sábado, 11 de janeiro de 2014

Resenha: O Castelo Animado - Diana Wynne Jones



Título: O Castelo Animado
Título oficial: Howl's Moving Castle
Autora: Diana Wynne Jones
Ano de lançamento: 1986
Ano de lançamento no Brasil: 2007
Editora: Record
Número de páginas: 318


Sinopse oficial:

A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa, a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a "jovem senhora" acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado.

__________________________|||________________________

Há um tempo, uma amiga me chamou para assistir O Castelo Animado no cinema, pois era de um dos seus diretores favoritos, Hayao Miyazaki. Como ele tinha se tornado um dos meus favoritos também, animei na hora. Que filme lindo! – vou até pedir à Nat para resenha-lo aqui para vocês. Adoro animações japonesas.
Foi uma grande alegria descobrir – mais uma vez – que o filme tinha sido baseado em um livro de uma americana, a Diana Wynne Jones.
Assim que pude peguei para ler e digo que não me arrependi!

A capa não me chamou muito a atenção pela beleza, mas não é uma que eu chamaria de feia. A diagramação é muito boa, com as páginas amareladas e letras não muito pequenas. No início de cada capítulo tem uma frase indicando algo que acontecerá no mesmo – mas em geral, não são spoilers. Achei bem legal e, para mim, essas frases deram um charme a mais ao livro.

A estória trata de uma família que tem uma chapelaria na cidade de Market Chipping, nas terras de Ingary, onde mantos de invisibilidade e botas-de-sete-léguas realmente existem. Após a morte do pai, a filha mais velha – Sophie – se torna a responsável pelo local, junto com sua madrasta Fanny. Segundo a superstição local, a mais velha de três filhas é sempre a mais azarada e a que vai sofrer o maior fracasso na vida. Sophie sempre tem isso em mente e acha que nada pode fazer para mudar sua sorte.

Um dia, chega na região um mago com seu castelo andante. Tal mago, de nome Howl, tem a terrível fama de sugar a alma de jovens donzelas e devorar seu coração. Logo antes do mago aparecer por lá, começaram boatos sobre a Bruxa das Terras Desoladas, que estava ameaçando a filha do Rei. Todos na cidade temem a Bruxa, por coisas que já havia feito em Ingary.

E a tal bruxa resolve implicar justamente com Sophie, lançando nela um feitiço. Sob efeito do feitiço, Sophie crê que precisa sair de casa para a madrasta não se assustar com sua nova aparência. A partir daí somos apresentados a toda sorte de aventuras que ela irá viver. O castelo em si é sensacional! Achei muito criativa a forma como a autora o criou. E os personagens são todos cativantes! A personagem que ela mais explora são a Sophie e o Howl. Podemos perceber um grande amadurecimento na “jovem senhora” no decorrer da narrativa, de uma garota passiva e resignada com seu destino a uma garota determinada. Já o mago Howl... bom, deixo vocês lerem para saber o que acontece com ele.

O livro é, de certa forma, infantil, mas eu amei! Se tornou um dos meus favoritos e já li várias vezes. É uma série que tem duas continuações, embora não com os mesmos personagens. Sophie e Howl fazem apenas uma participação especial no segundo livro e o terceiro não li ainda, então não sei se aparecem. Agora estou querendo ler a série Os Mundos de Crestomanci, da mesma autora. Espero conseguir fazer isso em breve. Recomendo demais a leitura de O Castelo Animado.


Samy =)


32 comentários:

  1. Já ouvi falar desse livro, mas não tinha ideia do que se tratava.
    Parece bom, e vou procurar achar o filme pra assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thai, esse é um dos casos que eu não sei o que é melhor. O filme ou o livro! Hehehehe

      Excluir
  2. É daqueles livros infantis que tem uma pegada adulta? Por assim dizer? O filme é tão interessante quanto? Abraços

    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí Pâmela! Algumas coisas até acho que uma criança não entenderia sabe? E nesse caso o filme é tão bom quanto o livro! Tem algumas diferenças, mas acho que um só enriqueceu o outro ao invés de deixar ruim!

      Excluir
  3. Parece ser um livro bem voltado para o público infantil mesmo, mas essas aventuras normalmente são bem legais de serem lidas! Sem contar que normalmente são bem rapidinhas, mas não sei se é o caso deste livro em particular... Adorei! :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ursulla, esse nem achei tãaaao infantil assim sabe? É muito bom! Um dos melhores infanto-juvenis que tenho na estante!! Super rápido de ler, até dá dó quando acaba, de tão rápido! :(

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro e gostei bastante, sou apaixonada por fábulas, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pegar sem medo! Espero muito que goste! ;)

      Excluir
  5. Oi (:
    Eu não conhecia essa obra e apesar de não gostar tanto da capa por sua beleza, acho que tem tudo relacionado a história, adoro livros voltado ao infanto-juvenil e trazendo também fábulas para os leitores ♥ Fico feliz ao saber que gostou do livro e também após suas palavras fiquei muito instigado em apreciar a escrita da autora!

    Beijos,
    Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura ele sim Luan! Acho que vc vai amar!
      E a capa é como vc disse, é feiosinha, mas tem tanto a ver com o livro, que eu gosto dela! hehehehehe
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, td bem?
    Eu adoro livros assim, fiquei com vontade de ler.
    Ainda não conhecia essa autora, vou procurar saber mais sobre os livros dela.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sim Carolina!! Não vai se arrepender! Eu estou doida pelas outras séries dela, mas normalmente são meio caros, acabo enrolando. :(

      Excluir
  7. Oie, Samara!
    A capa definitivamente não é das mais bonitas, né? Mas ainda assim consegue atiçar nossa curiosidade. Penso que devemos dar um desconto por conta do ano de lançamento aqui no Brasil (as capas maravilhosas pertencem a livros lançados ou relançados por aqui muito recentemente, se você for reparar). Apesar de tudo, me envolvi com a história de Sophie. Parece mesmo um livro para atingir o público infantil, mas eu duvido que com meus 9/10 anos fosse encarar um livro de mais de 300 páginas hahaha Acho que vou comprar para a minha sobrinha e ler um capítulo para ela por semana. É um incentivo legal à leitura.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Celly, a capa é meio feiosinha, mas é tão representativa do livro, que acabo gostando! E realmente, as capas brasucas têm melhorado exponencialmente!
      Essa ideia de ler um pouco por dia para sua sobrinha é uma ótima! Estou fazendo isso com meu afilhado e está ajudando a aguçar o interesse dele pelos livros! É tão bom ver esse retorno, quando ele chega aqui em casa e pede pela "hora da leitura"! hehehehe

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    O livro é bem voltado ao público infantil, pelo o que li na sua resenha. Mas eu, assim como você, gosto de livros assim, eles me encantam rsrs.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes esses acabam virando meus favoritos Beatriz! <3
      Esse aí vale a pena! :)

      Excluir
  9. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar da história, mas ela parece muito legal. Amo livros com bruxas e, mesmo que sejam mais indicados a crianças, podem oferecer uma ótima leitura para quem já passou dessa fase. Assim como você, gosto muito de ler alguma frase no início dos capítulos para poder imaginar o que irá acontecer já de antemão.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar dele ser mais infantil, é relativamente adulto, se é que dá pra entender! hehehehe
      Prende muito a atenção e é uma delícia de ler! :D

      Excluir
  10. Oiie, conhecendo o blog hoje, essa resenha me chamou atenção me lembrei de dois livros parecidos que li há tempos atrás e gostei muito.

    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe não gosta desse também né Viih? ;)

      Excluir
  11. Olá Samy, parece que sou a única que até que gostou da capa rsrsrs. Não achei muito feia não... Mas enfim, gostei da sua resenha e fiquei curiosa em relação a obra. Gosto de livros infanto-juvenil e que tenha bastante aventuras... Espero ainda ter a oportunidade de ler.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tem muita aventura mesmo Iris! Não deixe de ler não! ;)

      Excluir
  12. Oii, tudo bem?
    A história parece ser super linda mesmo...
    E que medoooo, sou a mais velha de 3 filhas, kkkk
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha
      Então leia para se inspirar na Sophie Angélica! ;)

      Excluir
  13. Oi, Samy!
    Como é bom quando gostamos de um livro. Não importa a capa ou o gênero, o que nos "fisga" mesmo, é a história.
    Obrigada pela dica de leitura. Vou ver se encontro O Castelo Animado em alguma biblioteca da minha cidade.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você tenha achado Fabiana! E aproveitado a leitura! :)

      Excluir
  14. Por mais infantil que pareça, eu adoro essa estórias e adorei conhecer essa. Espero ter a oportunidade de ler um dia. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você tenha essa oportunidade Gleyse! <3

      Excluir
  15. O livro parece ser bem infantil, mas mesmo assim me agradou, até porque adoro estórias assim, mais leves e com muita fantasia, hahaha!

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma delícia de ler Gustavo!! Se surgir a chance, aproveite! :)

      Excluir
  16. Oi ^^
    Adorei a ideia deste livro, ainda não o conhecia, mas gostei da proposta!
    Apesar de se tratar de uma obra mais infantil, acho que me proporcionará ótimos momentos de leitura :D

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele virou um dos meus favoritos Alessandra! Me proporciona ótimos momentos de leitura e releitura e re-releitura! hehehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...