quinta-feira, 18 de junho de 2015

Além do Infinito: Emprestar ou não emprestar seus livros?? Eis a questão!

O assunto que eu trouxe para discutirmos hoje é bem polêmico, principalmente na blogsfera literária. Emprestar ou não emprestar seus queridos e amados livros, eis a questão!

Pelo que eu leio pela blogsfera afora, eu sou das únicas entre os aficionados por livros que adora emprestar os queridos de papel. Exatamente! Você não leu errado, você não entendeu mal e eu não estou ficando louca! Eu realmente adoro emprestar meus livros para os amigos e fazê-los mais felizes – tanto os amigos quanto os livros! Sim, eu acho mesmo que os livros ficam muito felizes em ser lidos por várias pessoas! Nem sempre eu consigo relê-los, então eles são lidos uma vez e ficam juntando poeira na estante – metaforicamente falando, já que tento evitar esse horror. Então ele terá uma chance maior de ser lido novamente se for emprestado, não é mesmo?

Mas então... o que é o livro senão um meio de transmissão de conhecimento e cultura? Mesmo os livros de fantasia, romance meloso, chick-lit, que sofrem muito preconceito por “não serem boa literatura” têm sim algo a nos ensinar e a nos transmitir. Seja ensinar o amor ao próximo, seja estimular imensamente nossa criatividade, seja melhorar nosso vocabulário. Por esse motivo, sempre achei mais útil e mais lógico que meus livros ajudassem mais pessoas além de mim.

Estante nova ainda não totalmente arrumada

Fico muito feliz em saber que depois que decidi criar um blog literário, meus parentes e amigos mais próximos começaram a ler muito mais, principalmente por incentivo meu e por eu me disponibilizar a emprestar muitos livros. Algumas dessas pessoas começaram a gostar tanto que passaram a comprar livros para elas próprias e emprestar esses livros, por sua vez.

Dessa forma, além de espalhar um hábito muito saudável, você tem uma pessoa a mais para trocar empréstimos de livros! Olha que maravilha! Porque nem sempre aquele livro que te chamou a atenção e te deixou curioso você pretende comprar. Quem sabe esse seu amigo, que começou a gostar de livros, não teve interesse e comprou?

Outro fator que me impulsiona a emprestar livros é que nem sempre eu conheço pessoas próximas a mim que já leram as mesmas obras que eu. Esse foi um dos motivos que me impulsionou a criar o blog. Eu poderia discutir os livros que li com pessoas que também leram. Mas quando eu empresto meus livros, tem uma pessoa do meu lado que também terá lido a mesma obra que eu e poderemos discutir pessoalmente! Por melhor que seja uma discussão virtual, nada se compara a uma discussão e conversa cara a cara, não é mesmo?

Atualmente, um ponto que tem me incentivado a emprestar livros é ajudar os autores nacionais em sua divulgação. O brasileiro em geral tem pouco costume em comprar livros. Se é um livro de autor desconhecido então, nem se fala. Muitas pessoas ainda têm preconceito e pensam que livros de autores nacionais não são tão bons quanto livros de autores gringos (esse é um assunto que rende outro post). E nós sabemos que isso não é verdade. Emprestando esses livros para outros, mais e mais pessoas perceberão o tesouro que temos dentro do nosso próprio país e, quem sabe, não passarão a incentivar esses autores e comprar seus livros?

Eu admito que existem sim os contras de se emprestar livros, mas eu costumo dar muita sorte com meus empréstimos. Alguns poréns que sempre escuto são a respeito de o livro voltar detonado, ou sequer voltar. Ou então na demora em ser devolvido.

A demora não é exatamente um fator que me incomoda, a menos que eu esteja precisando do livro. Mas se for esse o caso, eu não o emprestarei naquele momento. Se eu não estou precisando, não me incomodo com a demora em ser devolvido.

O livro voltar detonado é um problema sério mesmo. Eu tenho bastante cuidado com meus bebês de papel, mas não sou fanática com isso não. Então o livro voltar com um pequeno amassado na capa ou um “arranhado de esmalte” por exemplo, ok.

Nunca me aconteceu de o livro voltar em estado de miséria, mas caso isso acontecesse e tiver sido por falta de cuidado da pessoa, esse fulano estará riscado da lista de futuros empréstimos e pronto. Problema resolvido. Não deixaria de continuar emprestando para outras pessoas por causa de um descuidado. A mesma coisa vale para não devolução. Obviamente, se fulano pegou um livro meu e não devolveu, jamais pegará outro.

Talvez esses dois pontos nunca tenham acontecido comigo porque tenho fama de ser brava. Não sei se é uma fama que se justifica, mas meus livros sempre voltaram em bom estado. Hehehehe


Estante já quase pronta! \o/


Apesar de emprestar muitos livros, eu não deixo ao léu da sorte. Tenho uma planilha no google drive com os livros emprestados, para quem emprestei, quando emprestei e se já foi devolvido. Quando o livro ainda está emprestado, faço uma marcação colorida para ficar em evidência. A partir do momento que o livro foi devolvido, eu tiro esse colorido e anoto a devolução. Tem funcionado muito bem para controlar os empréstimos e para cobrar, caso a pessoa esqueça para sempre de me devolver.

E vocês? Costumam emprestar seus livros? Se não, porque? Será que alguma coisa que falei aqui fez sentido e motivou vocês a começar a emprestar seus filhotes de papel?

Samy =)

24 comentários:

  1. Como sou pouco sociável, não é muita gente que me pede livros emprestados (em geral são só as minhas tias). Quando eu era pequena emprestei uns livros que não voltaram e fiquei meio traumatizada, mas atualmente não tenho tanto problema em emprestar, desde que seja para alguém que eu veja com certa frequência (ou seja, minhas tias).
    Invejei sua estante, estou precisando de um lugar grande assim para guardar meu pobres livrinhos empilhados no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não faz ideia de como os meus livros estavam, coitados! Pedindo socorro!
      Aí conseguimos juntar dinheiro pra começar a fazer os móveis da casa e a estante foi das prioridades! hahahahaha
      Eu até empresto bastante. Tenho uma lista grandinha aqui dos emprestados. Acho que eu sou menos anti-social do que imagino! :P

      Excluir
  2. Estante lindaaaaaaa!!! Eu empresto, não tenho tanto apego, mas sempre peço pra cuidar. A questão é quando volta de um jeito que tu não curte. Por exemplo, emprestei pro meu irmão e ele molhou sem querer a capa....não era um livro que tinha total apego então deixei pra lá, mas se fosse um dos meus preferidos talvez tenha ficado chateada :p

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, molhar a capa eu ia xingar! Hahahaha
      E não emprestaria de novo, a menos q fosse pai/mãe/irmão, aí não tem mto jeito né? A gnt acaba perdoando. Hehehehe
      Beijos

      Excluir
  3. Oi. Não tenho problema em emprestar e inclusive dar livros, faço isso com muita frequência, inclusive, mas o que me aborrece é quando o livro é parte de meu trabalho e a pessoa não devolve, fico possessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, quando é parte do trabalho eu só empresto para quem eu encontro com muita frequência e posso pegar de volta a qualquer momento. Porque trabalho é trabalho né?

      Excluir
  4. eu não gosto muito de emprestar quando são livros teóricos, que normalmente é consulto sempre. Mas os de literatura eu compartilho da sua opinião: temos que promover a leitura. Uma forma é disponibilizando os nossos livros.

    Também adorei a estante. Você comprou feita ou mandou fazer? Estou precisando aumentar minha estante e ainda não resolvi se compro ou mando fazer. Queria um solução barata.

    Beijos, Samy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Nilda, eu mandei fazer porque nosso espaço é meio curto e precisava ser bem sob medida mesmo sabe? Mas existem opções mais baratas, com certeza. A que tínhamos antes era até bonitinha e bem mais barata, mas começou a envergar toda, tombar e tal. Fiquei com o pé atrás com essas já prontas.
      Mas se é algo urgente e você quer economizar, pesquisa bem resenhas antes para saber se o custo-benefício compensa e compra já pronta mesmo! ;)

      E bora compartilhar nossos livros! \o/

      Excluir
  5. Eu não gosto de emprestar meus livros, empresto para apenas 3 seletas pessoas hahaha
    Minha cunhada, minha irmã e uma amiga que é colunista do meu blog, e só!
    Morro de ciúmes de cada um, e sou super paranoica com eles.

    Sua estante está ficando incrível *-* Estou precisando comprar uma pra mim, a minha atual já não tem mais espaço :c

    Beijos

    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu não tenho ciúme dos meus livros não! Quero mais que eles façam todos felizes! hehehehe
      Obrigada! Meus livros estavam tão apertadinhos, coitados! Agora puderam respirar! :D

      Excluir
  6. Oláá
    Olha, já cheguei a emprestar livros e me arrepender muito por terem voltado como voltaram, ou por simplesmente nem voltarem, mas ainda empresto, porém, para pessoas que moram perto ou que tenho bastante confiança e cobro mesmo, pode me chamar de chata, cobro até devolver haha ótimo post.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa! Eu empresto também, mas cobro devolução. E se a pessoa estraga o livro não empresto pra ela mais. :-/

      Excluir
  7. EU não tenho problema em emprestar meus livros, e até hoje não tive problemas por conta disso. Gosto de pensar que quando estou emprestando, ajudo de alguma forma a plantar a semente da leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rose! Demos sorte né de não termos tido problemas! Eu continuo na determinação de emprestar! Espero continuar com sorte nos empréstimos! :D

      Excluir
  8. Obaaaaaaaa!
    Adoro ver foto da estante das pessoas, serio mesmo!!!
    Acho super bacana ver o quanto cada um possui uma diferença nas estantes!
    Suuper beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo ver as estantes alheias Gio! Sempre fico babando! hehehehe

      Excluir
  9. Samy lindona a estante está ficando linda, com relação a emprestar livros, empresto com muito prazer a quem sei que cuida e lê mesmo, indico livros que gosto e assim vamos levanto a leitura a quem nem sempre tem o hábito de ler, o que nos proporciona imenso prazer. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Joyce! E é tão gostoso quando a pessoa acaba e podemos discutir o livro, né? <3

      Excluir
  10. Eu também adoro emprestar meus livros, e acho que isso é lindo! A verdade é que as pessoas supervalorizam demais os livros, sabe? A grande maioria se apega a esses objetos que são lançados em série, que existe aos montes nas livrarias e que, se forem danificados ou perdidos pelos amigos, basta que o amigo em questão lhe compre outro. Então eu empresto, sim, meus livros. É um ato de compartilhar algo que te faz feliz, uma história que você acha que vai acrescentar à outra pessoa!
    Se for o caso de uma edição especial, concordo: Não empresto. Alguns livros são raros e caros demais, então esses não empresto. Mas livros comuns... Podem pegar à vontade! Basta cuidar. :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso exatamente como você Monalisa!! Sem tirar nem por! :D

      Excluir
  11. Hey,

    Tenho que admitir que eu não sou uma das que mais gosta de emprestar livros. Normalmente, eu até empresto quando meus amigos me pedem, mas é muito fácil eles perderem minha confiança e se isso acontecer nunca mais, sou muito apegada a eles para isso. E as edições especiais piorou: ai só para a minha melhor amiga mesmo.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edição especial eu não empresto também! Mas os outros que se acha facilmente em livrarias para repor (se for o caso) empresto sem medo! <3

      Excluir
  12. Oie, tudo bom?
    Não sou do tipo que guarda os livros só para si. Eu empresto para minha irmã (que é meio desastrada e muitas vezes já pensei em não emprestar mais), porém eu quero incentivá-la a ler mais. Também empresto para minha prima que também é leitora voraz. Gostei do seu método com a planilha e acho que isso ajuda bastante na organização. Temos que disseminar a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planilha me ajudou demais Aline, pois já emprestei livros e esqueci! A pessoa tempos depois me devolveu e eu nem lembrava que estava com ela! :-O
      Nunca mais!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...