quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resenha: A Metamorfose - Franz Kafka



 Livro de Janeiro do Desafio do Tigre lido! \o/
A proposta era: Na Estante - Ler um livro que está parado na sua estante há um tempo



Título: A Metamorfose
Título original: Die Verwandlung
Autor: Franz Kafka
Ano de lançamento: 1915
Ano de lançamento no Brasil: Primeira edição lançada no Brasil em 1948 pela editora Nova Época Editorial. A edição que li foi lançada em 1998
Editora: Ediouro
Número de páginas: 96

Sinopse oficial:

A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
________________________|||_________________________

Meu pai tinha esse livro na estante desde que eu consigo me lembrar. Já há um tempo que tenho curiosidade em lê-lo, mas sempre enrolava. Resolvi deixar a enrolação de lado e aproveitei o Desafio do Tigre para desencalhar um livro da estante – creio que a estante do meu pai também sirva! Foi o primeiro livro do Kafka que li e pretendo ler outros.

O livro é bem pequeno, sem divisão de capítulos – isso eu não gosto muito, como faz na hora de parar? – mas dividido em três grandes partes. A capa dessa edição do meu pai não é minha favorita. Gosto mais da que tem uma sombra humana em uma ponta da capa e um inseto a outra.

A estória se desenrola ao redor da família Samsa, da qual Gregor é o filho mais velho. Ele é um caixeiro-viajante e, com esse trabalho, provê praticamente todo o sustento da casa. Moram com ele, os pais e uma irmã. Um dia, ao acordar cedo para trabalhar, Gregor percebe que se transformou em um enorme e monstruoso inseto. Sem saber o que levou a tal situação,  o recém-transformado inseto continua deitado calmamente pensando a respeito. Como ele vai sair para trabalhar nesse estado? É ele que traz o sustento para a família e não pode faltar com eles nesse momento. É um grande inconveniente. A maior preocupação de Gregor nesse momento é perder o próximo comboio – ele já perdeu o primeiro – e alguém do serviço pode aparecer e demiti-lo. Ele não pode deixar isso acontecer.

Eu achei o livro um tanto perturbador. Não pelo inseto gigante, não pela transformação do Gregor, mas pela reação da família. Eu gosto de acreditar que, se algum dia eu acordar como um inseto gigante, a minha família vai fazer de tudo para me ajudar a resolver a inconveniente situação. Mas não é isso que acontece com o pobre Gregor. Como ele não pode mais ajudar a família em nenhum aspecto, eles simplesmente largam para lá. Somos mesmo tão descartáveis assim? Ao menor sinal de incapacidade – tá, nesse caso não foi pequeno assim – somos largados de lado? Acho que muitas vezes isso acontece mesmo, basta olhar a quantidade de idosos em “lares de idosos” que vemos por aí. Muitos sem confortos básicos. Creio que foi isso que Kafka quis que tivéssemos em mente. Fiquei muito curiosa para saber o que aconteceria ao Gregor no fim do livro. Será que ele voltaria a ser humano? Como isso poderia acontecer?

Podemos perceber alterações também nos pensamentos do infortunado protagonista. Inicialmente envergonhado, apenas tenta descobrir como funciona seu novo corpo. Com o passar do tempo, ele vai ficando cada vez mais resignado com sua situação.

Algumas pessoas acham o livro ruim, por ter uma linguagem simples e o enredo não se fiar em explicações. Eu não acho que essa era a intenção do autor. Criar uma estória detalhada e deixar os leitores totalmente a par do que estava acontecendo. Se o objetivo de Kafka era mostrar essa fácil rejeição que acontece na nossa sociedade – principalmente a ocidental – eu não sei, mas de qualquer forma, ele conseguiu. Recomendo a leitura.


Samy =)

6 comentários:

  1. Adoro esse livro e tive uma visão diferente da sua, o que é legal pois agora posso comentar o que achei do livro...
    Bom no meu ponto de vista pode se dizer que a metamorfose Gregor é uma representação do seu Eu interior. A estagnação na cama e os pensamentos representam a luta contra o seu eu de agora e a falta de vontade de ser o que é, fazer o que faz (no trabalho). Quem nunca acordou um dia e se olhou no espelho se viu e se sentiu horrível, um dia ruim onde vc não quer fazer o que faz (profissionalmente), não quer ser o que é...kkk Bom ja faz um tempo que li acredito que tenha mais coisas legais pra comentar mas não lembro agora...Parabéns pelo blog adoreiiii!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal é isso né Dani? Ver os pontos de vista diferentes! As vezes a gnt nem pensou no que o outro pensou e as discussões enriquecem cada um! Se quiser escrever uma resenha e mandar pra gnt, ficaremos felizes em postar! Beijos!

      Excluir
  2. Eu sempre achei que seria diferente. Eu sinto vontade de ler, eu já o peguei várias vezes, por influência do meu avô, mas algo - que eu não sei dizer o que é - me faz desistir. Acho que com esse incentivo aí de cima eu posso pensar um dia nisso...
    Gostei da resenha. E adorei o comentário de você acordar como um inseto. Por favor, nao se transforme em uma barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que num seja num lagartão! Eca! hahahahahaha
      Pega pra ler sim! É muito diferente! Eu gostei!

      Excluir
    2. Teste, sera que consigo dessa vez?!hehe

      Excluir
    3. Meu Deus!!! Vai nevar em BH!!! :P

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...