quinta-feira, 15 de maio de 2014

Resenha: Luminoso – Alyson Noël


Título: Luminoso
Título original: Shimmer
Autor: Alyson Noël
Ano de lançamento: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 192


Sinopse oficial:

Após ter completado sua tarefa com o Garoto Radiante, Riley desfruta férias ao lado de Buttercup e Bodhi. Quando um cão infernal atravessa seu caminho, a menina decide ir atrás dele – apesar da relutância de seu professor. Durante a busca, ela encontra uma jovem fantasma chamada Rebecca. Apesar do jeito doce de Rebecca, Riley logo descobre que nem tudo é o que parece. Filha de um fazendeiro, e furiosa por ter sido assassinada durante uma revolta de escravos em 1773, ela mantém a alma dos que morreram presa em suas piores memórias. Será que Riley conseguirá ajudá-la sem se perder nas próprias lembranças dolorosas?
___________________­_____|||______________________

Luminoso é o segundo livro da série Riley Bloom, iniciada com o livro Radiante. Nesse volume, após conseguirem finalizar com honraria suas missões no plano terreno, Riley e Bodhi ganham merecidas férias. Mas no meio do passeio, Riley é atacada por um cão infernal e, contrariando os conselhos e pedidos de Bohdi, ela resolve investigar e tentar resolver um problema que não é seu e não está autorizada a se envolver. Podemos perceber que a adolescente não mudou muito, continuando teimosa e não dando ouvidos a quem, teoricamente, deveria respeitar, mas apesar disso, achei Riley um pouco mais simpática que no livro anterior. Consegui me apegar um pouco mais a ela.
Claro que sua tentativa acaba trazendo problemas e ela se depara com mais uma alma complicada que não quer partir do plano terreno. Para tentar levar Rebecca até a ponte que leva a Aqui&Agora, Riley vai ter que enfrentar seus medos e traumas mais profundos. E presos com ela nessa bolha de terror, ficam Buttercup e Bohdi. Dessa vez, a protagonista tem a ajuda de um garoto maltrapilho que apareceu no seu caminho e parece saber mais do que diz, sobre a prisão de Rebecca, e muito mais que a própria Riley, sobre como tirar seus amigos da confusão. Por isso ela aceita a ajuda e mergulha nas suas memórias, para entender a relação do garoto com Rebecca.

Nesse volume, Alyson Noël trata de alguns temas complicados – como escravidão e tortura como forma de castigo – mas foram temas abordados de forma bem superficial. Se a autora queria passar algum tipo de ensinamento para os jovens – que são o seu público alvo – creio que deveria ter se aprofundado mais nesses temas e explicado melhor.  Além do que já foi citado, a obra é repleta de lições de moral. Os mais presentes nessa estória são o perdão, o ódio e a redenção.

Dessa vez a trama realmente me prendeu mais que a do livro inicial da série, por isso ganhou três estrelas, mas não chegou a ser um livro indispensável não. Assim como o primeiro, a leitura é muito rápida e fluida e a escrita da autora agradável.

Mais um livro do tipo “leia, se não houver nada melhor em mãos ou se quiser um livro que possa ler em um dia”.


Samy =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...