sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Resenha: A Coisa – Stephen King


Título: A Coisa
Título original: It
Autor: Stephen King
Ano de lançamento: 1986
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 1104


Sinopse skoob:

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

 ______________________­_____|||_________________________

Gente... ler esse livro foi sair total e completamente da minha zona de conforto. Eu já contei para vocês que o primeiro livro de terror que li foi apenas ano passado, Nosferatu de Joe Hill, e adorei.

Mas fato é que sou muito medrosa e nunca achei que valeria a pena arriscar minhas noites de sono tranquilo por um livro de terror – filme nem se fala, passo a léguas de distância. Nosferatu achei bem tranquilo, mas Stephen King é famoso por tirar o sono das pessoas... sério que eu ia encarar um de mais de 1000 páginas?? Pois sim, lá fui eu.

Decidi ler o livro por indicação de um amigo que até o resenhou aqui para o blog na coluna Resenha do Leitor. Ele falou tão bem que fiquei muito curiosa. Na verdade eu sempre tive curiosidade em saber qual era a desse palhaço que matava crianças. Como esse meu amigo falou que não era tão assustador assim, eu decidi encarar. Aproveitei para ler para o Desafio Skoob 2015 que pedia um livro de terror para o mês de outubro!



Além de ser famoso por tirar o sono das pessoas, Stephen King também o é por ser muito prolixo em sua narrativa. E gente, isso ele é mesmo. Tem momentos que dá até para perder o fio da meada, porque a gente começa lendo uma coisa e o personagem começa a divagar e vai rolando uma sucessão de pensamentos e quando menos esperamos, o rumo já mudou totalmente. Em alguns momentos isso me irritava um pouco, mas depois acabei percebendo que de um jeito ou de outro, essa forma de narrar deixa tudo mais real. Afinal nós fazemos isso o tempo todo não é mesmo? Eu, pelo menos, faço o tempo todo!

Os capítulos são gigantes, mas eles têm subdivisões numeradas que facilitam caso a gente queira parar antes de terminar um capítulo, conferindo maior fluidez à obra.

Aliás, a diagramação do livro foi incrivelmente bem bolada. King vai nos apresentando aos personagens um de cada vez, quando adultos. Mesclado a isso, ele faz flashbacks mostrando a infância deles e o primeiro contato que cada um teve com Pennywise. E quando passa do presente para o passado, em cada parte, ele faz uma quebra de frase, continuando essa mesma frase no flashback. Achei isso sensacional, foi uma ótima sacada do autor. Durante toda a narrativa há esse intercalamento de passado com presente, ficando cada vez mais misturado à medida que o livro avança para o meio e do meio para o fim.

Acho que de todos os livros que já li, A Coisa foi o que mais me conquistou na diagramação do texto em si. Sem firulas da editora, sem ilustrações, mas de uma criatividade imensa na diagramação textual.




E no que diz respeito ao terror em si? Como a medrosa aqui reagiu? No geral tem sim algumas partes bem angustiantes, mas cenas que dão medo de verdade são poucas. Algumas dessas cenas foram realmente assustadoras e eu li de trás pra frente (sim, sou ridícula a esse ponto! Hahahaha). Mas tirando esses poucos momentos, apesar de o terror estar presente em toda a obra, não foi nada terrível. Não me tirou uma única noite de sono mas por via das dúvidas eu evitei ler sozinha à noite, hahahaha.

Os personagens são outro ponto forte da obra. Os garotos – e garota – são incríveis. Cada um com uma personalidade muito bem definida e bem aprofundada. Quase dá para saber como cada um vai agir em determinada situação, já que a sensação é de que somos amigos deles também. Somos parte do Clube dos Otários de Derry. Às vezes eu me sentia na sede do clube, fugindo de Henry e seus capangas, ou passando uma tarde brincando de armas no Barrens. Pennywise então, nem se fala...




O engraçado é que por nos apegarmos tanto a eles quando crianças, quando voltam, em 1985 e ficam em desalento ao ver o quanto Derry mudou, nós ficamos também. Nós também nos lembramos de cada canto da cidade e também nos apegamos àqueles momentos, então ficamos tristes ao ver que tal loja não existe mais, ou que o terreno onde as crianças iam brincar está vazio agora.

E a sensação que ficou quando o livro acabou foi de vazio. Foi de saudade. Saudade de Ben e Mike, de Bervely e Richie, de Bill e Eddie e Stan. Saudade da infância, de Derry, do Barrens. Saudade do Pennywise? Não, dele não.




(Você quer saber spoilers da trama? É só escolher a pílula vermelha e você irá perceber que foi apenas o começo!)


Fiquei em dúvida se eu colocava a barra de spoiler aqui nessa resenha, mas decidi colocar. Vai que tem alguém aí medroso que nem eu e que não quer arriscar ler o livro, mas está curioso para saber qual é a desse palhaço, né?

Bom, o Pennywise nada mais é que um ser antiquíssimo que chegou na Terra vindo de outro planeta, outra galáxia, outro macroverso, enfim.... confesso que achei meio nhé ser um ET, mas fazer o que né? O ser é um dos seres mais antigos e poderosos já criados.

A Coisa é como um bicho papão que se transforma naquilo que é o maior medo de quem a vê. Ninguém a vê na forma crua, original. Sempre na forma que ela assume para assustar a pessoa – ou na forma do palhaço. Aliás, ele é ela. É uma fêmea. Mas achei meio mal explicada a origem dela. Existem outras iguais? Porque decidiu parar na Terra? Porque veio só uma e não mais da mesma espécie? Enfim, alguns pontos achei que poderiam ter sido melhores explorados, mas não é um livro de ficção científica, então tá valendo. O terror, parte a que se propôs a obra, está impecável!

No fim das contas eles conseguem matar a Coisa, custando a vida de Eddie – além de Stan que se suicidou bem no início, quando Mike recrutou-os a voltar para Derry. Os outros cinco sobrevivem, mas esquecem tudo que aconteceu, inclusive um do outro. :(

Samy =)

30 comentários:

  1. Muito bom! Está na fila e provavelmente será minha próxima leitura (tenho dois do King na fila: Sob a Redoma e It. Creio que lerei It primeiro).
    Vejo inúmeras resenhas desse livro por aí e sei do enorme sucesso que a obra tem. Quero tirar minhas próprias opiniões hahaha.

    Boa resenha! Abraços.
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou doida por Sob a Redoma, agora que acabei It! Mas sempre tá caríssimo! Vou esperar uma promo pra comprar.
      Tomara que te agrade! :D

      Excluir
  2. Aqui em casa tem alguns livros do Stephen King e morro de vontade de ler, mas ainda não consegui tempo. Não gosto de começar uma leitura e não ter tempo de terminar de vez, e como esses são maiores, espero as férias. *_*

    Adorei a resenha e as fotos.

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu engrenei, foi até bem rápida a leitura, considerando que eu não estava de férias e estava super atulhada de cursos e tal! Mas leia quando você for aproveitar ao máximo a leitura! ;)

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu adorei seu blog! Já estou seguindo. ♡

    Eu nunca li nenhum livro de terror, mas me interesso bastante. Deve ter sido um sufoco para você ler esse livro, né?!
    Parabéns pela resenha.

    Beijão
    Leitora Cretina ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que eu achei que seria pior, sabe? Hehehehe
      Se você tem vontade, pegue um mais leve para começar. Eu comecei com Joe Hill. ;)

      Excluir
  4. Oiiii, gente que livro é esse?
    Primeiro me conquistou por essa capa, por mais que eu tenha horrores por palhaços achei interessante hahaha e segundo quantas páginas mesmo? Tenho um vicio por livros grossos <3
    Me apaixonei pela sua resenha e fugi da pílula vermelha!
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo essa capa também Morgana!!! Acho ela sutil e ao mesmo tempo amedrontadora! hehehehe
      Nossa, se você gosta de livros grossos, as 1100 páginas desse vão te deixar super feliz! hehehehe
      Beijos

      Excluir
  5. Deferente de você, eu adoro um terror. E pode ser o pior, que lá estou eu.
    Mas o verdadeiro terror, para mim, é aquele que vem na sutileza. Eu ainda não li esse livro, pois como você falou, eu tenho receio com a escrita de King. A prolixidade me irrita muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nilda, eu sou medrosa confessa! Infelizmente, porque acho muito legal! hahahaha
      Mas consegui sobreviver bem à Coisa!
      Olha, prolixidade é algo que me irrita também, mas tente A Coisa, não me incomodou tanto não, apenas em poucos momentos.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Todo mundo fala super bem do autor e eu já fiquei curiosa para ler as obras dele VÁRIAS vezes, mas sou MUITO medrosa. MESMO. E que livro enorme é esse hahaha
    Vou passar essa dica, o medo fala mais alto hehe
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou bem medrosa Roberta, mas estou tentando superar! hehehehe
      Comecei com os que achei que não me dariam tanto medo e deu certo! :D

      Excluir
  7. Não costumo ler terror, e acho que esse livro é muito grande para eu poder iniciar nesse novo gênero.
    Mas adorei sua resenha, e fico feliz que tenha gostado
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu segundo Bárbara! Tente começar com o filho dele, Joe Hill. Foi minha estreia no terror!

      Excluir
  8. Eu queria mesmo gostar desse cara, mas confesso que não é muito o tipo de literatura que me atrai.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive curiosidade e não fui decepcionada! :)

      Excluir
  9. FINALMENTE uma resenha sobre It A Coisa de alguém que NÃO É FÃ DO AUTOR!!! Menina, sua resenha é um achado! Eu adorei sua opinião sincera e isenta de "puxa-saquismo". Gostei de saber que o livro te envolveu, mesmo com uma narrativa prolixa e tal. Eu não tenho problema em sentir medo durante uma leitura (li livros de terror que me deixaram arrepiada e olhando por sobre os ombros), mas não posso dizer o mesmo de filmes. Já assisti três vezes ao filme Atividade Paranormal (o primeiro, flor, porque não tive coragem de assistir a sequência) e, adivinhe, NÃO VI O FINAL EM NENHUMA DELAS. Eu me senti muito frustrada comigo mesma. Sei o que acontece, porque me contara, mas quando ouço os sons dos passos na escada (subindo e subindo) não aguento e fecho os olhos. Realmente, sou medrosa. Mas na literatura, é engraçado... Eu sinto o terror dos personagens, mas PRECISO continuar. É como se estivesse neles, mas intocável. É uma experiência muito legal e descobri que o gênero terror me põe próxima dos personagens. Enfim, devaneei (concordo com você que todo mundo faz isso, hahahaha). Anotei a dica de It, flor! Espero gostar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha
      Realmente, como é o primeiro livro que leio do autor, não me considero uma fã. Mas pode ir sem medo porque realmente vale a pena. Até a metade em alguns poucos momentos a prolixidade realmente enche o saco, mas quando passa de certo ponto quase não percebemos mais, porque entra num ritmo muito empolgante!
      Atividade paranormal e outros filmes de terror não existem para mim, então te compreendo perfeitamente! hahahaha
      Já com os livros tenho conseguido ler, até hoje. Mas li só 3. hehehehe
      Espero muito que você goste! Da Coisa! :D
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá!
    Eu queria muito ler esse livro até assistir ao filme. Sei que a diferença entre filme e livro é enorme, mas confesso que fiquei meio decepcionada com a história. A história foi inovadora para a época que foi lançada, mas hoje acho que o terror dele se enfraqueceu, conhecemos outras formas de terror mais aterrorizantes rsrsrs e o tamanho desse livro me assustou! Sim, não gosto de ler livros grandes e evito ao máximo #mejulgue

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Julia, ler 1100 paginas já sabendo o final pode dar uma bela desmotivada. Ainda assim eu achei bem interessante, pois não é um terror escrachado. Gostei bastante!
      E não te julgarei por não gostar de livros grandes! hehehehe

      Excluir
  11. Oii!
    Acredita que a moçona aqui nunca leu nada do King? Eu tenho muita curiosidade pelos livros do autor e It é um dos que eu mais quero ler. Parabenizo-a por ter conseguido concluir a leitura, pois mais de 1000 páginas não é para qualquer um (hahaha) e também pela sua resenha. Bem sucinta para um livro tão comprido, o que é ótimo. Espero muito ter oportunidade de fazer essa leitura no futuro, mesmo que algum medinho me faça pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que acredito! Foi meu primeiro também! hehehehe
      Olha, vou te dizer que a leitura flui super bem e não é tão demorada! Fiquei até impressionada! As ultimas 300 então, foi em duas noites!
      Espero que você leia e curta!

      Excluir
  12. Olá,
    Gosto dos livros dele, mas este ainda não li. Mais pra frente pretendo com certeza lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Sabe aquela fã de autor que usa as frases e tudo, mas não leu nenhum livro? Essa sou eu. kkk
    Oie Sam! Bem eu tenho todos dele em e-book até porque está um assalto cada livro do autor, mas não tive coragem nem de ler nem de comprar, garota eu fiquei tentada com essa tua resenha, juro que tenho um terror de palhaço, não chega a ser fobia (acredito que não chegue a esse extremo) mas só de olhar essa capa já fico com calafrio. Quanto MAS tem nesse texto. kkk
    Parando de divagar, li os spoilers, claro que leria, sou apaixonada por eles e como tu comentou sério que ela era um ET? Gentem! E tu ainda reclama que foi só um, imagina o sufoco pra matar mais dessas coisas. Credo!
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha
      Rachei demais do seu comentário K!! Hahahahahaha
      Eu só reclamei que não era mais de um pq não tava lá no livro né? hehehehehe
      Aliás, os livros dele são muito caros mesmo. Só li esse pq um amigo me emprestou. Senão eu ia ficar com dó de desembolsar quase 50 pilas.

      Excluir
  14. Oii!

    Esse livro é enorme!!!
    Já ouvi falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio e adorei!
    Já anotei na minha listinha para ler em breve :)


    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oie tudo bom?
    Tenho a pretensão de ler Stephen King em breve, mas nesse livro eu não tive muita vontade de conhecer a narrativa. Começando pelo texto prolixo, algo que não curto nas minhas leituras. E mesmo você falando que não é um terror que deu medo o tempo todo, sou medrosa pra caramba com essas coisas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie. Gostei muito da resenha e da ideia da pílula vermelha pra spoilers.
    Estou louca pra ler algo do Stephen. Sua resenha me animou ainda mais! Beijos
    relicariodepapel.wordpess.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    King é o meu preferido e tenho lá minhas curiosidades em ler esse livro. O que me desanima um pouco é a quantidade de páginas. E eu achando que A Dança da Morte, que tem mais de 800 páginas (há uma edição com 1248) era muito grande huahua Com certeza eu levaria uns 3 meses lendo esse livro.
    Achei super original a ideia da pílula que mostra os spoilers. Muito bom.
    Já viu a adaptação de It?
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...