sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Resenha: A Torre Acima do Véu – Roberta Spindler


Título: A Torre Acima do Véu
Autora: Roberta Spindler
Ano de lançamento: 2014
Editora: Giz Editorial
Número de páginas: 272


Sinopse skoob:

Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos megaedifícios e arranha-céus das megalópoles.
Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras.
Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram.
Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio-Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna-se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua família.

 ______________________­_____|||_________________________

Gente, para tudo! Mais uma distopia nacional! Quando eu vi esse livro no stand da Giz na FLI aqui em BH fiquei bem empolgada! Primeiro porque achei a capa linda! Segundo, porque é uma distopia, gênero que adoro e que sempre me prende à leitura.

Você pode falar... Ahhhhh, mais uma distopia?? Pois é... pouca coisa inovadora tem surgido nessa área, concordo com você. Tem muita coisa “mais do mesmo” aí. Então porque ler essa especificamente?




Bom, o primeiro argumento que te dou é por ser nacional! Ok, não é a primeira distopia nacional a ser lançada no mercado, mas vamos combinar que não há tantas assim também, certo? Temos a trilogia Anômalos, o livro Cyber Brasiliana, assim como algumas outras mais antigas, mas acho que vale a pena dar mais uma chance à literatura nacional em um nicho pouco explorado aqui dentro.

Mais um argumento? Não tem romance!! Uhuuuuuul! *todas comemora*
Eu não tenho absolutamente nada contra romances. O problema é que o que mais vemos nas distopias por aí são triângulos amorosos, não é mesmo? E isso já me cansou, não cansou a vocês? Bom, aqui não temos isso. Tudo bem, temos uma leve indicação de um romance, mas não é muito desenvolvido e achei que ficou na dose exata para fugir do clichê visto nesse gênero.

Outro motivo para tentar te convencer? Aqui não há aquela divisão por facções, distritos ou seja lá como o autor da vez queira chamar. É uma sociedade mais parecida com a nossa, com um governo que tenta colocar ordem no pânico e manter os humanos na face da Terra. Existem diversas megalópoles, como a Rio-Aires, que é a que acompanhamos. Os países como conhecemos já não existiam mais. Como uma jogada econômica, agora existem blocos. A União Europeia, União Latino Americana,  União Norte Americana, Asian (e estou esquecendo os outros nomes, droga!). Isso tudo antes do apocalipse.

Repentinamente uma névoa começou a cobrir as cidades e nem as megalópoles escaparam. As pessoas que viviam nos aranha-céus e “mega-edifícios” se safaram, mas os que estavam em um nível mais baixo não sobreviveram.

A população que conseguiu sobreviver montou uma Nova Superfície acima do alcance da névoa e todos vivem no alto agora. Pontes ligam edifícios uns aos outros e os helicópteros são fundamentais.  Algumas das pessoas expostas de forma moderada à névoa desenvolveram habilidades especiais. A nossa protagonista é uma dessas pessoas e é uma saltadora. Consegue se equilibrar nas maiores alturas e fazer acrobacias da forma que a gente respira.

Durante toda a narrativa acompanhamos os personagens que se encontram na antiga ULAN (União Latino Americana). Todos falam portunhol que é a nova língua-oficial do bloco Latino Americano. Não sabemos o que aconteceu nos outros blocos, nas outras megalópoles.

Esse é mais um argumento para você ler. Aqui vamos acompanhando o fim do mundo e a reação das pessoas. Além das providências tomadas para tentar sobreviver nesse mundo diferente. Não vemos já o mundo todo formado e a sociedade remodelada. Vamos acompanhando esse remodelamento. Ou pelo menos pouco tempo depois de acontecer o remodelamento e as pessoas ainda tentam entender o que aconteceu. O que é essa névoa que dizimou a população?

"I-am-Groot!"


A escrita da Roberta é uma delícia e me conquistou totalmente. Gostei muito da construção dos personagens e me apeguei bastante a eles. Será que eu estava muito carente? Pois me apeguei até àqueles que não aparecem tanto assim e que foram feitos para não gostarmos deles. Vai saber...

A protagonista não foi uma dessas moças chatinhas que nos fazem perder a paciência. Pelo contrário, foi uma das protagonistas que mais gostei atualmente. Bem sensata, determinada e nem um pouco frágil. Humana, comente erros e acertos. Achei muito bem dosado, mais uma vez.

Claro que não é um livro perfeito. A sociedade foi bem explorada, mas existem alguns clichês, como o governo não ser tão bom quanto quer fazer parecer para a população em geral. Muitas coisas também foram pouco exploradas no decorrer da trama, como a própria névoa. Quando começa a desenvolver essa parte, o livro acaba. Não consegui achar nenhuma confirmação de continuação vindo por aí, mas o final ficou muito aberto para não haver nada. Não é uma simples falta de respostas, é um gancho mesmo para continuação, então acho que podemos esperar mais coisa vindo por aí!

Outro fator que achei pouco explorado foram os poderes adquiridos pelos Alterados. A autora explorou a modificação genética de apenas dois tipos, apesar de insinuar a existência de diversos outros. Acredito que será mais bem desenvolvida essa parte em um próximo volume.

Então é isso! Com esses argumentos conseguir te animar a ler o livro? Mesmo dando todos esses arugmentos, espero que não vão com taaantas expectativas, pois isso costuma ser um desastre e não queremos isso! No mais... boa leitura a todos!



Samy =)

37 comentários:

  1. É bom saber que a literatura nacional está tomando uma forma boa, essa sinopse é muito interessante e diferente até.
    Conferirei logo

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super orgulhosa quando vejo obras nacionais nesse nível! Espero que goste!

      Excluir
  2. Nossa, fiquei curiosa! Vai para a lista de desejos.. ahah

    beijos

    http://entrechasebonslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não tinha me chamado muito a atenção até agora. Cansei um pouco das distopias, mas o fato de ser brasileira me faz ter um pouco mais de simpatia. E o fato de ter pouco romance também, hahaha :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe
      A quase ausência de romance foi uma delícia Marília! Hahahaha

      Excluir
  4. Amo literatura nacional. Mas não sei se esse livro me agradaria, mesmo que seja minimo adoro um romancezinho no meio de toda a loucura de uma distopias.
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mínimo o romance existe, não se preocupe! hehehe
      Tomara que algum dia você anime! ;)

      Excluir
  5. Nossssaa que livro maravilhoso, já quero, NOVO, PEQUENO E COM UMA CAPA INCRÍVEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa maravilhosaaaaaaa! Mas mudou, fica esperto para tentar comprar essa. (A menos que você goste ainda mais da nova, claro! hehehe)

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu também adoro distopias! Descobri o gênero e amei, já li vários...
    Ainda não li nenhum nacional, mas achei esse bem interessante e a capa está linda.
    Gostei do fato de não ter romance, eu também já abusei desses triângulos chatos...rs

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaaa, ninguém merece mais triângulo amoroso! Aqui o principal tipo de amor é fraterno mesmo. Adorei isso.

      Excluir
  7. Olá, já ouvi falar muito desse livro e parece muito interessante mesmo, amei a trama dele e tenho certeza que eu iria amar, mas assim como você disse, é melhor não ir com muitas expectativas para não correr o risco de me decepcionar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Kétrin! Vá de boas, sem esperar demais, que ele vai te surpreender! <3

      Excluir
  8. Oi. já havia visto esse livro, acho que é a primeira resenha que leio, não tenho certeza, o enredo é bem interessante para o público juvenil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lilian! É uma boa saída para esses livros de romance adolescente que tão pipocando por aí!

      Excluir
  9. Oi Samy!
    Eu não gostava muito de distopias, mas com o tempo fui me entregando a elas, já que li ótimas distopias vendo resenhas como a sua. Você fala tão animada desse livro que vou ter que marcar como desejado no skoob pra não me esquecer de ler essa obra que parece muito boa.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. oie como vai?
    EU AMO DISTOPIAS e sou louca pra ler esse livro, sua resenha ta muito boa, amei teus argumentos em relação ao livro, quanto aos clichês acho que são necessários né? isso torna o mundo descrito mais caótico como deve ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um clichê ou outro a gente perdoa né Paac? hehehehe
      O que não perdoamos é um livro SÓ de clichês!
      Tomara que goste deste também!

      Excluir
  11. Olá samy, li esse livros acho que um mês e meio atrás e amei, como adoro distopias não tinha como não gostar, concordo com você que ela podia ter se aprofundado um pouco mais em alguns pontos, mas mesmo assim ela conseguiu fazer uma historia incrivel com personagens bem cativantes *---*

    Ahh e autora já confirmou que pretende escrever pelo menos mais um livro neste universo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jéssica! Depois que postei a resenha descobri que tem pelo menos mais um engatilhado! (Espero que seja só mais um mesmo e que depois ela diversifique! <3)

      Excluir
  12. Gostei muito! Me interessei!
    Adorei o não tem romance!! Como assim não tem? hahaha
    Tem muita gente falando bem desse livro. Ele já está nos meus desejados, principalmente por ser distopia, que eu adoro!

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, tem uma pequena fagulha de romance, mas nada que roube o foco do livro que é totalmente outro! <3

      Excluir
  13. Adorei a resenha e é uma distopia nacional!! Uhhull! Haha! Bom, adorei e quero saber mais sobre esses blocos, esse alterados!! Parabéns pela resenha!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que ela falei mais sobre os Alterados no próximo livro. Seria bem interessante aprofundar nisso! Mas o livro foi muito bom!!

      Excluir
  14. eu gostei do livro mas de certa forma eu achei que faltou algo ha parte, não sei se leria de novo, mas adoraria conhcer outrras obras desse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim Leticia! Tem muita coisa boa no gênero!

      Excluir
  15. Olá.
    Costumo ler bastantes distopias então acho que esse livro pra mim seria mais do mesmo. Não me empolguei muito com a situação, então no momento não leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também leio muita distopia e achei esse até bem diferente do que vejo por aí. Principalmente por não focar em um casalzinho (pelo menos não diretamente).

      Excluir
  16. Oi!
    Uma distopia nacional sem triângulo amoroso? Já me ganhou!!!!
    Adoro esse estilo e quero ler com certeza.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi o que mais me ganhou também Nina! Acho que os autores estão tão focados em repetir uma ideia que deu certo que poucos variam, mas eles esquecem que os gostos são super variados, né?

      Excluir
  17. Oie, tudo bom?
    Sou uma devoradora de distopias e essa é uma distopia nacional que tenho interesse em conhecer. Gostei de saber que não foca no romance e que a autora soube construir bem os personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já deu de tudo ter foco no romance. Essa parte me ganhou mesmo!

      Excluir
  18. Geeeeente é distopia e é nacional? Serio que qdo vi a miniatura eu imaginei algum livro do King kkkkkkk
    Gostei da sua resenha, agora quero ler, espero ter a oportunidade de ler
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha
      A capa ficou bem digna mesmo! <3
      Tomara que goste! ;)

      Excluir
  19. Você realmente quer nos convencer a ler este livro né? Haha Quando o livro é realmente bom, a gente indica para todos mesmo haha Espero ler esse livro um dia, tem uma temática bastante gostosa e é uma distopia, genero que estou desbravando agora haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...