terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Resenha: Psicose – Robert Bloch

Título: Psicose
Título original: Psycho
Autor: Robert Bloch
Ano de lançamento: 1959
Ano de lançamento no Brasil: 1959 (Record) / 2013 (Darkside)
Editora: Darkside
Número de páginas: 240

Skoob
 
Sinopse:

Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!

                                   ___________________­_____|||______________________

Peguei esse livro emprestado com uma amiga e por indicação dela. Por isso ele entrou no DL do Tigre no tema Livro emprestado. Como eu raramente pego livros emprestados com amigos, aproveitei a chance – em geral eu que sou a “biblioteca”. A leitura está valendo também para o Desafio Infinitos Livros.

Segue a música da vez! Claro que não poderia ser outra!! Poucas músicas são mais marcantes, no cinema, do que essa.




Bom... o livro é narrado em terceira pessoa, pelo ponto de vista de diferentes personagens. Essa forma de narração foi a ideal para esse livro pois podíamos ir entendendo a estória e montando o quebra-cabeça. Pensando aqui, em geral livros de suspense são mais envolventes quando narrados em terceira pessoa.

Vale dizer que eu não assisti ao filme de Hitchcock, nem à série Bates Motel e não li a sinopse do livro – ou melhor, li, mas ela é uma das raras sinopses que são realmente boas, pois te da vontade ler o livro sem contar tudo, como algumas sinopses fazem. A moral da história é que o que encontrei na obra de Robert Bloch foi muito diferente do que eu esperava. Obviamente eu conheço a cena do chuveiro com a clássica música que eu coloquei no início do post, mas nada além disso. Eu imaginei que o livro seria a estória de um serial killer e que iria mostrar as várias mortes efetuadas por ele e talvez um detetive tentando solucionar o caso. Quem já leu o livro sabe que não foi exatamente isso que encontrei, certo?



Claro que não vou contar aqui um resumo da estória. Eu achei tão legal ler sem saber de absolutamente nada que quem chegar aqui como eu, totalmente ignorante, vai continuar assim. Vale a pena tá?

Antes de falar do livro propriamente dito, só farei um comentário sobre a edição da Darkside, que está maravilhosa. Além da belíssima ilustração no início do livro cada início de capítulo é bem marcado com uma folha preta e as primeiras palavras do capítulo a seguir. Esses e outros detalhes mostram o cuidado que a editora teve ao confeccionar o livro. Parabéns à Darkside!




O livro é curto, de leitura super rápida, apesar do tema ser denso, cheio de suspense. A escrita de Robert Bloch é muito agradável e ele não é do tipo de escritor prolixo. Ele narra aquilo que é essencial à trama e é isso aí. Foi uma mudança drástica pois saí de Joe Hill, que não é nem um pouco sucinto, assim como o pai, para Bloch que se atém estritamente ao necessário. Só que isso não é uma coisa ruim, pelo contrário, eu gosto desse estilo de escrita, mais direta. De vez em quando é bom ler um autor que floreia mais a estória, mas eu curti que Psicose tenha sido mais pá-pum.




Com exceção da família Bates, os personagens não são muito aprofundados. Eles têm a personalidade definida e tudo mais, mas não há aquele aprofundamento que te faz criar uma empatia exagerada. Para compensar, a relação entre Norman e a Mãe é completamente dissecada no livro. Todos os traumas, a relação familiar doentia, as carências, o controle absoluto exercido pela Mãe, tudo acaba exposto aí. Junto com a ambientação sombria, torna o livro extremamente perturbador, quando você acaba de ler e fica pensando em todas as implicações, em tudo que você leu a respeito dos Bates.

Faça um favor a você mesmo e vá ler essa obra simples, brilhante e chocante de Bloch. Recomendo!



Samy =)

30 comentários:

  1. Oi Samy!
    Aí está mais um livro que quero ler.
    Assisti o filme há muitos anos e a primeira temporada de Bates Motel (que achei bacana). Gosto do tipo de narrativa que é "pá-pum", justamente porque fluí e são poucos os autores que conseguem se estender sem exagero e sem dar um nó na cabeça.
    Essa edição parece maravilhosa mesmo. Detalhe: demorei um tempo pra entender (ou lembrar) que a imagem de capa é o sangue descendo pelo ralo rS'.

    Esse, O Iluminado e tantos outros que foram adaptados ao cinema...se nas telas já são obras de tamanha importância, imagina na literatura de terror/suspense.

    Beijoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa menino, eu saí do Joe Hill que é prolixo igual o pai dele e caí no Bloch. Foi um choque, confesso! hahahahahaha
      Vou contar um segredo. Eu também custei a entender que era o sangue descendo pelo ralo. De cara eu via era um olho bizarro! hahahahahaha
      Mas vale a leitura viu? Já O Iluminado nem me arrisco! Sei que vou morrer de medo! hehehehe

      Beijo!

      Excluir
  2. Estou muito curiosa para ler esse livro, porque eu adoro o filme. Que bom que o livro parece se manter a altura do filme. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui o contrário Marília! Nunca vi o filme e tou morrendo de medo de ver e ter pesadelos! hahahahahahaha
      Descobri que sou mais medrosa vendo filmes que lendo livros! o.o
      Hehehehe
      Mas o livro foi melhor do que eu esperava!

      Excluir
  3. Olá querida!
    Primeiramente, devo ressaltar: como você escreve bem, menina haha
    Esse é um livro intrigante, fiquei numa aflição durante toda a leitura.
    Concordo plenamente com o que você disse em relação à escrita do Robert. Ele não faz rodeios nas descrições, narra somente o que é necessário, tornando, assim, a leitura envolvente. - estou lendo O iluminado e Stephen King pesa muito nas descrições, não pude deixar de fazer essa comparação da escrita dos dois-
    E o final, menina!!! QUE FINAL É AQUELE *O* simplesmente me deixou de queixo caído.
    A relação do Norman com a mãe é bizarra, né?
    Olha, apesar de o Norman ser o que é eu não consegui odiar esse personagem, pelo contrário, eu senti até pena dele.
    É uma história realmente incrivel.
    Também não vi o filme do Hitchcock, mas já assisti a alguns episódios de Bates Motel.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos
    http://bloggpaginassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha! Fico muito feliz! :D
      Nossa, comigo aconteceu a mesma coisa que vc! Joe Hill realmente puxou o pai na prolixidade, e eu tinha acabado de ler Nosferatu quando peguei Psicose! Foi um belo choque! hahahahaha
      O final foi realmente chocante e enojante né? Esse relacionamento dos dois seria um prato cheio pra Freud! hehehehe
      Eu tbm fiquei com pena do Norman. Nem todo esse desvio de personalidade foi culpa dele. O problema é bem anterior e acho que vai desde sua infância e a relação que sempre teve com a mãe.
      Mas achei Bloch um gênio por escrever esse livro. Fiquei super curiosa com outras obras dele!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olha, eu não conheço muita coisa sobre esse livro, mas pelo que entendi, é um suspense e tem um assassino. Eu não costumo gostar desses livros de terror, mas você me deixou curiosa. Já tinha visto esse livro no Submarino, mas não considerei realmente comprar. Talvez então eu opte por procurar em uma biblioteca.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Cris, eu não sou muito de terror não, então eu te digo que esse é mais um suspense psicológico do que um terror propriamente dito. Se vc não gosta de assassinatos e etc, pode não ser o livro para vc, então a sua ideia de pegar na biblioteca é excelente, pois vc não teria um gasto com algo que pode não gostar! Mas vale a pena o livro viu??

      Excluir
  5. Olá.
    Nossa, agora fiquei louca para ler esse livro.
    Eu já assisti ao filme do Hitchcook e adorei, achei uma historia bem feita, cheia de suspense.
    Vou colocar esse livro na minha lista de desejados. =D

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, vc sabia que Hitchcock comprou todos os exemplares do livro na época que estava produzindo o filme? Dessa forma ninguém saberia o final de seu filme e não estragaria a surpresa! hahahahaha
      Doidão.

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?
    Nunca assisti o filme acredita? Mas o livro morro de vontade de ler!
    Pena que minha lista está enorme aqui...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Angélica! Tbm não assisti o filme e morro de medo de assistir e ter pesadelos dps! hahahahaha
      Mas coloca o livro na lista, mesmo enorme. Vale a pena! ;)

      Excluir
  7. Eu sempre quis ler esse livro! Serio! Parece otimo e tem essa pitada de suspense arrebatador!
    Estou morrendo de curiosidade
    gostei da resenha
    beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais que uma pitada de suspense viu Luana? É bom demais o livro e o final, chocante!

      Excluir
  8. Olá.

    Já vi o filme e adorei, realmente um clássico do cinema de suspense. E apesar de não ter lido o livro, sei que existem algumas diferenças entre o livro e o filme, e por isso, quero muito ler para comparar as versões.

    Gostei da sua resenha.
    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu fiquei curiosa foi pelo filme! Eu li que é o livro em tirar nem pôr. Tbm quero comparar os dois! :D

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Bom, esse livro não é do gênero que eu costumo ler, então confesso que não fico tão animada com ele :c Gostei de saber que o livro é narrado pelo ponto de vista de diferentes personagens, as ilustrações parecem ser incríveis e a leitura ser rápida é um ponto bem positivio também. No entanto, eu não lerei esse livro tão já, mas mesmo ele não sendo do meu gênero favorito e não me deixando tão animada assim, eu ainda quero comprar ele *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, as vezes sair da nossa zona de conforto pode ser surpreendente! Quem sabe esse não vai ser o livro que vai te abrir as portas para o suspense/policial?? ;)

      Beijos

      Excluir
  10. Eu também não assisti o filme, nem a serie. Quero muito ler esse livro, pois, só conheço a tal da cena no chuveiro e a musica também hehe. A edição está muito linda e quero comprar logo. Alias quero todos os livros da editora que são maravilhosos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava igual a vc Sil e foi ótimo não saber mais nada! Uma surpresa após a outra!! Eu fiquei até com dó de ter lido esse livro emprestado! hehehehehe
      Com certeza vou comprar algum da editora em breve, pois eles estão realmente caprichando!!

      Excluir
  11. Olá Samy! Falei que viria aqui e aqui estou.
    Meu box chegou semana passada com marcador especial com imagens do filme e tudo, já baixei o filme de Hitchcock, mas ainda não vi, Bates Motel só a primeira temporada que estou assistindo novamente.
    Sobre o livro, acho incrível quando se vai direto ao ponto sem enrolações, King é assim por isso amo tanto ele e suas obras, preciso conferir se Bloch se iguala em tamanha qualidade.
    A DarkSide tem um detalhe maravilhoso em cada edição da sua editora, tenho este box que contém os livros Psicose, Os Gonnies e A Noite Dos Mortos Vivos todos com um design incrível e marcadores de presente, acho lindo o trabalho da editora, além desses tenho a coleção Arquivos Serial Killers, ela se tornou minha paixão do ano passado pra cá, está de parabéns por publicar só obras top.
    Adorei a tua resenha em toda ela fiquei com aquela agonia de saber mais sobre, após a minha leitura atual vou devorar o livro para descobrir mais.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério que vc acha King direto? Já ouvi tantas pessoas reclamando que ele é o rei da prolixidade! hehehehe
      Eu nunca li nada dele, mas li um livro do filho dele, Nosferatu. Achei Joe Hill suuuuuper prolixo. Tinha hr que cansava a leitura, mas o livro é muito bom.
      Realmente a Darkside está de parabéns! Esse livro foi emprestado, mas pretendo comprar publicações da editora em breve, para incentiva-los a continuar com esse excelente trabalho!

      Espero muito que você curta o livro! Dps passo no seu blog para conferir o que vc achou! hehehehehe

      Excluir
  12. Ah, sim! Com certeza os livros de suspense são mais envolventes quando narrados em terceira pessoa.
    Achei bem legal essa sua ideia de disponibilizar a música que você relaciona com o livro da resenha, mas... Tinha que ser essa??? Nossa, essa música dá uma aflição, cara!
    A Darkside é top mesmo! Eles embelezam os livros de uma forma única!
    Ah, eu também gostava de ler livros sem saber nada da história. Hoje em dia, não faço mais isso. Aliás, atualmente não compro um livro sem antes ler pelo menos uma opinião sobre a obra.
    Beijos!

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha
      Tinha que ser Karina!!! Não consegui colocar outra! huehueheuheuheu
      E ainda achei uma versão super legal com a orquestra! :P
      Eu leio as opiniões, mas quando vejo que a pessoa está contando sobre o enredo, pulo direto para a opinião pessoal! Alguns eu ainda leio um pouco do enredo, mas tenho lido cada vez mais sem saber nada da obra! Estou amando fazer assim!

      Excluir
  13. Olá Samy, como vai?
    Já ouvir falar desse livro, mas desde então não tinha curiosidade em ler. Mas amei sua resenha. A edição realmente está maravilhosa, amei as ilustrações.
    Espero ter a oportunidade de ler ainda.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a oportunidade apareça em breve Irisvanda! ;)
      É um livro realmente sensacional! E essa edição está de babar! :D

      Excluir
  14. Deu MUITA vontade de ler. Vou procurar em pdf.


    www.escolhasalternativas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser super fácil de achar Angélica! Só tenta um com a tradução boa pq a tradução ruim pode acabar com a emoção do livro! ;)

      Excluir
  15. Boa noite, Samy, tudo bom?
    Eu já conhecia esse livro através de muuuuuitas pessoas falarem desse livro e confesso que não é um livro qual leio na minha zona de conforto, sabe?! A editora capricha bastante em todas as suas obras, nunca li nada dele mas pelas fotos que você colocou está MARAVILHOSA. Gosto de livros que tenham uma escrita envolvida e acho que vou ver se adquiro em breve, no entanto, pretendo me aventurar nesse gênero pelos livros do King pois dizem que é muuuuuuito bom e estou super curioso com "O Iluminado". Ótima resenha!

    Beijos!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Iluminado já é bem mais horror mesmo, esse é mais suspense. King ainda não me aventurei, pq sou bem medrosa! Mas estou com A Coisa para ler aqui esse ano! Espero não ficar sem dormir! huehuehueheue
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...