sábado, 4 de outubro de 2014

Resenha: Alma e Sangue, O Império dos Vampiros – Nazarethe Fonseca


Título: Alma e Sangue: O Império dos Vampiros
Autora: Nazarethe Fonseca
Ano de lançamento: 2009
Editora: Aleph
Número de páginas: 384


Sinopse oficial:

O inesperado encontro com Jan Kman, no sótão de um casarão abandonado em São Luiz, mudou a vida de Kara Ramos para sempre. Quando Kara decide narrar essa história, tem seu manuscrito roubado, e os segredos de um reino legendário passam a correr perigo. Agora, o rei Ariel Simon precisará da ajuda de Kara e Jan para manter a sua coroa, mas nem tudo é o que parece ser, e mesmo uma criatura milenar não escapará das batalhas e intrigas para garantir que o segredo dos vampiros não seja revelado aos mortais. "O império dos vampiros" é o segundo volume da saga "Alma e Sangue", que teve início com "O despertar dos vampiros" e continua em "O pacto dos vampiros".

___________________­_____|||______________________

Para um livro sobre vampiros, nada melhor que Damned Vampire & Gothic Divine da finlandesa Tarja Turunen. A letra me lembrou muito Jan Kman e algumas coisas que ele falava para Kara.
 




Li O Despertar do Vampiro mais no início do ano para o Desafio Literário e é mais uma vez o Desafio que me fez ler a sequência. O primeiro volume da série li porque continha a palavra “alma” no título. Dessa vez o desafio era Ler um livro nacional sobre vampiros. Claro que minha mente foi primeiro na direção de André Vianco. Até hoje não me dei muito bem com suas estórias, mas estava pronta para dar uma nova chance. Mas aí lembrei de Alma e Sangue que era uma série que eu realmente queria dar sequência, e optei por ela mesmo, antes que a estória do primeiro livro se perdesse nos recônditos da minha cabeça. :P

Nesse segundo volume Nazarethe realmente conseguiu me fisgar. Foi muito mais interessante que o primeiro, pois parou de focar apenas em Kara e na sua relação com Kman e ampliou o mundo que ela construiu. Algo que me incomodou um pouco no primeiro livro foi o enfoque grande demais apenas em Kara e nas suas qualidades/defeitos. Talvez fosse necessário como um primeiro livro de uma saga, a apresentação dos personagens e menos aprofundamento no mundo criado. Mas fiquei bem satisfeita com essa ampliação dos horizontes. 

A autora pode não ter inovado no tema, já que vampiros não são exatamente um tema original atualmente, mas ela conseguiu criar um mundo impressionante, repleto de intrigas e disputas de poder que atravessam séculos. Para mim, em alguns momentos, ela podia ter explorado mais e explicado melhor certas partes, mas como ela quis fazer suspense com algumas informações, algumas passagens mais no início do livro ficaram confusas. Nessa continuação a autora nos põe a par da “ordenação” do mundo vampírico. Conseguimos entender o que é o tal Livro que rege suas leis e de onde ele surgiu. Mas confesso que essa explicação não foi suficiente para mim. Não sei se eu estava meio obtusa quando li o livro e não consegui entender, ou se foi meio confuso mesmo. Talvez eu pegue para reler algumas partes e ver se entendo melhor antes de pegar a continuação em O Pacto dos Vampiros.

O papel de Kara é cada vez mais importante na trama, mas ela não chegou nem aos pés da minha personagem nacional favorita – que é Deora do livro A Última Dama do Fogo, de Paschoalin. Muitas vezes Kara me dava raiva por sua teimosia e cabeça-dura. Concordo que ela não quer ser submissa e viver seguindo ordens, mas ela leva isso ao extremo e parece que às vezes só quer dar o contra.

Além disso, conhecemos mais a fundo Ariel e Otávio e esse flachback é bem longo. Foi uma das partes que mais gostei no livro e fiquei tão imersa na estória que quase esqueci o “presente” o que estava acontecendo naquele momento enquanto nos inteirávamos do passado.

Fiquei bem empolgada com o final e espero que a sequência se mantenha com o mesmo nível! Nazarethe Fonseca conseguiu mesclar ação e romance na dose certa e creio que consegue agradar a gregos e troianos. Recomendo muito o livro!


Samy =)

2 comentários:

  1. Oi Samy!
    Já tinha ouvido falar nesse livro e ele parece ser ótimo! Adoro histórias de vampiros e, como ainda não li o primeiro livro da série, vou procurar saber mais sobre ele.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é bem bacana Sora! Tem a resenha do primeiro aqui no blog. Até atualizei o post pq esqueci de linkar o outro livro! O primeiro achei meio xoxo, mas esse compensou demais!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...