terça-feira, 7 de outubro de 2014

Agora Tudo é Saga – Parte I

Já faz um tempo que sofro com as séries de livros. Tudo começou com Harry Potter. Eu ganhei o primeiro de aniversário, Harry Potter e a Pedra Filosofal, no ano em que foi lançado aqui no Brasil. Isso significa que foram aproximadamente 7 anos de expectativa, todos os anos, para sair o novo volume! Mal o livro era lançado eu já dava um jeito de conseguir ler. Alguns ganhei de presente, outros eu mesma comprei e assim foi, até o final com Relíquias da Morte em 2007.




Depois disso já sofri com Coração de Tinta, que quando li o primeiro ainda não tinham sido lançados o segundo e terceiro. Aí foi a vez da Trilogia Millenium, de Stieg Larsson. Li o primeiro e fiquei mega ansiosa pela continuação. Em seguida foi a vez de Christopher Paolini acabar com meu coração demorando a lançar Brisingr e Herança, terceiro e quarto livros da série Ciclo da Herança, que teve início com Eragon vou resenhar aqui em breve, prometo. Aí vem Suzanne Collins e Jogos Vorazes. Li o primeiro e fiquei aproximadamente um ano esperando Em Chamas. Teve também Pittacus Lore com Os Legados de Lorien, que estou até hoje esperando o fim da série. Não vou citar todos, mas aí nesse meio ainda tem alguns do gênero YA e uma série de livros com o tema kung fu que também demorou a sair a continuação. Só para finalizar, não poderia deixar de citar nosso queridíssimo tio George que nos mata do coração com a demora para lançar Ventos do Inverno, o sexto livro da aclamada série Crônicas de Gelo e Fogo, que teve início com Guerra dos Tronos. Quase morri no final de A Dança dos Dragões e nem sombra do próximo livro.




Bom, mas porque essa ladainha toda na cabeça de vocês? Porque eu decidi não começar a ler séries até que o último livro seja lançado. Pois é! Dramático né? Antes que vocês me perguntem.... sim, é difícil e super tentador. Arriscado ler spoilers, pois todo mundo já leu os primeiros livros e estão doidos para comentar pela blogsfera/facebook, mas eu garanto que é melhor tomar cuidado com o que lê por aí e aguentar um pouco a curiosidade antes de começar a ler a série do que morrer de ansiedade no meio da estória e ainda esquecer alguns acontecimentos – eu quase sempre leio de novo o livro que já li para deixar fresco na cabeça e ler as continuações.







A moral é... tem 200 mil séries rondando por aí e não comecei a ler ainda. Parece que virou moda e Agora Tudo é Saga. Por causa disso, eu fiz uma tabela com todas as séries que eu estou interessada em ler. Nessa tabela eu coloquei quantos livros irão compor a saga, se já lançou tudo ou não, quantos foram lançados e quantos faltam para ser lançados. Outro dia estava atualizando a tabela e meu marido sugeriu de postar aqui no blog, pois outras pessoas podem ter dúvida a respeito e pode ajudar a organizar as leituras de vocês. Então a partir de agora vou começar com essa coluna aqui no blog e de vez em quando colocarei um saga aqui com as informações de quantos livros são e se já foi tudo lançado, etc.

Como o post já ficou gigante deixa eu ir ao assunto que originou a coluna.... vou começar com a série mais óbvia de todas e a que quase me causou uma úlcera de ansiedade – mas que agora já me conformei com a espera. Já citei a dita-cuja ali em cima e é Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin.




Apesar de algumas pessoas não saberem, o primeiro volume da série foi lançado nos EUA em 1996. Pois é, já tem um bom tempo. Só foi lançado no Brasil em 2010, pouco antes da estreia do seriado Game of Thrones. A partir daí a série virou uma febre, com fãs dos livros, fãs do seriado ou fãs de ambos. O quinto livro da série foi lançado em 2011 nos EUA e 2012 no Brasil e o próximo nem sombra de lançamento ainda. George Martin tem fama de ser um escritor bem lento e entre lançamento do 3° e 4° volumes, por exemplo, foram 5 anos de diferença. Até o momento, o autor pretende fechar a série no sétimo livro, mas como ele já disse em diversas entrevistas, se forem necessários mais que sete para a estória ser concluída, ele escreverá quantos achar que precisa. Ou seja, talvez em 2020 já teremos lido a conclusão dessa série. Estão até considerando passar o seriado da TV na frente, transformando seriado e livros em duas estórias com o início e meio bem similares mas finais completamente distintos. Vamos ver o que sai disso aí!


Só para dar um gostinho uma capa feita por fãs, acho.


Me contem o que acharam da nova coluna e se vocês acharão interessante continuar com ela!

Samy =)

42 comentários:

  1. Acho sábia sua decisão. Quando eu era adolescente, eu queria ler tudo quanto é saga de fantasia e sofria muito com isso de ter que esperar. No caso de Harry Potter eu não achava tão ruim porque eu acompanhava o fandom, então todo o processo de espera, com as expectativas, boatos e informações vazadas, era divertido. Já Coração de tinta parece que demorou milênios para ter todos os volumes publicados, quando o último foi lançado eu já nem ligava mais tanto para a série. :/
    Atualmente evito um pouco as séries. A única que estou acompanhando é a nova do Lemony Snicket, que se passa no mesmo universo de Desventuras em Série. E eu gostaria que lançassem os volumes restantes de Abarat, mas ainda só li o primeiro.
    Tenho vontade de ler as Crônicas de gelo e fogo, mas o tamanho dos livros me dá uma baita preguiça, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tinha isso com HP. Mas depois do 5o a situação começou a ficar mais tensa e comecei a me impacientar mais! hehehehe
      Mas perdi a conta de quantas fanfics de HP li quando era adolescente e tava esperando os próximos livros!
      Sobre Mundo de Tinta, eu nem li o 2o e 3o ainda. Desanimei total.
      Eu ainda leio séries, mas estou esperando mesmo, pq cansei!
      Game of Thrones é gigante, mas vc mal vê passar! Vai por mim! hehehehe
      Abarat não conheço, vou procurar! Comprei os dois primeiros livros da série nova do Lemony Snicket mas ainda não li!

      Excluir
  2. na verdade tudo é saga já faz muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito tempo, basta pegar os livros do Vitor Hugo kkkk... é q agora tah mais pop kkk..

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é claro! Eu não quis dizer com isso que antes não existiam sagas, mas acho que atualmente elas estão surgindo mais frequentemente e várias muito parecidas, o que pode nos confundir! ;)

      Excluir
  3. Fico morta com essas sagas. Sou muito ansiosa, sabe. Espero sair logo tudo para poder ler, o que é um tormento...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes não dá para saber o que é pior né Lilian? Ficar esperando ou ler de uma vez. Mas eu penso assim... de qualquer forma vou ter que ficar esperando, então espero sem ler nada, que pelo menos não fico ansiosa! hehehehe

      Excluir
  4. Oi Sammy, tudo bem?
    Olha, eu sofro com essas sagas / séries / trilogias mas não consigo fugir delas, sempre aparece alguma para me enlouquecer, rsrs, o pior é que quando penso que acabou vem a autora e lança mais um livro....
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, isso aconteceu comigo com a série que estou escrevendo agora, Os Legados de Lorien. Eu adoro sagas e afins, mas realmente tem sido bom esperar lançarem tudo para começar a ler! hehehehe
      :*

      Excluir
  5. Sempre quis ler Eragon ! Harry potter com toda a certeza teve meu coração. Nunca gostei dos livros do " O legado de Lorien" e ainda não tive tempo de ler Games of Thrones.
    Cara, teve uma época que falei: só vou ler livros únicos, sem trilogias ou sagas, porque o dinheiro não rola né. Concluindo, eu comprei academia de vampiros que são seis livros hahaha mas eu tentei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Eragon mesmo Luana! É incrível! <3
      Eu gosto muito de Os Legados! Quem sabe você não tenta? Te garanto que é muito melhor que o filme e a cada livro a série só melhora!
      E não se sinta mal por quebrar sua "promessa", eu também já fiz isso! hahahaha

      Excluir
  6. O pior das sagas é quando a história não tem potencial algum, mas o autor por decisões comerciais, divide em trezentos livros uma coisa que em metade de um já poderia ter terminado.

    Claro, As crônicas de gelo e fogo não estão nessa categoria. Mas ainda me pergunta se não poderia ser menos páginas rsrsrs. Estou sofrendo na espera também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é de matar né Nilda? Fica enchendo linguiça só para publicar mais. Tudo bem que só li o primeiro até agora e gostei muito, mas estou sem entender o que tem para acontecer em Instrumentos Mortais que precisa de SEIS livros!
      GOT eu nem reclamo do número de páginas, porque quanto mais melhor! hahahaha <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Agora tudo é saga REALMENTE huahuahuahuahua. As vezes me dá até preguiça de começar uma série que tenha 5, 6 livros. Trilogia até vai, mas série gigantesca... Mas, minha série preferida é e sempre será HP.

    Beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tou assim também Kel, mas estou tão atrasada nas séries que acabei começando a ler as que já estão publicadas! Acho que foi bom o tempo que dei!
      HP está no coração. Always! <3
      :**

      Excluir
  8. Olá
    Poxa, nem me fala hahah isso é legal mas ás vezes irrita, tipo, leio um livro que é legal mas não tem necessidade de continuação e acabam lançando e fica totalmente ruim porque só enrola, claro que algumas são ótimas, eu mesma sou fã de várias, mas sabe, ás vezes não precisa, fico bem irritada hahaha
    Ótimo post.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Catharina! Algumas séries a gente até pensa que quanto mais melhor né? Hehehehe
      Mas algumas realmente não tem a menor necessidade de ficar com enrolação. ;)

      Excluir
  9. Eu devorei a trilogia Millenium em 12 dias! é muito boa, e não creio que já conseguiu ler as cronicas de gelo e fogo todinha. Eu li apenas o primeiro livro, mas não vejo a hora de ter tempo para os próximos. Estou em uma relação de amor e ódio com séries e sagas, as vezes eu gosto porque a história pode ser contada com calma já que tem vários livros, outras eu vejo que os autores ficam só enchendo linguiça!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Millenium é sensacional né? Eu demorei porque tive que ficar agarrada esperando o lançamento. :(
      Mas já li os 5 das Crônicas há 2 anos! Assim que lançou o 5o eu estava acabando o 4o e quase fui direto! Não conseguia parar! hehehe

      Excluir
  10. Parece que tudo é série agora. Dá um desespero na alma porque eu não sou muito chegada a elas... tô me acostumando. Sua decisão foi excelente, difícil é segurar a vontade de ler antes né?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre amei sagas, mas o problema é que me senti quase soterrada! hehehehe
      Aí não tive escolha senão tomar essa decisão ~drástica! :P
      A vontade de ler a gente vai enganado com outros livros! ;)

      Excluir
  11. Oi Sami... adorei a coluna... tenho uma semelhante lá no blog na qual postamos semanalmente uma saga... é bem legal isso.
    Eu to na mesma vibe que você sabia? Tem livros que eu não me aguento esperar kkk mas tem outros que eu simplesmente espero para ler tudo junto, acho melhor e menos depreciativo kkk sofri como vc em relação ao Harry Potter. Sofro com a Irmandade da Adaga Negra. E o que me fez aprender essa lição foi A serie Paixao sem Limites da Abbi Glines. kkk terminei o primeiro e surtei porque necessitava do segundo kkkkk depois disso? Só quando estivesse completa


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina! As vezes eu me ferro lendo um livro sem saber que é série e, quando percebo, já li e não foi lançado o resto ainda!
      Mas na maior parte das vezes estou conseguindo me sair bem! ;)

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    adorei o post, é legal falar um pouco das sagas que já lemos.
    Harry Potter marcou minha vida, mas a primeira série que segui foi Os Karas, de Pedro Bandeira. Sensacional!
    Realmente, parece que hoje em dia tudo é série. To cansada de ver trilogias que poderiam ser compactadas em um livro, mas fazer o que.
    Também tenho evitado começar novas séries, porque já acompanho muitas, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que não li Os Karas?? Nessa época eu lia a Coleção Vagalume! Que ainda bem não era continuação! hehehehe
      Várias séries poderiam ser menores mesmo, ou até livro único, mas parece que a vontade vender sobe à cabeça das pessoas. :(

      Excluir
  13. Acho que eu sou a unica pessoa da minha geração que não leu e nem tem a menor vontade de ler HP. Eu lembro que ganhei o primeiro livro e não cheguei nem mesmo na metade porque achei muito chato.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi por isso que você não rendeu Débora! Realmente o primeiro é o mais bobinho deles, principalmente o começo! Depois fica irresistível! :D
      (Claro que como li com 12 anos, nem o primeiro achei bobo, amei desde o começo!!)

      Excluir
  14. Olá, Sammy.

    Eu até entendo isso de você não querer começar eu simplesmente não consigo fazer isso. Mas é chato mesmo. A Dança dos Dragões nem me lembro quando foi lançado e eu já o li. Martin demorando demais de lançar os próximos e isso me chateia. O pior e que vou esquecendo o que aconteceu no ultimo livro que li. kkk'
    Mas acho que pode sim continuar postando essa coluna, achei bem interessante.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, esquecer os detalhes foi a primeira coisa que me fez querer esperar!! Depois veio a ansiedade-de-espera! hehehehe
      De vez em quando dou uma escorregadas, mas são tantos livros para ler que acaba sendo fácil esperar sair tudo antes de começar as sagas! ;)

      Excluir
  15. Voce acredita que eu nunca li Harry Potter mesmo eu amando todos os filmes. Os livros estão na minha lista para ler, mas sempre aparece um que me interessa e eu passo a frente, mas algum dia eu irei ler:)
    Li arrecem o primeiro livro de Os Legados de Lorien e eu amei.
    Os livros de Christopher Paolini e As Cronicas de Gelo e Fogo ainda não li, mas eles tambem estão na minha lista, só não sei quando vou le-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, não perca tempo para ler Christopher Paolini! É sensacional e fico me perguntando quando ele vai lançar mais livros, porque a escrita dele é delícia demais! George Martin nem se fala! É amor eterno, amor verdadeiro! <3 <3

      Excluir
  16. É verdade, hoje tudo virou série ou saga, nem dá para acompanhar todos como eu gostaria. Gostei da ideia do seu marido, com certeza ajudaria e muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade já postei a tabela Rose. Depois dá uma olhada na aba superior do blog, Agora tudo é saga, está lá com a tabela! Vou linkar aqui nesse post também! ;)

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não gosto muito de ler sagas/séries, prefiro os livros únicos, porque não tenho que ficar ansiosa esperando a continuação, sabe? Mas leio livros com continuações, claro. Enfim, gostei bastante do post, algumas séries citadas chama a minha atenção e achei a sua ideia de tabela bem bacana o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não resisto a uma série Larissa! Acho que a gente tem mais tempo para se apegar aos personagens sabe? Mas essa avalanche de séries deixa a gente muito perdido! Algumas mais parecidas já começo a confundir!

      Excluir
  18. Oie!
    Adorei sua idéia de organizar tudo em uma tabela, realmente facilita a leitura.
    Eu estava justamente analisando esse ponto outro dia: hoje em dia tudo é saga, série, trilogia... Isso me mata! Eu não consigo ler um livro atrás do outro da mesma saga/série então vou alternando: livro 1 de uma saga, livro 4 de outra e livro trocentos de mais uma, minha cabeça fica a mil, se eu juntar pedacinho de cada posso fazer uma saga nova rsrsrs
    Vou fazer uma tabelinha das minhas leituras tbm, assim fico mais tranquila em a quantas anda minhas leituras.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sou o contrário Vanessa! Na maioria das vezes gosto de pegar seguido! Eu entro no mundo da série e custo a querer sair! Quando eu gostei muito, claro! Algumas a gente precisa de um descanso mesmo, senão nem rende!
      Faz a tabela mesmo, ajuda demais!! ;)

      Excluir
  19. Adorei a ideia da tabela! Posta sim por eu, por exemplo, ia adorar ler. Eu sou bem chata e não leio livros de sagas antes de ter todos os volumes lançados em português, justamente porque ODEIO ter que esperar às vezes mais de um ano pra ler a continuação da história, então espero mesmo e nem ligo de ser a única que fica desatualizada por não ter lido ainda as séries badaladas do momento. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, eu postei a tabela já! Está nas abas superiores do blog com o nome Agora tudo é saga! Depois dá uma olhada lá! ;)
      Eu também não ligo a mínima de ficar desatualizada! hehehehe
      Beijos!

      Excluir
  20. Ao mesmo tempo amo as sagas pois nossos personagens queridos estão em mais livros porém odeio a espera que as autoras nos causam, é muita ansiedade alguns demoram mais que um ano para sair. Harry Potter foi a minha primeira saga completa, comprava os livros no avon kkkk, amo meu Harry . Adorei a coluna nova. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Joyce! Adoro poder ler sobre os nossos queridinhos em mais do que um livro! Então nunca reclamo de sagas, a menos aquelas que parecem só querer encher linguiça para vender mais!

      Excluir
  21. De todos que você citou eu só li HP até agora :'(
    Mas vou providenciar os outros livros logo logo...
    Amei a postagem!
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia sim! Todos esses aí valem a pena! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...