terça-feira, 12 de maio de 2015

Por trás do lápis: Charles William Krüger

Hoje, a nossa entrevista vai ser com o autor do livro Os Verdadeiros Gigantes. Antes da entrevista, segue uma pequena biografia dele para aqueles que ainda não o conhecem, conhecerem um pouco.

"Charles William Krüger está se formando em Letras, mas já as domina há algum tempo. Tem escrito em blogs e páginas diversas da internet há anos sob a alcunha de Jacó Galtran, e agora abandona o pseudônimo para lançar seu primeiro romance. Grande fã de fantasia medieval, cultura japonesa e histórias maniqueístas em geral, ele concilia sua produção literária com o consumo voraz de entretenimento em suas mais diversas formas."

Bora conhecer mais sobre o autor e sua obra então?

Para começar Charles, gostaria de dar as boas vindas a você aqui no Infinitos Livros! Primeiro, nos conte um pouco como você começou a escrever...

Primeiramente, muito obrigado pela oportunidade de estar aqui. Comecei a escrever após ler uma trilogia intitulada As Crônicas de Dragonlance, baseadas em um mundo de RPG americano. Aquilo me cativou de tal forma que eu entendi que tinha nascido para escrever.


Por enquanto seu único romance publicado é Os Verdadeiros Gigantes, mas você prometeu mais para breve. Você pretende seguir com essa linha fantástica, englobando anões e orcs, ou podemos esperar algo em outro estilo no próximo livro?

Fantasia, com certeza. Raças fantásticas talvez não. Mas espada, magia e mundos medievais são elementos quase certos em quase qualquer história minha.


Fico contente em saber, já que é um gênero que muito me agrada! :)
Você pretende revisitar o mundo criado em Os Verdadeiros Gigantes, com Rodan e seu povo, ou essa estória já foi encerrada da forma que você gostaria?

Esse mundo, chamado Elgalor, é maravilhoso. Foi criado pelo meu amigo Matheus, de Londrina, e por seu grupo de RPG. Foi uma honra sediar minha humilde história lá. Um dia, quero sim voltar a escrever lá. Mas deve demorar um pouco – há outros projetos na frente.

Eu sei que é uma pergunta injusta, mas você tem algum personagem que se tornou favorito?

Eu gosto muito do Rodan. Pode ser clichê ter como preferido o protagonista, mas gosto dele por causa dos defeitos e pelos erros que ele comete.



Rodan é um anão, uma raça forjada pelas cicatrizes das guerras do passado. A sombra de uma nova ameaça surge, prometendo trazer uma era de terror e desespero para o reino de Darakar, mas Rodan não se importa. Ele tem uma missão. Guiado pelas aparições em sonho de seu falecido pai, ele inicia uma jornada rumo a uma vingança improvável. Sem entendê-lo, seus amigos Garren e Drunnan partem tentando impedi-lo. Ironicamente, os destinos de Rodan e do seu povo são interligados por uma força sobrenatural, obrigando os anões a mostrarem sua coragem contra hordas de orcs e gigantes. Quando a ameaça se mostrar mais poderosa do que se imaginava, o povo anão mostrará onde reside a verdadeira força. Mostrará quem são os mais valentes. Mostrará quem são os Verdadeiros Gigantes.


Além da influência óbvia de Tolkien, quais outros autores te servem de inspiração? Quais são os seus favoritos, como leitor?

Sou muito fã do Leonel Caldela, embora o estilo de escrita dele seja bem diferente do meu. Meu autor nacional favorito é o Leandro Reis, e minha autora favorita é a Ana Lúcia Merege. Ler qualquer parágrafo escrito por eles é sempre uma injeção de ânimo.


Você se baseia em alguma pesquisa para criação dos personagens e da trama ou é primariamente fruto de sua condição de leitor?

Sou péssimo com pesquisas. =) Prefiro criar tudo que posso. No caso de Os Verdadeiros Gigantes, que é ambientado em um mundo ficcional criado por outra pessoa, troquei alguns e-mails com meu amigo Matheus para que tudo ficasse satisfatório. Todo o resto é criatividade e suor.


Ser autor no Brasil não é uma tarefa trivial. Quais os maiores obstáculos que surgiram no decorrer desse processo de publicação?

Eu tive outro original meu rejeitado por editoras consideradas grandes. Era um livro bem maior, quase 500 páginas. Isso me fez investir em “Os Verdadeiros Gigantes”, menor, mais viável comercialmente. Fechei com a Editora Catavento, uma editora séria e dedicada, mas que não tem a penetração em livrarias ou grandes eventos como outras editoras maiores. Então a divulgação depende muito do que eu consigo fazer. Publicar acabou não sendo o grande desafio, mas sim divulgar o livro. Mas sigo lutando.


A editora realmente tem ótimos títulos e capricha bastante nas capas. 
O que mudou agora que você é um autor já publicado?

É como se eu fosse pai. Eu já tinha publicado contos menores na Amazon e escrevi muita coisa em blogs antigos meus, sempre usando um pseudônimo. Mas agora eu tenho algo impresso, e isso tem uma relevância grande.


Apesar de todas as dificuldades, eu tenho a impressão de que o preconceito que há com os autores nacionais por parte dos leitores está diminuindo e algumas editoras têm dado mais chance aos novatos nacionais. Como autor, qual sua impressão a respeito? Será que existe uma evolução real nessa situação?

As dificuldades para publicar são menores. O que faz a demanda aumentar, então há uma competitividade maior. É mais fácil publicar, o que torna mais difícil se destacar com tanta gente publicando. Quem ganha é o leitor que terá cada vez mais opções.


Para finalizar, quer deixar algum recado para os leitores ou alguma dica para os aspirantes a escritores de fantasia?

Um abraço aos leitores, obrigado pelo espaço, e aos autores as dicas são bem simples: escrevam sem parar e com o coração; conheçam o mercado editorial o máximo que puderem; e jamais desistam.


Fico muito feliz em contar para vocês que o Charles é nosso novo autor parceiro! Em breve vocês poderão conferir a resenha do livro aqui. Eu não vejo a hora de conferir a estória de Rodan e seu povo.

Para aqueles que também ficaram curiosos com a trama, o livro pode ser adquirido diretamente com a editora aqui, com frete grátis! Para quem quer o livro autografado, é só adquirir com o autor em sua page no facebook ou no seu blog!

Samy =)

13 comentários:

  1. Olá! Fiquei feliz em conhecer o autor, saber mais sobre a obra, seu processo de criação, a maneira otimista como ele enxerga o mercado editorial. concordo com algumas falas dele sobre a venda e divulgação de livros. Espero logo conhecer a obra dele!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela nova parceria, é sempre bom conhecer sobre nossos autores nacionais.....
    Não me interessei pela obra dele, mas quem sabe ao ler sua resenha no futuro não mude de idéia, bjus

    ResponderExcluir
  3. Ola adorei conhecer mais sobre o autor e seu livro que ainda não conhecia , adoro fantasia , Espero que tenho muito sucesso. As grandes editoras tem mais divulgação, mas tenho certeza que irá conseguir divulgar seu livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor, então foi ótimo ler a entrevista. Como é bem ver essa nova geração botando a cara na letras e investindo nos seus sonhos. E bom perceber também que temos pessoas capazes de criar boas história tanto quando lá.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor nem sua obra, e gostei muito da entrevista por isso. O livro dele parece realmente muito bom, já está anotado!

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    é sempre bom conhecer melhor o autor e saber mais sobre a obra e como foi criada, adorei o post e vou procurar saber mais sobre o livro.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da entrevista com o autor. Ainda não conhecia o trabalho dele, mas acho muito legal que ele escreva sobre fantasia e explore elementos fantásticos diferentes do que lemos atualmente. É uma boa oportunidade de conhecer um universo literário completamente novo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Samy, tudo bem?
    Não conhecia o autor e gostei de conhecer!
    Já que não estou podendo acrescentar nada na minha lista por enquanto, vou indicar o livro dele para meu cunhado que é fã de RPG!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor, mas simpatizei com ele logo de cara ao ler que ele é fã da cultura japonesa kkkk Bom, eu gostei bastante da entrevista, você fez ótimas perguntas e o autor foi super atencioso, espero um dia ler o livro dele o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Samy, fico muito feliz de te ver apoiando o Charles! Gostei muito do livro dele e é uma alegria sincera saber que ele está ganhando espaço nos blogs literários, ainda mais se é em um que admiro tanto, como o Infinitos Livros.

    https://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Samy.
    Adorei essa entrevista e conhecer um pouco mais sobre o autor.
    Gosto muito de livros de fantasia e acho que gostarei de Os Verdadeiros Gigantes se algum dia tiver a oportunidade de ler.
    Fico feliz de ver que o apoio aos autores nacionais aumenta a cada dia. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii Adorei a entrevista, não conhecia o autor mas a historia parece ser bem interessante. Adorei a simpatia dele também.
    Parabens pela parceria e estou curiosa pela resenha do livro

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Gosto quando o autor fala o personagem que mais gosta. No fundo a gente sempre tem um favorito =P huahuahua Não conhecia o autor, mas gostei bastante da entrevista. Sucesso para ele e para os seus livros.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...