quinta-feira, 23 de abril de 2015

Resenha de Saga: As Crônicas do Subterrâneo – Suzanne Collins


Título: As Crônicas do Subterrâneo
              1. Gregor, o Guerreiro da Superfície
              2.  Gregor e a Segunda Profecia
              3.  Gregor e a Profecia de Sangue
              4.  Gregor e as Marcas Secretas
              5.  Gregor e o Código da Garra
Título original: The Underland Chronicles
Autora: Suzanne Collins
Ano de lançamento: 2003-2007
Ano de lançamento no Brasil: 2008-2013
                                                                                   Editora: Galera Record
 Sinopse skoob (primeiro livro):

O pai de Gregor, de 11 anos, desapareceu há mais de dois anos, o que tornou a vida do menino muito difícil. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai através de um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo além de ser a única saída para encontrar seu pai.

 ___________________­_____|||______________________

Não é segredo para ninguém que lê o blog que eu adoro um livro infanto-juvenil. Quando vi essa série escrita pela Suzanne Collins, fiquei super curiosa. Para os desavisados, Suzanne Collins é a autora da famosa série distópica Jogos Vorazes, mas essa saga infanto-juvenil foi integralmente publicada antes da série que a tornou mundialmente conhecida.

Eu comprei os três primeiros livros pensando ser uma trilogia – comprei um box no submarino. Eis que quando recebi os livros, vi em algum site que havia mais dois. Porque o submarino não fez um box com os 5, não me perguntem. Fato que precisei comprar os outros dois depois e isso acabou contribuindo para que eu enrolasse e protelasse o início da leitura. O que digo é... eu não devia ter enrolado tanto! Acabei colocando essa série no Desafio Literário do Tigre, na categoria Para ler antes de dormir, já que são obras bem leves e divertidas, boas para esvaziar a cabeça.



Os livros são uma delícia de ler! Se as primeiras páginas são meio monótonas, o resto da série compensa e muito esse início. Acompanhamos a família de Gregor, um garoto de 11 anos que precisou amadurecer muito cedo, após o desaparecimento do pai, para ajudar a mãe a cuidar das irmãs mais novas, Lizzie de 7 anos e Boots de 2, além da avó com problemas mentais decorrentes da velhice.

Um certo dia, Gregor e Boots caem por um duto de ventilação e vão parar em uma cidade subterrânea. Não somos apresentados a nenhum ser diferente dos que já conhecemos, mas todos têm duas características que os diferencia dos animais da superfície. Além de serem incomumente enormes, todos falam! Você acaba se apegando a eles como aos humanos, pois todos têm sentimentos e raciocínio lógico – uns mais e outros menos, mas ainda assim...

Gregor acaba descobrindo que um grupo de humanos foi levado para o subterrâneo por Bartholomeu de Sandwich e esse grupo prosperou e já vive em Regália – cidade fundada por Sandwich – há várias gerações. Gregor também descobre que está presente em uma profecia que foi escrita por esse homem. Apesar de não acreditar muito que ele é o tal citado na profecia, ele aceita participar da missão à qual foi designado, pois vê uma luz no fim do túnel para os seus próprios problemas.

A partir daí – e nos outros volumes – acompanhamos Gregor e o resto da “comitiva” designada para acompanha-lo nas missões. Pois é, a cada livro o povo de olhos violeta precisa de Gregor para alguma missão fatal e ele acaba indo parar no subterrâneo novamente.




Os personagens foram muito bem construídos e gostei ou desgostei de quase todos. Como eu disse antes, os sentimentos que desenvolvi pelos animais foi tão forte quando os que desenvolvi pelos humanos, pois a personalidade deles é muito bem construída. Os seres que mais me apeguei foram os morcegos e as baratas, por incrível que pareça! Além de ter amado o rato Ripred – virou meu personagem favorito, pela complexidade dele.

A estória é realmente digna de um infanto-juvenil, com um protagonista criança que age como uma criança, apesar de amadurecer muito no decorrer da narrativa. Fiquei presa do início ao fim dos 5 livros e eu pulava de um para o outro sem pausa, de tanta curiosidade. A escrita da autora é simples, como pede um livro voltado para crianças, e muito fluida.

Pelo que eu percebi após ler a conclusão da série, a autora fez de uma forma que finalizou a situação apresentada, mas deixou margem para outros livros após o quinto, caso ela resolvesse continuar. De fato, olhando sobre a série na internet, vi que vários fãs ficaram desgostosos com o desfecho, fazendo a autora pensar na possibilidade de mais livros. Não sei até que ponto é verdade ou boato e mesmo se for verdade, não há nenhum tipo de previsão.

O final me agradou bastante, então eu não engrosso o coro para outros volumes, mas gostei tanto dos personagens e da narrativa de Collins que se ela escrever outros, certamente comprarei.

Para aqueles que gostam de infanto-juvenil, recomendo!!



Samy =)

28 comentários:

  1. Desde que li JV fiquei com vontade de ler outras obras da autora, adorei conhecer mais sobre aqui!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: já estou seguindo, não deixe de visitar nosso cantinho ^^

      Excluir
  2. Tenho uma amiga apaixonada por esta série, mas não tive a chance de ler ainda, não pelo público alvo, mas por falta de oportunidade mesmo. Estou pensando em comprá-la para meus anjinhos, assim fica mais fácil para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo Rose! Acho que eles vão curtir, pois é muito bem trabalhada! :D

      Excluir
  3. Adorei! Não conhecia a série, porém eu também sou uma apaixonada pelomgenero infante juvenil, com certeza vou querer comprar bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que foi um belo investimento Fernanda! ;)

      Excluir
  4. Não sabia que ela tinha escrito infanto-juvenil, considerando a nível de criatividade da autora, acho que deve ser uma séria bem legal. Vou providenciar para comprar. Só tem um detalhe: não consigo ler livros com baratas :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih Lilian! Então você vai sofrer um bocadinho! hehehehe
      As baratas estão presentes e são gigantes! Mas elas são muito fofas e, apesar de também odia-las na vida real, eu me apeguei bastante a elas! :D

      Excluir
  5. Adorei a premissa do livro fantasia jovem adoro, pela leveza dos livros e que envolvem o leitor. Confesso que não conhecia os livros e amei a dica. Já anotei para comprar . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Espero que curta muito a leitura Joyce! :D

      Excluir
  6. Oi Samy, tudo bem?
    Ugh, baratas?! Cruzeeeeees!
    Mas agora falando sério: não sabia que a Tia Suzie tinha escrito outros livros e mais que tinham sido publicados no Brasil e gostei de saber para ler futuramente, para tirar essa imagem de assassina cruel que tenho dela. A saga tira né?
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm
      Mais ou menos Angélica.... acho que ser uma assassina cruel faz parte dela! hahahaha
      Sofri com uma morte nesse livro também, mas acho que vale a pena! ;)

      Excluir
  7. Olaaa
    Poxa, que bom que a leitura te prendeu tanto, realmente parece ser uma história intrigante, mas é mt raro uma série me atrair o suficiente para ler todos os livros e por enquanto não é o gênero que procuro.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são bem rapidinhos de ler Catharina! Quem sabe um dia você não se anima né? :)

      Excluir
  8. Não conhecia a série. Mas como admiro a autora com a sua mente brilhante para criar cenários e personagens e, ainda com as suas ponderações, então acredito deve ser uma ótima série.
    Quando eu era criança acreditava com todas as minhas forças que havia um mundo no centro da terra. Na minha cabeça, há muito espaço lá para ser desperdiçado rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a tia Suzie pensa como você Nilda, pois ela aproveitou muito bem esse espaço!! hehehehehe
      Amei os personagens e situações! Acho que vale mesmo a pena! :D

      Excluir
  9. Oi, Samy!
    Eu tenho o primeiro livro aqui. Comprei na feira do livro da minha cidade pela bagatela de 10 reais, preço irresistível. Além disso, eu já conhecia a Collins por conta de Jogos Vorazes, trilogia que amo de coração, e não pensei duas vezes antes de comprar. Aí comecei a ler... E a leitura não me prendeu. Não lembro porque parei, mas não foi por não gostar, sabe? Fui deixando de lado e quando vi fazia meses que eu não lia. Vou tentar reler.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado Celly! Eu já li de uma sentada! Li todos os livros super rápido! Acho que em um mês li todos! Hehehe
      Tomara que você se anime mais dessa vez! :D

      Excluir
  10. Já tinha visto estes livros, mas nunca tinha lido nada sobre eles. Adoro livros infanto-juvenis. Gostei de saber um pouco mais sobre a obra. Acho que é daquelas para relaxar... (=

    Guardando a dica!
    Um abraço!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Vanessa! De mergulhar e passar horas tranquilas! Uma delícia!

      Excluir
  11. Oi ^^
    Acredita que eu nunca senti interesse nesta série?
    Estes livros, aparentemente, não chamam minha atenção, ou melhor, não chamavam até agora.
    tua opinião me ajudou a decidir se valeria a pena ou não iniciar a leitura, e acredito que não será tempo jogado fora :D

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da leitura Alessandra! Eu realmente não achei que foi nem tempo e nem dinheiro jogados fora! ;)

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    não conhecia essa série da Suzane, parece ser bem legal e mais voltada para o público mais jovem mesmo.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem infantil mesmo Bruna! Mas ainda mais trabalhada que Como Treinar Seu Dragão, por exemplo! Eu adorei! :D

      Excluir
  13. Oi
    Nossa estou muito surpresa... não sabia dessa série da autora.
    Que bom que você gostou e a sua resenha me deixou bastante curiosa, vou procurar mais sobre ela.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que se anime a ler Mayara! :D

      Excluir
  14. Sou doida para ler esses livros da Collins. Ela é super fera, escreve muito bem!!! Espero ler essa série um dia.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que essa oportunidade surja em breve Kel! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...