domingo, 28 de junho de 2015

Infinitas Notícias: Festival Literário Internacional e Primavera da Libre

Para quem não sabe, acabou de acontecer o I Festival Literário Internacional em Belo Horizonte! Integrando a programação do FLI, está acontecendo pela primeira vez em BH a Primavera da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

Explicando melhor para quem caiu aqui de paraquedas, nas palavras da própria organização do evento:

"BH recebe pela primeira vez a Primavera da Libre.
Organizada pela Liga Brasileira de Editoras, evento trará feira de livros, lançamento, narrações de histórias, palestras e outras atrações. A Primavera acontecerá junto com I Festival Literário Internacional de Belo Horizonte.
A Liga Brasileira de Editoras (Libre), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e com a Associação de Amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte, realiza na capital mineira a primeira edição da Primavera da Libre, tradicional evento que reúne editoras de todo o país e que acontece há mais de uma década no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na edição mineira, a Primavera integra a programação do FLI-BH."


O evento foi do dia 25 ao 28 de junho no Parque Municipal e reuniu diversas editoras, alguns tradutores, autores, contadores de histórias e lojas com produtos relacionados a livros.



Parque Municipal visto do alto. Foto retirada do MG1.


Eu fiquei sabendo do evento na semana passada por meio da editora Aleph, que iria comparecer ao evento, e não poderia deixar de conferir - aproveito e peço desculpas aos meus conterrâneos por não ter avisado antes aqui no blog, semana passada foi meio apertada.

De qualquer forma, consegui passar lá no dia 27 e dei uma conferida nas promoções e atividades que estavam rolando!

Foi montada uma estrutura de stands no meio do parque, perto do Teatro Francisco Nunes. Achei que ficou bem bacana e bem organizado. Tinha também barraquinhas de comida e bebida e não estavam vendendo a preços exorbitantes.









Cada dia teve uma programação específica com palestras, discussões e atividades relacionadas à leitura e escrita.

Como fui com meus dois priminhos pequenos, achei bem interessante, pois havia vários stands de editoras voltadas ao público infantil, com uma variedade enorme de livros para essa faixa etária. Os dois pequenos queriam todos! Como eu disse acima, também havia contação de histórias com muita interação com a garotada. Achei bacana demais! Tinha uma criançada lá, mas o legal mesmo foi ver os adultos interagindo!







Sobre as editoras em si, achei que algumas não estavam com tanta promoção assim, outras já estavam com preços legais. A Aleph me faliu legal com a promoção progressiva. Acima de 3 livros, cada um tinha 50% de desconto. E como comentou uma amiga minha, eu não podia levar só os 3 necessários para o desconto, levei logo 7! :-O 
Incluindo a edição de capa dura de Laranja Mecânica, por 25 dilmas. Quem resiste??

A Giz Editorial também estava com umas promoções muito bacanas, assim como a Gutenberg. A Draco estava um prato cheio para aqueles que curtem quadrinhos! Como eu já tinha feito a festa na Aleph, não me sobrou muita verba para os HQs.










A loja Que Coisa Legal também estava presente com seus marcadores magnéticos! Achei tão sensacional que vou fazer um post especial para eles, então não vou falar muito por agora não.



Estão vendo aí, mais no canto direito da foto?

Infelizmente, como fui com os pequenos, não consegui aproveitar o festival como um todo, com tudo que estava sendo oferecido. Ano que vem irei só com meu marido para aproveitar mais!

Mesmo assim, no fim das contas, adorei ter ido! Voltei de lá mais pobre, mas muito mais feliz! Hahahahaha
Esse foi o saldo do meu dia na Primavera! Muitos livros e marcadores! (Incluindo os magnéticos que comprei, espalhados ali no meio!)







Então, se você está em BH, deixe de lado a preguiça de domingo e corra! Ainda dá tempo de pegar o finalzinho do evento, que vai até as 22h! 

Samy =)

28 comentários:

  1. Adoro festivais literários e amo BH, iria adorar ter ido também, pena ser tão longe... e as fotos mostram um espaço bem organizado, né? Acho que teus pequenos devem ter feito a festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi super bem organizado mesmo! Cheguei a ficar impressionada!
      Vem um dia visitar a gente! ;)

      Excluir
  2. Que evento maravilhoso! Aqui na minha cidade está próximo de ter a feira do livro, a ansiedade me consome rsrsrs
    Gostei muito das fotos.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Depois trás pra gente tudinho que você viu lá! ;)

      Excluir
  3. Nossa que evento incrivel ! Queria ter ido, mas estou tão por fora de tudo e é bem longe de onde eu moro, bem longe mesmo!
    Adorei tudo só de olhar as fotos!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez vai ter algo parecido aí na sua cidade Luana! Fica de olho porque as vezes tem algo do nosso lado e a gente não fica sabendo! Isso acontece direto comigo! :D

      Excluir
  4. Morro de vontade de ir em um evento desses, mas moro no interior de SP o que dificulta um pouco, amei os livros que voce comprou.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde vc mora, mas no estado de SP costuma ter muito evento literário! Dá uma procurada! ;)

      Excluir
  5. Que tudo!!!!
    Amei esse evento, pena que é em Bh, adorei a proposta,
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Ola Samy adorei o evento ter sido em um parque, muito legal. Esse palco de histórias lindo e um grande incentivo as crianças. E estrutura do evento está muito bem organizada. E quantos livros hein. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Joyce, ter sido em um parque juntou duas coisas que amo!! A natureza e livros! <3

      Excluir
  7. Samy, 25 dilmas no Laranja Mecânica!? Que preço ótimo. eu paguei bem mais caro, e era promoção.

    Pelas fotos a gente ver que estava tudo bem organizado. Que o evento cresça cada vez mais, nos próximos anos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina!! Como resistir??? Não dá né? Hehehehe
      Beijos!

      Excluir
  8. Parabéns pela cobertura do evento.
    Adorei suas fotos e suas compras.
    O evento parece ter sido incrível, pena que foi tão longe de mim.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve mesmo muita coisa legal! Só não consegui ver quase nada por causa dos meninos, mas valeu muito a pena! :D

      Excluir
  9. Oi, tudo bem? Puxa, que legal! Parece a Feira do Livro de Porto Alegre (onde moro). Aqui tem oficinas, palestres, debates, lançamentos etc. Mas sempre acontecem num tempo de quinze dias, em Novembro. Ano passado fui e conheci a Thalita Rebouças *-*
    Parabéns pelas compras! Também sou dessas que não conseguir ir a um evento literário e não levar nada!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais forte que eu Nina! Impossível sair sem nada!
      Que delícia o evento em Porto Alegre! Aqui teve presença de autores também, mas acabei não podendo participar!

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Adoro esse tipo de evento, principalmente quando tem livros por preços bacanas. Dos que você comprou eu tenho curiosidade com A Escola do Bem e o Mal. Ah...adorei a ideia o evento ao ar livre.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler ele bem logo Aline! Tou bem curiosa! hehehehe

      Excluir
  11. Esses eventos parecem tão divertidos! Queria que tivesse mais aqui :f
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma procurada Ana! As vezes a gente perde porque não fica sabendo né? Eu perdi vários já! :-/

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Você é de Bh também!!! Toca aqui!
    Eu só fiquei sabendo desse festival em cima da hora, e já tinha compromisso para o fim de semana, então não consegui ir :(

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunaaaaaa! Finalmente alguém de BH! Qualquer dia vamos combinar de nos conhecer em algum evento literário! :D

      Excluir
  13. São ótimos eventos assim, e que muitos outros possam se espalhar não só em BH, mas em todo o país, ajudando ainda mais a divulgar a literatura em geral.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio demais sua torcida Rose! Mais e mais eventos promovendo livros e discussões inspiradoras como teve nesse! :D

      Excluir
  14. Adoro esses festivais!!!
    Amei o post e as fotos ficaram muito lindas!!!
    Quantas aquisições!!! Uau!!!Tomara que venha um evento desse pra minha cidade tbm :3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mayara! Torço para que cada vez mais cidades recebam esse tipo de evento literário! É bacana demais! Aqui em BH ainda tem pouco se comparado a outras capitais. :-/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...