quinta-feira, 25 de junho de 2015

Resenha: Querido Diário Otário, Vamos Fingir que isso Nunca Aconteceu – Jim Benton


Título: Querido Diário Otário, Vamos Fingir que isso Nunca Aconteceu
Título original: Dear Dumb Diary, Let's Pretend this Never Happened
Autor: Jim Benton
Ano de lançamento: 2006
Ano de lançamento no Brasil: 2008
Editora: Fundamento
Número de páginas: 108


Sinopse:

Neste primeiro livro da série Querido Diário Otário, Jamie Kelly consegue, por meio de estratégias mirabolantes, roubar a ficha disciplinar da sua maior inimiga, a linda e loira Angelina. Mas a ficha acaba sumindo. Quem será o culpado? Fedido, o beagle vingativo, ou o seu priminho Dudu?

___________________­_____|||______________________

Não é segredo para ninguém e eu não tenho a menor vergonha de falar isso... amo livros infanto-juvenis! Tenho toda a coleção de Desventuras em Série, quase toda de Como Treinar Seu Dragão, vários da Coleção Vagalume e por aí vai. Apesar disso, nunca me interessei por essa série Querido Diário Otário nem por Diário de um Banana. Eis que o tema do Desafio Literário de novembro do ano passado era justamente Ler um livro da série Querido Diário Otário ou Diário de um Banana. Bom, nunca tive interesse, mas também não seria nenhum sacrifício já que o livro tem apenas 108 páginas, então por pior que fosse passaria rápido. Aleatoriamente escolhi a primeira opção e comecei a ler.

O livro é exatamente o que sugere. Jamie Kelly é uma menina de 12 anos que escreve em um diário tudo o que acontece no seu dia a dia, seja na escola, seja em casa. Dessa forma, tudo o que temos aqui são as narrações de Jamie, nas quais ela ~tenta ser o mais fiel possível, ainda que ela tenha que confessar a inconfessável inveja que sente de Angelina, sua linda arqui-inimiga na escola.

Desde o início achei um livro bem bobinho. Obviamente estou considerando o estilo do livro, mas mesmo para um infanto-juvenil achei fraco. As trapalhadas de Jamie foram meio forçadas e não consegui achar engraçadas.

Um ponto a favor são as tiradas irônicas e sarcásticas da protagonista quando está escrevendo em seu diário, que de delicada e “menininha” não tem nada. Muito ao contrário, ela é estabanada, não está entre as beldades da escola e adora fazer uma molecagem.

Acredito que para me apegar mais aos personagens e entender melhor toda a estória, o contexto, a vida de Jamie e sua relação com todos os colegas eu deveria continuar lendo a série, mas não sei quando – e se – isso vai acontecer. Li que realmente esse é o pior da série e que o autor desabrocha nos próximos, deixando realmente engraçado. Se realmente for assim, talvez valha a pena tentar pelo menos mais uma vez!


Samy =)

6 comentários:

  1. Oi, Samy! Conheci seu blog agora tô achando legal ^^
    Eu já tinha visto falar do livro mas eu já tava prevendo que ele era meio infantil, rs. Beijos ^^

    http://bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dan!
      Pois é, se não fosse o desafio eu não teria lido mesmo, pq também tinha essa impressão!

      Excluir
  2. Gostei da capa do livro! hehehe eu não pretendo ler, mas eu confesso que eu quero saber se elas continuam inimigas ou se é como em filmes que elas se"redimem"... hehe

    ResponderExcluir
  3. Também adoro literatura infanto-juvenil! Nunca li essa série e não sei se iria gostar, não, parece meio bobo mesmo. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeeeem bobo Lígia! O infanto-juvenil mais bobinho que já li!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...