sábado, 13 de dezembro de 2014

Resenha: Alma? – Gail Carriger


Título: Alma?
Título original: Soulless
Autora: Gail Carriger
Ano de lançamento: 2009
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Valentina
Número de páginas: 308


Sinopse skoob adaptada:

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

___________________­_____|||______________________

Já fazia muito tempo que queria ler esse livro, pois estava um falatório danado em torno dele. Todos elogiando muito e coisa e tal. Como já disse aqui em mais de uma ocasião, quando um livro fica tão bem falado assim, acaba gerando uma pulga atrás da minha orelha e eu protelo a leitura. Nesse caso, eu precisei para de enrolar pois precisava Ler um livro steampunk para o mês de outubro do Desafio Literário.

Acabou que o livro foi uma mistura de romance de época, young-adult  e steampunk... Uma mistura que pode parecer inusitada mas que resultou em uma bela combinação.

Para a música de hoje coloquei um tango. Não me perguntem porque, mas eu acho que combina tanto com o casal protagonista! hahahaha. Talvez pelo fato de os dois serem impetuosos e tal, acho que combina bastante. E esse do vídeo abaixo é o meu favorito, de um dos filmes mais lindos que já vi. Al Pacino <3.



 

Claro que me apaixonei pela Alexia e ela se tornou uma das minhas personagens favoritas no momento. Ela é destemida, fala o que pensa, mete os pés pelas mãos e adora comer (mente gordinha aqui! o/). Ela não é aquela heroína perfeita, auto-suficiente, que nunca precisa da ajuda dos outros, aliás ela é meio atrapalhada – acho que falei aqui de protagonistas assim né? A última foi Diana Bishop, de A Descoberta das Bruxas. Que bom que essas personagens estão se proliferando um pouco!

Na verdade, ela me lembrou muito a Elizabeth Bennet, protagonista de Orgulho e Preconceito, obra de Jane Austen. Assim como a personagem austeniana, Alexia ama ler e não tem papas na língua. Pode ser considerada à frente de seu tempo, pela sua mentalidade pouco submissa para a época em que vivia. A relação entre ela e lorde Maccon também me lembrou bastante a atribulada relação entre Lizzie e Mr. Darcy.

Acho que a ação está mais presente no livro que o romance, dosados da medida certa para agradar a gregos e troianos, coalhado de observações mal-criadas, sarcásticas e irônicas, tanto da protagonista, quando de lorde Maccon. Não sei qual dos dois me divertiu mais.

Por falar em lorde Maccon... <3 Rabugento e encantador. O que a protagonista tem de autêntica, o mocinho tem de clichê. Ele tem todas as qualidades que tornam um homem “desejável”. Bom, talvez com exceção da parte de ser rabugento – e acho que essa foi das coisas que mais gostei nele. Mas só de falar que ele é o lobisomem alfa da alcateia já dá para vocês terem uma ideia né?
Claro que amei o personagem e combinou perfeitamente com a Alexia.

Os personagens secundários também são muito bem estruturados, dando total enfoque ao Lorde Akeldama – apesar de eu detestar falar esse nome, acho pouco fluido demais para mim! Hahahaha. Ele é engraçadíssimo e conseguiu conquistar meu afeto – assim como o de Alexia – já na primeira vez em que apareceu.

Um ponto que achei interessante foi que pela primeira vez – pelo que consegui me lembrar – que os humanos não estão no escuro no que diz respeito aos seres sobrenaturais. Aqui os humanos sabem de sua existência e eles ocupam "cargos políticos" para também defender seus interesses, mas junto com os humanos e não à parte, como costuma acontecer.

No fim das contas gostei mais do livro do que achei que iria gostar! Sabe quando você acaba de ler e se sente pesaroso, pensando: mas já acabou? Eu estava gostando tanto da leitura! Foi assim que me senti ao terminar Alma?. Espero que os outros livros saiam logo. Agora vou seguir minha própria regra e esperar os cinco serem lançados. A Editora Valentina já prometeu o terceiro para breve. Se tiver algum preconceito quanto ao livro, faça como eu. Deixe de lado e se delicie! Recomendo a leitura!



Samy =)

30 comentários:

  1. Acho que nunca li nada steampunk. A sinopse desse livro não chama a minha atenção, mas tem tanta gente falando bem que acho que vou dar uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar, a sinopse é muito aquém! Foram bem infelizes com essa sinopse, pq não passa aquela vontade ler! Mas o livro me surpreendeu muito!

      Excluir
    2. Ela me deu vontade de ler, não tanto quanto a resenha, mas já chamou minha atenção.
      http://orelhadapagina.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Este eu comprei na black friday e está ali na estante me esperando. Eutou ansiosa por ele. Adorei sua resenha, bom saber que o livro ultrapassou suas expectativas. Espero quenão seja uma daquelas sagas que nunca terminam.

    cafeecomletras.com.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu espero que lancem logo o resto no Brasil Andreza! Pelo que entendi já está quase toda lançada lá fora!

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dele, mas gostei bastante da sinopse e da resenha. Parece engraçado kkkk anotado na minha lista. Não vejo a hora de ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Achei bem engraçado Thai! Tou louca pela continuação! :D

      Excluir
  4. Teve uma época em que eu estava doida para ler esse livro, mas acabei esquecendo dele. Agora não sei se leria, não me interesso mais. (Olha como nossos gostos literários mudam haha)
    Adoro livros com personagens atrapalhados e engraçados.
    Vou procurar mais algumas resenhas pra ver se desperta meu interesse novamente rsrs
    Beijos flor <3
    Bloggpaginassecretas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, meus gostos literários mudam muito também. Uma trilogia que estava louca para ler era A Mão Esquerda de Deus. Comprei numa promoção e tá ali encostado. :(
      Mas quem sabe seu gosto não desperta de novo! Vou torcer aqui! hehehehe

      Excluir
  5. Eu li o livro e não achei nada demais. A história até que é boa, mas acho que não desenvolveu bem, fiquei com a sensação de que é mais um chick lit do que realmente algo steampunk.

    Mas que bom que gostou da leitura.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei q teve bastante de romance de época, não chick lit. Mas o steampunk está presente no livro todo. Que pena que você não gostou! Tomara que o proximo volume te agrade mais, caso vc anime continuar! :)

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar, mas me parece bem interessante! Vou buscar saber sim!
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sim Luana! Essa é uma série que estou doida pelas continuações! :D

      Excluir
  7. Eu estou louca pra ler esse livro faz um tempo... Espero que seja tão bom quanto minhas expectativas!!

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha tantas expectativas e acabei sendo agradavelmente surpreendida! Tomara que suas altas expectativas sejam correspondidas!!

      Excluir
  8. Oii, tudo bem?
    Já estava curiosa para ler o livro, agora sabendo que é bom quero mais ainda!
    Eu adoro os livros da Editora Valentina!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Angélica! Vou ficar de olho quando vc ler para ver se gostou! ;)

      Excluir
  9. Tenho uma enorme curiosidade quanto a esse livro, como você mesma disse, o que teve de gente elogiando né kkkk
    Sou uma grande fã de romances sobrenaturais, e tudo que envolve vampiros e lobisomens acaba me chamando a atenção. Esse parece ser bem diferente, nunca li nada onde os seres sobrenaturais pudessem estar a vista dos humanos e achei essa pegada bem interessante :)
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava muito dos romances sobrenaturais tbm, mas acabei cansando pq estava achando os personagens bem sem-sal sabe? Mas esse conseguiu recuperar meu conceito no gênero! E misturar o steampunk nisso aí deu um charme a mais!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Esse livro causou um falatório mesmo e eu fiquei bem curiosa com ele, mas confesso que tinha esquecido já e que não sabia muito sobre a historia, agora lendo a sua resenha pude conhecer mais sobre Alma? Achei bem interessante essa coisa de os humanos saberem da existência dos seres sobrenaturais e pelos seus comentários os personagens parecem ser ótimos, o que me deixou muito animada *0* Enfim, adorei a resenha, espero ler em breve esse livro e gostar tanto quanto você gostou o/

    Beijos ;*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Larissa! Espero realmente que goste do livro como eu gostei! Passei horas muito agradáveis na leitura! Achei isso de os humanos saberem sobre os sobrenaturais bem legal. Fugiu do comum né?
      Beijos!

      Excluir
  11. Oie!

    Acredita que nunca ouvi falar desse livro? Mas sua resenha me deixou curiosa, ainda mais por ter ultrapassado suas expectativas. Não gosto de romance, mas esse não é só mais um romance qualquer, né? Adorei sua resenha.

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romance, definitivamente não é o principal desse livro! Pode encarar! hehehe
      Beijos

      Excluir
  12. Olá!
    Vi esse livro uma vez em algum lugar hahaha
    Não me interessei muito, a sinopse não me chamou atenção.
    Depois da sua resenha me interessei um pouquinho, vou ver se leio.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Amei a música! Aliás, creio que já falei aqui, mas amei essa ideia de colocar uma música na resenha que você associa ao livro.

    Estou com muita vontade de ler esse livro, muita mesmo. Será uma leitura bem diferente, pois nunca li nada do gênero.

    Eu já gostei dessa protagonista. Não gosto de personagens clichês, pois me dão tédio e sono (literalmente). Percebo uma mudança nos protagonistas, tanto em livros quanto em filmes. Gosto bastante disso. Espero que os autores continuem nessa linha, nos brindando com personagens com personalidade única.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gosta da minha trilha sonora pro post Karina!! :D
      Achei os personagens muito bem bolados! Me deixaram curiosa ou entretida o tempo todo. E não só os principais são bons, mas os secundários tbm! Isso faz diferença!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Samy, não me lembro de ler nenhum steampunk, minha memória é falha.
    Pois bem, eu vi esse livro em algumas estantes e não me chamou a atenção, a sinopse parece meio falha e confusa, não sei se daria uma chance pra ele, preciso ler Orgulho e Preconceito antes.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral eu tenho achado as sinopses dos livros mto ruins. Ou soltam spoilers, ou contam qse a estória toda, ou são confusas! Mas essa valeu a pena acreditar na opinião dos outros pq gostei bastante! :)
      Leia O&P sim!! O quanto antes para cair de amores pelo Mr. Darcy! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...