sábado, 13 de setembro de 2014

Resenha: O Escaravelho do Diabo – Lucia Machado de Almeida


Título: O Escaravelho do Diabo
Autora: Lucia Machado de Almeida
Ano de lançamento: 1972
Editora: Ática – Coleção Vagalume
Número de páginas: 128
Sinopse oficial:

Vítimas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso.



__________________________|||________________________

A música de hoje não foi escolhida porque associei a letra ou nome dela ao livro e sim porque sempre que penso em O Escaravelho do Diabo lembro de um amigo que adora o livro e essa música é da banda dele. Então quando penso no livro e em uma música, penso em músicas da Nostoi. Essa é uma das minhas favoritas, Under the Light of the Olive Tree.


 


Engraçado como parece que quando lemos alguns livros na nossa infância ou adolescência, eles nos marcam tanto que mesmo se o relemos depois de mais velhos continuam entre os nossos favoritos! Eu conhecia O Escaravelho desde meus tempos de leitora assídua da Coleção Vagalume, mas não tive a oportunidade de ler nessa época. Desde que comecei a postar livros da coleção, por causa do Desafio Vagalume, uma amigo me falou mais de uma vez para resenhar esse que era um de seus favoritos – o amigo que falei acima, da música. Além dele, no último livro da coleção que postei, mais de uma pessoa comentou o quanto gostava desse em especial.

Dessa forma, quando surgiu uma folga na leitura dos outros desafios, peguei a famosa obra de Lucia Machado de Almeida para ler. A trama do livro é sensacional, iniciando com um assassinato deveras peculiar e intrigante, sem um motivo aparente. No decorrer da narrativa, Alberto, um estudante de medicina, ajuda a polícia a tentar desvendar tal assassinato.

Não consegui soltar o livro da hora que comecei a ler até terminar, de tão intrigada que estava com a estória e curiosa com o desfecho. Mas apesar de ter gostado tanto da estória, o livro não se tornou um dos meus favoritos. E vocês perguntam o porquê, certo? Simplesmente por causa dos personagens. Se a trama foi digna do meu queridíssimo Marcos Rey, que acho um escritor infanto-juvenil brilhante, os personagens não seguiram a mesma linha.

Não me levem a mal, eles cumprem o papel que prometem. O problema foi que não consegui me afeiçoar verdadeiramente a nenhum deles. Nenhum me marcou, por exemplo como o Tim, de Gincana da Morte. Curiosamente os que mais me cativaram foram o padre Afonso e Cora O’Shea, mesmo com seus restritos papéis no decorrer da narrativa. Afonso, o personagem principal e a quem acompanhamos a maior parte do tempo, não foi carismático o suficiente para me conquistar. Foi esse o motivo que fez com que O Escaravelho do Diabo não se tornasse um favorito, apesar de eu ter gostado muito da trama.

Se eu recomendo? Mas é claro! Não deixem de ler!!



Samy =)

8 comentários:

  1. ahh gracinha xD
    obrigado pela dupla homenagem! preciso reler esse livro. Com ctza vou continuar gostando pq a história é realmente bem legal pra quem curte suspense policial (ainda q juvenil). que bom q vc gostou Samy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estória é sensacional msm! E agora não consigo ver esse livro e não lembrar de vc! hehehehehe
      :*

      Excluir
  2. Esse é um dos mais famosos da coleção, mas nunca tive a oportunidade de ler. Parece bem interessante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina! Um dos mais famosos e nunca tinha lido! Geralmente é bem fácil achar os livros da coleção em sebos (vc que gosta bastante). Quem sabe vc num acha esse baratinho? ;)

      Excluir
  3. Muito bom! Jamais esqueço que ganhei esse livro na 5o serie e li em um dia. Não conseguia parar de ler. Ja achei ele aqui em casa e vou reler no sabado a tarde. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/
      Adoro influenciar/lembrar as pessoas de lerem bons livros! ;)
      Divirta-se na leitura!!

      Excluir
  4. Sa, onde está este livro. Fiquei curioso de ler. tenho uns aqui para vc tb ler quando chegar além dos 20 que comprou... rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tou doida pra chegar pra ler meus livrooooos! Hehehehehe
      Sobre esse aí, já te falei!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...