sexta-feira, 24 de julho de 2015

Resenha: Boneco de Neve – Jo Nesbø


Título: Boneco de Neve
Título original: Snømannen
Autor: Jo Nesbø
Ano de lançamento: 2007
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Record
Número de páginas: 420


Sinopse skoob:

Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante.

No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras. O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

 ______________________­_____|||_________________________

Desde que vi a capa desse livro e li a sinopse fiquei bem curiosa! Romance policial é um dos meus gêneros favoritos, então minhas expectativas eram bem altas com o livro. Nunca havia lido nada do autor, mas muitas coisas que tenho lido dos nórdicos está me agradando muito, então esse foi mais um ponto que me fez acreditar que seria uma boa leitura.

Como acontece quase sempre em livros policiais, essa obra é parte de uma série que acompanha o investigador Harry Hole, da Divisão de Homicídios de Oslo. Como de praxe, ler os livros fora da ordem de lançamento não prejudica o entendimento da estória em si, mas vários fatos da vida pessoal de Hole são perdidos e ficamos por fora de algumas coisas. Esse foi o sétimo volume envolvendo o investigador. Aqui no Brasil os livros começaram a ler lançados a partir do 3o e, mais uma vez, eu não consigo entender o motivo de as editoras fazerem isso. Já existem 10 livros lançados lá fora e aqui no Brasil o 8o foi o último a ser lançado – lembrando que não temos o 1 e 2. Um ponto a favor da editora são as capas, maravilhosas!




O começo do livro pode ser considerado levemente chocante e parece meio perdido do resto da trama até começarmos a entender melhor o que está acontecendo.

A obra segue o estilo de capítulos alternados em diferentes anos, com um belo intervalo entre eles. Além disso, essa alternância de tempos não segue uma ordem cronológica. Começa em um ano, vai 20 para a frente, volta 5. Avança de novo. Isso faz com que tenhamos que ler com atenção para compreender as nuances que o autor quis deixar implícitas nessa mudança temporal. Muitas vezes eu precisei voltar nos capítulos anteriores para ter certeza de qual ano era o que eu tinha acabado de ler e ter em mente se o que aconteceria no próximo me explicaria o passado ou pularia mais para frente.

Vale a pena ressaltar que esse artifício de narração utilizado foi muito importante para que pudéssemos compreender perfeitamente o que aconteceu.



 

Harry Hole está tentando se livrar do alcoolismo e sempre mergulha de cabeça nas investigações às quais está envolvido. Quando recebe uma carta do auto-intitulado Boneco de Neve, ele não sabe se deve leva-la em conta ou ignorar e assumir que foi enviada por um lunático que não sabe o que está dizendo. Mas uma pulga atrás da orelha não o deixa em paz.

A partir daí vamos nos envolvendo com a investigação liderada por Hole, com ajuda de alguns outros investigadores, sobretudo Katrine Bratt, a novata da divisão. Alguns colegas de Harry o consideram bitolado por serial killers, então quando ele se envolve com a investigação atual, muito fazem chacota achando que está vendo chifre na cabeça de cavalo. Será que está mesmo?

Não posso falar o que penso sobre a forma que o Boneco de Neve escolhe as vítimas porque seria um início de spoiler, mas adianto para vocês que me deu raiva. Fiquei com vontade socar aquela cara de neve!

Achei os personagens muito bem estruturados, principalmente Harry, obviamente, e Katrine. O protagonista conseguiu me cativar mesmo eu discordando de várias de suas ações. No que diz respeito ao trabalho, é um investigador muito talentoso e honesto. Gostei dele de verdade.

Já as frases da capa e contra-capa me deram uma impressão bem errada do livro. Quero dizer... "Macabro e perturbador..." ele é, mas nem tanto assim. Já li vários muito piores nesse quesito, então não achei que fosse algo que valesse a pena ressaltar na capa, pois me deixou esperando mais.




"Diabolicamente complexo..." ok, ele é complexo e muito bem desenvolvido, mas eu consegui desvendar várias das “questões” bem antes de serem apresentadas as respostas. Não sei se era a intenção do autor, mas não foi nada muito surpreendente.

E por último "Tão arrepiante quanto O Silêncio dos Inocentes". Nunca li o livro em questão, mas já ouvi falar sobre e não achei uma comparação justa, uma vez que não achei Boneco de Neve tão arrepiante assim. Pode ser porque estou calejada de tanto ler policiais, mas não achei nada muito chocante. Então eu achei que escolheram frases muito impactantes para um livro nem tão distinto assim.

Resumindo... é um bom livro policial que vale a pena ser lido, mas que está longe de ser dos melhores que tem por aí, já que o assassino ficou um claro antes de ser anunciado e eu realmente gosto é de ser surpreendida. Sim, eu recomendo muito o livro. E sim, eu pretendo ler os outros livros do autor. Só não espere ser o melhor policial da sua vida. Pelo menos, não foi o da minha.


Samy =)

33 comentários:

  1. Também achei que as frases da contra-capa passam uma ideia errada para os leitores. Apesar de ter gostado bastante da leitura, eu esperava um livro mais intenso e marcante depois de ler todos os elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Foi exatamente o que senti Lígia. Gostei, mas pelas frases esperava um pouco mais. :-/

      Excluir
  2. Deve ser uma leitura pra ser feita com calma devido à oscilação da linha do tempo na narrativa, não é??? Bem, amo romances policiais, a premissa dele parece instigante... E se comparada com O silêncio dos inocentes, então não pode ser menos que brilhante... tentarei ler ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Valéria, no início é bom ir mais devagar para não confundir, mas depois dá pra ir mais rápido, o ritmo vai acelerando e não conseguimos ir com calma! :D Hehehehe
      Espero que você goste! ;)

      Excluir
  3. Oi Samy,
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro e gostei bastante dela. Fiquei com muita vontade de conferir a história e vou deixar anotada a sua dica.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você aproveite a leitura Kênia! É um livro muito bom!

      Excluir
  4. Oiii! Gosto qdo o autornos força a fazer essa ginastica cerebral com o tempo. Parece ser uma série instigante. Mas não sei se eu leria pq é um tema que eu prefiro em cinema e tv.

    dicassliterarias.blogspot.com.br - Coluna Idalan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Monnique, faz a gente exercitar né? Hehehehe
      Em cinema fica legal mesmo, mas adoro um romance policial! :D

      Excluir
  5. oiii de novo! deixa eu editar uma palavra: autores que saiu autornos ...rsrsrs Ah adorei a capa do blog!

    ResponderExcluir
  6. Que capa sinistra haha antes de ler sua resenha eu tinha uma outra ideia desse livro. Gostei bastante do que você falou! Valeu pela dica :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro essa capa Anelise! hahahaha
      A série inteira tem uma capa padronizada que acho lindas! <3

      Excluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu também gostei da capa, gosto de livros policiais e esse tá na minha lista.
    Gostei bastante da sua resenha, me deu mais vontade de ler o livro.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a capa linda! Tomara que goste da leitura Liv! ;)

      Excluir
  8. Oi tudo bem?
    Não entendo essas editoras de verdade, o que elas tem contra a ordem real das coisas Affe...
    Assim como vc adoro romance policial e minha nossa gostei muito da história desse livro que eu não conhecia.
    Anotei a sua dica e vou procurar esse livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra entender mesmo Mayara! Sempre fazem isso! Poxa vida.
      Tomara que você aproveite a leitura e goste da história! :D

      Excluir
  9. Oi!
    Não dá mesmo para entender as editoras, porque não publicar em ordem? Não sou uma grande fã de livros policiais, mas esse parece ser bom, só que você disse que não é um dos melhores não tenho tanto interesse em ler...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Evelise! O que custa publicar na ordem né?
      Entre os policiais não é o melhor não, mas ainda é uma ótima leitura!

      Excluir
  10. Olá!
    Eu gosto de livros policiais. Mas nunca consigo desvendar a história antes de chegar no final. kkkkkkk
    Adorei saber que você amou o livro.
    Vou anotar a sua dica e ler em breve.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou ruim para desvendar o final Suelen, mas nesse eu consegui! hehehehe
      Quem sabe você não consegue tbm? ;)

      Excluir
  11. Olá!
    Eu também gosto muito de romances policiais e vou colocar esse livro na minha lista, achei a premissa dele bem interessante.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste da leitura Juliana! ;)

      Excluir
  12. Já conhecia o autor, mas ainda não tinha ouvido falar dessa obra!
    Adorei o tema e deve ser bem envolvente!
    Irei ler assim que der!

    Beijos,
    Karine - Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar torcendo para você gostar da leitura Karine! Estou com vontade ler outros do autor agora!

      Excluir
  13. Oi, flor!
    Eu não conheço o autor e não sabia que essa obra fazia parte de uma série. D: Interessei-me pela capa dela uma vez, mas ao ler a sinopse acabei deixando o interesse de lado. Bem, pela sua resenha, parece ser um bom livro. Mas não senti aquele desejo enorme de lê-lo, principalmente sabendo que a descoberta sobre quem é o assassino não surpreende.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Francine. Foi justamente a falta de surpresa com o assassino que deu uma desanimada. Mas o enredo como um todo é bem interessante! Com reviravoltas e tal! Quem sabe um dia né? ;)

      Excluir
  14. Oi!
    Amo policiais e amei este livro!
    Achei muito inteligente =)
    Amei suas observações sobre ele.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do livro como um todo, mas o assassino me decepcionou um pouquinho! Mas no geral curti! :)

      Excluir
  15. Oiee.

    Gosto de alguns livros policiais e este ainda não conhecia, achei ele bem interessante, apesar de tudo que tem na resenha. Não é um livro que lerei

    ResponderExcluir
  16. Olha eu sinceramente gostei bastante da sua resenha, mas eu nunca tive interesse de ler esse livro. Estou em uma fase de outros tipos de leitura, mas espero poder conhecer mais pra frente. Me parece uma trama muito envolvente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quem sabe um dia né? Mas realmente quando estamos em outra vibe nem vale a pena, pois a chance de não gostarmos é grande! :)

      Excluir
  17. Olá!
    Embora que eu só li três livros de gênero romance-policial. Não tenho nada contra, pelo contrário, as leituras que fiz foram maravilhosas!
    A capa deste livro já começa a nos deixar intrigada...
    Embora que você mencionou que se ler fora de ordem da publicação, não terá problema para a compreensão. Mesmo assim, ainda prefiro ler na ordem, embora, como você disse, as editoras não possuem esse cuidado ao publicarem os livros, infelizmente...
    Beijos
    Ariana Silva
    ariabooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro ler em ordem Ariana. Mas como peguei emprestado, acabei lendo fora de ordem mesmo! Se você gostou dos policiais que leu vale a pena ler. Mesmo que você compre na ordem! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...