quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Resenha: O Bicho-da-Seda – Robert Galbraith

Título: O Bicho-da-Seda
Título original:
The Silkworm
Autor:
Robert Galbraith
Ano de lançamento:
2014
Ano de lançamento no Brasil:
2014
Editora:
Rocco
Número de páginas:
464

Skoob

Sinopse:

O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling . Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o  brutal assassinato de um escritor.

                              ___________________­_____|||______________________

Peguei O Bicho-da-Seda como o primeiro para o Desafio Skoob 2015! O tema de janeiro pedia um livro Novinho em folha e aproveitei que ganhei esse de Natal e estava doida para ler!

Em primeiro lugar, eu gosto quando um autor segue a mesma linha em todos os seus livros, na capa e no título. No caso da tia JK, parece que ela resolveu optar pelo tema "Bichos", já que seu primeiro título como Robert Galbraith foi O Chamado do Cuco.



Interessante que meu pai fez um comentário sobre esse primeiro livro com o detetive Cormoran Strike que eu percebi se enquadrar muito bem para esse segundo romance também. O livro não tem tantos altos e baixos bem marcados, que te prendem absolutamente e perturba a sua paz até terminar a leitura. O livro segue um outro estilo, mais tranquilo, até atingir seu ápice, já no terço final da obra.





Aqui em O Bicho-da-Seda essa característica é um pouco menos pronunciada, pois temos sim alguns desdobramentos chocantes no decorrer da obra, mas não é a todo momento que temos uma reviravolta na trama. Pelo que parece Rowlling achou seu estilo de escrita dentro do policial e o está seguindo e é bem diferente de Harlan Coben, por exemplo. Claro que ambos têm seus méritos.

Mais uma vez a trama é narrada em terceira pessoa e focada em Strike e sua assistente, Robin. Aqui a moça tem um papel mais destacado que no primeiro livro, o que era de se esperar já que vários leitores concordaram que ela é uma personagem muito especial e que merecia uma atenção maior por parte da autora. Eu gostei muito da nova participação da personagem e achei que ela tem crescido e amadurecido de um volume para o outro. Veremos o que vai acontecer com ela no terceiro volume. Strike continua com seu jeito rabugento de ser e ainda assim conquista corações (tipo o meu). Com um maior número de clientes, depois de desvendar o caso de Lula Landry bem no nariz da polícia metropolitana londrina, sua vida deu uma melhorada, mas ele continua trabalhando como um cão para pagar a dívida que ainda tem com seu pai, o famoso rock star Rokeby – fato que é explicado no primeiro volume.

O único fator que não me agradou de todo foi o final. Achei um pouco forçada a conclusão de Strike e achei que ele tirou da cartola a chave para desvendar o mistério. Ou isso ou eu sou realmente péssima detetive. Veja bem, não que eu tenha achado confusa a motivação ou como tudo foi feito. Só achei duvidoso Strike ter tido o insight  e desvendado todos os pormenores. Mas acho que é isso que faz dele um bom detetive, certo?







Já sei que se eu precisar de um detetive, vai ser o Strike que vou procurar, já que Holmes não está mais disponível! :(

Essa edição da Rocco ficou muito bem feita e, assim como o primeiro volume, o início de cada capítulo tem um agradinho para o leitor. Aqui são frases de livros famosos que, em geral, se encaixam ao assunto do capítulo. A folha é amarelada e a fonte tem um tamanho bem razoável. Não achei tantos erros de digitação, o que foi uma coisa boa. Será que a Rocco está melhorando suas revisões? Tomara!

Resumindo... recomendo muito a leitura!

 

Samy =)

6 comentários:

  1. Eu me decepcionei com o primeiro, mas mesmo com a decepção eu gostei e quero ler esse. Sou péssima em descobrir as coisas hehe. Nunca descubro os finais dos livros. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o primeiro, apesar de ele estar aqui me esperando. Agora que li Morte Súbita estou curiosa para ver como a Rowling se sai em outros gêneros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse segundo eu achei melhor Lígia! E curti mais os policiais da JK q Morte Súbita!

      Excluir
  3. Só não li a resenha, porque quero me surpreender quando for ler. Se for tão bem escrito quanto o primeiro, já está de bom tamanho (não gostei tanto da revelação do ''grand segredo'' em O Chamado do Cuco :/).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que eu não tenha dado nenhum spoiler! Nem dos mini! hehehehe
      Mas entendo seu receio, faço isso tbm! São poucos os blogs q tenho coragem de realmente ler as resenhas. A maioria só passo o olho e se vejo algum possível spoiler, pulo! hahahahaha ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...