terça-feira, 4 de agosto de 2015

Volta ao Mundo em 80 Livros - Andamento parte II

Já fazem 6 meses desde que postei o último andamento do Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros, então cá estou eu para postar quais os últimos livros li para diversificar meu rol de autores de diferentes países.

Nesses 6 meses eu aumentei 6 países na minha lista! (Até que 1 por mês não está tão mau assim)
Eles foram:


França: A Síndrome E - Franck Thilliez (Resenha)
(Leia a sinopse com ressalvas, pois fala demais)

Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille.

No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres.

Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.
Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia.



Dinamarca: O Menino da Mala - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis (Resenha)

“Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo. Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo.Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.Neste primeiro livro da série da enfermeira Nina Borg, vendido para 27 países, as autoras Lene Kaaberbøl e Agnete Friis apresentam uma heroína que luta contra seus demônios e busca fazer justiça em meio à crueldade e à indiferença do mundo.



Austrália: O Clã dos Magos - Trudi Canavan (Resenha)

Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.



Nigéria: Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie (Resenha)

Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo
tempo que se destaca no meio acadêmico, ela se depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.






 Noruega: O Boneco de Neve - Jo Nesbo (Resenha)

No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.








Finlândia: Meu Primeiro Assassinato - Leena Lehtolainen (Resenha em breve)

Depois de alguns anos na polícia federal, onde a rotina de autuações e interrogatórios de pequenos delinquentes a entedia, Maria Kallio retoma seus estudos na faculdade de Direito. Mas sente falta da ação e acaba aceitando substituir um colega no departamento policial de Helsinque. Assim começa sua primeira investigação criminal: um jovem, que passava um fim de semana na casa de seus pais
em companhia de sete outros membros de um coral, é encontrado morto, afogado. O culpado só pode ser alguém do grupo. Mas quem? Maria interroga um a um. Sua tarefa é árdua: ela conheceu a vítima e alguns dos suspeitos quando era estudante. E tem a mesma idade deles, o que não a torna muito convincente como inspetora neste caso. Além disso, todos tinham boas razões para detestar a vítima: um jovem rico, talentoso, bem-sucedido e conquistador


Vamos ver os próximos... Os países mais fáceis estão começando a rarear já, mas até que eliminei alguns não tão comuns assim, como a Finlândia. Mas a partir de agora vou ter que dar uma expandida no meu rol de países.
O problema é que alguns interessantes como dos países bálticos, por exemplo, não são traduzidos para o português. Estou começando a achar que vou ter que apelar para o inglês mesmo *preguiça*.

Para ver todos os livros lidos para o desafio e ler como funciona, é só entrar aqui! Até o próximo andamento!

Samy =)

42 comentários:

  1. Também acho bem difícil terminar o desafio sem ler em inglês... E olha, depois de tentar encontrar livros suficientes para concluir o desafio e desistir (consegui 65), tenho achado que vai ser difícil mesmo lendo em inglês, haha. Mas vamos com calma que a gente chega lá . :)
    (passei muito tempo achando que o Jo Nesbo era sueco e estava animada, porque estou com Boneco de neve aqui. Aí minha irmã disse que ele era norueguês, e eu já li um livro da Noruega para o desafio :( )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noh menina, pior que já li os 3 do Stieg Larsson que é sueco! Mas vai sair um novo com os personagens dele e o novo escritor também é sueco, então vai ser ele mesmo! hahahaha
      Pega esses tbm pra eliminar a suécia!
      Eu vou ter que deixar a preguiça de lado e começar a ler em inglês mesmo. Ai que preguiça. :-/

      Excluir
  2. Você leu bastante livro nórdico nesse perído, hein? Ainda não li nada da Finlândia, embora já tenha ideia do que escolher.
    É complicado isso da falta de traduções, não gosto muito de ler livros traduzidos para o inglês, mas é o que teremos que fazer :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! 3! Só falta mesmo Islândia (que vai ser difícil) e Suécia!
      Aiai, lá vou eu ter que ler em inglês... :-/

      Excluir
  3. Samy! A quanto tempo menina!
    Bem, primeiramente belas escolhas de lugares, dos livros ai eu não li nenhum acredita, estou focada em terminar os dos autores parceiros para voltar a minha estante amada.
    Vou procurar a primeira parte, dá pra participar ainda?
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Esse desafio é atemporal! hehehehe
      Adorei saber que você animou!! Depois vou passar lá no seu blog para conferir seu post! ;)
      Podemos trocar figurinhas com dicas! :D

      Excluir
  4. Bem legal o desfio, mas se for depender de ler em inglês to ferrada XD, adorei as suas leituras, leria todos os livros que você leu, especialmente o Síndrome E a sinopse me conquistou.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Dani, eu tbm sou super preguiçosa. Detesto ler em inglês, não rende. :-/
      Mas tem país que não vem livro pra cá, aí a saída é arrumar tradução em inglês mesmo. :(

      Excluir
  5. Oiii!

    Que demais esse desafio, eu não conhecia :O
    Dos livros lidos eu só tenho O Menino da Mala e tô bem afim de ler. Falta tempo para eu ler.
    Gostei de ver esse projeto aqui.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem bacana Ana!
      Começa o desafio tbm! Sem forçar a barra de ler rápido, vai fazendo no seu tempo! :D

      Excluir
  6. Muito bom o post. De todos, já tenho 2 que me sinto na obrigação de ler. Curti muito!

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se enrola todo com as leituras né? Faz parte. Hehehe

      Excluir
  7. Olá!

    Muito legal esse projeto, eu não conhecia. Dos citados, quero ler O Menino da Mala, há tempos que o quero, mas se não me engano, é continuação de outro livro. Percebi que tem alguns livros nórdicos. Eu gosto de alguns livros vindos dessa região, pena que são pouco divulgados por aqui.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila! Na verdade esse é o primeiro com a protagonista Nina, se não me engano. Mas já foi lançado o segundo com a mesma moça!
      Tenho gostado bastante dos policiais nórdicos! Infelizmente o finlandês me decepcionou um pouco, mas faz parte! :-/

      Excluir
  8. Oii, não conhecia o projeto, mas achei bem interessante.
    Dos livros citados conheço apenas A Sindrome E e o Menino da Mala, ambos parecem interessantes.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são ótimos mesmo Glaucia! Vale a pena ler! :)

      Excluir
  9. De todos os livros que você citou eu só tenho na estante o MENINO DA MALA que não li até hoje. Espero poder gostar da leitura assim que tiver oportunidade, porque eu ainda não tive chance, principalmente porque estou no mmento de ler livros mais leves sabe? Mas gostei da sua lista. Mas eu não coheço os outros livros não.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/parceria-editora-draco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi! Se você está no momento de livros mais leves, não escolha MESMO O Menino da Mala. Ele é mais pesado, psicologicamente falando.

      Excluir
  10. OIe, tudo bem? Que projeto bacana!
    Não li os livros citados, porém tenho muita vontade de ler "O Clã dos magos".

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei a trilogia Daiane! Espero que também te agrade!

      Excluir
  11. Olá!
    Eu achei esse projeto bem legal. Que bom que você está conseguiu ler os livros, mas não gostei de nenhum livro que você citou. Espero que você conseiga concluir.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Suelen! Eu realmente foquei bastante nos policiais dessa vez. ;)

      Excluir
  12. deu ate medo do livro boneco de neve, depois que li a sinopse meu panico aumentou.
    eu amo terror mas n consigo ler.
    tenho muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse não é bem terror não Letícia! É mais policial mesmo. Tem umas partes que tem umas perseguições e tal, mas é bem tranquilo. Falando de uma medrosa para outra! hehehehe

      Excluir
  13. Gosto muito de Clã dos Magos, mas é o unico que conheço da lista. Quer dizer, que já li. Os outros só vi por aí. Adorei a ideia de "volta ao mundo em livros" Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né Kamylla! Adoro esse desafio! :D

      Excluir
  14. Achei sua iniciativa / coluna: TOP PARA SEMPRE!

    Destes eu leria:O Menino da Mala - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis

    E lerei com certeza:
    O boneco de neve ❤️


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora fazer também Tatyana!! ;)
      Ambos que você citou são bem legais! Leia sim.

      Excluir
  15. Olá !
    Agora fiquei curiosa
    é tipo ler 80 livros que tenha um páis diferente? :o
    Ainda não li os livros citados mas om certeza fiquei super curiosa

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 80 livros de autores de diferentes países Ana! Não precisa se passar naquele país, basta o autor ter nascido lá! ;)

      Excluir
  16. Oii!
    Muito bacana o desafio e é realmente desafiante haha...
    Mas espero que consiga rs' da sua lista já li "Boneco de Neve" e adorei é um thriller muito bem escrito! Já li "O clã dos magos" e não gostei muito! Tenho uma vontade de ler "O menino da Mala" e "Meu Primeiro assassinato" espero ler em breve! Boa sorte com o projeto!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tahis! Sério que você não curtiu O Clã dos Magos? Eu adoro a trilogia! :D

      Excluir
  17. Achei bacana o seu projeto, as vezes cansa ler todos os livros que tem o mesmo país como plano de fundo né. Assim podemos diversificar mais e conhecer várias culturas diferente atras da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o livro nem precisa se passar naquele país Sabrina (claro que fica mais legal quando isso acontece e estou conseguindo fazer dessa forma). Por exemplo as fantasias que não se passam no "mundo real" também contam de acordo com o país de origem do autor! :)

      Excluir
  18. Amei seu projeto, acho que deveria ter mais espaço para a literatura nórdica por aqui, pena que as editoras estão muito focadas apenas nos EUA, tenho feito algumas viagens também, mas não se compara a todas essa que vc fez, eu estou amando porque tenho conhecido muito sobre outras culturas!!! Quero esse O menino na mala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline! Até fiquei feliz em conseguir riscar quase todos os nórdicos da lista, mas eles devem ter muito mais coisa legal para trazerem para cá!
      Quem sabe você não se anima a esse desafio? ;)

      Excluir
  19. Que projeto mais legal, por que não conheci antes?
    Achei a ideia bem bacana, de verdade mesmo. Tem um post falando sobre ele, fiquei super interessado em participar.
    Bjs
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Vinícius! Aliás, vou passar a linkar ele nos andamentos! É esse aqui ó:
      http://www.infinitoslivros.com/2014/09/desafio-literario-volta-ao-mundo-em-80.html

      Entra lá e participa sim! É super legal!! Depois vou passar no seu blog para conferir! ;)

      Excluir
  20. Oie, tudo bom?
    Acho muito bacana esse desafio porque dá a chance de conhecer novas histórias e autores. Eu já li um livro com um autor da Dinamarca e é perceptível a diferença. Boa sorte nas leituras.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Caraca, Samy, sua linda!
    Quero muito ler Boneco de Neve e Americanah. Eu não conhecia seu desafio, mas o achei tão brilhante que vou entrar na onda ainda esse ano. ❤
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Comece sim! Tem vários blogs participando para pegar/dar dicas! ;)
      Quando começar me conte!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...