sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Infinitos filmes: Star Wars - O Despertar da Força

Título: Star Wars - O Despertar da Força
Título original: Star Wars - The Force Awakens
Dirigido por: J.J. Abrams
Atores principais: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver
Gênero: Aventura , Ação , Ficção científica
Duração: 2h15min
Lançamento: 17 de dezembro de 2015


Sinopse: Não achei uma que não desse muito spoiler, então fica assim: eles voltaram para uma nova aventura. 30 anos depois da morte de Darth Vader e do Império Galáctico ruir, a força está desequilibrada.



___________________§§§_________________

Sabe aquela sensação de rever amigos que você não encontra há muito tempo e está morrendo de saudade, e tudo que você mais quer é dar um abraço cheio de emoção? Essa foi a melhor descrição que eu li sobre o filme e explica perfeitamente o que eu senti quando ouvi a trilha sonora inicial e revi personagens tão queridos.

Observação: 1. Se você não assiste trailers para não saber nada da história, NÃO LEIA! Mesmo falando muito pouco, tem uma ou outra coisa dos primeiros minutos do enredo.
                      2. Se ainda não viu, mas assistiu os trailers, pode ler, não tem nada a mais do que já tem no primeiro trailer.
                         3. Se você já viu o filme, leia a resenha sem medo.

O sétimo filme da franquia se passa três décadas depois do ‘Episódio VI: O Retorno de Jedi’, das cinzas do Império Galáctico emerge a Primeira Ordem. BB-8 está em uma missão secreta em Jakku, no qual deve proteger um item até reencontrar com o piloto Poe (Oscar Isaac) e retornar à base da Resistência.




O filme já começa com perseguições, tiros e stormtroopers acertando alguns alvos - um milagre! O enredo te conta o básico para poder acompanhar o que está acontecendo naquele momento, bem no estilo “corre para acompanhar tudo que depois te conto o que levou a isso”, deixando meio subentendido que as explicações para algumas questões virão no próximo Episódio.

Han Solo e Chewie parecem que não se separaram durante esses anos. Essa foi a impressão que deu a sintonia no qual os atores contracenaram. Na verdade Harrison Ford parece não ter saído do personagem durante esse intervalo, ele não retornou com uma atuação mecânica, mas algo natural de alguém que está a vontade fazendo aquilo, como se tivesse retomado uma rotina que gosta. Foi agradável vê-los juntos novamente.





Agora, se já gostamos de rever os personagens antigos, os novos são brilhantemente trazidos para essa nova história. Finn (John Boyega) é um Stormtrooper que não se encaixa onde está, ele tem um ar de inocência ao mesmo tempo que tenta ser malandro, vai do pânico ao alívio, uma combinação que acaba ficando engraçada, o que torna a carga dele um pouco mais leve. Mas veja bem, ele não é um bobo, só está se adaptando ao seu novo momento. Já Rey (Daisy Ridley) é uma catadora de sucata que vive em Jakku sempre esperando algo. É uma personagem extremamente forte, determinada, que luta por sua sobrevivência. A inclusão dela como um dos principais personagens foi extremamente importante, mostra que é uma história que tem espaço sim para um mulher mostrar sua força, já que infelizmente a Leia, apesar de ser forte, foi colocada quase como coadjuvante do Luke e a Padmé não foi tão bem explorada quanto poderia. E a atuação da Daisy foi perfeita nesse quesito, ela soube trabalhar bem a personagem. Por fim temos Kylo Ren (Adam Driver) que se espelha em Vader. Os três atuaram bem e convenceram bastante nos seus papeis, quero muito ver como irão desenvolver seus personagens no próximo filme.




A direção de J.J. Abrams também foi boa, apesar do receio inicial de dar seguimento a um projeto de tamanha magnitude e importância, ele soube guiar bem os personagens e conseguiu utilizar bem os avanços tecnológicos para dar dinamismo às cenas. Ele e os roteiristas conseguiram rejuvenescer a franquia conquistando novos fãs, mas sem decepcionar os antigos com um enredo que satisfaz a nostalgia, com várias referências dos outros filmes e não deixa nada a desejar à história deles. (Adendo da Samy: Obviamente há os fãs xiitas e nostálgicos que acharam o filme uma piada de mau gosto. Claro que isso pode acontecer com você, mas acho as chances pequenas.)

A trilha sonora foi novamente feita por John Williams, o mesmo compositor que fez a trilha sonora dos outros seis episódios. Ela segue a mesma linha das outras trilhas sonoras, não distanciando muito do tema central, mas tem seu toque especial que marca: aquelas notas tocadas calmamente no piano, seguidas de uma sequência que dá a entender que algo misterioso e maravilhoso está despertando, começando novamente, e culminando no tom forte e marcante que lembra as demais trilhas.




O filme trouxe a mesma emoção que podemos ver nos episódios IV, V ou VI, com lutas muito bem elaboradas e um enredo cheio e mais consistente. Para completar isso, os efeitos especiais são equivalentes aos episódios I, II e III, com explosões, batalhas, viagens no espaço e armas muito bem feitas. Então, para mim foi um filme completo, me agradou tanto na história quanto nos efeitos. Além disso, por mais que alguns críticos tenham falado que ver em 3D ou 2D não faria diferença, para mim foi essencial, algumas cenas ficaram muito mais interessantes, ver explosões e naves bem pertinho foi mais legal, fora a profundidade e perspectivas conferidas pelo 3D, já que está tecnologia não resume a "saltar coisas da tela". Eu recomendo muito que seja visto em 3D, foi um dos melhores (se não o melhor) que vi nos últimos anos.

Eu simplesmente amei o filme! Veria novamente no cinema sem pensar duas vezes. Já estou super ansiosa para o próximo. Apesar de algumas questões eu achar que foram meio forçadas e um pouco precoces, todo o restante compensou bastante e eu dei nota 5 no Filmow.


Nat  =D

26 comentários:

  1. aAssisti o filme a e sensação que tive era de estar na minha casa assistindo os VHS da franquia, ahsuahusahsuasuahs, muito bom quando um filme supera o que a gente espera.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele superou minhas expectativas. Imaginava que seria bom, mas não esperava ficar tão surpreendida.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu estou tão ansiosa para assistir este filme, não vejo a hora de ter a oportunidade de ir, tenho certeza que vou adorar <3
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu não aguentei a ansiedade hahaha
      Espero que você goste tanto quanto eu.

      Beijos

      Excluir
  3. E eu que não assisti nenhum dos filmes até agora? Não me mate, por favor ahuahah.
    Meu amigo já me recomendou muito começar, mas eu confesso que não tenho nenhuma vontade...
    Beijo.

    Tá rolando sorteio no blog, vem participar: Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Pode ficar tranquila que não vou te matar por isso, tenho alguns amigos que não têm vontade também hehehehe
      Eu gosto por conta do drama dos personagens e político e de como eles conseguiram entrelaçar os dois. Sem falar que é um marco na história do cinema, principalmente no que se trata dos efeitos especiais.
      Se você resolver assistir espero que goste, mas se não gostar tudo bem, cada um tem um gosto.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Eu sou uma apaixonada por Star Wars, mas não gosto de cinemas, mas essa resenha que tu fez, foi lacradora, a vontade é de sair correndo para sentar na primeira fila... também quero a sensação de reencontrar amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, como você aguenta de ansiedade com todo mundo comentando? Eu ficaria louca! hahahaha
      Olha, eu recomendo ir ver no cinema pelo 3D. E na minha sessão nem estava bagunçada ou com gente gritando e fazendo gracinha, achei isso ótimo.

      Bjo

      Excluir
  5. Quando o assunto Star Wars me sinto uma estra terrestre ,serio sou totalmente por fora não assisti a nenhum dos filmes , e tenho de admitir que não tenho a menor vontade em ver.
    Sei que para quem é fã este é um filme aguardadíssimo, e vi muitos comentários positivos sobre ele
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta assim, cada um tem um gosto.
      Mas realmente, para quem é fã era um filme mais que esperado e que só fez a vontade de ver os próximos aumente a cada dia. Foi uma experiência incrível!
      Beijos.

      Excluir
  6. eu tava com muita vontade de ver no cinema, depois de ler isso, a vontade só aumentou *--*
    Preciso iiiiiir

    vou aperrear o marido até ele me levar xD

    ResponderExcluir
  7. Só quero falar que gostei muito das suas observações.
    Só para ressaltar tudo o que você falou, destaco o que eu vi: Um homem negro escravizado é obrigado a fazer parte de uma legião de matadores, mas na primeira batalha decide se rebelar e fugir; uma mulher catadora de lixo encontra o fugitivo (ex-escravo) e resolve ajudá-lo, mas é capturada pelo vilão, um sujeito tão mimado e egocêntrico que quebra tudo quando as coisas não vão do jeito que ele quer. Ah, quando o vilão quer dominar a mocinha, descobre que ninguém manda no pensamento dela; uma princesa sessentona mostra que lugar de mulher é comandando um exército de homens; eu ainda vi um cara sessentão procurar o filho mimado e se sente culpado pelo destino que o mesmo escolheu;
    Star Wars, definitivamente não é um filme para machistas e racistas.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero assisti ao filme, principalmente, depois da sua opinião! Me deixou mega curioso!! Adorei!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa franquia é uma das que eu não tenho um pingo de vontade de assistir. Sério, eu não faço a mínima do que a história se trata e nem tenho vontade de conhecer.
    Mas fico feliz que tenha gostado do filme.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii

    Apesar de não ser fã de Star Wars, vi muita gente falando bem desse filme e de que é possível ver mesmo quem não teve o contato com toda a história já filmada. Estou querendo ver só para saber como é.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Acredita que não assisti nenhum dos outros filmes? Pois é. Eu até queria fazer maratona pra depois ir ao cinema e tal, mas não achei os primeiros filmes em lugar nenhum :( Sempre fui muito curiosa sobre a saga *-*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Vou te falar a verdade... Antes de lançarem o sétimo filme de Star Wars eu não era muito fã da serie, Mas quando fui ao sinema, OMG, Fiquei apaixonado pela serie e espero assistir todos logo logo!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Nat, quero poder assisti-lo em breve, mas pela sua resenha e alguns comentário que li ele esta muito bem feito e não desaponta a expectativa que foi criada *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Pode me matar, mas não gosto de Star Wars, vou assistir mas por causa do noivo kkkkkkkkkk
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não me odeia, tá? Mas nunca senti interesse nos filmes/livros. Confesso que o novo filme parece bem elaborado, mas só de imaginar aqueles filmes antigos me da um sono.

    Beijos, adorei suas observações apesar de pouco compreender.
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. cara eu gosto mt da saga, mas ainda não tive oportunidade de ver o filme. tdo mundo anda falando super bem e eu ando mega curiosa.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Oie tudo bem? Amei o filme, foi melhor do que eu esperava realmente, pois depois dos episódios I II e III eu fiquei com bastante medo de eles nunca mais conseguirem voltar a magnitude da primeira trilogia (não que eu odeie a segunda) , mas enfim. Concordo com tudo o que você disse, só acho que precisam trabalhar melhor o Kylo para o próximo episódio. Ele foi a unica coisa que deixou a desejar no filme. O resto foi absolutamente PERFEITO.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nat! Tudo bem?
    CHORANDO HORRORES, AINDA NÃO ASSISTI T_T, sério, só vejo comentários ultimamente em minhas redes sociais a respeito e eu estou aqui muuuuuuito curioso, eu já assisti alguns filmes, mas não lembro mais de nada (tá, só umas coisas, mas são poucas OSDAISAIAIS) e adorei demais os seus comentários a respeito, me deixou ainda mais desejado como já estava antes, amei, amei, amei sua resenha, bem detalhada <33
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nat!
    Estou me roendo de ansiedade para assistir esse filme, preciso assisti-lo o quanto antes! Lendo a tua resenha a vontade que tenho é a de correr para o cinema mais próximo, mas infelizmente vou ter que esperar até semana que vem ainda. :((

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oláá! Tenho amigos que são apaixonados por Star Wars mas nunca vi nenhum filme então não entendi muitooo a sua "resenha" do filme, mas gostei do que li está bem explicado apesar de não ter ligado tudo!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não tenho dúvida de que esse filme seja bom, mas eu não me interesso de forma alguma pelo universo Star Wars.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...