segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Infinitas notícias: Agora é que são elas!

Hoje o post vai ser [OFF] de literatura, mas um assunto importantíssimo e super atual!

Não sei se vocês viram pelas redes sociais afora - sobretudo twitter e pages do facebook - mas essa semana está acontecendo um movimento social intitulado Agora é Que São Elas. O que significa? Significa que vários homens pró-feminismo irão abrir as portas dos seus espaços virtuais - e na TV em alguns casos - para as mulheres.

Porque surgiu essa ideia? Apesar de o movimento feminista ter crescido muito e mais e mais pessoas passarem a se considerar feministas ou pró-feministas, está havendo um grande retrocesso no Brasil.



Existem projetos de lei já aprovados em algumas instâncias que mostram esse retrocesso.

Um bom exemplo é o PL 5069 que visa dificultar o atendimento pelo SUS a mulheres que sofreram violência sexual - dificultar o recebimento de pílulas do dia seguinte, de atendimento médico, acesso ao aborto legal e seguro - sendo que a maioria dos casos não é denunciado. As mulheres sentem vergonha, mesmo sendo as vítimas. E agora querem dificultar ainda mais o pedido de ajuda.





Agora o PL 236 pretende abaixar de 14 para 12 a idade de consentimento para atividades sexuais. Desde quando uma criança de 12 anos tem capacidade de consentir ou não com o sexo com um adulto??

Há uns 15 dias, diversos acontecimentos chocantes culminaram com a campanha
#MeuPrimeiroAssédio, no twitter. Diversas mulheres contaram suas primeiras experiências com o assédio sexual. A média de idade contabilizada de acordo com os relatos foi de 9,7 anos. Chocante não? Para algumas pessoas, nem tanto assim. E o pior de tudo foram os comentários machistas respondendo a esses relatos. Mulheres se expondo, contando o que viveram, traumas que ficam para o resto da vida e "homens" fazendo chacota.

Esses são alguns exemplos dos retrocessos que temos vivido no Brasil. Alguns atingem especificamente as mulheres e outros atingem outras minorias.

Pensando nisso e nos movimentos feministas que têm crescido, surgiu o Agora é que são elas. Nas palavras da própria Manoela Miklos, uma das idealizadoras... "Muitos homens que têm acesso a meios de comunicação e espaços de fala garantidos – verdadeiramente emocionados diante desse momento e solidários nesse movimento de empoderamento – têm vontade de escrever sobre o tema. [...] surgiu, com a ajuda de muitxs e bons, a iniciativa ‪#‎AgoraÉQueSãoElas‬: uma semana de mulheres ocupando os espaços masculinos de fala. Homens convidam mulheres para escrever no seu lugar e se colocam nesse lugar do ouvinte. Dando voz e vez a uma mulher. Reconhecendo a urgência da luta feminista por igualdade de gênero e o protagonismo feminino nesta luta."

São muitos os homens que aderiram ao movimento, dentre eles, Leonardo Sakamoto, Gregorio Duvivier, Jean Wyllys, Marcelo Freixo, Bruno Torturra, Ronaldo Lemos, Marcelo Paiva, João Paulo Cuenca, José Eduardo Agualusa, Marcus Faustini, Fred Coelho, Antonio Prata, Marco Aurelio Garcia, Juca Kfouri, entre outros.

O movimento terá voz de hoje (02/11/2015) até o fim da semana! Alguns textos já foram postados hoje. O Sakamoto deu voz às meninas do Think Olga, Juliana de Faria e Luíse Bello. O Juca Kfouri deu voz à Camila Kfouri. Gregorio Duvivier deu voz à própria Manoela Miklos. Marcelo Tas abriu seu Papo de Segunda no GNT. A Vanessa Rodrigues está no Blog do Moreno, n'O Globo.

Durante a semana mais e mais textos serão lançados! Se você tem interesse em abrir espaço a alguma mulher, diga!
 

"Você, homem, escolhe uma mulher e [abre] a ela o seu espaço de fala. Pode fazer uma breve introdução explicando o gesto de ouvir ao invés de falar, se for necessário. Use o hashtag.
Importantíssimo: na escolha das mulheres, pense na diversidade. Mulheres negras, de comunidades vulneráveis, mulheres trans, mulheres que têm ainda mais dificuldade de acesso aos meios de comunicação e muito, muito o que dizer. Podemos ajudar nessa escolha se você quiser, amigo. Conte com a gente."

Samy =)

Um comentário:

  1. Sensacional esse movimento!!
    Muito massa seu post, Samy, vamos divulgar mais e mais ações como estas e continuar na luta para impedir estes retrocessos! Vamos caminhando porque o percurso é longo!!
    #AgoraÉQueSãoELAS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...