quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Infinitos filmes: Gattaca - Experiência Genética

Título: Gattaca - Experiência Genética
Título original: Gattaca
Dirigido por: Andrew Niccol
Atores principais: Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law
Gênero: Ficção científica
Duração: 1h52min
Lançamento:1997


Sinopse:
Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

______________§§§_______________

Gattaca é um dos meus filmes prediletos principalmente por causa da discussão que ele traz: o quanto a capacidade de manipulação do genoma humano pode interferir na posição que cada indivíduo vai ocupar na sociedade.


A história se passa em um futuro não muito distante no qual a maior parte da população é gerada por fertilização in vitro, dando liberdade aos pais para escolherem os melhores genes, definir as características e evitar doenças nos filhos. Estes são chamados de "válidos". Enquanto isso, pessoas que foram geradas naturalmente, chamados de "inválidos" ou "filhos de Deus", são descriminados e ocupam os cargos mais simples, no qual algum "defeito genético" não atrapalhe o desempenho. 

Vincent tem o sonho de ser astronauta, no entanto ele foi concebido naturalmente, então possui problemas de vista, é propenso a problemas de coração e sua expectativa de vida é de 30 anos, tornando-o inválido para a função. Porém ele não se conforma com isso, estuda bastante para chegar ao nível de conhecimento exigido e utiliza a identidade de outra pessoa para buscar o que tanto almeja. O que ele não esperava era que o assassinato de um dos seus chefes atrapalhasse seus planos. Ou foi ele que assassinou o chefe para continuar com seu plano?

O filme se desenrola mais devagar, o que é bom para inserir todas as questões científicas abordadas, mas não chega a se arrastar ou a ser cansativo. A história é muito bem elaborada e os termos mais técnicos são bem explicados, impedindo que ocorressem falhas no enredo. Os papéis foram muito bem interpretados. A direção do então estreante Andrew Niccol também foi bem encaminhada, nos dando uma prévia do ótimo trabalho que veríamos no filme "O Senhor das Armas".

O filme consegue me deixar com uma pulga atrás da orelha toda vez que assisto. É incrível você poder dizer o quão propensa uma pessoa é a certa doença e ter como intervir nisso. Mas se intervirmos em todos os casos poderíamos acabar tentando montar uma certa eugenia,  até acabar criando um certo preconceito por quem não passasse por uma seleção genética. Então quanto poderíamos intervir? E se empresas usassem a analise do que cada indivíduo é propenso a ter para selecionar quem é apto ou não para certo trabalho? Eu nunca consigo chegar a um consenso que não deixe algum ponto falho. E é por essa pulguinha e pelo excelente trabalho dos envolvidos que minha nota no Filmow é 5.


Nat  =D

2 comentários:

  1. Esse filme lembra um pouco a história do Admirável Mundo Novo, em uma escala beeeeem menor. Lá é mais extrema essa manipulação, mas com um dá pra lembrar do outro. Eu tbm adoro esse filme, apesar de ter mto tempo que vi. Acho q tou precisando rever!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ver esse filme por causa do nome. Quando eu era menor um pouco e o via na locadora, eu dava umas risadinhas porque eu só lia Gata Ataca e era engraçado na época. Eu tinha uns 12 anos, talvez. Até hoje eu não vi, o que é uma vergonha, eu sei.
    Mas eu agora vou vê-lo porque vocês duas acham interessante!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...