terça-feira, 25 de março de 2014

Resenha: A Última Dama do Fogo – Marcelo Paschoalin



Título: A Última Dama do Fogo
Título original: A Última Dama do Fogo
Autor: Marcelo Paschoalin
Ano de lançamento: 2010
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Editora: LetraImpressa
Número de páginas: 544


Sinopse oficial:

O caminho iniciático é trilhado por todos nós.
Náufraga. E sem memória.
Tudo o que Deora queria era saber quem era, mas sua jornada lhe reservava mais do que isso...
...porque também era uma jornada interior.
Iniciada nos mistérios da Ordem Vermelha, a inocente jovem descobre o verdadeiro valor da amizade, o desafio de conhecer os saberes ocultos, o perigo que ronda os que buscam a essência do fogo.
Uma essência que ela terá de dominar.
Mas estará ela preparada para isso? Conseguirá redescobrir a magia perdida?
Ou a busca por si mesma fará com que seja reduzida a cinzas?
Há mais mistérios a serem desvelados do que tempo para conhecê-los todos.
Quando a sombra busca os segredos a ela confiados, sua chama pode não ser o bastante...

___________________­_____|||______________________

Comprei esse livro na amazon por causa do Desafio Literário 2014 que estou participando e agradeço muito ao Henrique por me fazer ampliar os horizontes e ter acesso a mais um brilhante livro nacional! Acho que desde O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano, não havia lido outro livro nacional, não por não querer, mas por falta de oportunidade. Aproveitando o desafio, comprei esse de Marcelo Paschoalin e Firewitch’s – O Sétimo Espírito de Naicon Martins. Quando começou o mês, eu deveria escolher um dos dois e acabou que A Dama me chamou mais atenção. Espero ler o livro do Naicon Martins em breve.


Devo dizer que comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa. Eu não conhecia o autor – apesar dele não ser novato – e mesmo a sinopse tendo me interessado, não me preparou em nada para o que eu leria a seguir!

Para começar, devo dizer que há um Prefácio escrito por Georgette Silen – autora da série Lázarus – e, apesar de ter achado muito interessante, fiquei chocada pelo fato de a autora dar um IMENSO spoiler do que iríamos ler. Se soubesse desse fato, teria deixado para ler o Prefácio no fim. Se você não curte um spoiler, sugiro que faça isso e leia o Prefácio após acabar a leitura do livro. Como uma escritora, acredito que ela deveria ter tomado mais cuidado com revelações sobre o enredo para não estragar a leitura de ninguém. Por muito tempo eu fiquei esperando o momento que iria acontecer o que ela contou. Bom, tendo ressaltado esse ponto, vamos ao livro.

A narrativa é dividida em dois tomos e, pelo que li, os dois foram publicados separadamente com alguns anos de intervalo entre eles. Quando fiquei sabendo disso lembrei na hora de como George Martin (autor das Crônicas de Gelo e Fogo) nos tortura com a demora em terminar Ventos do Inverno. A tortura que Marcelo Paschoalin submeteu seus leitores foi comparável. Ainda bem que li os dois tomos em sequência e, dessa vez, minha ansiedade foi poupada!

No início já somos apresentados à Deora e seu mentor Zagar. O navio que se encontravam foi apanhado por uma tempestade e Deora acaba sozinha em uma praia, sem lembrar nada de sua vida, além de seu nome. A partir daí, ela é encontrada por Mirhaanna que inicia a moça nos mistérios da Ordem Vermelha. Deora confia muito em sua intuição e mostra uma relativa falta de interesse sobre seu passado, se contentando com seu presente como acólita da Ordem Vermelha e em seu futuro, galgando os degraus dentro da Ordem.

Para variar, minha favorita é a mais idosa dentre os personagens – já falei que sempre sou cativada pelos idosos dos livros. Mirhaanna é sábia, rigorosa, mas doce e tem muito orgulho da garota à quem iniciou na Ordem. A trata como uma filha, além de aprendiz e irmã na chama. É severa quando é preciso ser, mas cheia de compaixão e amor. Já a personagem mais complexa, na minha opinião, é Ivoreen. Eu nunca tinha certeza dos seus atos e não conseguia prever seus próximos passos. Confesso que até o fim do livro a personagem conseguiu me surpreender. Gostei muito da personagem principal também. Uma heroína com defeitos e dúvidas, como qualquer ser humano, mas determinada e extremamente forte e não me refiro à força física. Os personagens foram todos muito bem construídos e aprofundados, com personalidades típicas, que nos permitiam distinguir um do outro e nos apegar mais a esse ou àquele.

Fiquei bem confusa no início do segundo tomo, mas fica claro desde o início que é essa a intenção do autor. Entre o fim do primeiro e o início do segundo tomos, acontecem coisas que não nos são apresentadas de imediato. Por esse motivo, o leitor fica totalmente perdido. Eu cheguei a supor o que teria acontecido, mas até haver a confirmação da minha suspeita foi um longo caminho. Em certo momento Deora estava me irritando tanto que me deu vontade pular algumas páginas do livro e ver até onde isso iria, depois voltar e ler com calma. Ainda bem que me mantive firme na leitura e na ordem certa!

Narrativa super envolvente, escrita impecável, usando um português mais erudito para tentar se encaixar com a época narrada. Gostei muito da forma de escrever do autor e pretendo ler em breve mais livros seus! Para quem se interessa por RPG, não perca, o autor tem alguns livros desse gênero! Recomendo muitíssimo a leitura de A Última Dama do Fogo, que me surpreendeu até a última página.

Caso alguém tenha interesse no livro, além de ser facilmente encontrado na Amazon BR em ebook, pode comprar o livro físico direto na página do autor em Letra Impressa. Lembrando que é sempre bom dar uma força para os nossos autores. Há muito talento aqui no Brasil também e eles merecem ser valorizados! ;)
 


Samy =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...