quinta-feira, 26 de março de 2015

Resenha: Horas Noturnas – Bianca Carvalho


Título: Horas Noturnas
Autora: Bianca Carvalho
Ano de lançamento: 2014
Editora: EraEclipse
Número de páginas: 200


Sinopse:

Inglaterra, 1863
Uma bela e delicada mulher com inteligência aguçada para investigação...
Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requintes de crueldade...
Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe...

Três almas unidas com diferentes propósitos. Apenas uma chance de sobreviver...

___________________­_____|||______________________

Há uns dias vi sobre esse livro em um blog e achei a capa linda, com uma sinopse que despertou a minha curiosidade. Fiquei surpresa ao receber um email da editora EraEclipse com a informação de que o livro estava disponível na íntegra no Wattpad. Era a minha chance de descobrir se minhas expectativas seriam atendidas.

No início o livro me lembrou bastante Sherlock Holmes. Primeiro o nome do detetive, Lestrange, me lembrou o inspetor Lestrade da Scotland Yard, que vez ou outra pede ajuda ao nosso querido detetive. Outra coisa que lembrou as obras de Conan Doyle é o fato de o investigador ser um detetive particular e não um policial propriamente dito – embora na obra de Bianca Carvalho, Lestrange seja um ex-policial.

O livro é uma mescla de romance policial, romance de época e suspense. Um tanto inusitado não? Foi justamente isso que me fez crer que seria um ótimo livro!
Maryanne Lestrange é o tipo de mocinha que tem tudo para eu gostar. Apesar da falta de originalidade na descrição da sua aparência, a autora conseguiu criar uma moça inteligente, sagaz, que não coloca as coisas supérfluas da vida em primeiro lugar e tem um coração lindo. Sua recusa em se casar para ser submissa ao marido é louvável! Adoro mocinhas assim!

Apesar disso tudo, Maryanne conseguiu me fazer não gostar dela. Durante a narrativa, o detetive Joseph Lestrange tenta passar a impressão de que a filha é madura, mas eu só conseguia ver uma menina mimada que quando queria uma coisa batia o pé no chão até conseguir – e sempre conseguia, independente do que o bom senso indicava. Acho que na tentativa de criar uma personagem feminina forte, a autora acabou exagerando e criando uma mimada e inconsequente. O que me incomodou não foi ela conseguir se inserir no caso – ela é a mocinha do livro, claro que participaria – mas a forma utilizada para conseguir o que queria me desagradou do início ao fim do livro.

Algo que me incomodou também foi o fato de a autora tentar enfatizar tantos os dotes "detetivescos" de Maryanne que acabou deixando todos os outros policiais – e até seu pai em algumas ocasiões – como burros, meio apatetados.

Aqueles que estão acostumados a ler romances policiais onde as pistas são mencionadas e exploradas, vão perceber que, embora as deduções da protagonista fossem todas corretas, não eram coisas brilhantes. Eram as primeiras evidências que todo perito percebe. Não estou tirando o mérito da moça, principalmente por ser uma civil e sem experiência, mas o que ficou meio forçado foi nenhum dos policiais perceber o que ela percebia e se impressionarem com deduções básicas.

É claro que posso estar sendo muito chata na minha análise aqui, mas estou tentando passar para vocês, o mais fielmente possível, o que senti durante a leitura. Também é bom ressaltar que estou em uma fase de ler muito policial, então o gênero está agarrado na minha mente. Posso estar fazendo comparações injustas, mas como disse, queria ser o mais fiel possível.

Uma parte que me cativou na sinopse foi o fato de o assassino deixar citações de Allan Poe na cena do crime. Achei que daria um charme a mais à trama, enriquecendo-a, mas acabou que essa parte foi pouquíssimo explorada, apenas existiu.


Confesso que fiquei curiosa para saber quem era o assassino e porque ele matava suas vítimas e até o fim do livro não consegui ter a menor pista de quem seria
. Só que, diferente do que eu achei que iria acontecer, um enfoque maior foi dado à parte romântica da obra, como a personalidade de Maryanne, a sua vontade de sempre se envolver nos casos do pai e a parte amorosa. O caso em si ficou um pouco relegado a segundo plano. Isso não é uma desvantagem do livro, de forma alguma. Só foi uma desvantagem para mim, que esperava algo diferente do que encontrei.

Eu tinha altas expectativas a respeito desse livro e, talvez por isso, acabei me decepcionando. Não culpo o livro e sim a impressão errada que tive a princípio. Realmente esperava gostar muito da leitura, mas isso não aconteceu. A escrita da autora é muito envolvente e pretendo tentar novamente com outro livro dela, uma vez que meu problema foi realmente com a trama e com o jeito que a narrativa foi conduzida, não com a escrita em si.

Se você gosta mais da parte romantizada dos policiais do que da ação em si, esse livro é totalmente para você! Agora se você não quer saber muito de romance e quer um foco maior no mistério, pode ser decepcionar como eu.


Samy =)

40 comentários:

  1. Li este livro no final de semana passado, porque também li sobre ele em um blog e como eu também estava procurando bons livros no wattpad para fazer uma coluna nova no blog, este livro me interessou por causa da resenha dessa blogueira, da sinopse e por ser nacional é claro.
    Resolvi ler dentro do ônibus em uma viajem que fiz. Detonei este livro de um fôlego só, pelo celular, a autora Bianca Carvalho realmente me surpreendeu, foi uma trama bem montada ,realmente uma pérola do Wattpad.
    Também não fazia ideia de que era o vilão e estava louca para descobrir, tinha minhas suspeitas más elas não se concretizaram, fiquei realmente surpresa quando descobri. Eu Já gostei da Maryane achei ela muito inteligente, mas fiquei inconformada com alguns acontecimentos e algumas mortes. O livro foi todo perfeito até chegar no final que particularmente não gostei. Ufa acabei falando demais kkk mas é que gostei do livro e de sua resenha também.
    Esta tendo sorteio de páscoa lá no blog, passe lá para conferir.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, acho que fui "com muita sede ao pote" e por isso acabei me decepcionando. Mas no geral é uma autora promissora e pretendo ler outros livros dela! ;)
      Eu achei o final meio jogado mas achei a justificativa plausível, só que ela realmente não fez um livro com dicas para resolvermos sozinhos. Acho isso válido, não acho um problema e o fim foi o que menos me desagradou! hehehehe

      Excluir
  2. Não sou muito fã de romance, então acho que esse livro não é para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não Lígia! Hehehehe
      Não que tenha um enfoque gigante no romance, mas mais do que estou acostumada em um policial!

      Excluir
  3. Oie Samy!
    Achei a premissa desse livro muito boa. Amo livro que deixe a gente no suspense!
    Acho que a literatura Nacional veio pra ficar, além disso, temos muitos talentos aqui no nosso país. Este já foi para a minha listinha! ;)
    Gostei bastante da sua resenha, ela me deixou mais instigada a ler a obra.
    Parabéns pelo trabalho!
    Um beijo grande!

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daiane! Tenho ficado bem satisfeita com os nacionais que tenho lido! Muitos autores estreantes estão dando uma dentro e fico muito feliz com isso!! :D
      Tomara que você goste da obra mais do que eu gostei!

      Excluir
  4. Oie, quanto tempo ><
    Confesso que o livro não me atraiu muito. Tipo, eu curto romances policiais, essa pegada de investigação. Mas não costumo ler porque não é minha zona de conforto, então n sei se leria esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já amo policiais, acho que por isso me decepcionei um pouco com esse. :-/
      É a vida... hehehe

      Excluir
  5. A capa e a sinopse também despertaram minha atenção, mas ler virtual para saber se serei selecionada pela editora não dá. Tenho gostado das resenhas que li e quando o livro estiver na versão impressa, vou comprar. O quotes que li, deram a entender que era uma escrita madura, espero que seja, pois estou ansiosa pelo livro.
    http://www.poesianaalma.com.br/
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita me pareceu madura sim Lilian, a personagem é que não. E isso me irritou um pouco. Mas enfim, nem tudo são flores né? ;)

      Excluir
  6. Eu li esse livro. No geral, eu gostei do livro. Sabe, percebo que a maioria dos autores nacionais, inciantes, têm esse problema de não conseguir ir além do romance entre os protagonistas.

    Eles têm um ótimo material em mãos, mas não deslancham. Uma pena.
    Esse livro é um dos mais promissores que eu já li no Wattpad. As suas ponderações são ótimas e não exagerou em nada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, você não sabe como fico feliz em ler seu comentário! Estava com medo de ter sido uma chata na minha análise, mesmo tendo sido exatamente essa minha opinião! Bom saber que você, que já leu o livro, não achou minha crítica exagerada! :D

      Excluir
  7. Oi Samy! Eu agora fiquei bem confusa... A capa e a premissa do livro me chamaram a atenção logo de cara, porém há coisas que você citou como incômodas pra você que também são pra mim. Mas apesar do pé atrás eu pretendo dar uma chance ao livro, vai que eu gosto né :)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê a chance sim Ana! Começa a ler no Wattpad antes de comprar para ver se te agrada! Agradando, vai fundo! ;)
      Eu sou meio chata com policiais mesmo! hehehehe

      Excluir
  8. Olá
    Eu ouvi falar muito bem sobre ele pelos blogs e espero ler em breve e gostar, pois faz tempo que não leio desse gênero apesar de curtir bastante, e curto bastante a capa desse livro, inclusive a premissa dele.
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho a capa linda Catharina, apesar de não curtir capas com modelos, em geral! Essa passou uma impressão tão gótica e que combina com o livro!

      Excluir
  9. Oieee
    Tinha que ler esse livro para conseguir parceria com a Editora, mas infelizmente eu não consegui pois nem me interessei pelo livro.
    Achei a capa legal, mas a história e o enredo nao me interessam não.
    Adorei a resenha e ver a sua opinião sobre o livro
    Super beijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gio! Eu já estava super curiosa para ler o livro! Aproveitei a motivação dada pela editora e li de uma vez! Pena que acabou não atendendo às expectativas, mas faz parte!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Samy, tudo bem?
    As opiniões que li sobre o livro estão bem divididas, provavelmente não irei ler tão cedo pois tenho alguns na fila, mas eu achei a premissa interessante, nunca li nenhum policial que envolva romance. E é bem chato quando iniciamos alguma leitura com altas expectativas e não é o que pensamos.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Angélica! Acho que esse foi meu problema. Criei uma ilusão de algo que não existia. Se eu tivesse ido com menos ideias pre-concebidas, talvez tivesse gostado mais.

      Excluir
  11. Nossa esse é um livro muito bom! Eu já o li, e concordo com você na questão do enfoque. Eu esperava ao menos alguma pista do assassino, mas não foi bem assim. O final foi um tanto quanto rápido demais, com a revelação do assassino e dos outros fatores. Também achei que ficou a desejar.

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Maria Lygia? Eu fui com tantas expectativas e isso acabou prejudicando minha leitura. Realmente o final foi rápido demais e não tivemos nenhuma pista antes de a autora jogar a bomba. hehehehe
      Espero que o próximo livro da autora me agrade mais! :)

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns comentários sobre esse livro e fiquei um tanto curiosa, pois a premissa é bem interessante, mas eu não costumo ler livros no wattpad, sabe? E como esse livro não é do gênero que eu costumo ler, não sei se o leria tão já. No entanto, eu gostei bastante da sua resenha e fiquei animada com a história, quem sabe um dia eu não a conheça, né?

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também foi o primeiro que li no Wattpad Larissa! Achei que seria pior, mas foi tranquilo! Agora estou com um segundo aqui para ler, já que a leitura do primeiro foi ok! hehehehe
      Tomara que você anime e goste do livro! ;)

      Excluir
  13. Oi.
    Já li varias resenhas e comentarios sobre esse livro, e a cada um que eu leio mais curiosa eu fico para ler ele, deve ser muito bom, em breve eu irei le-lo. Achei linda tambem a capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa mesmo Brenda! E combina bastante com o conteúdo! ;)

      Excluir
  14. Eu gostei do livro, e apesar de não ter achado a protagonista mimada como você, senti foi a falta de mais mistério no enredo As coisas estava muito as claras.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu senti ambos Rose, a personagem mimada e falta de mais mistério! Apesar de o assassino ter sido revelado sem nenhuma pista para nos ajudar, o mistério ficou aquém para mim também! :-/

      Excluir
  15. Oi Samy
    Poxa que pena você nao ter gostado...
    Eu curti muito o livro, talvez por eu nao saber o que esperar, mas em alguns pontos eu concordo com você... como por exemplo a mocinha mimada e o fato dela ser a sabe tudo e menosprezar a capacidade dos profissionais.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso foi o que mais me incomodou Mayara! E como eu fui com uma impressão errada, me decepcionei. Mas faz parte! Foi uma boa experiência e fiquei curiosa para outros livros da autora!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu amei esse livro. Eu adoro romance de época, então não me incomodei com o foco que a autora deu. Em relação a parte investigativa, tive uma impressão diferente da sua. Ao meu ver a polícia simplesmente não tinha interesse em fazer o trabalho direito, e por isso ignorava as coisas mais básicas. Mas concordo que o pai de Maryanne tinha que ter percebido melhor algumas coisas.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo romance de época Bruna! Mas como fui esperando policial, me decepcionei! Talvez se eu tivesse ido tendo em mente que havia mais enfoque no romance, teria me preparado psicologicamente! hehehehe
      Pode ser que a impressão que a autora quis passar dos policiais foi essa mesmo. Bem pensado. Mas ainda assim acho meio forçado. :-/

      Excluir
  17. Confesso que sua nota não me animou a ler o livro, romances policiais devem ser bem trabalhados com pistas eloquentes e saber dosar romance, suspense, caso contrário o livro se perde . Uma pena que a leitura não fluiu muito bem . beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Joyce. :-/
      Mas a escrita da autora é boa, pretendo tentar de novo com outro livro dela! ;)

      Excluir
  18. Olá!
    Que interessante sua resenha! Gosto muito de resenhas assim, recheadas de opiniões. Me faz ter vontade de ler o livro para tirar as minhas. =D

    Eu não leio muito policial, mas adoro um romance... srsr então acho que poderia gostar do livro. Mas vou pegar para ler e depois te falo como foi!

    Parabéns pelo texto, ficou muito bom!

    Abraço!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sim Vanessa! Vou ficar curiosa para saber sua opinião! Se você gosta mais de romance que policial, as chances de você gostar são grandes! ;)

      Excluir
  19. acho que eu já havia comentado seu post kkkk
    eu adorei a capa e sinopse
    estou muitocuriosa por saber ais , e só lendo matarei essa curiosidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Ana. Tomara que te agrade mais que agradou a mim.

      Excluir
  20. Hey, tudo bem?

    Acho que tive a mesma impressão que você com a sinopse e, sendo assim, também iria me decepcionar. Que pena que a autora não soube explorar o potencial do livro, porque essa mistura de gêneros que você citou tinha tudo para criar uma narrativa maravilhosa. Uma verdadeira pena.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabby! Era uma mistura tão diferente! Tinha tudo para dar certo! Mas acho que a dose de cada gênero não foi de acordo com meu gosto, e isso acabou atrapalhando. Faz parte da vida de leitor! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...