sábado, 21 de novembro de 2015

Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ BH 2015

Na semana passada, aconteceu o Festival Internacional de Quadrinhos aqui em Belo Horizonte. Eu todo ano (a cada dois anos) falo que vou e nunca tomo uma providência de ir de verdade. Esse ano eu me programei com antecedência e pude aproveitar dois dias de evento! Hoje eu vim aqui contar para vocês o que aconteceu por lá! Antes tarde do que nunca, certo? Como eu estava embolada com outros posts já programados, acabou atrasando o post do FIQ, mas estamos aqui! :D
Will Leite do Will Tirando

O evento começou no dia 11/11, quarta feira e foi até 15/11, domingo. Cada dia tinha uma programação cheia, com mesas de discussão, sessões de autógrafos, além das mesas de cada cartunista onde podiam ser adquiridas as obras, bater um papo com eles e conseguir autógrafos.

Dentro da programação de debates teve a conversa de:
Por que você faz quadrinhos? Com o Artur Fujita, a Thaïs Gualberto e o Vitor Cafaggi.
Ficção-científica e quadrinhos com Cris Peter, Eduardo Schaal, Estevão Ribeiro e Will.  
Conversa em quadrinhos com Jeff Smith.  
Graphic MSP com os quadrinistas que participam do projeto, Artur Fujita, Cris Eiko, Davi Calil, Lu Cafaggi, Paulo Crumbim, Roger Cruz, Rogério Coelho e Vitor Cafaggi.

Quadrinhos inclusivos com Flávio Soares, Lourival Cristofoletti, Lúcio Luiz e Sávio Cristofoletti.

Pedro Leite do Quadrinhos Ácidos

Nas mesas de autógrafo podíamos encontrar, além do Maurício de Souza, outros nomes de peso, como Jeff Smith, Shiko, Carlos Ruas, Lu e Vitor Caffagi, Ana Koehler, Alexandre Beck, Carol Rossetti, Cris Peter, dentre muitos outros.

Além desses eventos com horário marcado - e para os quais precisava retirar senha - haviam as mesas onde os quadrinistas ficavam todo o resto do tempo, conversando com os leitores, com outros quadrinistas e vendendo seu trabalho.

A fofíssima Lu Cafaggi de Laços
Estavam lá vários dos quadrinistas que eu acompanho pelo facebook ou pelo blog deles mesmo, como o Will Leite, o Pedro Leite, o Fábio Coala, acho que todos os participantes das MSP Graphics como Lu Cafaggi, Vitor Cafaggi, Cris Eiko, Paulo Crumbim. Além de vários que eu não conhecia e amei conhecer, como o Paulo Kielwagen com o fofíssimo gatinho Blue, o Gustavo Borges com seu maravilhoso Pétalas, o Eric Peleias com o super sensível Ima Sempre em Frente e o Leo Martinelli e Raphael Salimena no stand da Draco.

O Maurício dispensa apresentações, né?
Saí de lá totalmente falida - isso porque eu nem ia comprar quase nada - mas super feliz!! O que eu percebi foi que as compras estavam compensando demais com os autores independentes (ou mesmo os publicados por editoras, mas quando comprado direto com os autores), pois o preço estava bacana e a gente não paga o frete de comprar direto com eles online. Já o preço nos stands das editoras estava muito acima do que conseguimos encontrar pela internet nos Submarino e Amazon da vida, então não comprei nada com elas.

Eric Peleias com suas obras!
Claro que eu, como super fã da Turma da Mônica - e, consequentemente, do Maurício de Souza - tentaria chegar lá na fila para pegar um autógrafo com ele! Foi fila para pegar a senha e depois fila para pegar o autógrafo. Foi corrido e não deu para falar com ele praticamente nada, mas valeu a pena! Quem sabe de uma outra vez não tenha mais tempo, né? (Me deixa ser iludida!)

Então aproveitei e tietei bastante, todo mundo que estava lá, peguei autógrafo com quem consegui, tirei foto com quem consegui, conversei com quem consegui e até comecei um caderninho com desenhos de quadrinistas talentosíssimos, porque vi um rapaz que tinha um desses e achei a ideia genial!

Eu ia colocar aqui as fotos que tirei com todo mundo, mas fica só a foto com o Maurício (que é baixinho demais, gente!!!! Eu não sabia disso!) e vou colocando as outras todas no Instagram do blog! Se você ainda não segue, corre lá que vai ter muita coisa bacana!



A organização estava bem legal, com placas sinalizadoras, carrinhos com pipoca, churros e pizza, além da lanchonete da Serraria que estava funcionando a todo vapor, inclusive com refeições tipo strogonoff e mexidão. Os banheiros estavam limpos - e cheirosos - até o fim do dia, com papel e sabão para as mãos.




Tudo bem que as mesas podem ter ficado um pouco perto demais umas das outras, mas eram tantos expositores que não tinha muita opção.

Por último, para o post não ficar muito gigante, eu não podia deixar de conferir ao vivo os lançamentos da editora parceira Draco. Eles enviaram os lançamentos de HQ - em breve vai ter post aqui para contar para vocês - e estava tudo tão maravilhoso que eu quis passar lá para ver pessoalmente as lindezas! Vou falar que a Draco caprichou demais nessas edições, viu? Estou curiosíssima para ler, principalmente, O Rei Amarelo e Cortabundas, além de Argos, um Fim do Mundo Muito Louco, que está aqui na minha estante!


Stand da Editora Draco com o selo Dracomics


Para já encerrar e vocês não desistirem de chegar ao final, só queria dizer que foi um evento maravilhoso e que eu adorei ter participado! Com certeza em 2017 estarei agarrada e tentarei ir nas mesas de discussão que perdi esse ano por falta de um planejamento melhor. Foi ótimo também poder encontrar as meninas do Vórtice Fantástico BH, Isabela, Paula e Bárbara, ainda que bem rapidinho!

Então por hoje é isso pessoal! Até a próxima!

Samy =)

2 comentários:

  1. Oi.
    Não curto muito quadrinhos, do tipo HQ e tals, mas gosto MUITO do Maurício de Souza! Cara, queria um autógrafo dele!!!!!! *_*
    Bjs
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou super fã dele!! Foi muita alegria conseguir um autógrafo! :D
      Eu também não era muito de ler HQ não, até começar. hehehehe
      Agora me considero fã! Tenta, quem sabe você não vai virar fã também? ;)

      Infinitos Livros

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...