sábado, 21 de março de 2015

Resenha: Os Contos de Beedle, o Bardo – JK Rowling


Título: O Contos de Beedle, o Bardo
Título original: The Tales of Beedle the Bard
Autora: JK Rowling
Ano de lançamento: 2008
Ano de lançamento no Brasil: 2008
Editora: Rocco
Número de páginas: 103


Sinopse:

Os Contos de Beedle, o Bardo - Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas.
Os contos de Beedle, o Bardo comprovam mais uma vez o talento de J. K. Rowling para transportar o leitor para o seu universo mágico e único. Pegue sua vassoura, alguns galeões e vá buscar o seu!

___________________­_____|||______________________

Os Contos de Beedle, o Bardo era o último livro que me faltava ler da série Harry Potter. Não sei porque cargas d’água, quando o livro foi lançado não me interessei minimamente por ele. Achei que seria bobinho e que não valeria a pena. Como eu estava enganada não é mesmo?

O livro consiste de 5 contos curtinhos e após cada conto temos uma “sessão comentários” feita por Dumbledore. Não é segredo para ninguém que eu amo o maior bruxo de todos os tempos, com todos os seus defeitos. Então é fácil entender porque eu achei tão interessante essa “nova edição toda comentada por Alvo Dumbledore”.



Assim como acontece nos livros da saga, Dumbledore se mostra muito espirituoso em seus comentários e, como sempre, ele não é nem um pouco modesto em suas colocações. Eu, particularmente, adoro essa faceta do diretor mais querido de Hogwarts – por mim, pelo menos – e acho mais interessante ele assumir sua genialidade que ficar usando de falsa modéstia.

Em seus comentários, Alvo conta um pouco sobre a história bruxa e tenta fazer paralelos com o conto narrado. Mostra porque alguns contos foram modificados e acabaram sendo contados de forma muito diferente às crianças. Exatamente o mesmo que acontece com nossos contos de fadas, certo? Qual criança sabe que o fim de A Pequena Sereia não é aquele mar de rosas? E qual pai conta aos seus filhos que o príncipe de A Bela Adormecida não é tão principesco assim?

Para quem chegou até esse ponto da resenha totalmente perdido por não ter lido toda a saga Harry Potter ainda, eu explico. No sétimo e último volume, a autora cita um livro de contos infantis que os pais bruxos leem para seus rebentos assim como os pais trouxas leem os contos de fadas para suas crianças. Muito espertamente, JK decidiu fazer mais um spin-of da série trazendo esse livro para o mundo real e, para variar, fez um enorme sucesso. Vale lembrar que ela já havia feito isso com Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Séculos.

Dos cinco contos narrados no livro, o mais importante – e já conhecido dos leitores de Harry Potter – é o último, O Conto dos Três Irmãos. 


Esse é o conto citado no sétimo livro da série e é a partir dele que muitas perguntas sobre a trama são respondidas – ou as dúvidas aumentadas. Os contos que precedem esse último são O Bruxo e o Caldeirão Saltitante, A Fonte da Sorte, O Coração Peludo do Mago e Babbitty, a Coelha, e Seu Toco Gargalhante.

Como vocês podem ver na foto acima, o livro foi muito bem diagramado, com algumas imagens e detalhes para dar um charme. Finalmente a Rocco deu uma bola dentro.

Quem é fã do bruxinho mais famoso de todos os tempos, não pode deixar de ler este. Não sei até agora porque demorei tanto a me render a essa leitura! Só é uma pena ser tão curto e acabar tão rápido. Recomendo!

Em tempo, esse livro foi lido para o Desafio Literário do Tigre na categoria Livro que cabe no bolso!


Samy =)

6 comentários:

  1. Eu acho esse livro uma graça, e gosto muito de como a Rowling conseguiu escrever livros diferentes sobre o universo de Harry Potter sem criar novas aventuras propriamente ditas. Queria que ela publicasse mais livros do tipo :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto muito os "livros dos livros" dela! Tenho os três e o que mais gosto é Animais Fantásticos. Tanto que estou doida pelo filme, apesar de achar que vou me decepcionar! hehehehe

      Excluir
  2. Também li Os Contos de Beedle o Bardo pro desafio literário, mas em outra categoria *-* hahaha!! É uma delícia voltar pra esse universo de Harry Potter! E acho que a melhor parte da coisa toda foram os comentários do Dumbledore. Lindo demais!
    Fiz a minha resenha hoje e devo publicá-la em breve. Adorei ler a sua e ver que a gente gostou quase das mesmas coisas :}

    beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Vou ficar de olho no seu blog para ler sua resenha Priscila! ;)
      Os comentários do Dumbledore foram ótimos! Até estranhei algumas pessoas falando que acharam maçantes. o.o
      Beijos!

      Excluir
  3. Adoro esse livro! Gosto muito quando escritores criam contos de fadas/folclóricos que conseguem manter o estilo do gênero. Minha única crítica ao livro é que eu queria que ele fosse um pouco mais comprido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei querendo mais Lígia! Principalmente comentários do Dumby! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...