sábado, 4 de abril de 2015

Resenha: Amigas para Sempre – Kristin Hannah


Título: Amigas para Sempre
Título original: Firefly Lane (#1)
Autor: Kristin Hannah
Ano de lançamento: 2008
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 448


Sinopse oficial:

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai e a mãe, viciada em drogas, costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

 ___________________­_____|||______________________

Esse foi mais um livro que vi pela blogsfera e me chamou atenção. Confesso que o que primeiro saltou aos olhos foi a capa. Achei linda e delicada. Além de ter adorado a “Alameda dos Vagalumes”. Sério, quem não gosta de vagalumes? Adorava quando estava na fazenda do meu tio e saíamos perseguindo os ditos-cujos naquelas noites de breu que só se consegue no interior.

Quando peguei o livro para ler, não fazia ideia que haveria uma continuação. Se eu soubesse, provavelmente não teria animado pega-lo agora. O mais interessante é que eu descobri que havia um segundo livro um tempo depois de acabar de ler. Ou seja, para mim a estória poderia muito bem ter acabado ali.

Kristin Hannah nos apresenta Tully e Kate, duas garotas de 14 anos que são o oposto uma da outra. Enquanto Tully é linda, extrovertida e popular, Kate não tem amigos e é muito tímida. Contrariando todas as expectativas, as duas se tornam grandes amigas, pois Kate consegue suprir a falta de carinho e atenção que rodeia o mundo de Tully e Tully acabou com a falta de amizades de Kate. Com isso vemos que nem tudo é perfeito e ninguém tem uma vida invejável em todos os aspectos. Enquanto Kate se sente sufocada pelas atenções de sua família, Tully anseia justamente por esse afeto. Assim as duas se tornam unha e carne e acompanhamos o evoluir dessa amizade durante 3 décadas.

Para mim, o problema começou com o exagero na personalidade das duas. Tully é extremamente influenciadora, gosta de ser obedecida e nunca dá o braço a torcer. Isso acaba sobrando para Kate, que sempre tem que ceder e mesmo quando não está errada é a que pede desculpas e volta atrás. Sério que existe gente assim, que se anule tanto por causa de outra pessoa?! Acabei não me apegando demais a nenhuma das duas, já que o comportamento delas acabava por me irritar.

Claro que isso não chegou a atrapalhar o desenvolvimento do livro e não me fez detestar, já que a escrita da autora é muito envolvente e eu não conseguia parar de ler, apesar da raiva que sentia em alguns momentos. Uma grande sacada do livro é o passar do tempo. Como eu disse, acompanhamos a amizade de Kate e Tully por 3 décadas, então somos guiados por todas as mudanças geradas pelo passar do tempo. Mudanças nas músicas, nas roupas, no estilo, mudanças políticas e sociais. Tudo isso é retratado no livro de forma muito interessante. Vemos as primeiras mulheres ocupando cargos que, inicialmente, eram ocupados exclusivamente por homens. Tudo isso é muito interessante de se ler. Ainda assim, não é um livro que eu classificaria como empolgante, afinal acompanhamos a vida das mesmas pessoas por um tempo considerável.

Aí chega a parte dramática. Eu fui pega completamente de surpresa, pois não conhecia a autora e sua fama de “escritora que faz chorar”. Como o livro terá a continuação que disse lá no início, o tal drama é o único gancho que possibilita continuar a estória, então achei justificado. A obra não me empolgou o suficiente para querer ler a continuação de cara, mas acredito que algum dia pegarei para ler e conhecer o desfecho dessa estória. Como uma "não fã" desse estilo de livro Nicholas Sparks, não curti muito essa parte da leitura. Mas por sorte isso aconteceu mais para o final, então não atrapalhou tanto minha leitura. No fim das contas, achei válido pelos motivos que citei anteriormente, mas justamente isso me fez não ficar muito empolgada pela continuação. Será que a curiosidade vai falar mais alto?

Se você é do tipo que curte um “drama familiar”, esse livro é um prato cheio! Não deixe de ler! Se você não gosta do estilo, passe longe!!


Samy =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...