quinta-feira, 14 de julho de 2016

Resenha: Antes de Dormir – S. J. Watson

Título: Antes de Dormir
Título original: Before I Go To Sleep
Autor: S. J. Watson
Ano de lançamento: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Record
Número de páginas: 400

Sinopse skoob (pode conter spoilers, leia por própria conta e risco):

Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma aliança no dedo. Sua primeira reação é pensar que se envolveu com um homem casado na noite anterior. Enquanto se esforça para lembrar o que aconteceu, pensando numa provável esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. Então o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, sua memória se apaga sempre que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a recuperar suas lembranças. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro palavras assustadoras: “Não confie em Ben”. E passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar? Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de Dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E sobre o quanto podemos confiar em quem está perto de nós.

  ____________________________|||___________________________

Antes de Dormir foi aquele tipo de livro que eu leio meia resenha e já quero para ontem. Foi exatamente isso que aconteceu. Li uma resenha, nem lembro onde, e quis ler o livro desesperadamente. Apesar de evitar fazer isso em thrillers, eu li a sinopse – ou parte dela – o que me deixou mais curiosa ainda.

Aproveitei que estava em promoção na Amazon e comprei logo. Como eu tinha que ler um thriller para o Desafio Skoob – que eu abandonei, a princípio – e encaixei na lista de leituras.




Eu não conhecia o autor S. J. Watson e fiquei impressionada. Sua escrita é gostosa e fluida. Devido ao estilo angustiante e misterioso do livro, eu não conseguia largar. Precisava saber o que estava acontecendo. Porque Christine ficou assim? Como é viver dessa forma? O que de sua vida ela esqueceu?

Tudo o que ela sabe é o que Ben, seu marido, a conta todas as manhãs. Ela precisa acreditar nele! Afinal, porque ele mentiria? Ele cuida dela, precisa passar pelo tormento todo santo dia de conta-la quem ela é, quem ele é, o que eles viveram juntos. Ele só pode ser uma boa pessoa.

E esse Dr. Nash? Porque ele decidiu ajuda-la? Será que pode confiar nele?




Antes de Dormir é aquele tipo de livro que te gruda às páginas. Mas isso não quer dizer que ele é movimentado do início ao fim. Não é. Acredito que algumas pessoas possam acha-lo tedioso por isso, mas eu não o considerei dessa forma. Eu ficava instigada a continuar lendo para ver o que tinha acontecido à Christine para chegar a esse terrível fim.

Como o livro é narrado em primeira pessoa, sabemos o que Christine sabe, nada além disso. O que Ben conta a ela, o que o Dr. Nash conta, alguns fiapos de memória. Isso é o suficiente para uma pessoa viver?

É palpável o quanto Christine é perturbada por viver na condição em que vive e conseguimos perceber isso claramente por estarmos dentro da cabeça dela o tempo todo. Todo os dias acordar e ter que aprender tudo sobre sua vida, só para ter esquecido tudo novamente na manhã seguinte dá uma sensação de desespero e impotência. Mas aí ela começa a escrever um diário com tudo que acontece no seu dia, para ler no dia seguinte. Claro que não vou dar detalhes a vocês, mas é aí que tudo muda e começa a ficar ainda mais interessante!




Definitivamente não é um livro vertiginoso ou repleto de ação. Mas é um livro que te faz pensar. Te coloca para raciocinar e tentar entender, junto com Christine, o que está acontecendo e o que levou a isso tudo. Você se coloca no lugar de Chris e tenta se imaginar naquela situação. Torce por ela, por conseguir se ver daquela forma também e quer que ela consiga mudar isso, só não sabe como isso pode acontecer.

O desfecho não posso dizer que foi muito imprevisível. Eu sou ruim em adivinhar essas coisas, mas já tinha entendido o que aconteceu, então não foi nada “WOW”, mas ainda assim foi uma ótima sacada do autor e ficou bem coerente com toda a trama, a meu ver. Gostei bastante.




Como em alguns poucos momentos a leitura dava uma esfriada, acabou perdendo uma estrela. Mas ainda assim digo, vale a pena ler!

O autor lançou seu segundo romance ano passado. Esperemos que a editora Record o publique em breve também! Já estou curiosa e torcendo para que seu estilo tenha amadurecido ainda mais e ficado ainda melhor de se ler!


Samy =)

2 comentários:

  1. Esse livro me decepcionou um pouco. Por mais que ele tenha me mantido entretida e curiosa para saber o que ia acontecer, o ritmo é bem irregular e não fiquei muito satisfeita com a resolução do mistério. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu até gostei bem! Em alguns momentos realmente chegou perto do limiar de ficar lento demais pro meu gosto, mas aí algo acontecia e o ritmo melhorava pra mim. E o mistério eu até interessante, pq é bem plausível. Dependendo da resposta que eles dessem ficaria muito fantasioso pra acontecer de verdade. Então acabou me agradando!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...