sábado, 19 de dezembro de 2015

Resenha: A Pousada Rose Harbor – Debbie Macomber


Título: A Pousada Rose Harbor
Título original: The Inn At Rose Harbor
Autora: Debbie Macomber
Ano de lançamento: 2012
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 340


Sinopse skoob (contém alguns spoilers, leia por sua conta e risco!):

A busca por um novo começo pode levar a grandes revelações. Jo Marie Rose decide comprar uma pequena pousada, como forma de superar a morte do marido. Mal sabe ela que as surpresas que a esperam nessa nova empreitada. Seu primeiro hóspede é Joshua Weaver, que voltou para casa para cuidar de seu padrasto doente. Os dois não se dão bem e Joshua tem alguma esperança de que possam conciliar suas diferenças. No entanto, uma habilidade de Joshua há muito perdida prova que o perdão nunca está fora de alcance e que o amor pode florescer onde menos se espera.
A outra hóspede é Abby Kincaid, que retorna a Cedar Cove para comparecer ao casamento do irmão. De volta pela primeira vez em 20 anos, ela quase deseja não ter ido, devido às memórias trazidas pela pitoresca cidade. E conforme Abby se reconecta com sua família e seus velhos amigos, percebe que só pode seguir em frente se permitir-se verdadeiramente a isso.

 ______________________­_____|||_________________________

Comprei esse livro totalmente no impulso porque estava super barato no submarino há um tempo. Não sabia NADA sobre a história, mas não resisti ao preço baixo. Sim, sou livrólatra nesse nível. Achei a capa meio fofa – embora não linda –, a sinopse legalzinha e eu estava sem nenhum romance na estante, decidi mandar para o carrinho. Eis que chegou e ficou encalhado na estante, obviamente. Fui passando tudo na frente dele e nunca chegava sua vez.

Ele poderia amargar esse triste fim por muito tempo ainda, se a Heloísa não tivesse escolhido ele para o projeto Tá na estante enão leu? Seu amigo escolheu! Devo dizer que gostei muito da escolha porque me obrigou a tirar o coitado da estante e dar uma chance a ele. Mais uma vez, obrigada pelo convite, Heloísa!!

A série Rose Harbor já tem seis livros lançados lá fora e foi escrita em sequencia à série Cedar Cove que acabou, mas os fãs não aceitaram tão bem esse fim. Visto isso, a autora decidiu escrever outra série, com outros personagens, mas também se passando em Cedar Cove, a cidade da série original. Vale dizer que os personagens antigos têm “participação especial” nessa série nova, mas não faz diferença ter lido ou não a anterior.



A narração é alternada entre Jo Marie, a dona da pousada, em primeira pessoa, e seus dois primeiros hóspedes, Abby Kincaid e Josh Weaver, em terceira pessoa. Achei bem legal esse artifício usado pela autora. Nos conectamos mais à Jo Marie, que é a personagem que nos acompanhará em toda a série, com sua narração em primeira pessoa. Mas isso não nos impede de nos conectarmos também aos outros personagens e gostar deles.

Eu confesso que esperava algo diferente quando comecei a ler o livro e essa diferença entre o que eu esperava e o que encontrei foi uma grata surpresa. A leitura foi muito mais agradável do que eu imaginei que seria – embora romance não esteja mesmo entre meus gêneros literários favoritos.




Um dos pontos que me surpreenderam foi o fato de, apesar de ser um “romance romântico”, o livro não é focado na parte amorosa em si. É focado mais nos dramas e problemas que os personagens enfrentam, que vão de perdas a problemas de relacionamento não amorosos. Não deixa de ter a parte amorosa está presente no livro, mas tem muito menos clamor do que eu achei que teria.

Como eu disse, os capítulos se alternam entre Jo Marie, Abby e Josh. As partes de Josh eu achei bem mais chatas e eram as que eu mais queria ler rápido para acabar logo. Achei o personagem bem chato e sua relação com Michelle, a vizinha do padrasto, me foi bem maçante. Michelle ajudou Josh nesse reencontro com Richard, o odiado padrasto que o expulsou de casa após a morte da mãe.




Quando chegava na parte da Jo Marie ou da Abby eu já me interessava muito mais e chegava a torcer por elas. Tanto Abby quanto Josh voltaram para Cedar Cove com um peso enorme nas costas e queriam resolver logo as coisas que precisavam e ir embora novamente sem olhar para trás. Jo Marie está chegando para ficar. Tem seus próprios demônios, mas percebe que não é a única.

Abby tem um segredo que a mantém presa ao quarto durante todo o primeiro dia em Cedar Cove. Ela se culpa muito por algo que aconteceu e percebe-se que não conseguiu se desprender desse acontecimento nos anos subsequentes a ele. Não sabemos o que é por um tempo, mas vão acontecendo sugestões até que toda a verdade é revelada. Esse é um ponto que ajuda a nos prender ao livro, mas está longe de ser o principal dessa parte. O foco é mesmo a superação ou não de um problema que a prendeu por toda a vida.

Nesse primeiro volume, Jo Marie nos conta um pouco sobre sua vida pregressa, mas não tem uma história muito impactante. Acredito que isso acontecerá nos próximos volumes.




Apesar de ser um livro carregado de emoções, não é aquele livro triste é que te deixa deprimido depois de ler. Ele é narrado de uma forma leve, com uma escrita boa e fluida. A diagramação está bem bonita, com raminhos de rosa no início dos capítulos e uma fonte que adorei!

É importante ressaltar que o livro tem um final satisfatório e não deixa tantas coisas em aberto. Ou seja, se você quiser ler apenas esse volume, ok! Não decidi ainda se lerei os outros, mas é um possibilidade que considero!


Samy =)

2 comentários:

  1. Oi tudo bom?
    Olha, esse é o tipo de livro que minha mãe já amaria só pela capa kkk Acho que não é o estilo que eu leria agora, mas posso tentar, quem sabe?

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Samy, eu que devo agradecer por ter aceitado com tanto carinho meu convite. Espero fazermos mais projetos entre blogueiras daqui pra frente. Sobre sua resenha, muito boa (você não esqueceu de nada) me senti muito afim de ler a série, e não sabia que é uma continuação de outra, vou procurar esses livros anteriores. Beijão !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...