quinta-feira, 21 de maio de 2015

Resenha: A Lista Negra – Jennifer Brown

Título: A Lista Negra
Título Original: Hate List
Autora: Jennifer Brown
Ano de lançamento: 2009
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 272


Sinopse skoob:

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

 ___________________­_____|||______________________

Atualmente tenho me interessado bastante por esses livros “adolescentes” que tratam do bullying. Acho que é um assunto importante e que afeta, em maior ou menor grau, a vida de muitas pessoas. Quando fiquei sabendo da existência desse A Lista Negra, eu já havia lido Os 13 Porquês e Extraordinário. O primeiro é um bom livro, mas o último mencionado é fantástico! Doce e envolvente.

Então quando fiquei sabendo sobre esse de Jennifer Brown, me interessei também. Quando li a resenha da Lígia do RandomicidadesAleatórias, fiquei com mais vontade ainda.

Para completar, o livro trata de outro assunto que sempre me desperta curiosidade que são as chacinas que acontecem com mais frequência do que qualquer um conseguiria imaginar, geralmente em escolas dos Estados Unidos. Sempre me pergunto o que leva àquele adolescente ou jovem a uma situação tão extrema.


Aqui vamos acompanhar não o autor da chacina em si, mas sua namorada, a pessoa que estava com ele em quase todos os momentos e que sofria o mesmo desprezo e zombarias. Mas ao contrário de Nick, Valerie é uma das sobreviventes e precisa aprender a lidar com a dor de perder o namorado, a dor de descobrir o que ele fez e a dor de ser considerada culpada, ainda que tenha sido considerada inocente.

No livro vemos a reintrodução de Valerie à escola e, como o livro é todo narrado em primeira pessoa pela protagonista, conseguimos nos aproximar bastante dela e sentir de forma mais clara o que ela está sentindo.

Achei a construção dos personagens muito boa, tanto de Val e Nick – que sequer conhecemos “pessoalmente” – quanto dos amigos e não-amigos da protagonista. O pai dela merece destaque e a medalha de maior imbecil já criado. Sério, tem hora que mal dá para controlar e a vontade é de socar a cara dele.

A grande sacada da autora foi mostrar flashbacks que acontecem na mente de Val, relembrando momentos que passou com o namorado e tentando entender como tudo chegou a esse ponto sem que ela percebesse. Afinal Nick não era um cara legal? Ele sempre foi uma boa pessoa quando estava com ela. Como chegou a esse ponto? Possivelmente os responsáveis pelos atendados da vida real também são pessoas consideradas boas pelos amigos e muitos devem ficar pasmos após essas tragédias.

Para mim, foi um livro que cumpriu o que prometeu e não decepcionou. Foi mais ou menos o que eu achei que seria e me fez gostar dele. Provavelmente lerei mais coisas que a autora publicar e recomendo A Lista Negra, embora não tenha entrado para os melhores do ano.



Samy =)

38 comentários:

  1. Acho apenas uma coisa sobre este livro: deveria ser leitura OBRIGATÓRIA nas escolas.
    Estou seguindo ok?

    Beijos
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que as escolas deviam adotar livros como esse. Muitas vezes somos obrigados a ler livros que não conseguimos entender completamente e um livro desse tipo poderia ser muito melhor aproveitado.
      Beijos e obrigada pela visita! ;)

      Excluir
  2. Só de ler sua resenha já fiquei com raiva do pai da Val de novo, hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Olá,Samy, boa noite. Tudo bem?

    Acho muito interessante os autores abordarem essa temática. O assunto é muito sério e as consequências na vida real, assim como foi no livro (pelo que você escreveu na sua resenha), podem ser terríveis. E, é muito triste que as pessoas tenham de encarar preconceitos, certos atos de "brincadeiras maldosas" infligidas a alguns pelos "superiorespmelhores" podem destruir vidas. Podem causar um sofrimento durante toda a vida da pessoa, entre outros fatores. Pode não ter entrado para o seu melhores do ano, mas, conseguiu me cativar, eu gostaria de lê-lo, com toda certeza. Seria interessante que todos os adolescentes lessem livros assim, acho que poderia "abrir" digamos assim, a mente deles e diminuir essas atrocidades que assistimos o tempo todo nos noticiários.

    Beijo!
    Livros & Tal [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana. Acho uma leitura muito importante entre os adolescentes, principalmente se o assunto é abordado da forma correta. Um livro que mostra de uma maneira interessante o assunto é Os 13 Porquês, já que mostra como várias ações pontuais (e sozinhas, sem muita importância), podem se somar e levar a uma atitude tão drástica. Acho que vale a leitura! ;)
      Beijo

      Excluir
  4. Oi, Samy!
    Eu quero muito ler esse livro, pois me interesso pelo tema bullying e suicídio entre adolescente. Já que trabalho com adolescentes, tento me manter próximo do mundo deles.
    Quando eu leio resenhas desse livro eu lembro da séries adolescente One Tree Hill, que abordou esse tema da chacina na escola, e que na época eu fiquei bem comovida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa série Nilda, mas esse tema sempre me chama atenção, pois é algo que deveria ser abertamente trabalhado nas escolas e não e um tabu, um tema tapado com a peneira.
      Leia o livro e me conte o que achou! ;)

      Excluir
  5. Oi. é um livro com uma história forte, uma temática pertinente, mas me preocupa a maneira como tudo isso é abordado, pois tenho visto alguns livros tratarem a temática de forma fútil ou com uma linha de pensamento meritocrática, determinista e isso me incomoda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não senti em pensamento meritocrático nesse livro não Lilian. Acho que até tenta desconstruir esse pensamento, de certa forma, já que muitos dos afetados nada tinham a ver com o bullying que o personagem sofria, entende? Mas acho uma discussão muito válida essa que você levantou.

      Excluir
  6. Parece ser um livro interessante, um pouco surreal se isso não fosse de fato verdade. Bullying é realmente um assunto que deve ser tratado com cuidado. Infelizmente eu não leria este livro, apesar de parecer interessante e abordar um assunto como este. Quem sabe daqui pra frente rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho importante conversar principalmente entre crianças e adolescentes, afinal são quem praticam e sofrem o bullying mais ferozmente. Quem sabe com o tempo você não se anima né? ;)

      Excluir
  7. Realmente essa temática tem ficado cada vez mais forte e livros assim voltados ao adolescentes fazem com que a reflexão seja obrigatória, ainda mais pq são o público alvo desse tipo de agressão.
    Não é um livro que eu leria, apesar de achar interessante a temática.
    Parabéns pela resenha :D

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Beatriz. São os que sofrem e os que praticam também né. Acho uma discussão importante!

      Excluir
  8. sempre tive vontade de ler esse livro...... ele me parece ótimo e acho ótimo essa temática estar em evidencia já que na vida real as coisas vem acontecendo de uma forma gigantesca,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Fernanda! Também acho bom a temática estar em evidência! Acho que é uma discussão muito importante entre os mais jovens.

      Excluir
  9. Oláá
    Esse livro entrou para os meus favoritos e já o li faz um tempão, sua resenha está ótima e é um tema sim que precisa ser debatido e abordado sem tanta superficialidade que é, adoooro o enredo e tudo mais.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante desse tema e da discussão que os livros do gênero proporcionam!

      Excluir
  10. Oi tudo bem?
    Achei muito, mais muito legal esse livro.
    Já tinha ouvido falar dele antes, agora minha vontade de ler ele só aumentou.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você também goste Vinicius! Eu achei bem proveitoso! ;)

      Excluir
  11. O enredo desse livro me chama atenção tem um bom tempo. Vi muitas pessoas falando dele por um tempo, mas nunca tive a chance de ler ou de comprar. Lendo a sua resenha, eu realmente retomei a animação pra essa leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você goste Débora! Eu achei muito válido! :)

      Excluir
  12. Ola Samy a premissa do livro é muito interessante e despertou minha curiosidade, o tema abordado é de suma importância, e fica aquela dúvida sempre , o que levou o personagem a tomar essa atitude. Já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Joyce! Foi isso que mais me deixou curiosa também. É o que sempre me intriga nos livros desse tema!
      Espero que você aproveite a leitura! :*

      Excluir
  13. Olá! Já li comentários muito positivos a respeito dessa obra, mas não é uma leitura que falei em breve, apesar de ter vontade. Acho o tema super pertinente, uma discussão importante. Gosto de livros que promovem reflexão e, com certeza, este é um deles. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse realmente nos leva à reflexão Camila. Eu sempre acho que o bullying é de suma importância em ser debatido, principalmente entre adolescentes!
      Tomara que consiga ler em breve!

      Excluir
  14. Vejo a Pam do Garota it comentando sobre esse livro e semprw falo :"vou ler", mas nunca começo :d
    Tenho que ter vergonha na cara kkkkk vejo muitos comentários bons dele.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cria vergonha logo e lê de uma vez! hehehehe

      Excluir
  15. Oi ^^
    Este é um livro que tenho muita vontade de ler e a cada nova resenha me sinto ainda mais empolgada.
    Só preciso achar um tempinho para me dedicar à leitura :D

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura desse é super rápida Alessandra! Pode encarar! ;)

      Excluir
  16. Este livro é meio uma montanha russa, ela vai e volta no meu interesse. è um gênero que eu gosto muito, mas a verdade mesmo é que ele nunca esteve entre os desejados, e sim nos que eu gostaria de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso Rose! Quando é assim tento conseguir emprestado! O ruim é que aqui na minha cidade a biblioteca pública é meio fora de mão, mas é uma boa opção!

      Excluir
  17. Oi Samy, tudo bem?
    Quero ler esse livro, pois o tema abordado é muito atual, além de interessante.
    Imagino que seja uma leitura bem tensa.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tensa, mas ao mesmo tempo fluida Angélica! E realmente o tema está bem atual!

      Excluir
  18. Oi, tudo bem? Fico com vontade de ler esse livro, pois o teor psicológico parece muito acentuado e eu gosto de histórias assim, acho que elas sempre nos faz pensar e querer melhorar a nossa vida. Gostei muito da sua resenha :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Nina! Tanto para tentarmos entender os motivos de Nick quanto para entender o que está se passando na cabeça da Val. Acho que você vai gostar da leitura! :)

      Excluir
  19. Olá!

    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não surgiu a oportunidade. Já li outros livros parecidos e adorei. É um jeito de pararmos e refletirmos sobre os nossos atos para tentar melhorar nossas vidas. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Roberta. Nossos atos podem parecer bobos, mas afetar as pessoas profundamente!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...