segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Resenha: Ouro, Fogo e Megabytes – Felipe Castilho


Título: Ouro, Fogo e Megabytes
Autor: Felipe Castilho
Ano de lançamento: 2012
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 288
Sinopse skoob:

Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?
Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.
Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos.

 ______________________­_____|||_________________________

Ano passado tive a chance de ler a duologia do Eduardo Prota, Ibyranas, que é uma fantasia ambientada em um país fictício – as Ibyranas que dão nome à série – completamente baseado no Brasil colonial. As figuras fantásticas desse livro eram as do nosso folclore e eu fiquei super entusiasmada, pois é muito difícil achar esse tipo de livro. Os escritores de fantasia preferem, em geral, focar em figuras fantásticas já mais “batidas” ou criar figuras totalmente novas, do que arriscar nas figuras da nossa própria cultura, devido ao grande preconceito existente.

Eu achei sensacional e, meio por acaso, logo em seguida descobri essa série, O Legado Folclórico, escrita pelo Felipe Castilho! Fiquei bem animada e peguei para ler.

Foi uma leitura bem diferente da primeira, devo dizer. Enquanto o livro de Eduardo é ambientado no passado, no livro de Castilho temos uma ambientação mais atual. As tão famosas fantasias urbanas que vemos por aí hoje, com uma linguagem mais simples, mais atual.




Bom, eu já comecei gostando do Felipe por fazer um protagonista negro. É tão difícil vermos autores diversificando que acho super legal ver que alguns realmente fazem obras mais inclusivas – isso deveria ser a regra e não a exceção, a variedade é tão bela! E o Anderson é um amor de garoto! Meio nerdão, no sentido gamer, é viciado no MMORPG fictício Battle of Asgorath. Seu avatar, o elfo Shadow Hunter, é o segundo melhor colocado no ranking mundial e Anderson sente certo rancor do primeiro colocado. Sua cidade natal é a também fictícia Rastelinho, em Minas Gerais.

Em um dia normal de jogo aparece um noob puxando assunto no chat do jogo. Mesmo sendo dispensado, o tal estranho insiste e deixa claro a Anderson que não puxou assunto a toa. Precisa dele para um serviço “meio hacker, mas não exatamente” e o garoto precisaria passar alguns dias em SP. Como Anderson não manja nada do assunto, dispensa o cara mais uma vez e tira isso da cabeça. Obviamente não ficará por isso mesmo e Anderson acaba em São Paulo, junto com a Organização e José, o cara que o procurou.

Só posso dizer a vocês que Felipe Castilho conseguiu misturar MMORPG, hackers e figuras folclóricas sem deixar nada forçado e nem estranho. Ele conseguiu inserir as nossas lendas de uma forma deliciosa de se ler.



Em geral, eu prefiro as fantasias ambientadas no passado ou em um mundo totalmente novo. Acho mais fácil imaginar seres mitológicos em um ambiente menos tecnológico, por assim dizer. Mas já foram várias as fantasias contemporâneas que me conquistaram e a do Felipe fez isso com louvor.

Os personagens são muito bem construídos e você se pega com saudade deles quando o livro termina. A idade de cada um foi condizente com suas atitudes e ações e acho isso muito importante. Me incomoda crianças muito novas que parecem adultinhos, assim como jovens com atitudes muito infantis. Aqui tudo casou muito bem. As cenas de ação foram na medida certa para prender a atenção do leitor sem ficarem muito longas e quando ele se dá conta, não só sua atenção está presa, mas também seu fôlego.

Outro fator muito interessante na obra foram as críticas a várias facetas da sociedade que Castilho inseriu aqui. De manipulação das massas pela mídia, passando por manifestações políticas totalmente equivocadas, sem um propósito real, e indo até importantes questões ambientais, o autor nos faz pensar em coisas que estão acontecendo de verdade ao nosso redor atualmente e não damos a devida atenção.



O terceiro livro da saga foi lançado recentemente, se não me engano na Bienal do Rio, e acho que tem apenas mais um para completar a série! Mal posso esperar para ler o próximo e ver com Anderson vai ser sair na continuação dessa aventura em que se meteu! (Podemos esperar um mega lobisomem por aí, presente na capa do segundo volume!)

Recomendadíssimo!


Samy =)

*Livro lido para o Desafio Skoob 2015 na categoria Mitologia

44 comentários:

  1. OIii!

    Eu não conhecia o livro. Na verdade é muito dificil eu ler algo do genero, mas eu concordo que foi um toque muito especial ele ter diversificado o personagem e trabalhar com nossa cultura dá uma puta vantagem nele em relação aos que ficam mais do mesmo.
    Adorei a sua resenha, a capa e a diagramação estão encantadoras!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!
      Realmente o que deu vários pontos para o Felipe foi justamente usar nosso folclore para criar sua trama! Vale a leitura! ;)

      Excluir
  2. Olá Samy!

    Eu sempre via este livro em uma livraria perto de onde eu trabalhava. Me encantava pela capa, por ser brasileiro e tudo mais, mas ainda não havia lido.
    Ainda não li, para ser sincera, mas sua resenha me conquistou.
    É tão bom quando nossa cultura é bem explorada. Ela é tão rica, principalmente nosso belo folclore.

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que estava com o pé atrás por ser fantasia urbana, Juliana. Mas o Felipe me surpreendeu e fiquei feliz demais! Leia sim, não vai se arrepender! :D

      Excluir
  3. Samy lindona eu adoro fantasia e o fato de ser no mundo atual me deixou bem curiosa como o autor vai trabalhar esse tema. As ilustrações estão lindas, assim como a capa chamou muito minha atenção pelo tom vibrante . Dica mais que anotada . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele trabalhou super bem Joyce! Acho que você vai gostar viu?
      As ilustrações internar estão super legais e mostram o capricho que o autor teve com a publicação!

      Excluir
  4. Olá!
    Apesar de adorar fantasia e ter gostado muito da capa, a história em si não me chamou muito a atenção.
    Mas que bom que foi uma leitura que lhe agradou.
    Futuramente talvez eu dê uma chance.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não conhecia o livro, mas gostei do estilo e achei a capa incrível.
    Fico feliz em saber que o livro é tão legal
    Já anotei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha lido na dele até então. Com certeza uma leitura que eu faria, e ''criticar'' sociedade é uma das coisas que gosto que tenha em livros, então mais que anotada a dica. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As críticas são bem legais mesmo Anelise! Acho que você vai gostar! ;)

      Excluir
  7. Olá!
    Apesar de não ler muito fantasia adore sua resenha.
    Fiquei muito instigada a ler agora sabendo que o protagonista é negro quero muito!!
    É muito díficil ter diversidade do livro!!
    Amei sua dica
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana! Achei super legal a inclusão do livro. Precisamos de mais autores assim! Protagonistas negras então, muito raro de achar! Fica a dica para algum autor aí! hehehe

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro antes, mas nunca tinha parado para conhecê-lo. Mesmo sendo um gênero que eu não curta muito, fiquei curiosa para ler. Ver que você gostou e que a editora caprichou na diagramação me fez querer lê-lo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação tá caprichada mesmo Dryh! Quem sabe não vai te abrir as portas para a fantasia nacional? ;)

      Excluir
  9. Olá!
    Achei a premissa do livro bem interessante e divertida! Se não tiver muito caro, vou comprar com certeza.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui em uma promoção super bacana Juliana! Acho que se vc ficar de olho, consegue sim!

      Excluir
  10. Olá!
    O talento do Eduardo Prota me é conhecido na blogosfera e, gentilmente, ele cedeu um exemplar de sua obra para meu blog. O tempo, no entanto, foi cruel e ainda não pude lê-lo, mas espero fazê-lo em breve.
    Indo para a resenha, esse livro do Felipe também me é conhecido na blogosfera. Não lembro onde, mas achei tão interessante sua premissa que acabei incluindo-o entre os livros que anseio ler. Parece ser uma fantasia cheia de elementos que nunca ousaríamos misturar, mas que interagem com extrema qualidade devido o talento do autor. Adorei sua resenha! E a foto, caramba, só mostra como o livro é belo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Francine, leia logo o livro do Eduardo! Vai se apaixonar!!
      O do Felipe já é bem diferente. É contemporâneo, com crianças, mas não menos empolgante! São dois livros que recomendo para quem quer conhecer mais sobre nossa cultura de forma leve e bem divertida!
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Achei interessante o fato de o autor basear algo no nosso folclore. Curto livros que trazem críticas a sociedade de um modo adequado. Confesso que não sei se leria ou não o livro. Quem sabe...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crítica social está bem presente no livro. Vale a leitura! ;)

      Excluir
  12. OI
    Eu gostei da resenha da premissa do livro, ele tem vários pontos positivos, como você citou realmente não se ver nos livros muitos protagonistas negros, gostei dele usar como cenário do livro o Brasil e não dizer que era em outro lugar, fiquei bastante interessada no livro, gostei mesmo.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei super bacana essa questão da inclusão. Faltam personagens mais variados nos livros. Porque sempre as mesmas características né?

      Excluir
  13. Oi, Samy!
    Que livro fantástico!
    Fiquei mega curiosa para ler!
    Parabéns para o autor Felipe Castilho e para a Editora Gutenberg!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A editora caprichou mesmo Fabiana! Agora quero os outros livros da série! <3

      Excluir
  14. O livro parece ser muito bom,
    mas não gosto muito da premissa.
    O gênero não bate com os que gosto de ler.
    Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  15. Samy sua linda!!!
    Apesar do livro parecer ser muito bom, ele não me agrada muito, não faz meu gênero ai não rola uma leitura. Realmente não vou ler. =/
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando é assim, melhor passar mesmo! Dar a vez para outros que caem melhor né? ;)

      Excluir
  16. Oi oiii!
    Como assim ainda não conhecia esse livro? AMO fantasia, e poder ler uma com personagens folclóricos daqui seria incrível (no caso vai ser, porque vou ler).
    Adorei saber que nada ficou forçado e que tudo encaixou bem, mas amei mesmo saber que não fizeram mini adultos e sim crianças condizentes com a idade que possuem.
    A capa é maravilhosa e espero poder tê-la em breve na minha estante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você o tenha na estante em breve Gab!! Estou na torcida para o livro te agradar assim como me agradou! :D

      Excluir
  17. Oiie
    Já conhecia o livro e já li outras resenhas, achei legal a história, não muito chegada ao genero,na verdade gosto, mas não estou no momento, tenho curiosidade sim em conhecer a história, mas vou esperar completar a série para assim ler.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está faltando apenas um livro agora! Já já poderá ler Brubs. ;)

      Excluir
  18. Achei bem bacana a proposta do autor, de misturar tantos elementos que são esquecidos na literatura fantástica.
    Por ser uma série eu não leria nesse momento, já que esta sendo publicada, mas futuramente quem sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sabrina! As pessoas usam tantos elementos de outras mitologias e esquecem as nossas. Eu amei!

      Excluir
  19. O livro não faz meu estilo e eu só não o leria por esse detalhe, mas adoreiiii sua resenha.
    Amo quando os personagens são bem construídos.
    O que mais chamou minha atenção foi o fato do protagonista ser negro, adoreiii isso.
    E fiquei aqui pensando, por que isso é algo tão raro tanto na literatura quanto em filmes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que consegui me lembrar, sim. Vemos poucos protagonistas negros na literatura, infelizmente. :-/
      Esperemos que essa situação esteja mudando. ;)

      Excluir
  20. Olá! Eu não gosto da capa desse livro, mas amei a sinopse e amei saber que o autor desenvolveu a história muito bem, criou um mundo maravilhoso e trouxe personagens diferentes e originais! Que bom que você gostou, me deixou super animada para ler! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante, acho bem viva! Mas tomara que a história não te decepcione! ;)

      Excluir
  21. Oii!

    Não conhecia o livro, mas a capa é lindíssima e me chamou muito a atenção! Já anotei a dica ^^ Amei a sua resenha e a promissa do livro é muito boa :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  22. Olha eu peguei esse livro em ebook e estou bastante interessada em fazer a leitura, mas mesmo assim eu gostei bastante da sua resenha. Ficou muito bem explicada e me chamou atenção ainda mais. Espero poder gostar da estória tanto como você, porque me parece ser bastante envolvente xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/memorias-literarias-2-caca-da-mulher.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste mesmo Silvana! Ficarei torcendo. ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...