sábado, 21 de dezembro de 2013

Resenha: Desventuras em Série – Mau Começo





Título: Mau Começo
Título oficial: The Bad Beginning
Autor: Lemony Snicket
Ano de lançamento: 1999
Ano de lançamento no Brasil: 2001
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 152


Sinopse oficial adaptada:

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

___________________________|||___________________________

Desventuras em Série se trata de uma série infantil de 13 livros escrita por Lemony Snicket.
Sempre tive curiosidade de ler essa série e ver o filme – via de regra eu leio os livros antes – mas nunca tive a oportunidade de pegar emprestado com alguém e, até então, não tinha me animado a comprar. Eis que uma super promoção no submarino me faz criar coragem e comprei o box.

Os livros são bem pequenos e de fácil leitura, do tipo que se lê facilmente em um dia ou dois. A folha é grossa, com as letras enormes e eu amo as capas! Além disso, cada início de capítulo tem um desenho no topo da página – detalhe que adoro. A linguagem é bem tranquila, exceto por algumas palavras mais difíceis inseridas propositalmente, para as quais o autor faz questão de acrescentar uma explicação. Essa explicação é sempre muito engraçada! Achei essa característica do livro muito interessante! O tempo todo o autor escreve como se estivesse tendo uma conversa com o leitor – inclusive mandando-o fechar o livro e ir ler coisas mais agradáveis.
Outro fator interessante são as várias alusões a outros autores ou livros famosos, como o Sr. Poe, vice-diretor Nero e a dra. Orwell.

Falando do primeiro livro então... Ele conta a história dos três irmãos Baudelaire, que são as pessoas mais azaradas da face da Terra. No início desse primeiro livro eles ficam órfãos e sob responsabilidade do Sr. Poe para decidir o destino dos mesmos. Eles vão, então, morar com um parente distante, o Conde Olaf, e é aí que seus infortúnios começam – pois é, antes disso, eles não são azarados.
Violet é a irmã mais velha e uma inventora sensacional. Klaus, o irmão do meio, é um leitor inveterado e consegue lembrar de todos os livros que já leu. Sunny é a mais nova e ainda um bebê, mas com quatro dentes afiadíssimos que consegue usar para os mais variados procedimentos. Sunny ainda não fala, mas emite diversos sons, que o autor e os irmãos conseguem entender perfeitamente como uma frase com sentido.
Todos os livros têm uma dedicatória para a amada de Snicket. É bom ficar atento a elas!

Embora o livro seja sobre as desgraças das crianças, é muito divertido e uma leitura bem leve e o leitor fica o tempo todo torcendo pelos três órfãos, que de tão espertos, quase não precisam de torcida! Série altamente recomendada!



Samy =)

*Texto revisado por Ligia Farnezi

4 comentários:

  1. Po bacana, um livro pra crianças que usa metalinguagem...bem curioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabriel! Isso é bem interessante! Mas mais para os adultos que lêem, pq as crianças mesmo não entendem.

      Excluir
  2. Oii Samy! Conhece a Coleção "Os Karas" de Pedro Bandeira? é um cânone da literatura infantil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li um livro do Pedro Bandeira até hoje, e não é dessa coleção! Mas conheço A Droga da Obediência e A Droga do Amor! Ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles, mas tenho vontade!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...