bianca Carvalho

Título: Versos Sombrios 
Autora: Bianca Carvalho
Ano de lançamento: 2012
Editora: EraEclipse
Número de páginas: 290

Sinopse skoob:

"O bem e o mal conectados por palavras e um destino"
A segunda carta de Lolla DeWitt é revelada, com seu último desejo para Cailey DeWitt. 
Cailey tem o dom das palavras. Quando escreve, ela consegue transmitir sentimentos, se conectar com a história de qualquer pessoa e até curar corações partidos. Porém, seu dom pode se tornar um pouco mais obscuro que isso. 
Lolla pede que ela envie uma de suas belas poesias a Jayce Hernandez, um detetive amargurado que perdeu a mulher amada e se afundou em escuridão. Por mais que Cailey não o visse com bons olhos, atendeu ao pedido da avó, e sua mensagem trouxe uma nova esperança para o policial. 
Contudo, Jayce logo tem a oportunidade de retribuir a ajuda de Cailey, que se vê perseguida por um assassino perigoso, capaz de se comunicar telepaticamente com ela através de seus textos. Tentando se salvar de um homem obcecado, Cailey precisa contar com Jayce para proteger-se. Mas o que ela não contava era que os segredos que iria descobrir poderiam mudar sua vida para sempre.

___________________________|||_________________________

Versos Sombrios é o segundo volume da Trilogia das Cartas da autora Bianca Carvalho. Confesso que o primeiro livro dela que li, Horas Noturnas, não me ganhou muito, pois eu esperava menos romance meloso e mais ênfase no mistério. Claro que a culpa dessa expectativa errônea é minha, mas não deixou de ser uma decepção quando li. Dessa vez tentei ir sem expectativas, sabendo que era um romance com toque sobrenatural.

Conheci Cailey, a segunda irmã DeWitt. Eu tinha lido que não tinha nenhum problema ler os livros da trilogia fora de ordem, porque as histórias são bem independentes – e são mesmo. Mas ainda assim eu acho que saí perdendo em não ler na ordem certa porque toda a vida da primeira DeWitt, Faith, já estava resolvida. Então agora eu sei muita coisa que acontece no primeiro livro, embora não tenha tido uma compreensão desse volume prejudicada. Ou seja, você vai entender tudo de Versos Sombrios, mas vai ganhar muitos spoilers do livro Jardim da Escuridão. Então leia na ordem, não faça como eu! Hehehe



Dessa vez eu consegui me identificar mais com a escrita da Bianca. Fluiu super bem e eu fiquei bem presa ao livro. Achei os personagens bem construídos e consegui me apegar bem a eles. Infelizmente a Cailey, nossa protagonista, não foi um desses personagens, mas ossos do ofício.

Nesse volume, Cailey recebe a carta deixada por sua avó, Lolla DeWitt antes de morrer. Lolla tinha sonhos premonitórios e deixou uma carta com orientações de suas visões para cada uma de suas netas. Cailey foi a segunda a receber essa carta e a próxima é Tatianna.




Acho que vou gostar mais do livro das outras duas DeWitt, Faith e Tatianna, pois me conectei mais com elas nesse volume do que com a própria protagonista.

Jayce, o mocinho, é aquele cara perfeito que não existe. Só que essa aparente perfeição esconde o defeito – para mim – da super proteção. Claro que as vezes precisamos da ajuda dos outros, homens ou mulheres, mas Jayce achava o tempo todo que tinha que ficar grudado em Cailey senão ela ia se meter em encrencas. Parecia que ela não era capaz de resolver nada sozinha, mesmo sendo uma adulta totalmente capaz. Eu acho isso um saco, mas sei de muita gente que gosta, questão pessoal mesmo.




O dom da Cailey foi bem legal! E acho que o da Faith também deve ser, já que adoro flores. Bom, mas voltando à Cailey, ela consegue escrever poesias bem “personalizadas” para as pessoas, apenas lendo a história de vida, ou de relacionamento, delas. A moça se conecta com a história de tal forma que sabe exatamente o que escrever em cada situação e suas poesias acabam sendo o que a pessoa precisa ler para se reerguer – ou para fazer o mal. E é aí que a história começa a engrenar. Uma das mensagens que Cailey envia, acaba tendo um resultado totalmente diferente do que ela pretendia.

No meio da história há uma interligação com uma investigação policial, o que gostei muito já que quebrou o clichê do romance.

Meu problema continua sendo as mocinhas de muitas obras desse gênero. Eu não consigo mais aguentar o tipo de mulher frágil e desamparada que quer ser forte mas acaba sempre chorando com medo nos braços do cara amado. Não dá mesmo. Não tenho paciência. Então esse foi o ponto negativo do livro, para mim – Cailey e o relacionamento dela com Jayce. Ela é insegura, embora seja maravilhosa. Uma mulher bonita, inteligente, mas que se auto-boicota o tempo todo. Acho que isso acontece muito na “vida real”, mas queremos mocinhas que consigam se reerguer sozinhas, para nos servir de inspiração, e não as que dependem do namorado o tempo todo.




Uma parte que achei interessante e gostaria que tivesse sido mais aprofundada é a questão do estupro. Há esse tema no livro, mas menos aprofundado do que eu gostaria. Me pareceu que o estupro em si aconteceu no primeiro livro, mas as consequências são vistas nesse segundo e achei interessantes as atitudes da Cailey no que diz respeito aos relacionamentos posteriores ao acontecido, e como ela conseguiu superar o trauma horrível que sofreu. Ponto positivo para a obra, embora pudesse ter sido mais discutido o assunto.

A diagramação ficou bem boa, não achei muitos erros de revisão e, apesar de a página ser acinzentada, não deixou a leitura cansativa. Foi confortável para ler. A cada início de capítulo tinha um verso, o que achei bem charmoso.




Resumindo, eu gostei bastante do livro, precisei relevar alguns pontos característicos de romance e que me desagradam, mas estou sujeita a eles se leio o gênero. Foi uma leitura que me fez distrair, me ajudou a passar o tempo, me irritou um pouco em alguns momentos, mas deixou um saldo positivo. Imagino que quem goste de romance, vai amar! Quem não gosta, vale a pena dar uma chance, porque a história por trás é bem legal, apesar dos defeitos. Podem ler. :)



Samy =)

*Livro enviado pela editora para resenha

Um comentário:

  1. Olá!
    Gente, essa capa me chamou MUITA atenção. Logo que vi sua resenha decidi clicar e me surpreendi por 2 motivos.
    1: a capa é muito parecida com A Noiva Fantasma, da DarkSide Books. Claro que ambas tem suas diferenças e Versos Sombrios foi publicado primeiro, mas é bem difícil não fazer comparações. As duas capas são igualmente lindas e bastante parecidas.
    2: Ano passado li a resenha de Horas Noturnas e gostei muito. Quando vi o título, nem imaginava que era o sucessor daquele livro.
    Acho que esse livro não me atraiu muito :/ Não posso dizer muita coisa porque ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro, mas gostei mais de Horas Noturnas.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...