sábado, 13 de fevereiro de 2016

Blogagem Coletiva: Três autoras que você precisa conhecer!

Hoje nós vamos fazer mais uma blogagem coletiva do SBML! O objetivo de hoje é apresentar três autoras que vocês precisam conhecer – caso ainda não conheçam! Confiram as indicações da Camila e da Milena!

A primeira que quero apresentar é a Chimamanda Ngozi Adichie. Já falei dela aqui no blog em mais de uma ocasião, mas não podia deixar de falar novamente. Ela tem 3 romances lançados, além do curto Sejamos Todos Feministas, que transcreve a palestra que ela deu no TEDx. Quem quiser ouvir sua palestra, pode entrar aqui. Está legendado em português. (Para quem quiser mais, ela deu uma outra palestra que achei ainda mais incrível, pois eu me identifiquei em várias partes dela e vi onde eu precisava mudar e evoluir. Você pode assisti-la aqui.) 




Bom, esse foi o primeiro contato que tive com a autora – assisti a palestra e, em seguida, li o livro. Depois desse, acabei comprando Americanah, seu terceiro romance, recém lançado na época. Li e achei incrível! Como a linguagem que ela usa é fluida e como os temas abordados por ela são maravilhosos!

Os direitos desse livro foram adquiridos pela talentosíssima Lupita Nyong'o. Torçamos para que vire filme em breve e que faça jus ao maravilhoso livro!

A Lígia do Randomicidades Aleatórias já tinha me indicado Hibisco Roxo, que foi o primeiro romance lançado por Adichie e eu o li esse mês. Conseguiu superar as minhas expectativas e foi ainda melhor que Americanah. Agora mal posso esperar para ler seu último livro que me falta, Meio Sol Amarelo.
Em todas as suas obras, Chimamanda retrata a Nigéria e sua cultura. De forma bem leve – mas nem sempre – ela mostra o que aconteceu quando o país foi colonizado pelos ingleses.

Como tentaram roubar sua cultura, da mesma forma que roubaram sua religião e sua língua, o igbo. Nos mostra o golpe sofrido pelo país quando foi imposta a ditadura e como a população reagiu a isso. Mostra violência contra a mulher, repressão e muito da maravilhosa cultura nigeriana.

Com personagens femininas incríveis – como Ifemelu, Ifeoma, Ameka e Kambili – Chimamanda é uma autora que deve ser lida por todos!

___________________________________________________________________




A próxima autora que vou apresentar é a Diana Wynne Jones. A autora escreve livros infanto-juvenis maravilhosos e um dos meus favoritos é O Castelo Animado, que deu origem à belíssima animação homônima, realizada por Hayao Miyazaki – um dos meus diretores favoritos! Na verdade eu vi o filme antes de ler o livro e tão logo descobri se tratar de uma adaptação, corri para ler a obra original!

 
Aliás, fugindo um pouco do assunto, se vocês gostam de animação podem pegar todos os filmes do Miyazaki para assistir, ok? Todos são lindíssimos, além de trazerem lições muito legais – principalmente no que diz respeito ao meio ambiente.

Voltando ao assunto... O livro é maravilhoso e tem duas "continuações", embora sejam com outros personagens – O Castelo no Ar e A Casa dos Muito Caminhos. A autora tem diversas outras séries já lançadas, como a famosa Os Mundos de Crestomanci, parcialmente publicada no Brasil. Temos também O Vitral Encantado, que parece ser um pouco menos incrível, mas que eu pretendo ler para ter certeza.



Como vocês podem imaginar pelos títulos, seus livros sempre envolvem magia de uma forma única e especial. E alguns deles são meio loucões, mas nada que não dê para entender. Além do mais, se você já está acostumado a ler fantasia, não vai sair nem um pouco da sua zona de conforto, ok?

Ah, e se eu falar que Wynne Jones foi aluna, na época da faculdade, de C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien? Já é suficiente para vocês quererem ler tudo que ela escreve? Não? E se eu falar então que ela foi professora de J.K. Rowling? Um currículo desses não é para qualquer um!

Infelizmente, apenas uma pequena parcela de suas mais de 40 obras foi lançada no Brasil. Esperemos o dia que acharemos todas as suas obras nas livrarias brasileiras!


___________________________________________________________________




Por último mas não menos importante, trago para vocês a Rainha do Crime. Eu sei, eu sei... todo mundo já conhece a incrível Agatha Christie, mas como deixar de falar dela? Eu sempre gostei de policial, praticamente desde que comecei a ler, mas Sherlock Holmes sempre foi meu eleito e acabei desprezando Christie. Eu não tive oportunidade de ler suas obras até ser bem mais velha – oportunidade ou vontade? Já que a oportunidade a gente cria – e acabei me arrependendo por não ter lido nada dela antes.



Seus personagens mais famosos são o pequeno detetive belga Hercule Poirot e a simpática senhora detetive Miss Marple. Eu confesso que acho os livros da Miss Marple bem entediantes, mas me divirto imensamente com a arrogância contida de Poirot e sua vontade de usar as pequenas células cinzentas de seu cérebro. Recentemente seus livros ganharam caras novas e eu fiquei querendo comprar todos eles! Infelizmente ainda não pude, mas espero que em breve eles façam parte da minha linda coleção. Ó ques lindezas!




Além dos livros de Poirot e Miss Marple, existem diversos outros com personagens diferentes e um dos melhores que já li foi O Caso dos Dez Negrinhos – que recentemente mudou de nome por esse antigo ter sido considerado ofensivo. Eventualmente pedirei opinião de pessoas negras para saber se isso procede ou se é invenção de moda de branco querendo falar o que ofende ou não os negros, mas enfim, deixa eu voltar ao assunto... – que se passa em um ilha e acompanhamos o desenrolar de uma história deveras curiosa com um final mais que surpreendente!




Se você não leu nada da autora ainda, não se envergonhe! (Na verdade, pode se envergonhar sim.) Vá logo tirar o atraso e se deliciar com seus crimes e sua narrativa incrível! Está esperando o que??

Samy =)

4 comentários:

  1. Adoro a Diana Wynne Jones e a Chimamanda! Da Agatha Christie ainda preciso ler "O caso dos dez negrinhos", todo mundo sempre fala tão bem dele. Dos poucos que li até agora, "Morte no Nilo" é o meu preferido, mas tirando ele o resto foi meio decepcionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gosto bastante da Agatha! Mas o que mais me impressiona foi a capacidade dela escrever tantos romances policiais brilhantes e ser publicada na época em que viveu. Isso a torna uma grande inspiração para mim (não como escritora, mas como mulher). :D
      Quando ler Os Dez Negrinhos me conta o que achou! ;)

      Excluir
  2. Com tudo que você disse a respeito de Chimamanda, saiba que me conquistou e que já coloquei Americanah nas metas de 2016 :)
    E o parágrafo com os professores e aluna da Diana foi um argumento ótimo pra despertar meu interesse pela autora haha
    Samy, tô com vergonha, mas nunca li Agatha Christie. Pode me crucificar! Acho que por eu gostar do Sherlock, acabei colocando o Poirot pra escanteio por enquanto. Agora tô com um projeto de reler/ler SH, então depois disso vou buscar uns livros da Agatha.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Coloquei Sejamos Todos Feministas, da Chimamanda, na minha meta do projeto #LeiaMulheres2016 :) Quero muito ler Hibisco Roxo, também. Eu conheci totalmente por acaso, no ano passado, a série Os Mundo de Crestomanci, mas a leitura não fluiu na época (nada de errado com o livro, é que eu tava passando por um período bem ruim na vida). Espero retomar, pois lembro que, embora tenha deixado de lado, eu estava gostando, sim. Quanto à Ágatha, só li um livro dela e, na época - talvez por eu ser muito jovem -, acabei não gostando. Mas quero muito dar outra chance à ela! :)
    Adorei as dicas, acho-as muito válidas e diversificadas!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...