segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Resenha: Troopers da Morte - Joe Schreiber

Título: Troopers da Morte
Título original: Death Troopers
Autor: Joe Schreiber
Ano de lançamento: 2009
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Aleph
Número de páginas: 328


Sinopse skoob (pode conter spoilers, leia por própria conta e risco!):

Nesta intrigante e singular história de terror, consagrados heróis da saga terão de enfrentar pesadelos imensuráveis. Quando a nave-prisão imperial Purgação – residência temporária de quinhentos dos mais cruéis assassinos, rebeldes e ladrões – quebra em um ponto isolado do espaço, a única esperança da tripulação parece estar em um destróier estelar encontrado vagando no vazio. Uma equipe de inspeção é então enviada à nave abandonada, em busca de peças para o conserto da Purgação. No entanto, somente metade dos integrantes da equipe retorna... trazendo consigo uma terrível doença, tão letal que, em questão de horas, quase toda a tripulação a bordo do Purgação morre dos modos mais assustadores. E a morte é apenas o começo...

 ______________________­_____|||_________________________

Primeira coisa, eu comprei esse livro pela capa! Claro, era Star Wars e todos que ainda não estão na estante, estão na lista de “vou comprar”, mas o que fez Troopers da Morte furar a fila de todos os Star Wars foi a capa. E também o fato de ser bem diferente. É uma história de terror que se passa no universo Star Wars e não algo que vai “acrescentar” à série.

Posto isso, vamos ver o que eu achei...


Eu o li em um dia na Maratona Literária Me Livrando. No começo, achei que seria um livro ok, legalzinho e que servisse para passar o tempo. À medida que a leitura foi evoluindo, a história foi ficando muito mais empolgante e eu já não queria parar de ler.

Acompanhamos uma viagem da nave-prisão Purgação. Ela está cheia de prisioneiros que estão sendo levados para algum lugar da galáxia que eles desconhecem. O problema começa quando os propulsores da nave começam a falhar e eles ficam vagando no espaço. A sorte é que tem um destroier estelar vagando próximo a eles. O capitão da Purgação destaca uma equipe para verificar se conseguem peças no destroier para auxiliar o resto da viagem. E é aí que a história começa de verdade! O destroier foi escaneado e estava livre de qualquer contaminação. Mas por que uma nave tão cara, com capacidade para aproximadamente 10mil tripulantes foi abandonada assim, no meio do espaço, em um ponto tão obscuro? O que tem naquele lugar que não foi detectado pelos sistemas?




Os personagens são diferentes dos que já conhecemos no universo Star Wars, com uma exceção – quem quiser saber leia a capsula de spoiler, hehehe. Isso fez ficar bem legal, pois mostrou que o universo que tanto amamos não está restrito aos personagens “principais” e à cúpula formada por eles, que mais coisa acontece ao redor e nós não damos importância ou desconhecemos.

Ver os sobreviventes percorrendo os corredores do destroier, fugindo por dutos de ventilação, correndo alucinadamente pelo hangar entre várias naves capturadas, foi bem legal. O ritmo é alucinante desde o momento que os “seres” aparecem para perturbar a paz dos nossos queridos personagens.




Joe Schreiber conseguiu um suspense bacana sobre o que aconteceria e como tudo aconteceria. Em vários momentos eu senti um frio na barriga. Nos momentos em que o pequeno prisioneiro Trig ia virar uma esquina com seu irmão Kale, ou quando a dra. Zahara tentava buscar sobreviventes na solitária.

Os personagens foram razoavelmente bem estruturados. O suficiente para nos apegarmos a eles e torcermos para que sobrevivessem – ou não – mas percebe-se que o foco maior aqui é o suspense e não uma construção super aprofundada. Eles têm personalidades bem marcadas, mas não podemos dizer que os conhecemos muito bem. Para mim esse aspecto foi ok, porque entendo que não é o propósito da obra.




Como eu sou fraca no terror – li pouquíssimos livros do gênero e apenas recentemente – não sei o que pensaria um fã do gênero, mas como uma “leiga” falando, eu gostei demais. Momentos de tensão bem dosados com outros momentos de tensão. xD

Brincadeiras à parte, foi um ótimo livro para eu iniciar a leitura de zumbis, já que a parte Star Wars me distraia e não tornou uma leitura muito pesada.

Aleph, por favor, lance os outros dois livros que Joe Schreiber escreveu no universo Star Wars, ok?




Livro super indicado para os que são fãs de Star Wars, para os que são fãs de terror e, mais ainda, para os que são fãs de ambos!

 


(Você quer saber spoilers da trama? É só escolher a pílula vermelha e você irá perceber que foi apenas o começo!)


Eu achei bem desnecessário colocarem o Chewie e o Han no livro. Sério, não tem nenhum dos outros personagens e já seria legal o suficiente ser no universo Star Wars, não precisava colocar algumas das “estrelas” para deixar mais legal. Eu acabei achando meio forçado e era óbvio que eles não morreriam, então para que? Só para chamar mais atenção? Bom, como eu amo o Chewie, ler algo com ele é sempre bom, mas ficou muito parecendo jogada do autor para ganhar leitores. Não precisava disso, o livro é bom por si só.

No fim das contas descobrem que o que levou a essa transformação dos mortos em zumbis foi uma “substância viva” que o Império usaria como arma. A ideia era que os soldados “contaminados propositalmente” pudessem continuar lutando mesmo depois de mortos, que as funções motoras funcionassem bem. Durante o transporte essa substância começou a vazar e acabou contaminando a quase todos que estavam no destroier estelar – algumas criaturas, humanas ou não, são imunes e não ficam doentes. Não há uma explicação razoável do motivo, só diz que elas têm anticorpos contra a substância. O que o Império não contava é que os zumbis conseguiam aprender, então eles capturavam naves que passassem por perto, comiam parte da tripulação e contaminavam outra parte.

Han, Chewie, a médica Zahara e o molequinho Trig conseguem se safar fugindo em uma das naves capturadas.

Alguns zumbis também conseguem fugir em outras naves, mas a substância que os faz “vivos” só funciona perto da fonte, então eles se tornam mortos em decomposição quando se afastam da nave-mãe que era o destroier. Assim, a galáxia está salva de ser contaminada – achei um pouquinho clichê, mas ok, não tirou o brilho da obra para mim.

Samy =)

22 comentários:

  1. Olá!
    Me interesso muito pela história de Star Wars e eu também compraria esse livro pela capa porque é linda demais. Hahahha
    Parabéns pela resenha!

    Beijão e Boas Festas
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda essa capa! E o interior do livro também! Se você gosta de terror, vai fundo! :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie tudo bem? Adorei a capa do livro e a sua resenha, fiquei apaixonada. Quero ler todos os livros que a Aleph lançou sobre o universo SW, mas não sei a ordem de leitura ainda, pois são TANTOS livros que fico perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!! Por enquanto li só 2, mas tenho mais 4 aqui na estante, na fila! :D
      No post que fiz sobre Star Wars fala um pouco dos livros, mas acho que vou fazer um post mais específico depois! ;)

      Excluir
  3. Hi baby, Tudo bem? essa capa é maravilhosa, só consigo lembrar do Finn quando vejo ela hehe poderia muito bem ter um livro sobre ele, afinal ele foi um ótimo personagem no filme Star Wars - O Despertar da força. O que mais me atraiu nesse livro também foi o fato dele contar outras historias a parte, o que torna tudo mais legal. vou procurar para ler com certeza.

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem Lilian! Antes do Despertar conta a vida de Rey, Finn e Poe antes do episódio VII. Já estou louca para ler!! :D

      Excluir
  4. Oi Samy, tudo bem?
    Eu conheci esse livro na semana passada nas redes sociais da editora e logo de cara achei a capa linda.
    Bom saber que esse é um livro com outras histórias, que não vai me dar spoilers. Não leio muito terror, mas como gosto de Star Wars vou dar uma chance.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jéssica, sem spoilers de qualquer tipo! Ainda mais que não faz parte do novo cânone!
      Depois quero saber o que achou! ;)

      Excluir
  5. Oie,

    Que bom que dividiu a resenha e avisou sobre os spoilers hahahha. Eu sou louca por Star Was e quero saber de tudo desse mundo ❤ Mas como sou pobre hahaha. Vou começar assistindo todos os filmes, vou fazer uma maratona hahahha. Depois vou passar para os livros. E eu não fã de terror, mas com certeza eu leria esse livro.


    Bjs
    Mayla

    http://lendocomamay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é sem spoilers nas resenhas, Mayla! A menos que queiram por conta própria! hehehehehe
      Isso! Faça uma maratona dos filmes e, se conseguir, dos desenhos! São incríveis também!

      Excluir
  6. eu gosto de Star Wars e gosto de terror, junta uma porção de zumbis e fica tudo *----*
    preciso desse livro pra ontem na estante a na vida hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser bom ter a opinião de uma fã de zumbis! hehehehe

      Excluir
  7. Oi!
    Samy, adorei a Pílula Vermelha! Haha
    Não sou familiarizada com Star Wars, já que nunca parei para assistir aos filmes da franquia, o que espero mudar em breve. Então deixa eu te perguntar, você acha que eu aproveitaria a leitura, tendo esse livro como o meu primeiro contato sobre Star Wars? Ou melhor só depois dos filmes mesmo?
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Andy, quem já conhece a franquia vai ficar feliz em ler um livro diferente o universo em que tanto ama. Mas quem não conhece não perde nada lendo esse livro primeiro. Não há nada no restante dos livros e filmes que seja necessário para entender perfeitamente esse livro! ;)
      Mas uma sugestão... não perca tempo e vá ver os filmes!! hehehehe
      Aproveite bem!!

      Excluir
  8. Esse foi o primeiro livro do Star Wars que me instigou, essa capa é linda e fiquei muito curioso em relação á ela, sua resenha está muito boa! Adorei!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A capa realmente é bem bonita e adorei suas fotos, mas não consigo me interessar por nada relacionado à Star Wars.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Nunca li nada do star wars ou assisti, então sou totalmente leiga mas que bom que a leitura te agradou tanto e a edição esta linda mesmo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieee Samy!
    A capa desse livro é realmente muito linda mesmo!! Apaixonada!! Star Wars não é muito a minha praia de leitura, mas fiquei feliz em saber que a leitura evolui com o passar da história e as coisas vão ficando mais empolgantes. Certeza, vou indicar esse pro meu irmão doido por star wars!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  12. Olá Samy, eu não sabia que esse livro era de terror e sem os personagens principais da série e só por isso fiquei morrendo de vontade de lê-lo, parece ser uma leitura bem gostosa e com um bom ritmo de leitura por causa do suspense *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Adorei a pilula do spoiler hahahahaa
    Sobre o livro não leria até saber mais sobre a saga, mas ter personagens com os quais vc cria afinidade e torce para sobreviver me animou em por na wish ^^
    ps: esses marcadores de livros... sério apaxainada aqui rs

    ResponderExcluir
  14. Esses marcadores são show! Só tenho um dos livros lançados até então e confesso que prefiro assistir a ler. Normalmente é o contrário. Beijos, amei o post!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    To achando muito legal esses livros de Star Wars que estão lançando atualmente ^^
    Os marcadores são incríveis! Que show!
    Talvez comece a ler os livros em breve ^^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...