quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Infinitos filmes: O Iluminado

Ei! Eu sou a Natália e toda quarta-feira irei escrever uma resenha sobre algum filme. Se alguém quiser que fale de um filme em especial é só pedir, irei adorar se eu ainda não tiver assistido. =)
Para começar escolhi um dos meus filmes prediletos! Então vamos lá, antes tarde do que nunca.


Título: O Iluminado
Título original: The Shining
Dirigido por: Stanley Kubrick
Atores principais: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
Gênero: Terror, Suspense
Duração: 2h26min
Lançamento: 27 de dezembro de 1980
Sinopse:
Durante o inverno, um homem (Jack Torrance) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Wendy) e seu filho (Danny). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
__________________§§§________________

O Iluminado é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Stephen King, que conta a história de Danny Torrance, um garotinho que tem um “sexto sentido” e um amigo imaginário que lhe conta coisas. Seu pai, Jack Torrance, é um escritor que está tentando se curar do alcoolismo e esquecer o passado. Pensando em um novo começo e em ter tranquilidade para escrever, ele aceita o emprego de zelador do Hotel Overlook, que fica fechado durante o inverno, e então se muda com sua esposa, Wendy, e seu filho Danny.

Imagine um hotel antigo, totalmente isolado durante o inverno, onde já ocorreram vários incidentes. É nesse local que a história se desenrola. Danny percebe o mal presente no hotel e passa a ter visões, porem ele não comenta com seus pais, somente se mantêm distante do quarto 237 (217 no livro), como o cozinheiro Dick Halloran o orientou antes de partir. Com o tempo as visões de Danny aumentam e, enquanto isso, o hotel passa a influenciar seu pai, levando a situações de arrepiar.

Quando se trata de adaptações de livros, sempre esperamos que o filme seja pior, mas isso não acontece com esse. Tanto o livro, quanto o filme são muito bons. Lógico, possuem diferenças. A primeira que posso listar é sobre a narrativa de Stephen King. Ele nos envolve, nos faz entrar na história e então nos assusta com todos os detalhes. Já no filme somos só espectadores e é a visão de Kubrick que nos deixa apreensivos, por não saber como ele vai mostrar cada parte da história. Outra diferença é a Wendy, no filme ela é um pouco mais boba e inocente do que no livro, mas a cara dela de terror é sem igual. Enquanto o livro deixa claro que é uma história de fantasmas, o filme deixa um pouco em duvida se é isso ou se o confinamento que causa tudo.

A atuação de Jack Nicholson é incrível, ele desenvolve muito bem o psicológico do personagem, não imagino outro ator como Jack Torrance. Além disso, as cenas são muito bem estruturadas e os efeitos sonoros casam muito bem com cada uma. O enredo desenvolve rapidamente e você nem sente o tempo do filme passando. É um clássico do terror que deve ser visto.


Nat  =D

8 comentários:

  1. Eu não li o livro e eu fiquei o tempo inteiro, durante o filme, me perguntando o que de sobrenatural tinha naquele hotel, sabe? E o bom é que pelo que você disse, Nat, a ideia é que a gente não tenha certeza. Eu gostei muito da resenha, tem tempos que vi e acho que na época eu nem entendia bem o filme. Vale a pena ver de novo, hahaha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme realmente deixa em dúvida o que causa todo o problema. Como eu vi depois de ler o livro, assossiei sem perceber. Mas para quem não leu fica meio confuso, mesmo tendo os fantasmas.
      Para mim vale a pena ver sempre! hehehe... Assiste e me conta.

      Excluir
  2. Eu certamente não assistirei, pq né? Prezo muito sono à noite! hahahahahaha
    Mas se eu fosse um pouco menos medrosa, assistiria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste de manhã. No fim do dia você já esqueceu e pode dormir tranquila. hehehehehe

      Excluir
  3. Oi, gostei tb muito do filme. É um terror assustador de tirar mesmo o sono. Vc pede sugestão de filme. Veja "Traídos pelo desejo", tb é surpreendente. Se não assistiu procure e veja. Acho que vc vai gostar e incentivar o pessoal a assistir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu ainda não vi. Colocarei na minha listinha. Assim que assistir, faço uma resenha.
      =D

      Excluir
  4. Eu conheci a história, primeiramente, pelo filme O Iluminado de 1997.
    Depois li o livro e, por fim, assisti ao filme de 1980 de Stanley Kubrick.

    Esse filme de 97, não sei se vocês conhecem, não é tão famoso porque não tem atores famosos nem nada, mas é muito mais fiel ao livro, do meu ponto de vista. E, esse sim, teve as 'bênçãos' do Stephen King, que, se não me engano, teve até alguma relação com a produção do filme.

    Nada disso, entretanto, faz com que O Iluminado (1980) seja menos interessante. Jack Nicholson, inclusive, é um autor que, na minha opinião, é do tipo que nos deixam dúvidas, se atua muito bem, ou é assim doido na vida real mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o de 1997 é mais fiel ao livro. Não fiquei motivada a assisti-lo justamente por não conhecer os atores e por ser um filme feito para TV, então não dei muita atenção. Pesquisei aqui e o roteiro deste é do Stephen King. Já que ele não gostou do filme de Stanley Kubrick, nada mais justo do que ele fazer a sua versão. E agora fiquei curiosíssima para ver e comparar.

      Não lembro onde, mas vi alguém comparando o Jack Torrance feito pelo Jack Nicholson com o Alex Delarge do filme Laranja Mecânica, falando que eles se parecem e que talvez isso se deva ao próprio Kubrick, que é diretor dos dois filmes. Fiquei um pouco na dúvida se realmente pareciam e, se sim, se é por causa do Kubrick ou do Nicholson. Mas eu gosto da atuação dele, acho que deu um tchan no filme, que sem ele perderia um pouco da graça.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...